Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Dia do Macarrão. Saiba como harmonizar massas e cervejas artesanais

“Para harmonizar de forma correta, o segredo é se direcionar pelo molho e recheios”, ensina sócio da Debron Bier, Thomé Calmon

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Macarrão. Para comemorar a data em grande estilo, que tal apostar também em uma bebida para degustar? As cervejas artesanais são ótimas para acompanhar as massas, no entanto, sempre existe um segredo: “para harmonizar de forma correta, o segredo é se direcionar pelo molho e recheios”, afirma o sócio da Debron Bier, Eduardo Farias. Farias elencou os principais molhos e suas respectivas harmonizações:

Bolonhesa Um dos mais queridos molhos, o molho a bolonhesa está quase sempre presente quando o assunto é massa. Carne, salsa, cebola e tomate estão presentes na receita, configurando uma opção perfeita para harmonizar com o amargor do lúpulo e malte torrado. Sugestão - Larger: É produzida de acordo com a lei da pureza de 1516, ou seja, puro malte. Uma cerveja de baixa fermentação, dourada e com espuma cremosa. Com aroma que remete a cereais e um suave floral de lúpulo, e sabor leve e refrescante.

Ao sugo: Aromas e cores fortes são característicos desse tipo de molho. Alho, orégano, manjericão e tomate. Para esse tipo de molho a recomendação são cervejas do tipo Pale Ale e IPA. Elas tem o malte caramelado e amargor mais forte que harmonizam bem com o sabor do molho.Golden ALE - É uma cerveja de alta fermentação, de cor laranja acobreado, brilhante e com espuma baixa. Os aromas e sabores remetem ao cítrico com notas frutadas, malte caramelo e lúpulo com médio amargor e de gosto seco. A pale Ale é o tipo ideal para quem quer experimentar uma cerveja mais forte e de sabor único. 

Quatro Queijos : Massas e queijos sempre caem bem. Para esse tipo de molho a indicação é a Vienna, que apresenta notas características que não influencia muito no sabor do molho. Sugestão Vienna- A cerveja é clara e brilhante e apresenta espuma persistente e cabonatação moderada. A cerveja é bem refrescante, tanto quanto uma Pilsen ou Weiss. No entanto a coloração e o aroma são mais destacados, já que apresentam uma cor acobreada e aromas que remetem ao caramelo. 

Molho Branco: Suas características básicas são a textura suave de cor branca e sabor pronunciado de leite. Para harmonização com massas ao molho branco recomendamos as cervejas tipo Pilsner ou de trigo. Sugestão – Weizen –. De coloração amarelo claro, ligeiramente turva, com espuma abundante, possui aromas e sabores intensos, ressaltando esteres frutados que lembram banana, cravo e noz.

Fonte: 4Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club