Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Cervejaria Bohemia e Bar Urca fazem pré-lançamento da B.R.U 39 no Mondial de La Bière

Cerveja exclusiva, desenvolvida para o bar carioca, traz uma combinação de leveza e frescor que harmoniza com pratos de frutos mar e combina com o clima do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, outubro de 2017 - A tradição une duas importantes marcas da boemia carioca: em parceria inédita, o Bar e Restaurante Urca se juntou à Cervejaria Bohemia, de Petrópolis, para lançar seu primeiro rótulo de cerveja, a B.R.U 39. Trata-se de uma cerveja puro malte tipo Pilsen com teor alcoólico de 4,5%. O pré-lançamento acontece nesta quinta-feira, dia 12 de outubro, no estande da Bohemia no Mondial de La Bière, no Píer Mauá, das 14h às 23h.

A receita desenvolvida pela Cervejaria Bohemia utilizou a técnica de Dry Hopping, para dar personalidade e refrescância ao produto, conferindo uma combinação de leveza e frescor que harmoniza com pratos de frutos mar e vai bem com o clima do Rio de Janeiro. “A criação da B.R.U. 39 foi inspirada na necessidade do carioca. Utilizamos um lúpulo americano que tem notas cítricas intensas e lançamos mão do Dry Hopping, que é uma infusão de lúpulo à frio, para deixar a cerveja mais aromática”, explica Sybilla Geraldi, mestre-cervejeira da Bohemia. 

Ao longo dos anos, o Bar Urca deixou sua marca na cidade e, entre outros atributos, ganhou o título de Patrimônio Cultural Carioca, em 2012. A apresentação do novo rótulo reforça a vocação do bar em integrar a gastronomia e boemia na cidade.

Legado da família Gomes desde 1939, o Bar Urca é referência na gastronomia na cidade, não só pelos saborosos pratos com frutos do mar servidos no restaurante, como pelos petiscos que atraem centenas de clientes todos os dias para a mureta. Culpa dos pastéis bem recheados e das empadas fresquinhas, combinados com a cerveja sempre gelada. Junte a isso o espírito descontraído e informal do bar e o clima tropical da cidade, são esses os pilares usados como ponto de partida para a criação da B.R.U 39. “Ter um rótulo próprio é um marco importante para nossa história, fortalece nosso elo com a cidade e com nossos clientes. Se antes éramos reconhecidos pela cerveja sempre gelada, agora podemos conquistar por um sabor nosso”, diz Armando Filho, sócio da casa.

A cerveja produzida em parceria com a Cervejaria Bohemia, tem rótulo desenvolvido pelo Estúdio Colletivo de Design. A ilustração retrata uma das cenas que melhor traduz o espírito Bar Urca: petiscos na mureta, cerveja e, ao fundo, a Baía de Guanabara. O nome escolhido? A combinação das iniciais da casa, B.R.U., com o ano de fundação, 1939. O rótulo ganhou ainda um ‘selo’ do Seu Gomes, uma homenagem ao fundador da casa.

“Desenvolver um rótulo para um bar tão emblemático para a cidade do Rio foi um desafio delicioso. A Cervejaria Bohemia, de Petrópolis, é a primeira cervejaria do Brasil, ou seja, cria rótulos diferenciados desde 1853. E para nós é maravilhoso seguir inovando e elaborando novos produtos que extrapolem o paladar e traduzam a alma de um lugar, como é o caso do Bar Urca”, explica Silvio Carnevale, Gerente Regional de Cervejas Artesanais da Ambev.

Agora a alquimia está completa!
#bru39

Bar e Restaurante Urca – Rua Candido Gaffrée, 205, Urca. Tel.: 2295-8744 (70 lugares). Horário restaurante: de segunda a sábado, das 11h30 às 23h; domingo, das 11h30 às 21h. Horário bar: de segunda a sexta, das 7h às 23h; sábado, das 9h30 às 23h, e domingo, das 9h30 às 21h. C.c: todos. C.d: todos. www.barurca.com.br;

Mondial de La Bière
Data: 12 de outubro de 2017 (quinta-feira). Horário: das 14h às 23h. Local: Píer Mauá, Armazéns 2, 3 e 4 | Av. Rodrigues Alves, n° 10, Saúde, Rio de Janeiro. Vendas pelo site www.mondialdelabiererio.com

Fonte: Documennta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club