“Ser jurado internacional de vinhos é uma atividade apaixonante e empolgante. As descobertas e as sensações inéditas que se têm ao degustar o vinho são surpreendentes”, explica Eduardo Viotti, jurado internacional de vinho que comandará a ação. Quem se inscrever e adquirir o convite, participará de uma degustação de vinho às cegas, como acontece nos concursos internacionais de vinho.
Cada participante receberá uma ficha de pontuação e degustará separadamente uma série de vinhos, entre tintos e brancos, sem saber qual a sua procedência ou produtor. Nessa ficha, que segue critérios estabelecidos internacionalmente, ele vai analisar o vinho de forma visual, olfativa e gustativa.
Na análise visual, o jurado vai observar se o vinho é límpido, brilhante a intensidade de sua coloração, entre outros aspectos. Na análise olfativa, vai sentir os aromas bons e ruins, como os redutivos ou mesmo de enxofre e que demonstram uma boa ou má evolução.
Por fim, colocará o vinho na boca e fará uma análise gustativa para sentir o equilíbrio, com sua acidez, doçura, corpo e alcoolicidade, além, no caso dos tintos, dos taninos. Com essa análise, focada nos pontos visual, olfativo e gustativo, o jurado preenche a ficha de pontuação.
Via de mão dupla
“Para permitir que o jurado evolua no seu conhecimento sobre vinhos, além de participar dessa experiência, vamos comparar a nota dada para cada vinho provado com a nota recebida pelo mesmo de um júri profissional internacional. Isso vai permitir que o jurado por um dia possa avaliar como está em relação à pontuação oficial e reconhecida mundialmente”, explica Viotti.
Serviço
Data: 04 a 07 de julho/2024
Horários: Quinta e sexta-feira 14:00 às 22:00
Sábado: 12:00 às 22:00
Domingo: 12:00 às 20:00
Local: ARCA, São Paulo. Av. Manuel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina, São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club