Vinho: um mundo de possibilidades
O vinho é uma bebida rica em sabores, aromas e texturas, capaz de proporcionar diversas experiências gastronômicas. Além disso, é uma bebida versátil, que pode ser harmonizada com praticamente qualquer tipo de alimento, desde que respeitados alguns princípios básicos de combinação.
Mas, quais são as dicas para harmonizar o vinho com os alimentos? A primeira regra é buscar equilíbrio. Vinhos tintos potentes, por exemplo, pedem pratos mais robustos, como carnes grelhadas, enquanto vinhos brancos leves são ideais para peixes e frutos do mar. Já os vinhos rosés são muito versáteis, podendo ser harmonizados com entradas, saladas e pratos principais, a depender de sua estrutura.
Outra sugestão é prestar atenção nas características do vinho. Um vinho tinto com notas de frutas vermelhas combina bem com pratos à base de tomate, enquanto os vinhos brancos com acidez elevada harmonizam perfeitamente com saladas e pratos leves. Já os espumantes são excelentes acompanhamentos para entradas, frutos do mar e sobremesas.
Não sabe harmonizar? Procure ajuda!
A harmonização de vinhos pode parecer um desafio, mas na verdade é muito simples, principalmente se seguirmos algumas dicas básicas e até mesmo contar com a ajuda dos vendedores das adegas dos mercados. Hoje em dia, grandes redes de supermercados têm diversas opções, preços convidativos e, em algumas, você pode encontrar auxílio dos colaboradores da área de vinhos, como é o caso do Supermercados Mundial, que oferece em todas as adegas de suas 20 unidades a orientação dos atendentes de bebidas, funcionários especializados neste mercado.
“Os atendentes são conhecedores do assunto e capacitados para indicar as melhores opções de vinhos, espumantes e bebidas diversas para qualquer ocasião. Todos recebem treinamentos e cursos de degustação de vinhos, além de viagens para conhecer vinícolas nacionais e internacionais. Investimos nesses profissionais, pois queremos agregar mais um serviço de qualidade para nossos clientes”, ressalta Paulino Costinha, gerente comercial responsável pela compra e importação de todos os vinhos da rede.
Cinco dicas para não errar na hora de escolher um vinho para chamar de seu
Leve em consideração as características do prato, como o sabor, textura, preparo e tempero. Por exemplo, um prato mais leve pede um vinho mais leve, enquanto um prato mais rico e picante pode combinar melhor com um vinho mais encorpado.
Preste atenção ao tipo de uva utilizada na produção do vinho. Cada uva tem suas próprias características e pode harmonizar melhor com certos tipos de pratos. Por exemplo, um vinho feito com uvas Cabernet Sauvignon pode harmonizar bem com carnes vermelhas.
Considere a região produtora do vinho. Cada região tem suas próprias particularidades e estilos de produção, o que pode influenciar no sabor e na harmonização com pratos específicos. Por exemplo, um vinho italiano Chianti pode harmonizar bem com pratos de massa.
Pense no nível de acidez do vinho. Pratos mais ácidos podem harmonizar bem com vinhos mais ácidos, enquanto pratos mais leves podem ficar melhor com um vinho menos ácido.
Não há regras fixas, experimente diferentes combinações e descubra quais funcionam melhor para você. A harmonização de vinho e comida é uma arte e cada pessoa tem suas próprias preferências e gostos. Atreva-se a experimentar diferentes combinações e descobrir o que funciona para você.
Invernou com vinhos de até R$50,00
Por fim, vale ressaltar que o vinho é uma bebida democrática, que pode ser apreciada em diferentes situações. De um jantar romântico a uma reunião de amigos, o vinho sempre será uma escolha acertada para quem deseja desfrutar de momentos especiais.
Portanto, se você quer desfrutar do inverno carioca acompanhado de um bom vinho sem gastar muito, o Supermercados Mundial lança a campanha Invernou e traz diversas ofertas imperdíveis de vinhos. Com uma seleção especial por até R$50,00, basta escolher a opção que mais lhe agrada e se preparar para momentos de puro prazer.
*Ofertas Válidas até 29/06
ESPUMANTE ITALIANO MANFREDI CUVEE CENT. 750ML - R$ 44,80
ESPUMANTE ITALIANO MANFREDI ROSE CENT. 750ML - R$ 44,80
VINHO BRANCO ARGENTINO ESTÂNCIA MENDOZA CHARD/CHENIN 750ML - R$ 27,50
VINHO BRANCO CHILENO COSTA VERA CHARDONNAY 750ML – R$ 23,90
VINHO BRANCO ITALIANO PONTE DI PAULINO 750ML – R$ 32,80
VINHO ROSE CHILENO COSTA VERA CABERNET 750ML 23,90
VINHO ROSE CHILENO MONTE BLANCO 750ML - R$ 23,50
VINHO ROSE ESPANHOL LUCIENTE 750ML – R$ 29,50
VINHO ROSE ITALIANO RICAMO 750ML – R$ 29,50
VINHO ROSE PORTUGUÊS QUINTA ARCHEIRA 750ML – R$ 29,80
VINHO TINTO ARGENTINO ESTÂNCIA MENDOZA BONARDA MALBEC 750ML – R$ 27,50
VINHO TINTO ARGENTINO ESTÂNCIA MENDOZA CABERNET/MALBEC 750ML – R$27,50
VINHO TINTO ARGENTINO ESTÂNCIA MENDOZA MERLOT/MALBEC 750ML – R$ 27,50
VINHO TINTO CHILENO COSTA VERA CABERNET GF 750ML – R$ 23,90
VINHO TINTO CHILENO COSTA VERA CARMENERE GF 750ML – R$ 23,90
VINHO TINTO CHILENO COSTA VERA MERLOT GF 750ML – R$ 23,90
VINHO TINTO ESPANHOL LUCIENTE TEMP GF 750ML – R$ 29,50
Do tradicional ao moderno
Com 20 lojas no Estado do Rio de Janeiro, quase 80 anos de atuação e mais de 9.000 colaboradores diretos, o Mundial está entre os 15 maiores varejistas do Brasil, e é fiel a filosofia de obter a melhor condição na compra de produtos para garantir ao consumidor o menor preço total. O Mundial é uma das poucas redes de supermercados do país a trabalhar somente com venda à vista (dinheiro, cartão de débito ou cartão alimentação).
Há ainda a estrutura da Central de Distribuição, localizada em Inhaúma, com tamanho de 45 mil metros quadrados. Nela o novo frigorífico tem capacidade para estocar 7 mil toneladas de alimentos, e o depósito 30 mil paletes. Hoje 75% do volume vendido nas lojas é abastecido pela Central de Distribuição, que conta com uma frota de 50 caminhões. Responsabilidade Social também é um grande diferencial da rede, que tem em seu quadro mais de 400 Pessoas com Deficiência (PcD’s) trabalhando em diferentes setores da empresa e, ainda e em torno de 450 Jovens Aprendizes se qualificando para o mercado de trabalho. Qualidade, preço, compromisso com o cliente e atendimento são fatores responsáveis pelo sucesso do Mundial no Rio de Janeiro.
Fonte: Agência A+
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club