O programa é originário do projeto de extensão interdisciplinar que produz conteúdo audiovisual educativo na área gastronômica. Estiveram envolvidos na produção dessa quarta temporada dezessete alunos que foram divididos nas funções de chef, subchef, coordenador de produção, ajudante de coordenador de produção e ajudantes de cozinha na área de gastronomia. Já os alunos de Comunicação Social realizaram as funções de cinegrafista, making-off, roteirista, videografismo, editor de imagens e pós-produção. A supervisão e orientação são de responsabilidade das professoras Thaisa Sallum Bacco e Fabiana Aline Alves, ambas da Escola de comunicação, e da Chef Mari Sato, coordenadora do curso de Gastronomia.
Convidados
Entre os convidados da noite marcaram presença o pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste que manifestou o encantamento pelo trabalho dos alunos. “É uma atividade espetacular. Achei fantástico a união de três cursos onde desde o 1º termo o aluno põe a mão na massa partindo de uma metodologia diferente num projeto de extensão que envolve o ensino, a pesquisa e ainda traz ao público esse resultado. Eu reforço o meu pensamento de que a educação transforma, você vê a desenvoltura dos alunos, a alegria dos familiares e claro esse produto fantástico que eles desenvolveram e apresentaram. Eu bato palmas para esse projeto que envolveu toda essa comunidade. É uma ideia de educação superior do futuro no sentido de que o aluno absorve conhecimento além da sala de aula. Isso é Unoeste”, comentou.
José Cicero Granjeiro é reflexoterapeuta e foi convidado da filha Ludmilla que é aluna do 1º termo de Gastronomia. Todo orgulhoso de ver a filha em ação, o pai comemorou a noite de lançamento. “Eu me emociono muito vendo minha filha atuando dessa maneira, por que vejo que ela está evoluindo na gastronomia e isso me dá muitas expectativas de futuro. Também fiquei muito surpreso com as comidas apresentadas, sou um homem simples, filho de pai cearense e mãe alagoana. Então chegar aqui e ver uma produção dessas, é uma sensação total de orgulho”.
Convidada da aluna Sirlei Souza pela segunda vez no evento, a assistente administrativa Natalia Cardoso destaca que o evento é maravilhoso. “Participei o ano passado e acho isso aqui simplesmente maravilhoso, desde a organização, as apresentações, as comidas, tudo que é oferecido aos convidados. É tudo muito impecável”, pontua.
Envolvidos no projeto
Para os alunos envolvidos a expectativa era grande. Além de realizarem funções específicas nas produções, João Gabriel Bachega Gomes do 1º termo de Jornalismo e Sirlei Souza do 3º termo de Gastronomia desempenharam a função de apresentadores da noite. “Eu participei no semestre passado e foi quando eu me apaixonei pelo projeto ‘Luz, Câmera e Cocção’. Estar envolvida nessa edição novamente foi super gratificante também. Eu sou apaixonada pela docência e apaixonada pela gastronomia. Trouxe minha família e amigos que não querem ir embora, isso reforça a qualidade do nossos trabalho”, conta Sirlei.
Já para o João Gabriel o desejo de se comunicar com as pessoas foi realizado pelo projeto. “Foi muito bom, o projeto veio para demonstrar a capacidade que tenho para fazer as coisas. Trabalhar com audiovisual é algo que eu sempre quis, e o projeto me mostrou isso por que em um mês de atividades eu já tinha melhorado alguns pontos como filmagens, roteiros, produção. E falar com o público sempre foi o meu objetivo, então fazer a cerimônia do projeto é algo que sempre tive vontade, e o projeto me deixou liberto a pensar diferente e ficar menos tímido no quesito de falar com outras pessoas”, enfatizou.
Idealizadora do projeto de extensão, Thaisa revelou que a característica que mais chamou sua atenção neste semestre foi o envolvimento dos alunos dos primeiros termos dos cursos. “Achei muito interessante, mais da metade dos acadêmicos que participaram são do 1º termo da universidade e tiveram a chance de presenciar uma proposta prática, inovadora de ensino e aprendizagem. Os resultados são incríveis, o que eu posso dizer é que não existe qualquer impedimento para que essa juventude faça e aconteça dentro daquilo que eles se propuseram fazer. Eles se doaram de uma forma integral nesse projeto e os resultados são impressionantes”.
A professora ainda explicou como é, na prática, a proposta do projeto. “Utilizamos o audiovisual para ensinar e aprender com os alunos, pois entendemos que essa ferramenta pedagógica que é o audiovisual e que faz parte do contexto dessa juventude é muito eficiente e o conhecimento se torna muito mais fácil de ser assimilado, absorvido e incorporado no contexto desses estudantes. Eles adoram, pois está dentro do universo de realidade deles”.
A Chef Mari Sato agradeceu parceria com a professora Thaisa e agradeceu a todos pela presença no lançamento. “Quero agradecer e parabenizar os nossos alunos porque desde o momento em que nós apresentamos o projeto de extensão eles já se interessaram e quiseram participar. O pessoal que já tinha participado ajudou fundamentalmente para passar, ensinar e colaborar, mas as carinhas novas dos primeiros termos tiveram destaque. Com pouco tempo de cozinha já começaram a produzir. Foi um trabalho muito lindo de se ver, e afirmo que eles elevaram o nível, o sarrafo está alto agora”, concluiu.
Receitas da noite!
O 4º Festival de Cinema e Gastronomia ofereceu aos convidados os pratos de “Panceta no missô e Michelada”, “Frango assado com farofa de cuscuz e salada de batatas”, “Lasanha de massa fresca e ragu de linguiça” e “Bolo gelado 4 leites”. Se você ficou interessado nas receitas apresentadas se liga nessa informação. Nesta semana, serão divulgados todos os ingredientes e a maneira de preparar cada prato. Os vídeos serão postados diariamente nos canais do YouTube da TV Escola e Gastronomia Unoeste, a partir desta terça-feira (27).
Fonte: Unoeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club