São 70 restaurantes e similares espalhados por 29 municípios da Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Sul de Minas Gerais e Visconde de Mauá (RJ) e região.
No último feriado de Corpus Christi, o público teve a oportunidade de experimentar pratos refinados com pegada mediterrânea e também a culinária típica mineira. Doces e sobremesas também foram inscritos no festival.
Até o final do festival, o público terá opções gastronômicas variadas, que vão desde hambúrgueres, pizzas e pastéis a stinco de cordeiro e trutas preparadas com as mais variadas receitas. A relação de todos os estabelecimentos e seus respetivos pratos e produtos podem ser vistos acessando www.saboresdamontanha.com.br.
Comida típica mineira
Um dos pratos típicos caipiras tradicionais, a Panturrilha de Porco é a aposta da Porcaria & Choperia, localizada no centro de Poços de Caldas (MG). Os apaixonados pela carne suína com certeza irão gostar deste prato, cuja carne é cozida durante 36 horas na cerveja.
Após o cozimento, a panturrilha é frita e servida com um tipo de molho e dois acompanhamentos. O cozimento da carne na cerveja certamente resulta em um sabor único e diferenciado.
Ainda em Poços de Caldas, a carne suína também é a aposta da Ziel Cervejaria Artesanal, que criou o prato Joelho Eisbein, um suculento joelho de porco defumado à pururuca, que vem acompanhado de chucrute, batata bolinha e molho especial. O prato serve entre duas e três pessoas.
Outro restaurante que inscreveu um prato à base de carne suína é o Rancho Mineiro, localizado em Bom Jardim de Minas. A Costelinha de Porco à moda Rancho Mineiro é desossada com pelotas de batata recheada com queijo e com molho de cebola caramelizada. O prato ainda acompanha arroz, couve refogada e salada de azedinha.
Em Andradas (MG), que possui 15 restaurantes participando do festival, o Restaurante Rio Branco também valorizou as origens com seu Tutu à Mineira, que é preparado com arroz, virado de feijão, couve refogada, calabresa, torresmo, ovo frito, banana à milanesa e lombo suíno.
Quem for para Gonçalves (MG) poderá apreciar o prato Barreado, do Maison Pio, especializado em comida de inspiração brasileira com toques franceses. No entanto, o Barreado é um prato típico paranaense. Trata-se de uma carne bem condimentada, assada por 12 horas, servida com farinha de moinho e banana da terra frita.
O autor do prato, Paulo Angélico, utilizou como ingredientes patinho, cebola, bacon, tomate, condimentos (especialmente cominho), farinha de mandioca de moinho, banana da terra e rúcula.
Grupo Sabores
O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem patrocínio da Azul Pagamentos e Revista Travel for Life, com apoio institucional do Portal Hora Campinas, Portal Turismo Sul de Minas e Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas (MG).
A Sabores da Montanha, organizadora do festival, pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que trabalha na divulgação e valorização da gastronomia típica das cidades serranas.
O grupo também gerencia a Sabores da Serra Gaúcha e Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), além da Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.
Conheça os estabelecimentos participantes:
SÃO PAULO
Bananal: B de Bocaina, Santa Prosa
Campos do Jordão: Secreto Luxury
Cunha: Espaço Drão Restaurante e Ateliê, Kallas da Serra, Bethlehem, Restaurante do Gnomo
Espírito Santo do Pinhal: Empório Bacchi, Vinícola Guaspari
Queluz: Queijaria Santa Vitória
Santo Antônio do Pinhal: Pousada Quatro Estações
São Bento do Sapucaí: Vinícola Santa Maria
São Francisco Xavier: Destilaria Alquimistas da Serra, João de Barro Restaurante, Quintal da Prosa, BrewPub SP-50-BIER, Villa K2
MINAS GERAIS
Andradas: Casa Geraldo, Don Fonseca Burger & Grill, Minas Coffee Cafeteria, Pizzaria Tradicionalle, Soberano Steak House, Taverna Restaurante, General Beer, Pastelaria Mercadão, Restaurante Rio Branco, Café e Confeitaria Braga, Mirante da Serra, Delícias da Kaká, Vinícola Stella Valentino
Bom Jardim de Minas: Rancho Mineiro
Cambuí: Empório Portão de Cambuí, Pizzaria Nápoles
Caxambu: Embrasa, Boi Ralado
Cristina: Vendinha Cafeteria e Gastrobar
Extrema: Tulha da Serra
Gonçalves: Flor de Zucca, Fogo Aberto Restaurante, Odara Cervejaria, Restaurante Vitória, Maison Pio
Itajubá: The Gustta Foodtruck, Óikí Cafés Especiais
Itamonte: Encantamonte, Bela Serra
Itapeva: Bento´s Head Pub
Maria da Fé: Fazenda Maria da Fé, Pizzaria Casa Rosada, Fazenda Santa Helena
Monte Verde: BBQRoad Burguer e Osteria La Pianta
Passa Quatro – Chris Café & Cia
Passa Vinte: Pousada Caminho dos Ipês
Piranguinho: Pizzaria do Filipe
Poços de Caldas: Charcutaria Caldense, Porcaria e Choperia, Ziel Cervejaria, We Fratelli Cafés e Sorvetes, Casa do Açaí Café Beduíno
Santa Rita do Sapucaí: The Town Bar e Café
São Lourenço: Restaurante do Chico
São Thomé das Letras: Jardim Secreto
RIO DE JANEIRO
Visconde de Mauá – Babel Cozinha Autoral, Pousada Terras Altas, Armazém Mauá, Rosmarinus, Gosto a Gosto, Truta Rosa, Serra Gelada Fondues
SERVIÇO | 1º FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA MONTANHA
Início: 2 de junho de 2023
Término: 30 de julho de 2023
Informações: (11) 9-5435-3665
www.saboresdamontanha.com.br | @saboresdamontanha_br
Fonte: ClubPress Comunicação Corporativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club