Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Tendência: Drinques engarrafados ganham notoriedade no mercado


Que o mundo dos coquetéis está em plena ascensão, isso ninguém discute. Mas muito além do bar, hoje um mercado aparece para complementar essa tendência, o dos drinks engarrafados.

“Há mesmo uma busca por melhores bebidas, com mais padronização e facilidade. É aí que entram os coquetéis engarrafados”, explica Bruno Siqueira, CEO da Welcome Brands que é responsável pelo popular gin Atlantis. E o crescimento é perceptível, pois segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), graças a diminuição da pandemia, o setor de bebidas alcoólicas teve uma alta de 5,2% só em abril deste ano.

Para Bruno, o consumidor de drinks engarrafados é um apreciador de drinks – ou seja, não deixará de frequentar seu bar preferido – porém quer ter ali à mão, algo muito bem feito e que seja fácil de tomar. Segundo a InsightAce Analytic, esse tipo de bebida movimenta US$ 32,9 bilhões no mundo todo. Só aqui no Brasil, o crescimento chegou na marca de 60%, segundo dados da Nielsen Scantrack. 

Drinques engarrafados e o aumento nas vendas

“Antes da pandemia, muita gente começou a estudar coquetelaria e ter mais conhecimento às tendências mundiais. Quando ela chegou, observamos o mercado crescer. E foi assim que surgiu um outro negócio: os drinques engarrafados, explica Alê Agostino, que observou esse nicho e se uniu ao Luiz Paulo Fogetti e, juntos, abriram a maior empresa de drinques engarrafados no Brasil, a APTK.

A marca conta com diversas opções e o destaque vai para os clássicos Negroni, Old Fashioned, Fitzgerald e Cosmopolitan além dos drinques de autoria de D’Agostino com o Sur L’Orange, que tem base de cachaça e que também pode ser usado como base para criação de novos drinques. A marca também atende a demanda vindas de bares e restaurantes que queiram fazer suas próprias receitas engarrafadas. Ainda, para se ter uma ideia da ascensão do mercado, a APTK, no último ano, teve 75% de crescimento de vendas, e tem planos de expansão para diversos estados do Brasil por meio de franquias.

Já para Bruno Siqueira, que apresentou ao mercado recentemente o N45 Café – negroni engarrafado infusionado com café – os engarrafados não vieram para competir com a coquetelaria, mas sim para incrementar o mercado. “Quem investe nesse negócio, já se preocupa e muito com a qualidade dos ingredientes: qual gin usar, como aproveitar os insumos e muito mais”, dia Bruno. “Hoje é possível tomar boas receitas, com alto padrão em casa. Só para se ter uma ideia, foram seis meses de pesquisas e testes para se chegar a uma fórmula equilibrada e pronta para beber. “Trata-se da junção de duas bebidas que estão em alta, resultando em um sabor intenso e complexo”, explica Bruno. Afinal, negroni é o drink mais popular do planeta e café, a segunda bebida mais consumida, atrás apenas da água. A expectativa para o crescimento da empresa com o N45 Café é de 50% até o fim do ano.


Fonte: Comidah

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