O mundo era praticamente outro em 1397 quando Spaten, a cerveja hoje admirada pelos brasileiros, foi criada na cidade alemã de Munique. A realidade mudou radicalmente, mas a cerveja, que é uma das primeiras puro malte da história que vem inspirando, por séculos, os mestres na arte de produzir o líquido. Faltando 100 dias para o início da Oktoberfest de Blumenau - maior celebração da cultura cervejeira e que tem novamente o patrocínio da Spaten -, a marca propõe uma “conversa” sobre tendências para o universo da cerveja. A Diretora de Conhecimento e Cultura Cervejeira, sommelière e mestre-cervejeira da Ambev, Laura Aguiar, é quem passeia pelo tema, lembrando a história de Spaten e os atributos da cerveja que inaugurou o estilo Munich Helles.
Paladar brasileiro
O paladar dos apaixonados por cerveja no Brasil está cada vez mais diversificado. Muita gente vem se abrindo a novas possibilidades de estilos e sabores e, inclusive, vem ampliando as ocasiões em que a cerveja é parceira para aproveitar o momento – seja na hora de harmonizar com a comida, no relax em que se quer degustar o líquido devagar ou quando a vontade é só se refrescar.
"A produção de cervejas está cada vez mais sendo trabalhada para oferecer experiências diversas. O paladar dos consumidores pede novas sensações e os diversos estilos de cerveja existentes conversam com essa necessidade. A vantagem da cerveja é que existem muitas opções disponíveis no mercado e Spaten conquista o consumidor por unir sabor mas sem trazer complexidade ao paladar", diz Laura.
O pioneirismo de Spaten em relação à produção teve início há quase 700 anos, iniciando uma tradição que se mantém intacta. A cerveja surgiu para ser um contraponto às de estilo Dunkel, Lagers maltadas com leve sabor torrado e coloração escura. O fundador de Spaten, Gabriel Sedlmayr, fez história ao criar o próprio estilo de sua cerveja, o Munich Helles, traduzido como ‘clara de Munique’. Spaten, inclusive, mantém em seu rótulo as iniciais de seu fundador visionário. E a cerveja continua surpreendendo em pleno 2023, principalmente por sua versatilidade.
“Spaten é equilibrada e esse é um dos motivos que a fez cair rapidamente no gosto do público brasileiro. Os consumidores vêm buscando novas experiências com a cerveja e, em geral, buscam sabor mas em uma cerveja fácil de beber”, comenta Laura.
Equilíbrio e sabor marcantes
O sabor de uma cerveja está relacionado ao amargor, mas também à sua refrescância e equilíbrio de ingredientes. “Um sabor marcante e ao mesmo tempo equilibrado, harmoniza bem em diversas ocasiões e promove experiências diversas, desde a mesa do bar, até em um jantar com amigos em casa”, diz a diretora.
Com 5,2% de graduação alcoólica e 16 IBUs de amargor, Spaten tem seu estilo forte e marcante, mas também traz uma ponta de suavidade. A combinação bem-sucedida de amargor do lúpulo e corpo do malte, gera potência, mas com alta drinkabilidade.
Cervejas ainda mais fortes
Segundo a diretora, nos últimos anos tem sido observada a tendência de maior preferência por cervejas um pouco mais encorpadas e amargas, mas ainda assim equilibradas e Spaten chegou surfando nessa onda:"Spaten é uma cerveja democrática, possui bastante sabor mas de forma equilibrada, sem extremos".
Consumo moderado
No caminho de leveza e moderação, as bebidas mais refrescantes e equilibradas combinam bem com o clima do país.
Em relação à Spaten, a presença intensa do malte divide espaço com o lúpulo, protagonista que gera variedade de aromas. “Spaten oferece um amplo buquê de aromas, o leve frutado, com pera, herbal, refrescância, entre outros aspectos, garantindo força de assinatura. Quando você bebe, não tem dúvida. Você sabe que é uma Spaten”, ressalta Laura.
Oktoberfest
Mantendo suas origens, Spaten traz a cultura alemã para o Brasil, com ações inesquecíveis para o público na Oktoberfest de Blumenau. Em 2023, a marca é novamente a cerveja oficial da maior festa cervejeira do país e das Américas, além de ser a maior Oktoberfest fora da Alemanha.
“Spaten tem uma conexão genuína com a Oktoberfest, afinal, esteve presente desde a primeira celebração, na Alemanha. Estar em Blumenau é reforçar esse vínculo cultural e cervejeiro”, conclui a diretora.
Fonte: InPress
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club