Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Com 17% menos calorias que a versão regular, sem glúten e todo sabor de Stella, chega ao mercado Stella Artois Pure Gold


Pioneira no mercado de cervejas sem glúten, Stella Artois segue atenta às opiniões e tendências de comportamento dos consumidores, como a valorização de uma vida mais equilibrada e, com isso, inova mais uma vez em seu portfólio. O lançamento agora é de Stella Artois Pure Gold, uma cerveja que contém 17% menos calorias do que há na versão regular, sem glúten e entrega todo o sabor de Stella que o público conhece e aprecia.

Marca da Ambev, Stella Artois apresenta a evolução da Stella Artois Sem Glúten, que foi lançada em 2019 e se tornou sucesso entre os apreciadores de cerveja. Ao ouvir os consumidores e entender o que buscam em um produto, a marca manteve a alta qualidade e a segurança da versão sem glúten, além de trazer o diferencial de um líquido com menos calorias e com muito sabor. Dessa forma, o consumidor poderá reconhecer o amargor sofisticado e saboroso da Stellinha. A novidade está disponível em long necks (330ml) e contém 34kcal a cada 100ml.

“Stella Sem Glúten é um sucesso desde o seu lançamento e, a partir da escuta ativa de consumidores e de especialistas, evoluímos até a Stella Artois Pure Gold, que, além de ser sem glúten, tem todo o sabor da Stellinha tradicional, com 17% menos calorias da versão tradicional, uma combinação perfeita que a diferencia dentre as outras opções disponíveis no mercado”, comenta Mariana Porto, Head de Marketing de Stella Artois.

Pure Gold passa pelo mesmo processo de fabricação da Stella Artois tradicional e é feita com os mesmos ingredientes - água, malte e lúpulo -, exceto pela tecnologia aplicada ao processo de produção para que seja feita a “quebra” do glúten, e assim criar uma novidade que mantém características, mas atende à crescente demanda de consumidores que têm buscado produtos mais balanceados, mantendo a ocasião de consumo ainda prazerosa.

 O diretor de inovação da Ambev, Gustavo Castro, comenta que “as pessoas estão buscando cada vez mais produtos com menos calorias, mas não topam abrir mão de sabor. Após extensas pesquisas, conseguimos criar uma versão que atende às expectativas daqueles que valorizam um estilo de vida equilibrado e ainda buscam sentir o prazer de tomar uma cerveja com muita qualidade e sabor”.

Em um pack de design sofisticado e inovador desenvolvido pela JKR Agency - agência criativa de Design e Branding presente na Europa e nos Estados Unidos - Stella Artois Pure Gold se diferencia de tudo que há no mercado e chega para completar o portfólio de inovações de cervejas da Ambev, entregando opções para quem busca outras formas de equilíbrio para manter a cerveja nos momentos de brindes, em versões com ou sem álcool, mas que entreguem sabor e benefício no consumo, como Bud Zero (sem álcool), Corona Cero Sunbrew (sem álcool e rica em vitamina D) e Michelob Ultra (com baixo teor de carboidrato e calorias). Versão exclusiva do mercado brasileiro, Pure Gold já está disponível no Empório da Cerveja (acesse aqui), nas principais redes do Rio de Janeiro e Minas Gerais, estará disponível a partir do dia 03 de julho nas lojas do Pão de Açúcar em São Paulo e terá distribuição nacional ao longo de 2023.


Fonte: Ideal HKS

Verdemar dá início à tradicional Temporada de Caldos


Nesse friozinho que invadiu a capital mineira, nada melhor que saborear um caldo bem saboroso e quentinho, não é mesmo? Por isso, o Verdemar deu início à sua tradicional Temporada de Caldos. Todas as lojas da rede de supermercado vão disponibilizar mais de 20 variedades de sabores.

Há opções para atender a todos os gostos. Entre os tradicionais há opções como o de moranga com carne seca, feijão, mandioca, canjiquinha,  batata baroa com frango e camarão. Entre os mais leves, há variedades como o de  aspargos com ervilha, detox de legumes, cassoulet, alho poró, verde tradicional e light, espinafre com cardamomo, camembert, tomate com manga e funghi. Há também as receitas assinadas pelo renomado chef Leo Paixão como o chilli e o de cebola. 

O Verdemar oferece, ainda,  os melhores acompanhamentos para a época: uma seleta carta de vinhos nacionais e importados em sua adega, e uma completa lista de pães artesanais como croutons, pão cacau, baguetes francesas e ciabattas com e sem recheio, todos fresquinhos. Visite as unidades do Verdemar e adquira seus caldos quentes ou congelados.

Acompanhe as novidades da rede de supermercados pelo Instagram @supermercadoverdemar e pelo site https://www.loja.verdemaratevoce.com.br/. 


Fonte: Interface Comunicação

Empresa gaúcha premiada mais de 150 vezes marca presença na maior feira mundial de cachaça que acontece em Minas Gerais

Entre os dias 06 e 09 de julho acontece a 32ª da Expocachaça, considerada a maior feira mundial da cachaça. O evento esse ano será realizado na Serraria Souza Pinto, espaço destinado à celebração e realização de grandes eventos, localizado no centro de Belo Horizonte, Minas Gerais. Graças ao empenho e a participação de marcas renomadas do mercado no evento, a Expocachaça é considerada uma das responsáveis por ajudar na construção da imagem da cachaça com um destilado nobre.

Os visitantes poderão aproveitar durante esses quatro dias para conhecer as novidades do setor e das marcas, criar conexões e estreitar relações, além de aproveitar shows com bandas, duplas e cantores de diferentes estilos. Aproximadamente 160 marcas de 16 estados do Brasil irão participar do evento. São empresas que participam ativamente na manutenção e na divulgação da cachaça como uma bebida saborosa, premium e que pode ser apreciada de diferentes formas.

Uma das marcas que aposta nesse lema e que irá participar da Expocachaça é a Weber Haus, localizada em Ivoti, Rio Grande do Sul. A empresa que comercializa suas cachaças desde 1948 e hoje conta com a terceira geração da família Weber no comando, irá apresentar na Expocachaça suas bebidas premium que conquistaram o paladar dos consumidores brasileiros e estrangeiros, já que a companhia exporta para 29 países.

Quem visitar o estande da Weber Haus na Expocachaça esse ano, poderá conhecer produtos como a Cachaça Weber Haus Extra Premium Reserva Solera 5 Anos. Ela foi envelhecida por cinco anos em barris de carvalho em sistema soleira, que é um método que consiste em um conjunto de barris empilhados e o revezamento da cachaça entre eles. Sendo assim, a bebida que foi armazenada há mais tempo sempre estará no tonel inferior, ou seja, no mais perto do solo. Daí vem o nome de solera.

Outro destaque é a Cachaça Weber Haus Premium 7 Madeiras, resultado de um blend que passa pelos sete tipos de madeiras disponíveis na destilaria da Weber Haus. Essa mistura faz com que a bebida fique um pouco mais seca, sendo que é possível notar no paladar notas de chocolate branco, além de uma picância sútil. Conhecida por ter sido premiada em mais de 150 prêmios nacionais e internacionais, a marca também vai apresentar em seu estande suas bebidas ovacionadas em concursos de bebidas, como é o caso da Cachaça Weber Haus Amburana Orgânica.

Com nove prêmios em seu currículo, inclusive uma medalha de ouro, ela é uma bebida armazenada por um ano em barris de amburana, madeira tipicamente brasileira. A Weber Haus Amburana Orgânica possui o selo de produto orgânico. Além da questão da saúde de consumir um produto livre de agrotóxico, existe um outro benefício por trás das bebidas orgânicas: geralmente as plantações são mais sustentáveis.

A empresa também vai levar seu último lançamento para o evento, que são os licores finos. Disponíveis na versão Cachaça com Mel (Honey) e Cachaça com Canela (Fire), os licores são vendidos em garrafas de 750ml, e podem ser consumidos puros ou então na produção de drinks.

“A Expocachaça é um evento que se tornou referência no universo das bebidas, pois além de ser um evento tradicional e com anos de história, ele é o responsável por mostrar a riqueza da cachaça, sua importância para o universo das bebidas e destilados, e como ela é uma bebida versátil e que pode ser apreciada de diferentes formas, então estamos muito honrados de participar de mais uma edição e esperamos que seja um sucesso de público e repercussão”, afirma Evandro Weber, diretor da Weber Haus.


Expocachaça

Quando: Dias 06, 07, 08 e 09 de julho

Horário:

Dias 06, 07 e 08: 12h às 0h

Dia 09: 12h às 22h

Onde:

Serraria Souza Pinto - Av. Assis Chateaubriand, 889 - Centro, Belo Horizonte - MG, 30150-101

Mais informações: https://www.expocachaca.com.br/


Sobre a Weber Haus

A história da família Weber no Brasil tem início em 1824, quando saíram da cidade alemã de Hunsrück para morar no Lote 48 das encostas da Serra Gaúcha, hoje chamada Ivoti. Ao adquirir as terras, a família iniciou o plantio de batata inglesa. Foi só em 1848, com o plantio de cana-de-açúcar, que começaram a elaborar cachaças para consumo. O destilador foi construído após um século e era formado apenas por um galpão com um engenho de tração animal. Atualmente, a Weber Haus já coleciona mais de 150 premiações e certificados importantes para a agroindústria.

Saiba mais em www.weberhaus.com.br


Fonte: Notícia Expressa

Orla Rio anuncia a 6ª edição do Prêmio Sabores da Orla


A orla do Rio de Janeiro vai ficar ainda mais animada na alta temporada. No dia 1º de julho, será dada a largada para o maior festival de gastronomia praiana do país: o Prêmio Sabores da Orla, que chega a sua sexta edição reunindo mais de 150 quiosques. São cerca de 90 pratos e aperitivos surpreendentes, além de um concurso inédito de Caipivodkas, que irá eleger a mais autêntica Capiroska da orla da cidade. Para a seleção dos vencedores, haverá uma avaliação de um júri técnico composto por professores e especialistas do Senac na fase classificatória; e do chef e embaixador do prêmio, João Diamante, na etapa final. Nesta edição, o público também poderá ajudar a escolher os seus favoritos. A iniciativa, que vai até o dia 31 de julho, é da Orla Rio, concessionária que administra 309 quiosques, e tem o objetivo de mostrar a diversidade e excelência gastronômica existente na orla carioca. 

“O Sabores da Orla já é uma referência para aqueles que apreciam boa gastronomia. Somos um dos principais equipamentos turísticos do Rio de Janeiro e temos muito orgulho de ver o prêmio conquistando cada vez mais os cariocas e turistas. A variedade e qualidade de pratos e petiscos reforçam que a orla carioca é mais um polo gastronômico da cidade. É possível dizer que o Sabores da Orla já se tornou parte do calendário turístico do Rio, sendo mais uma opção para os turistas durante as férias de julho”, destaca João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

Uma das grandes novidades desta edição é a parceria com a Record TV, que irá transmitir em primeira mão todas as informações sobre o prêmio em seus principais programas jornalísticos, como Balanço Geral, RJ no Ar e Cidade Alerta Rio. A emissora também preparou o quadro especial “Sabores da Orla”, que irá ao ar sempre aos sábados com entrevistas inéditas.

Em nova parceria com a Riotur, a Orla Rio organiza um circuito gastronômico com influenciadores que se tornaram embaixadores oficiais do Rio de Janeiro. Eles terão a oportunidade de experimentarem alguns dos pratos e petiscos participantes desta edição.

O prêmio Sabores da Orla 2023 dará R$50 mil em prêmios e os vencedores das categorias de melhor prato e melhor aperitivo serão convidados a preparar os quitutes no programa Balanço Geral, da Record TV, apresentado pelo jornalista Tino Júnior. Entre os quesitos a serem avaliados, estarão sabor, criatividade e apresentação dos pratos.

Os cinco finalistas de cada categoria receberão uma visita surpresa de João Diamante e seus conselheiros. O chef já foi apresentador do programa Garimpeiros do Sabor, no canal Woohoo; participou como convidado do Mestre do Sabor, da TV Globo; e foi jurado do Cozinheiros em Ação, do canal GNT; entre outros.

A Orla Rio vai disponibilizar um canal de atendimento em seu próprio site para que o público possa votar no seu prato ou aperitivo favorito do Sabores da Orla. Todos os vencedores serão anunciados no dia 16 de agosto em um evento exclusivo para convidados e com transmissão ao vivo pelas plataformas digitais da concessionária. A 6ª edição do prêmio conta com patrocínio da Smirnoff, FYs e Prefeitura do Rio.

Criado em 2018, o Prêmio é um grande projeto para levar a melhor experiência à beira-mar para cariocas e turistas. A cada ano, os quiosques participantes se dedicam a elaborar receitas surpreendentes e autênticas, que representam, da melhor forma, a verdadeira gastronomia da orla carioca. Na sua 5ª edição, realizada em 2022, mais de cinco mil pratos foram consumidos.

Os vencedores das edições anteriores foram: Arrastapé (2022), 4 Elementos (2021), SoGa Beach (2019), o Coisa de Carioca (2018) e o Clássico Beach Club (2017).


Sobre a Orla Rio

A Orla Rio é a concessionária responsável por administrar e revitalizar os 309 quiosques e 27 postos de salvamento da orla marítima carioca. Até 2021, a concessionária investiu mais de 148 milhões de reais em obras para proporcionar aos cariocas e turistas uma nova experiência de consumo à beira-mar, com diversas opções de gastronomia, deixando um importante legado para a cidade. Desde 2019, a Orla Rio vem implementado programas de ESG (Environmental, social and corporate governance), sendo um deles o Recicla Orla. Mais informações no site da Orla Rio.


Fonte: FSB Comunicação

Fundação 10 de Agosto promove jantar beneficente em Bertioga


Ajudar o próximo e confraternizar com quem você mais gosta são os ideais do “Jantar com grandes chefs”, evento beneficente que será realizado pela Fundação 10 de Agosto, na Riviera de São Lourenço, em Bertioga (SP), no dia 8 de julho. A iniciativa contará com o chef Henrique Schoendorfer, que oferecerá uma noite de aventuras gastronômicas para despertar o paladar dos convidados em um jantar exclusivo. O serviço terá entrada, prato principal, sobremesa e vinho para acompanhamento.

O propósito é arrecadar renda para a Fundação 10 de Agosto, entidade civil e beneficente, com 30 anos de atividades, para levar cultura, educação, capacitação profissional e promover convivência social e comunitária, por meio de excursões, vivências e palestras, a crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 18 anos do município de Bertiogam, litoral norte de São Paulo. A entidade também é reconhecida por difundir conceitos socioambientais, visando formar cidadãos responsáveis e éticos.

 

Convites são limitados.

No dia 8 de julho, às 19h30, Henrique Schoendorfer, chef executivo do novo Ristorantino na Riviera, assinará o serviço. Menu: Polipo alla piastra; gnocchetti sardo con pesto e gamberi; lasagna ristorantino con tartufo nero; costata di manzo ai funghi porcini; e budino di pistacchio caramellato. 

A atração musical ficará por conta do Trio Acústico ao Vivo com os músicos Mariana Bonatti e Hiran Domiciano. O evento tem vagas limitadas, e as vendas se esgotam no próximo dia 30 de junho. Confira os serviços da programação e garanta seu convite pelo WhatsApp (13) 99703-3990 ou online.


Fundação 10 de Agosto

A Fundação 10 de Agosto, foi criada em 1993. Seu nome é uma homenagem a São Lourenço, santo da Igreja Católica que intercedia pelas pessoas. Mais de 22 mil pessoas já passaram pelos cursos gratuitos de música, artes manuais, aperfeiçoamento técnico e capacitação profissional, além de excursões, encontros e vivências com profissionais qualificados.

A entidade promove atividades baseadas na convivência e fortalecimento de vínculos, por meio de oficinas de música para crianças e jovens e programas profissionalizantes com alcance à população adulta. A “educação pela música” dá resultados, inclusive com a formação da Orquestra Juvenil. Todas as ações são desenvolvidas em dois polos para prevenir ocorrências de situações de risco social, quanto para criar em seus participantes o sentimento de segurança e pertencimento.   


SERVIÇO – Convites limitados para jantar com grandes chefs

Dia 8 de julho: Henrique Schoendorfer, Chef executivo do novo Ristorantino na Riviera.

Horário: 19h30

Valor do convite individual: R$ 600,00.

Convite online poderá ser adquirido até dia 30 de junho: Compra online

Contato para reservar mesas completas de 6, 8 ou 10 lugares: (13) 99703-3990

Atração musical: Trio Acústico ao Vivo

Local: Sede da Fundação 10 de Agosto

Endereço: Alameda das Alamandas, 70, Módulo 27, Riviera de São Lourenço, Bertioga, SP.

Fonte: Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação

Faltam 100 dias! Cerveja oficial da Oktoberfest de Blumenau, Spaten inicia contagem regressiva e traz dicas sobre as tendências cervejeiras


O mundo era praticamente outro em 1397 quando Spaten, a cerveja hoje admirada pelos brasileiros, foi criada na cidade alemã de Munique. A realidade mudou radicalmente, mas a cerveja, que é uma das primeiras puro malte da história que vem inspirando, por séculos, os mestres na arte de produzir o líquido. Faltando 100 dias para o início da Oktoberfest de Blumenau - maior celebração da cultura cervejeira e que tem novamente o patrocínio da Spaten -, a marca propõe uma “conversa” sobre tendências para o universo da cerveja. A Diretora de Conhecimento e Cultura Cervejeira, sommelière e mestre-cervejeira da Ambev, Laura Aguiar, é quem passeia pelo tema, lembrando a história de Spaten e os atributos da cerveja que inaugurou o estilo Munich Helles. 


Paladar brasileiro

O paladar dos apaixonados por cerveja no Brasil está cada vez mais diversificado. Muita gente vem se abrindo a novas possibilidades de estilos e sabores e, inclusive, vem ampliando as ocasiões em que a cerveja é parceira para aproveitar o momento – seja na hora de harmonizar com a comida, no relax em que se quer degustar o líquido devagar ou quando a vontade é só se refrescar.   

"A produção de cervejas está cada vez mais sendo trabalhada para oferecer experiências diversas. O paladar dos consumidores pede novas sensações e os diversos estilos de cerveja existentes conversam com essa necessidade. A vantagem da cerveja é que existem muitas opções disponíveis no mercado e Spaten conquista o consumidor por unir sabor mas sem trazer complexidade ao paladar", diz Laura.

O pioneirismo de Spaten em relação à produção teve início há quase 700 anos, iniciando uma tradição que se mantém intacta. A cerveja surgiu para ser um contraponto às de estilo Dunkel, Lagers maltadas com leve sabor torrado e coloração escura. O fundador de Spaten, Gabriel Sedlmayr, fez história ao criar o próprio estilo de sua cerveja, o Munich Helles, traduzido como ‘clara de Munique’. Spaten, inclusive, mantém em seu rótulo as iniciais de seu fundador visionário. E a cerveja continua surpreendendo em pleno 2023, principalmente por sua versatilidade.  

“Spaten é equilibrada e esse é um dos motivos que a fez cair rapidamente no gosto do público brasileiro. Os consumidores vêm buscando novas experiências com a cerveja e, em geral, buscam sabor mas em uma cerveja fácil de beber”, comenta Laura.


Equilíbrio e sabor marcantes

O sabor de uma cerveja está relacionado ao amargor, mas também à sua refrescância e equilíbrio de ingredientes. “Um sabor marcante e ao mesmo tempo equilibrado, harmoniza bem em diversas ocasiões e promove experiências diversas, desde a mesa do bar, até em um jantar com amigos em casa”, diz a diretora.

Com 5,2% de graduação alcoólica e 16 IBUs de amargor, Spaten tem seu estilo forte e marcante, mas também traz uma ponta de suavidade. A combinação bem-sucedida de amargor do lúpulo e corpo do malte, gera potência, mas com alta drinkabilidade. 


Cervejas ainda mais fortes 

Segundo a diretora, nos últimos anos tem sido observada a tendência de maior preferência por cervejas um pouco mais encorpadas e amargas, mas ainda assim equilibradas e Spaten chegou surfando nessa onda:"Spaten é uma cerveja democrática, possui bastante sabor mas de forma equilibrada, sem extremos".


Consumo moderado 

No caminho de leveza e moderação, as bebidas mais refrescantes e equilibradas combinam bem com o clima do país. 

Em relação à Spaten, a presença intensa do malte divide espaço com o lúpulo, protagonista que gera variedade de aromas. “Spaten oferece um amplo buquê de aromas, o leve frutado, com pera, herbal, refrescância, entre outros aspectos, garantindo força de assinatura. Quando você bebe, não tem dúvida. Você sabe que é uma Spaten”, ressalta Laura. 


Oktoberfest

Mantendo suas origens, Spaten traz a cultura alemã para o Brasil, com ações inesquecíveis para o público na Oktoberfest de Blumenau. Em 2023, a marca é novamente a cerveja oficial da maior festa cervejeira do país e das Américas, além de ser a maior Oktoberfest fora da Alemanha. 

“Spaten tem uma conexão genuína com a Oktoberfest, afinal, esteve presente desde a primeira celebração, na Alemanha. Estar em Blumenau é reforçar esse vínculo cultural e cervejeiro”, conclui a diretora.


Fonte: InPress

Descubra as curiosidades e delícias da gastronomia de Cafayate, na Argentina


Cafayate é um pequeno município localizado no coração da região vinícola Argentina, na província de Salta. Conhecido mundialmente por ser um paraíso dos vinhos, Cafayate reserva muitas outras curiosidades que fazem da cidade um ponto de visita obrigatório para os amantes da cultura, história e gastronomia. Para visitar Cafayate é muito simples, há voos diretos saindo de São Paulo para Salta operados pela companhia Aerolíneas Argentinas todas quartas, sábados e domingos com média de custo em torno de R$2000. Do aeroporto de Salta para Cafayate são apenas 200 km, trajeto que leva em torno de 3 horas para ser percorrido de carro.

O destino oferece muito mais do que a produção de vinhos em vinícolas como El Esteco, Piattelli e Etchart. A cidade possui pratos típicos locais e a influência indígena e espanhola pode ser vista nos pratos que são preparados com ingredientes frescos e locais, incluindo carnes, legumes e frutas. Entre os pratos típicos de Cafayate estão o locro, uma espécie de sopa com grãos de milho, batata, feijão, carne e temperos; a humita, uma espécie de pamonha feita com massa de milho recheada com queijo; e a empanada salteña, uma das mais famosas da Argentina, que é recheada com carne, batata, cebola e outros temperos, e é assada em forno a lenha.

Com suas paisagens deslumbrantes, a cidade é um verdadeiro tesouro escondido no meio do Vale Calchaquí. Uma das maiores curiosidades é a arquitetura colonial, que se mantém intacta mesmo após vários anos. Entre as construções que chamam a atenção estão a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, erguida em 1853, e a Estação Ferroviária, construída em 1910. Ambas são símbolos da arquitetura do século XIX e início do século XX.

Além da arquitetura, Cafayate também é famosa por suas paisagens, que variam de vales de cactos e ravinas a montanhas gigantes. A Reserva Natural Quebrada de las Conchas, por exemplo, é um verdadeiro espetáculo natural, onde erosões foram responsáveis por criar desenhos curiosos nas rochas. Já no Cerro San Isidro, a vista é de tirar o fôlego, proporcionando uma visão panorâmica dos vinhedos e das montanhas.

A Festa Nacional do Vinho, realizada em fevereiro, reúne os melhores produtores de vinho da região para um concurso e outra festa tradicional é a da Nossa Senhora do Rosário, que é realizada em outubro e inclui desfiles de carros alegóricos e muita música.


Fonte: Sherlock Communications

Última oportunidade para cervejarias no Nordeste se inscreverem na Copa Cerveja Brasil com preços de primeiro lote


O primeiro lote de inscrições para a etapa Nordeste da Copa Cerveja Brasil, concurso promovido pela Abracerva - Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, se encerra nesta sexta-feira (30/07). Para aproveitar os preços subsidiados as cervejarias devem acessar o link https://beerawardsplatform.com/copa-cerveja-brasil. Associados têm 50% de desconto.

A novidade do concurso que está em sua terceira edição é justamente a realização de etapas regionais, fortalecendo a cena nos estados e promovendo e valorizando a cultura cervejeira de cada localidade.

“O objetivo é descentralizar e democratizar o acesso ao concurso e aos conteúdos técnicos. Além de inscrições com preços bastante atrativos, a regionalização ajuda a reduzir custos logísticos para envio de amostras e para a participação das cervejarias no congresso técnico", explica Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva.

A Copa Cerveja Brasil faz parte do Conexão Cerveja Brasil, circuito de eventos itinerantes que inclui congresso técnico e uma festa cervejeira nas cinco regiões do país. Serão cinco edições regionais. Além de Salvador, serão realizadas as etapas Sudeste, em Vitória; Centro-Oeste, em Brasília; Norte, em Belém, e Sul, em Curitiba. Também faz parte do Conexão Cerveja Brasil uma edição de fechamento em São Paulo.

A Copa Cerveja Brasil incluiu este ano os estilos nacionais Catharina Sour, Brazilian Pale Ale, Brazilian Hop Beer, Brazilian Wood and Barrel Aged, e Brazilian Wood and Barrel Aged Sour Beer.

O regulamento da Copa Cerveja Brasil prevê também que as cervejarias sejam inscritas em quatro diferentes categorias: Cervejarias (com produção acima de 600 mil litros por ano), Microcervejarias, Brewpub e Cervejaria Cigana.

Até esta sexta-feira a taxa de inscrição por amostra é de R$150,00 para associados adimplentes da Abracerva e R$300,00 para não associados. Após essa data os valores serão de R$200,00 para associados e R$400,00 para não associados até dia 31 de julho, quando se encerram as inscrições. Outras Informações podem ser obtidas pelo e-mail copacervejabrasil@abracerva.com.br .


Abracerva

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br/ .


Agenda 2023:

Sudeste - Vitória (ES): 25 a 30 de julho

Nordeste - Salvador (BA): 16 a 20 de agosto

Centro-Oeste – Brasília (DF): 13 a 17 de setembro

Norte – Belém (PA): 18 a 22 de outubro

Sul - Curitiba (PR): 14 a 19 de novembro

Final em São Paulo: 5 a 10 de dezembro


Fonte: OPA Assessoria em Comunicação

IPA Day Brasil, evento cervejeiro mais tradicional de Ribeirão Preto, entra para calendário oficial da cidade


O festival IPA Day Brasil, reforçou nesta terça-feira seu lugar de evento cervejeiro mais tradicional de Ribeirão Preto. Foi aprovado em votação unânime na Câmara Municipal o projeto de Lei (nº 74/2023) de autoria do vereador Marcos Papa que instituiu e incluiu no calendário de datas e eventos do município o “IPA Day Brasil”.

A data passa a ser celebrada anualmente no primeiro ou segundo sábado de novembro como uma forma de reforçar a cidade como referência no mercado de cervejas artesanais bem como sua vocação como destino turístico e seu papel na difusão da cultura cervejeira por meio do estilo mais referidos pelos amantes da bebida. Este ano, a celebração acontecerá no primeiro sábado do mês, dia 4 de novembro.

“Desde a primeira edição, o espírito do IPA Day sempre foi ser uma confraternização dos amantes do estilo e um momento para apresentar tendências em insumos, lúpulos, tecnologias, novos sub-estilos que estão surgindo no mundo”, afirma Rafa Moschetta, organizador do festival.

O IPA Day tem ajudado a escrever a história da cerveja artesanal no Brasil e principalmente das IPAs. “Quando fizemos a primeira edição e reunimos 10 rótulos diferentes isso representava praticamente todas as IPAs comerciais disponíveis no mercado. Atualmente, temos milhares de IPAs registradas no Brasil, o que mostra o longo caminho que percorremos", lembra Moschetta.


Turismo

Cerca de 70% dos cerca de 2 mil frequentadores que em média participam do festival são de outras cidades do Brasil. Isso beneficia a economia local ao longo do final de semana prolongado de novembro, movimentando o setor de hospedagem, bares, empórios e as cervejarias locais.

Esse perfil de destino turístico fez com que a organização do IPA Day Brasil criasse a Casa da IPA, um hotel oficial dos amantes do lúpulo, onde os hospedes têm acesso à degustação de cervejas e recebem mimos especiais. Para isso, foi firmada uma parceria com a agência de turismo LATZ Viagens, que oferece pacotes com passagens aéreas e a hospedagem.

O público é diverso com 64% de homens e 36% de mulheres vindos de 146 cidades de 18 estados e do Distrito Federal. Entre as principais cidades que mais enviam turistas estão São Paulo, Campinas e Uberlândia. Na lista dos top 10, constam ainda Uberaba, Rio de Janeiro e Campo Grande. No corte por faixa etária, 58% são maiores de 35 e 37% têm entre 26 e 35 anos. Dos turistas, 45% viajam entre 200 e 399 quilômetros de carro para participar do IPA Day.

Ao todo, ao longo de 11 anos, cerca de 15 mil amantes de IPAs já passaram pelas edições de Ribeirão Preto e São Paulo do festival. Destes, 52 tatuaram a marca do festival na pele.

O IPA Day também é conhecido por reunir grupos de voluntários, amantes das India Pale Ale e do evento. Eles que viajam de diversas partes do país para trabalhar no serviço de chopeiras e backstage, tornando o IPA Day um qualificador de mão-de-obra já que muitos desses aficionados buscam o evento para aprender sobre os bastidores e a organização de um evento cervejeiro.


Emprego e renda

“A primeira IPA do Brasil foi feita aqui, a Indica. Muitas outras de excelência vieram em seguida. Há anos trabalhamos pela promoção do Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto, que hoje tem cadeia produtiva importantíssima para a nossa cidade, região, estado e país. O IPA Day Brasil significa turismo, emprego, renda, amizade, entretenimento e alegria. Viva o IPA Day, Ribeirão Preto!,” comemora o vereador Marcos Papa, autor do projeto.

Além do evento nacional em Ribeirão Preto o IPA Day também exportou seu modelo de negócios e realiza uma edição estadual na capital paulista, celebrada no mês de agosto. A proposta da ea edição regional é a mesma, mas reúne apenas cervejas do estado de São Paulo e com a metade dos rótulos.

Na música o festival abraça a missão de apresentar e apoiar artistas da cena independente e, no caso da Capital, artistas que se apresentam na rua. As opções gastronômicas, criadas por food trucks, harmonizam com a potência das India Pale Ales.


Estilo preferido

Nos Estados Unidos, maior mercado de cervejas artesanais no mundo, mais de 40% das artesanais vendidas são India Pale Ales, segundo a Brewers Association, entidade que representa as cervejarias independentes do país. No Brasil, segundo dados da pesquisa realizada pelo podcast Surra de Lúpulo com mais de 4.300 internautas, as IPAs são o estilo de consumo recorrente de mais de 70% de quem prefere cerveja artesanal.

As IPAs são marcadas principalmente pela presença abundante de lúpulos que lhe conferem alto amargor e aromas e sabores característicos, que vão do herbal ao cítrico, com características de frutas como maracujá, abacaxi e até frutas vermelhas.

Denominado assim pela primeira vez no final do século XVIII, em referência às cervejas mais fortes, alcoólicas e amargas que suportavam as longas viagens entre Londres e sua colônia na Ásia, as India Pale Ales são hoje um dos estilos que mais desafiam a criatividade dos mestres cervejeiros. Não faltam variações desde a tradicional English IPA até outras como West Coast IPA, Red IPA, Hazy IPA, New England IPA, Black IPA, Session IPA, Double IPA, Cold IPA, e muitas mais.


IPA Day Brasil

Data: 04 de novembro de 2023

Local: Quintalinda Espaço para Eventos

(Rodovia Anhanguera, Km 303 - Ribeirão Preto – SP)

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/ipa-day-brasil-2023/1791870

Ingresso 1º Lote - R$ 210,00

Ingresso Beer Geek (º Lote) - R$ 260,00


Agência oficial IPA Day Brasil:

LATZ Viagens e Experiências

WhatsApp: 16 99751-2345 (https://bit.ly/3R0EgTj)


Fonte: OPA Comunicação

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Como armazenar queijo brie, parmesão, gouda e provolone


Existem mais de 1800 tipos de queijo em todo o planeta. Apesar de terem características diferentes, além do uso do leite, há outra semelhança que une as diferentes variações: a importância do armazenamento correto para que seja possível apreciar o sabor e a textura ideais de cada um deles. 

Quando se trata de queijos mais nobres, servidos em ocasiões especiais, podem surgir ainda mais dúvidas: a aparência mofada é uma característica do produto ou o prazo de validade expirou? Se a peça não for consumida integralmente, como guardá-la? 


Queijo brie: textura cremosa e casca formada por fungos

O queijo brie é o mais antigo da França, fabricado pela primeira vez na província de Brie no século VIII, a 50 quilômetros de Paris.

Mesmo que o brie seja produzido em todo o mundo, apenas dois recebem o selo Appellation d'Origine Contrôlée (AOC), que denominam a origem de queijos, vinhos e manteigas francesas: o Brie de Meraux e o Brie de Melun. Esses queijos levam receitas secretas que são consideradas uma arma contra a produção em escala.

Parente do camembert, o brie faz parte do grupo de queijos cremosos. Isso significa que os produtos desta categoria devem ter entre 60% a 75% de gordura butírica – parte gordurosa ou creme do leite de vaca. É justamente esse componente que deixa o interior do queijo encorpado e a parte exterior levemente esponjosa e dura, além de conceder o sabor característico.

A casca do queijo é formado por uma espécie de bolor (Penicillium candidum), algo que pode fazer muitas pessoas torcerem o nariz, mas essa parte do brie é perfeitamente comestível e contribui muito para a experiência de saborização, desde que o produto seja produzido adequadamente.

É mais comum que o brie seja consumido frio, mas também é possível assá-lo. Fica ótimo com vinhos (tintos de corpo médio ou leve), champanhe, pães frescos, torradas, compotas, geleias, frutas e mel. É muito popular no café da manhã ou em tábuas de charcutaria.

A melhor maneira de armazenar o queijo brie é em temperatura ambiente, preferencialmente em um pote bem vedado. Isso vai ajudar a manter a textura cremosa e preservar o sabor.

Também é possível guardá-lo na geladeira, embora não seja tão recomendado porque o frio deixa o queijo mais duro e com paladar menos intenso. Para conservá-lo o máximo possível, coloque-o em um pote com fechamento hermético ou embrulhado em papel alumínio e deixe-o na gaveta de legumes e vegetais. Consuma em até 3 dias.


Queijo parmesão tem boa durabilidade

Com raízes italianas, o parmesão é feito de leite coletado logo após a ordenha, parcialmente desnatado pelo processo natural da gravidade.

Seu sabor é levemente picante e a consistência tem certa granulação, beirando a cristalização. Com casca grossa e rígida, faz parte da família dos queijos duros.

Por conta da textura seca, o parmesão é mais utilizado em lascas como acompanhamento de massas e saladas, mas também pode ser utilizado em molhos, com pães e outros pratos.

O armazenamento do queijo parmesão não é complicado. Ele não precisa, necessariamente, de refrigeração, mas dura por muito mais tempo quando é armazenado em ar frio porque é um alimento perecível.

Um pedaço fechado de parmesão pode ficar na geladeira por até oito meses sem nenhum problema, já as versões raladas ou embaladas a vácuo sempre devem ser refrigeradas. Abertos, duram cerca de uma semana.


Gouda: sabor fica menos intenso com o tempo

Esse tipo de queijo faz parte do grupo duros e semiduros – dependendo da maturação –, mas o termo “gouda” é uma classificação genérica. O nome vem da cidade holandesa de mesmo nome, famosa pela fabricação do produto.

A produção tradicional do gouda usa leite de vaca pasteurizado, mas existem produtores que usam o leite de cabra ou de ovelha.

Embora o “clássico” tenha um sabor caramelizado e possa desenvolver cristais de sal ao longo do tempo, existem vários tipos de gouda, como o overjarig, belegen, boerenkaas, oude kaas, graskaas, etc. 

Um ponto de atenção é a casca, que muitas vezes tem uma mistura de plástico e parafina, especialmente quando são queijos industrializados. Por isso, é melhor descartar esse revestimento. Queijos artesanais são feitos com ingredientes naturais, então comer a casca é liberado e recomendado – o sabor fica muito mais complexo e intenso.

Para garantir o frescor e preservação do paladar, o gouda deve ser guardado na geladeira. Se possível, deixe-o enrolado no papel da embalagem original e/ou em um recipiente com boa vedação.

Esse queijo dura até 15 dias sem apresentar qualquer problema, mas fica o alerta: o sabor vai ficando menos intenso com o passar do tempo.


Provolone: envolva o queijo para que ele dure mais

O provolone é um queijo italiano semiduro feito a partir do coalho de leite de vaca cozido até chegar a consistência correta. Essa massa descansa até chegar ao processo de filagem, seguido pela adição de sal e secagem.

Com tom amarelado e aroma potente, o sabor muda bastante de acordo com a maturação. Um queijo novo é suave, mas vai se tornando mais picante ao longo do tempo.

Sua casca é fina e a massa é lisa, sem qualquer tipo de texturização. É muito utilizado em sanduíches e pizzas.

O provolone deve sempre ser armazenado na geladeira. Depois de abri-lo, é preciso embrulhá-lo novamente na embalagem original ou papel alumínio. Também é possível enrolar o queijo em papel manteiga e depois embalar no plástico filme antes de colocar no refrigerador. Desta forma, o provolone ficará bom por até três semanas.


Fonte: hedgehog

terça-feira, 27 de junho de 2023

Inovini importa rótulo Beronia Tempranillo para o Brasil

Considerado um dos vinhos mais elegantes da região de Rioja, na Espanha, o Beronia traz ao Brasil uma nova uva ao portfólio: a Tempranillo. Importada pela Inovini – divisão de vinhos da importadora Aurora Fine Brands –, a linha Beronia foi curiosamente criada por um grupo de amigos que batizaram o rótulo como uma homenagem ao povo ancestral local. Em junho, a cepa complementa o case da marca dentro do nosso país sob o valor sugerido de R$ 118.

Os vinhos Beronia expressam o estilo riojano clássico com longa passagem barrica, que proporciona uma bebida aromaticamente complexa, intensa, sedosa no paladar e com frescor. De cor vermelho-rubi, o rótulo Tempranillo tem aroma de cereja com especiarias; na boca, os taninos polidos mostram equilíbrio entre fruta e carvalho, apresenta acidez justa, com um final longo e saboroso que lembra bombom de cereja. Harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas leves e massa e é recomendado o serviço entre 16-18°C.

Beronia Tempranillo, assim como todo o portfólio da marca está disponível nas principais lojas de vinho de todo o país.


SOBRE INOVINI FINE WINES

Lançada em 2009, a Inovini chegou para oficializar, focar e expandir a operação da Aurora Fine Brands no mercado de vinhos premium. Ao longo desses 14 anos de história, manteve seu foco em um grupo cuidadosamente selecionado de vinícolas reconhecidas internacionalmente pela alta qualidade como a Louis Latour (França), Gonzalez Byass (Espanha), Dr Loosen (Alemanha), Golan Heights (Israel), Laurent-Perrier (Champagne/França), Penfolds (Austrália), Alfa Crux (Argentina), dentre outras.

Site: http://inovini.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/inovinivinhos

Facebook: https://www.facebook.com/inovini.importadora


SOBRE AURORA FINE BRANDS

Com 75 anos de experiência, a Aurora Fine Brands acredita que sabores únicos criam momentos especiais. Sempre conectada a novas tendências, a Aurora Fine Brands descobre e seleciona o que há de melhor na indústria de bebidas e alimentos sofisticados, surpreendendo e ampliando o repertório de escolha dos clientes mais exigentes. Estruturada em quatro divisões – Alimentos, Confectionery, Destilados & Licores e Vinhos –, representa e desenvolve mais de 60 marcas internacionais em seu portfólio.


Fonte: Coletiva Comunicação

Almoço de domingo é tema do Festival de Cinema e Gastronomia


O que o dia de domingo representa para você? Para muitos, esse dia da semana é recheado de união, destinado a confraternização, é aquele momento para reunir a família e os amigos para compartilhar histórias e o tão esperado ‘almoço de domingo’. E foi nessa proposta que os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, em parceria com o curso Tecnólogo em Gastronomia, ambos da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Unoeste, realizaram o lançamento de mais uma temporada do programa “Luz, Câmera e Cocção”. Realizado na noite dessa segunda-feira (26), a 4ª edição do Festival de Cinema e Gastronomia reuniu alunos, professores e convidados no salão de vidro no campus 2.

O programa é originário do projeto de extensão interdisciplinar que produz conteúdo audiovisual educativo na área gastronômica. Estiveram envolvidos na produção dessa quarta temporada dezessete alunos que foram divididos nas funções de chef, subchef, coordenador de produção, ajudante de coordenador de produção e ajudantes de cozinha na área de gastronomia. Já os alunos de Comunicação Social realizaram as funções de cinegrafista, making-off, roteirista, videografismo, editor de imagens e pós-produção. A supervisão e orientação são de responsabilidade das professoras Thaisa Sallum Bacco e Fabiana Aline Alves, ambas da Escola de comunicação, e da Chef Mari Sato, coordenadora do curso de Gastronomia.

Convidados

Entre os convidados da noite marcaram presença o pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste que manifestou o encantamento pelo trabalho dos alunos. “É uma atividade espetacular. Achei fantástico a união de três cursos onde desde o 1º termo o aluno põe a mão na massa partindo de uma metodologia diferente num projeto de extensão que envolve o ensino, a pesquisa e ainda traz ao público esse resultado. Eu reforço o meu pensamento de que a educação transforma, você vê a desenvoltura dos alunos, a alegria dos familiares e claro esse produto fantástico que eles desenvolveram e apresentaram. Eu bato palmas para esse projeto que envolveu toda essa comunidade. É uma ideia de educação superior do futuro no sentido de que o aluno absorve conhecimento além da sala de aula. Isso é Unoeste”, comentou.

José Cicero Granjeiro é reflexoterapeuta e foi convidado da filha Ludmilla que é aluna do 1º termo de Gastronomia. Todo orgulhoso de ver a filha em ação, o pai comemorou a noite de lançamento. “Eu me emociono muito vendo minha filha atuando dessa maneira, por que vejo que ela está evoluindo na gastronomia e isso me dá muitas expectativas de futuro. Também fiquei muito surpreso com as comidas apresentadas, sou um homem simples, filho de pai cearense e mãe alagoana. Então chegar aqui e ver uma produção dessas, é uma sensação total de orgulho”.

Convidada da aluna Sirlei Souza pela segunda vez no evento, a assistente administrativa Natalia Cardoso destaca que o evento é maravilhoso. “Participei o ano passado e acho isso aqui simplesmente maravilhoso, desde a organização, as apresentações, as comidas, tudo que é oferecido aos convidados. É tudo muito impecável”, pontua.

Envolvidos no projeto

Para os alunos envolvidos a expectativa era grande. Além de realizarem funções específicas nas produções, João Gabriel Bachega Gomes do 1º termo de Jornalismo e Sirlei Souza do 3º termo de Gastronomia desempenharam a função de apresentadores da noite. “Eu participei no semestre passado e foi quando eu me apaixonei pelo projeto ‘Luz, Câmera e Cocção’. Estar envolvida nessa edição novamente foi super gratificante também. Eu sou apaixonada pela docência e apaixonada pela gastronomia. Trouxe minha família e amigos que não querem ir embora, isso reforça a qualidade do nossos trabalho”, conta Sirlei.

Já para o João Gabriel o desejo de se comunicar com as pessoas foi realizado pelo projeto. “Foi muito bom, o projeto veio para demonstrar a capacidade que tenho para fazer as coisas. Trabalhar com audiovisual é algo que eu sempre quis, e o projeto me mostrou isso por que em um mês de atividades eu já tinha melhorado alguns pontos como filmagens, roteiros, produção. E falar com o público sempre foi o meu objetivo, então fazer a cerimônia do projeto é algo que sempre tive vontade, e o projeto me deixou liberto a pensar diferente e ficar menos tímido no quesito de falar com outras pessoas”, enfatizou.

Idealizadora do projeto de extensão, Thaisa revelou que a característica que mais chamou sua atenção neste semestre foi o envolvimento dos alunos dos primeiros termos dos cursos. “Achei muito interessante, mais da metade dos acadêmicos que participaram são do 1º termo da universidade e tiveram a chance de presenciar uma proposta prática, inovadora de ensino e aprendizagem. Os resultados são incríveis, o que eu posso dizer é que não existe qualquer impedimento para que essa juventude faça e aconteça dentro daquilo que eles se propuseram fazer. Eles se doaram de uma forma integral nesse projeto e os resultados são impressionantes”.

A professora ainda explicou como é, na prática, a proposta do projeto. “Utilizamos o audiovisual para ensinar e aprender com os alunos, pois entendemos que essa ferramenta pedagógica que é o audiovisual e que faz parte do contexto dessa juventude é muito eficiente e o conhecimento se torna muito mais fácil de ser assimilado, absorvido e incorporado no contexto desses estudantes. Eles adoram, pois está dentro do universo de realidade deles”.

A Chef Mari Sato agradeceu parceria com a professora Thaisa e agradeceu a todos pela presença no lançamento. “Quero agradecer e parabenizar os nossos alunos porque desde o momento em que nós apresentamos o projeto de extensão eles já se interessaram e quiseram participar. O pessoal que já tinha participado ajudou fundamentalmente para passar, ensinar e colaborar, mas as carinhas novas dos primeiros termos tiveram destaque. Com pouco tempo de cozinha já começaram a produzir. Foi um trabalho muito lindo de se ver, e afirmo que eles elevaram o nível, o sarrafo está alto agora”, concluiu.

Receitas da noite!

O 4º Festival de Cinema e Gastronomia ofereceu aos convidados os pratos de “Panceta no missô e Michelada”, “Frango assado com farofa de cuscuz e salada de batatas”, “Lasanha de massa fresca e ragu de linguiça” e “Bolo gelado 4 leites”. Se você ficou interessado nas receitas apresentadas se liga nessa informação. Nesta semana, serão divulgados todos os ingredientes e a maneira de preparar cada prato. Os vídeos serão postados diariamente nos canais do YouTube da TV Escola e Gastronomia Unoeste, a partir desta terça-feira (27). 


Fonte: Unoeste

Drinks com Campari para você fazer neste inverno


No dia 21 de junho, o Brasil deu as boas-vindas ao inverno, uma estação que perdura até o final de setembro. Com isso, a Campari tem o prazer de compartilhar algumas sugestões de drinks sofisticados e irresistíveis para você reproduzir no inverno de 2023. Seja você um mixologista experiente ou um entusiasta que gosta de se aventurar na arte da coquetelaria, estas receitas são perfeitas para criar momentos inesquecíveis com amigos e família.

"Queremos que as pessoas explorem suas criatividades e experimentem variedades de drinks com Campari neste inverno. É uma excelente oportunidade para aprimorar suas habilidades na mixologia, além de desfrutar momentos descontraídos, ao lado de amigos, com um bom drink na mão", comenta Vinicius Löw, diretor de Marketing do Grupo Campari no Brasil.

Para agradar diferentes paladares, a marca elegeu algumas receitas de drinks que participaram da final da terceira edição de Campari Bartender Competition 2023, dentre elas, o drink Origens, de Lucas Gomez, vencedor da competição.


Confira abaixo os drinks dos finalistas da Campari Bartender Competition:

Origens – Lucas Gomez, primeiro lugar Campari Bartender Competition 2023

40ml de Campari com infusão de morangos

40ml de Vinho Chardonnay

10ml Wild Turkey Bourbon

20ml de Suco de Laranja

20ml de Xarope de mel da Bragatinga com Puxuri

2ml de Licor de cacau e especiarias brasileiras 

Preparo: Aqueça todos os ingredientes a 75 graus, depois deixe esfriar até 50 graus. Sirva em xícara de chá.

Guarnição: Biscoito amanteigado com geleia de morango e Campari


Buscapé Campari - Max Galvão, segundo lugar Campari Bartender Competition 2023

40 ml de Campari

25ml de Sagatiba Envelhecida

30ml de Vermouth de caju

7ml de Xarope de Canela 

Preparo: Mexa todos os ingredientes em um mixing glass com bastante gelo. Coe em um copo baixo com um cubo de gelo grande.

Guarnição: Castanha de caju caramelizada com açúcar e canela


Fuyu no Dashi - Leonardo dos Santos, terceiro lugar Campari Bartender Competition 2023

40ml de Campari

25ml de Aperol

30ml de Vermouth Dry

10ml de Dashi

Preparo: Mexa todos os ingredientes em um mixing glass com bastante gelo. Coe em uma taça coupe ou Nick & Nora previamente gelada. 

Guarnição: Missoshiro


SOBRE CAMPARI 

O Campari Group é uma empresa importante no setor global de bebidas, comercializando suas marcas em mais de 190 países ao redor do mundo com posições de liderança na Europa e nas Américas. O Campari Group foi fundado em 1860 e hoje é a sexta maior empresa mundial na indústria de bebidas destiladas premium. O portfólio do Campari Group, com mais de 50 marcas, está dividido em bebidas destiladas (seu principal negócio), vinhos e drinks. As marcas de renome internacional incluem Aperol, Sagatiba, Appleton, Bulldog, Cinzano, SKYY Vodka e Wild Turkey. Com sede em Sesto San Giovanni, na Itália, a Campari possui 22 fábricas em todo o mundo, tem a sua própria rede de distribuição em 22 países e possui mais de 4 mil colaboradores no mundo, sendo 180 no Brasil. A empresa tem sede corporativa em São Paulo e uma unidade fabril em Pernambuco.


Fonte: Hill+Knowlton Strategies

Bassem Koussa cria um menu de fondues inspirado na gastronomia árabe


O fondue é uma experiência social e interativa, as pessoas se reúnem ao redor da panela, compartilham a comida e desfrutam de bons momentos juntos. É um prato tradicional da gastronomia que teve origem nos Alpes suíços, especificamente na região da Suíça Ocidental. Sua história remonta ao século XVIII, quando os camponeses e pastores da região utilizavam o queijo como forma de conservação durante os meses de inverno.

A palavra "fondue" tem origem no verbo francês "fondre", que significa "fundir". Inicialmente, o fondue era uma maneira prática de utilizar os restos de queijo, derretendo-os em uma panela e mergulhando pedaços de pão para aproveitá-los. Esse método permitia que o queijo não fosse desperdiçado e ainda se tornasse uma refeição substancial.

Com o tempo, o fondue foi se popularizando e ganhando diferentes versões. Além do tradicional fondue de queijo, foram criadas outras variações, como o fondue de carne e o fondue de chocolate.

Localizado na zona oeste de São Paulo, no bairro de Pinheiros, o restaurante Zingo & Ringo anunciou recentemente o lançamento de um menu de fondues com toque árabe. Sob a orientação criativa do chef Bassem Koussa, o restaurante combinou a tradição da culinária síria com a inspiração encontrada no Brasil, resultando em fondues deliciosos e únicos. Segundo Koussa, cada alimento presente no fondue é um prato famoso da culinária árabe, a combinação dos sabores cria um prato irresistível, perfeito para aquecer as noites frias de inverno. Ele compara essa harmonização de sabores à composição de uma bela música romântica, onde diferentes melodias se unem de forma perfeita.

Os fondues oferecidos no restaurante Zingo & Ringo são inspirados em pratos famosos como a kafta, o shish tawook de frango, o falafel, a batata temperada com coentro e alho, entre outros. Além disso, os brigadeiros de tâmara, um doce tradicional sírio, também estão no menu.

Os fondues do Zingo & Ringo contam com opções salgadas e doces. A opção salgada inclui  bolinhas de kafta e falafel, pedaços de frango, batata moda libanesa temperada com coentro e alho, cenoura e brócolis. Como acompanhamento são servidas caldas quentes de coalhada e lentilhas vermelhas.

Para os amantes de sobremesas, o fondue doce apresenta brigadeiros de tâmara empanados em coco, nozes, gergelim preto e branco. Acompanhando essa delícia, a calda quente de chocolate com água de rosas proporciona uma combinação irresistível.

O menu de fondues fica disponível até o mês de setembro no restaurante Zingo & Ringo de terça-feira a domingo das 11h30 às 22h30.


Zingo & Ringo

Endereço: Rua dos Pinheiros, 537 – Pinheiros/SP

Capacidade: 40 pessoas

Atendimento: Terça a domingo das 11h30 às 23h

Delivery: https://linktr.ee/barzingoeringo

Instagram: @barzingoeringo

Pet Friendly


Menu de Fondues

Fondue salgado: R$ 98,99

Fondue doce: R$ 78,99

Experiência completa de fondue árabe: R$ 159,99

Porção salgada adicional: R$ 24,99


Fonte: iara Filardi

Cervejaria Krug Bier divulga a data da próxima visitação e lança sua Campanha do Agasalho


A Experiência Krug Bier estará disponível para o público no próximo dia 8 de julho, sábado, quando a cervejaria lança também sua tradicional Campanha do Agasalho. Quem quiser conhecer de perto como a cerveja é produzida em um passeio guiado super interativo já pode adquirir seu passaporte através do link.

A primeira cervejaria artesanal de Minas promove todos os meses visitas guiadas. O Tour na Fábrica é ministrado por Fabiana Bontempo, cervejeira, mestre em  estilos e embaixadora da Krug Bier. Ela é a responsável por receber os visitantes e apresentar de perto as matérias primas usadas na produção das cervejas, as instalações da nova fábrica e também o processo produtivo.

A visita tem a duração média de uma hora e ao final, o participante ainda poderá fazer compras na loja da fábrica, que tem uma variedade de produtos exclusivos além de cervejas e chopes fresquinhos. Quem adquirir o ingresso ganha o Kit Experiência Krug Bier, com uma sacola, uma taça exclusiva, uma carta de cervejas e um cartão magnético com 20 reais de crédito para degustação na fábrica. A visita é destinada a maiores de 18 anos. A recomendação para a visita na fábrica é que os participantes estejam com calça e sapatos fechados, além de camiseta de manga curta ou comprida. Não será permitida a entrada caso o participante estiver de saias, vestidos, shorts, bermudas, sandálias ou chinelos

Segundo Fabiana Bontempo, “Estamos criando uma verdadeira imersão cultural cervejeira aos sábados de visitação à fábrica aqui na Krug. Já vamos para mais uma edição com muitos feedbacks positivos em relação à experiência do cliente na fábrica. A intenção é estreitar os laços com os apreciadores de nossas cervejas, trazer muita informação em forma de um bate papo leve e descontraído, que certamente ficará na memória de todos os que vierem nos visitar.”, explica.


Krug realiza campanha do agasalho

Na próxima visitação à fábrica, dia 8 de julho, a cervejaria Krug vai realizar sua tradicional campanha do agasalho. Todos os anos, a cervejaria arrecada donativos e doa chope para quem se solidarizou com a causa. Serão mais de mil litros de chope.

 A ação vai se manter até dia 16, quando haverá a finalização da campanha durante a corrida Krug. E entre os dias 8 a 16, quem quiser doar um agasalho pode entregar as roupas na fábrica da Krug, durante o horário de funcionamento, entre 9 e 17h.

Duas roupas de frio, em bom estado, valem um litro de chope e há o limite da troca de até dois litros de chope pilsen por CPF. Todas as doações serão encaminhadas para instituições de caridade ainda não definidas.


Informações:

Local Krug Biergarten Avenida Montreal, 280, Jardim Canadá - Nova Lima, MG

https://krug.com.br/visite-a-fabrica/ 

R$ 69 no link: https://app.gofree.co/central-evento/organizador/krugbier


Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Festival Sabores da Montanha é opção gastronômica nas férias de julho para casais e famílias em SP, MG e RJ


As férias de julho estão chegando. Época em que milhares de brasileiros pegam a estrada rumo a diversos destinos turísticos em busca do merecido descanso e das crianças. Além dos atrativos turísticos tradicionais, a gastronomia sempre tem posição de destaque entre os visitantes, especialmente em cidades serranas, onde comer bem faz parte de qualquer roteiro.

Casais românticos e famílias que visitarem a Serra da Mantiqueira dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro poderão aproveitar a oportunidade para conhecerem os pratos que estão participando do 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que teve início no último dia 2 de junho e prosseguirá até o próximo dia 30 de julho.

São 70 estabelecimentos gastronômicos espalhados por 29 municípios dos três estados, entre restaurantes, hamburguerias, pizzarias, cervejarias artesanais, cafeterias, docerias, pastelarias, foodtrucks, bistrôs, sorveterias, vinícolas e pousadas..

A relação de todos eles e as respectivas cidades podem ser conhecidas por meio do site oficial do evento: http://www.saboresdamontanha.com.br. As localidades estão situadas na Serra da Mantiqueira paulista, Sul de Minas Gerais, Serra da Bocaina (SP) e Visconde de Mauá (RJ).

Em Caxambu (MG), o Restaurante Embrasa preparou para o festival sua Costela no Bafo, prato idealizado pelo chef Luidy Carvalho. A costela bovina é assada e defumada por 12 horas e vem acompanhada por vinagrete, farofa e mandioca cozida. A carne leva apenas o sal grosso para ser temperada e serve uma pessoa. Para comer a dois, peça a opção de 500g.

Também em Minas Gerais, na cidade de Gonçalves, a Pousada & Restaurante Vitória também apostou em carne para participar do festival. O Lombo Suíno, preparado por Lucas Patta, é empanado na farinha panko e leva molho tarê de café servido com purê de cenoura e salada cítrica de couve.

Patta utilizou como ingredientes ovo, farinha de trigo, açúcar, shoyu, panko, molho shoyu, café, cenoura, creme de leite fresco , manteiga, azeite de manjericão, couve, limão, sal, pimenta, alho, saque mirim.

Os amantes de hambúrgueres certamente irão amar o The Bacon Burger, do The Gustta Hamburgueria, de Itajubá (MG). Ele é montado com um delicioso hamburguer de 140g do blend especial da casa, com uma generosa fatia de queijo muçarela regional, bacon sequinho e crocante e salada produzida em horta orgânica própria.

O sanduíche acompanha molhos da casa, como o Mayo, a famosa maionese verde e o BBQ caseiro, com sabor inigualável. De acordo com Gustavo Souto, autor do The Bacon Burgger, o lanche artesanal não possui conservantes e corantes artificiais.


Sobremesas

Em Poços de Caldas (MG) há opções para quem gosta de doces ou sobremesas. Experimente a Taça Romeu e Julieta do We Fratelli Cafés e Sorvetes. Ela é uma combinação de sorvete de goianata com queijo minas padrão, além de pedaços de goiabada cascão, recheado com goiabada cremosa, polvilhado de castanhas de caju e tubes wafer.

Outro endereço onde os turistas poderão encontrar algumas das delícias da cidade é a Casa do Açaí e Café Beduíno, que preparou para o festival um pão de queijo recheado e chocolate quente, capuccino ou chocotino. O pão de queijo é recheado com calabresa, carne ou pernil. Já os chocolates têm as opções belga, capuccino ou chocotino.

Outra cafeteria que apostou em sobremesa foi o Café e Confeitaria Braga, de Andradas (MG). A Taça Braga é uma deliciosa sobremesa em camadas, composta por geleia de morango caseira, massa crocante e creme ninho da casa, finalizado com chantilly.


Grupo Sabores

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem patrocínio da Azul Pagamentos e Revista Travel for Life, com apoio institucional do Portal Hora Campinas, Portal Turismo Sul de Minas e Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas (MG).

A Sabores da Montanha, organizadora do festival, pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que trabalha na divulgação e valorização da gastronomia típica das cidades serranas.

O grupo também gerencia a Sabores da Serra Gaúcha e Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), além da Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.


Conheça os estabelecimentos participantes:


SÃO PAULO

Bananal: B de Bocaina, Santa Prosa

Campos do Jordão: Secreto Luxury

Cunha: Espaço Drão Restaurante e Ateliê, Kallas da Serra, Bethlehem, Restaurante do Gnomo

Espírito Santo do Pinhal: Empório Bacchi, Vinícola Guaspari

Queluz: Queijaria Santa Vitória

Santo Antônio do Pinhal: Pousada Quatro Estações

São Bento do Sapucaí: Vinícola Santa Maria 

São Francisco Xavier: Destilaria Alquimistas da Serra, João de Barro Restaurante, Quintal da Prosa, BrewPub SP-50-BIER, Villa K2 

MINAS GERAIS

Andradas: Casa Geraldo, Don Fonseca Burger & Grill, Minas Coffee Cafeteria, Pizzaria Tradicionalle, Soberano Steak House, Taverna Restaurante, General Beer, Pastelaria Mercadão, Restaurante Rio Branco, Café e Confeitaria Braga, Mirante da Serra, Delícias da Kaká, Vinícola Stella Valentino

Bom Jardim de Minas: Rancho Mineiro

Cambuí: Empório Portão de Cambuí, Pizzaria Nápoles

Caxambu: Embrasa, Boi Ralado

Cristina: Vendinha Cafeteria e Gastrobar

Extrema: Tulha da Serra 

Gonçalves: Flor de Zucca, Fogo Aberto Restaurante, Odara Cervejaria,  Restaurante Vitória, Maison Pio

Itajubá: The Gustta Foodtruck, Óikí Cafés Especiais

Itamonte: Encantamonte, Bela Serra

Itapeva: Bento´s Head Pub 

Maria da Fé: Fazenda Maria da Fé, Pizzaria Casa Rosada, Fazenda Santa Helena 

Monte Verde: BBQRoad Burguer e Osteria La Pianta

Passa Quatro – Chris Café & Cia

Passa Vinte: Pousada Caminho dos Ipês

Piranguinho: Pizzaria do Filipe 

Poços de Caldas: Charcutaria Caldense, Porcaria e Choperia, Ziel Cervejaria, We Fratelli Cafés e Sorvetes, Casa do Açaí Café Beduíno

Santa Rita do Sapucaí: The Town Bar e Café

São Lourenço: Restaurante do Chico

São Thomé das Letras: Jardim Secreto

RIO DE JANEIRO

Visconde de Mauá – Babel Cozinha Autoral, Pousada Terras Altas, Armazém Mauá, Rosmarinus, Gosto a Gosto, Truta Rosa, Serra Gelada Fondues


SERVIÇO | 1º FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA MONTANHA  

Início: 2 de junho de 2023

Término: 30 de julho de 2023

Informações: (11) 9-5435-3665

www.saboresdamontanha.com.br | @saboresdamontanha_br


Fonte: ClubPress Comunicação Corporativa

Copacabana Palace apresenta Wine Dinner com o renomado Chef Felipe Schaedler


O Copacabana Palace, hotel que comemora 100 anos em 2023, apresenta um evento gastronômico exclusivo para os amantes de vinhos e alta gastronomia. No dia 30 de junho, o charmoso restaurante Pérgula receberá o Chef convidado Felipe Schaedler, do prestigioso restaurante Banzeiro, localizado em São Paulo. O Wine Dinner, jantar harmonizado que acontece toda última sexta do mês, é uma oportunidade única de desfrutar de um menu a quatro mãos, desta vez elaborado especialmente por Schaedler e João Melo, Chef do restaurante Pérgula.

Os pratos serão cuidadosamente harmonizados com uma seleção especial de vinhos nacionais e internacionais. O jantar começará com uma seleção de snacks exclusivos, incluindo tapioca suflada com queijo de cabra, broto de coentro e pó de açaí, tapioca recheada com queijo e castanha, além de tempura de língua com cúrcuma e gel de cajá.

Em seguida, os convidados terão o prazer de saborear uma entrada excepcional: camarões VG na brasa, tucupi e jambu, criada por Schaedler. O primeiro prato será uma deliciosa costela de tambaqui defumada, acompanhada de ponzu de cogumelo yanomami e beldroega, novamente preparada por Schaedler.

Como prato principal, o Chef João Melo apresentará um suculento leitão prensado, com pururuca, compota de tomate com especiarias e mil folhas de macaxeira. Para encerrar essa experiência gastronômica de tirar o fôlego, a sobremesa será um irresistível mil folhas de sablé de chocolate, com cremoso de maracujá e caramelo de rapadura, preparada pelo chef da casa.

A harmonização de vinhos será uma parte essencial deste jantar exclusivo, os convidados terão a oportunidade de apreciar vinhos cuidadosamente selecionados, entre eles o Chandon Excellence Rosé Brut do Brasil, Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay do Brasil, C'est la Vie Albert Bichot Rosé da França, Escudo Rojo Gran Reserva Blend do Chile e Porto Fonseca Ruby de Portugal.

O Wine Dinner no Restaurante Pérgula acontece a partir das 19h. O valor é de R$450,00 + taxas por pessoa. É uma oportunidade única para desfrutar da alta gastronomia e conhecer os talentos de dois craques da cozinha, em um cenário deslumbrante e sofisticado.

As reservas são limitadas e devem ser feitas com antecedência através do telefone 21 25487070 ou por e-mail para pergula.cop@belmond.com">pergula.cop@belmond.com.


Copacabana Palace, A Belmond Hotel

Avenida Atlântica, 1.702

Reservas: pergula.cop@belmond.com">pergula.cop@belmond.com ou 21 25487070

Menu harmonizado: R$450 + 10% por pessoa (inclui água)

*Durante o período o menu à la carte não estará disponível.


Sobre a Belmond

A Belmond é pioneira em turismo excepcional de luxo há mais de 45 anos, construindo durante esse tempo uma paixão por viagens autênticas e um portfólio único de experiências exclusivas em alguns dos destinos mais inspiradores do mundo.

Desde a aquisição do icônico Hotel Cipriani em Veneza, em 1976, a Belmond continua a perpetuar a lendária arte de viajar, levando os viajantes mais exigentes em jornadas de tirar o fôlego. Seu portfólio se estende por 24 países e 50 propriedades notáveis, que incluem o ilustre trem Venice Simplon-Orient-Express, retiros em praias remotas como o Cap Juluca em Anguilla, refúgios italianos como o Splendido em Portofino ou incomparáveis portas de entrada para maravilhas da natureza como o Hotel das Cataratas, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil. De trens a barcos, safaris a hotéis, cada propriedade oferece uma experiência única e sua própria história para contar. A essência da marca Belmond está na sua herança e habilidade de proporcionar um serviço genuíno e autêntico. A Belmond se vê como guardiã do patrimônio atemporal, dedicada a preservar seus ativos por meio de planos de restauração sensíveis e contínuos. A Belmond faz parte do grupo de luxo líder mundial LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton.


Fonte: FSB Comunicação

Inverno: aprenda a harmonizar sua receita de fondue preferida com vinhos


É hora de dar as boas-vindas ao inverno, a estação mais charmosa do ano, quando a elegância dos casacos longos e os cachecóis ganham destaque, as velas iluminam os momentos especiais e as lareiras aquecem os ambientes. Para dar um clima mais intimista e acolhedor aos dias frios, as refeições passam a ser mais estruturadas, gordurosas e intensas, pedindo por vinhos que valorizem tais nuances. 

Um dos pratos que fica em alta na estação é o famoso fondue que, embora possa ser elaborado de diversas maneiras, sempre mantém a característica de ser servido em rechauds e panelas elétricas. É uma delícia para ser degustada com amigos, familiares ou a dois. Para acompanhar, nada melhor do que vinhos especiais. 

Confira a seguir as dicas de harmonização de Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.

Tradicional de Queijos

De origem suíça, certamente esta é a receita mais clássica entre os fondues e o primeiro a ser apresentado em jantares. Para garantir a untuosidade, em geral, as receitas levam queijos  mais gordurosos e pedem vinhos com boa acidez para trazer refrescância e limpar o paladar, como um bom chardonnay. Pode ser uma versão borbulhante de espumantes, ou em opções mais tranquilas, como o californiano Dark Horse The Original Chardonnay 2018. Com breve passagem por carvalho, este exemplar meio seco ganha cremosidade a altura da característica marcante da receita e completa com perfeição a degustação.

https://www.wine.com.br/vinhos/dark-horse-the-original-chardonnay-2018/prod24127.html 

Carne

O famoso fondue de carne não pode ficar de fora. Elaborado com cortes de carne magra como um filé mignon, o toque especial fica por conta dos molhos que acompanham o preparo. Para harmonizar, o ideal é apostar em uvas que se comportam com maestria em situações que demandam versatilidade, como é o caso da Cabernet Sauvignon, Malbec e Tempranillo, que apresentam taninos macios e corpo médio. Uma boa pedida é o Buena Letra Tempranillo Syrah 2021, um blend bastante frutado, levemente picante produzido pela vinícola Finca Constancia, na região espanhola Castela Mancha e que, ao vivenciar uma breve passagem por barrica, ganha maciez e equilíbrio.

https://www.wine.com.br/vinhos/buena-letra-tempranillo-syrah-2021/prod28245.html

Chocolate

O grand finale de todo ritual de fondue é a sobremesa, preparada com chocolate ao leite servido com uma variedade de frutas. Para quem gosta de inovar, vale também testar receitas com creme de avelã, chocolate branco ou doce de leite. São receitas que pedem um toque de doçura, com nuances frutadas, além de boa acidez para equilibrar o açúcar, características marcantes num vinho do porto, que pode ser apreciado nas versões Ruby ou Tawny. O Porto Burmester 30 years Old Tawny é uma versão super especial deste clássico que tem potencial para agradar todos os paladares.

https://www.wine.com.br/vinhos/porto-burmester-30-years-old-tawny/prod14721.html

Taças e talheres à mesa, é hora de brindar as baixas temperaturas e abrilhantar cada um dos ilustres pratos escolhidos. Bom apetite!

Sobre a Wine

A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 14 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. Com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.


Fonte: HERCOG

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Zena apresenta 'Festa Dei Funghi'


O chef Carlos Bertolazzi e Dudu Pereira, do restaurante Zena, convidam o amigo e chef catarinense Renato Carioni para apresentação do menu colaborativo ‘Festa Dei Funghi’. Com orientação do pesquisador Dr. Marcelo Sulzbacher, especialista em estudos de fungos comestíveis no Brasil, serão criados cinco pratos inéditos com os cogumelos colhidos nos dias anteriores ao jantar.

O menu, criado a quatro mãos, traz para São Paulo a experiência de uma colheita única de cogumelos nas montanhas, em uma festa para apreciar fungos comestíveis, unindo dois especialistas da culinária italiana, Bertolazzi, com seus 14 anos de Zena, e Renato, chef de cozinha renomado com 28 anos de cozinha e formação internacional.

O menu ‘Festa Dei Funghi’ será vendido por R$ 225,00, no dia 05 de julho, no jantar, a partir das 19h, apenas com reserva.

SOBRE RENATO CARIONI

Renato Carioni, Chef de Cozinha, natural de Florianópolis,  começou sua carreira em 1995 cursando Gastronomia Internacional no interior de São Paulo. Com 28 anos de cozinha e formação internacional seu maior objetivo é ensinar pessoas que amam cozinhar a como comer bem e de maneira simples na sua própria casa seguindo as tradições da culinária italiana.

SOBRE MARCELO SULZBACHER

Marcelo Sulzbacher, pesquisador e educador, especialista no estudo de fungos comestíveis no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência vem atuando nas diversas áreas da microbiologia agrícola, em especial, no estudo de cogumelos nativos e introduzidos no país. Em 2016, foi o responsável pela descoberta em nosso país da verdadeira trufa, um dos ingredientes mais caros da gastronomia. Vem atuando como consultor de Chefs e pessoas voltadas ao universo da gastronomia sempre com o tema dos fungos comestíveis.

SOBRE O ZENA

O chef Carlos Bertolazzi abriu seu Zena em janeiro de 2009, nos Jardins, junto do empresário Dudu Pereira, para oferecer a gastronomia italiana da Ligúria, em um espaço que remete ao charme de uma vila típica italiana. Em ambiente descontraído e arejado, envolto por paisagismo, serve entradas, pratos e sobremesas feitos inteiramente no local, como seu tradicional grissini – oferecido como cortesia –, focaccias, saladas e o clássico e premiado Gnocchi Zena.

Aberto para o almoço e jantar, o restaurante é bastante convidativo a quem quer apreciar ainda drinks de receitas exclusivas, ou vinhos, expostos em uma “geladeira de padaria” – herança do estabelecimento anterior –, que facilita o acesso e escolha do cliente sobre seu rótulo preferido. Entre eles, está o Zena Rosso, vinho da casa produzido artesanalmente em Monferrato, da região italiana do Piemonte, no noroeste do país.

Serviço ZENA

Horário de funcionamento: Terça a domingo - das 12h às 18h / das 18h à 0h.

Endereço: Rua Peixoto Gomide, 1901 - Jardins, São Paulo – SP, 01409-003

Telefone: (11) 3081-2158 / Telefone Delivery: (11) 3082-9362

Site: http://www.zenacucina.com.br

Instagram: @zenacaffe

Acessibilidade / Conexão Wifi Gratuita / Pet Friendly


Fonte: Coletiva Comunicação