Dias mais frios pedem uma comida bem reconfortante. Com a queda dos termômetros, cria-se a ocasião especial para arriscar alguns tipos de comidas que, além do prazer gastronômico, tragam a sensação de bem-estar.
E para esta experiência ficar ainda mais completa, um belo vinho é a pedida perfeita para acompanhar um bom prato. Mas, quando comida e vinhos são relacionados, rapidamente vem à mente: como harmonizar?
Deixando de lado o glamour do termo, a ideia é sempre combinar o vinho e o prato de modo que os sabores se completam e reforcem a sensação de bem-estar. Nada complicado, mas sim com o devido cuidado para uma combinação certeira.
“Como dias mais frios pedem pratos mais encorpados, é importante que os vinhos também sigam essa linha. Não estou falando exclusivamente de vinhos tintos, que sim, são boas pedidas para dias frios. Mas também existem outras opções que casam muito bem com pratos de inverno”, diz Jonas Martins, sommelier, professor e responsável pelo portfólio de vinhos da MMV Importadora, empresa que se especializou em trazer ao mercado brasileiro rótulos de qualidade, porém de vinícolas mais exclusivas, da Europa e América do Sul.
Martins traz a sugestão de três pratos típicos de inverno e vinhos para acompanhá-los. Para quem gosta de se aventurar na cozinha, é uma ótima chance de deixar o delivery de lado e colocar a mão na massa.
Sopa de Pinhão
Prato típico do Paraná, o pinhão é uma das estrelas do inverno no sul do país. Seja assado ou cozido, a opção em tomar uma sopa de pinhão certamente vai trazer um calor para seu dia frio.
Como sugestão de vinho para acompanhar a sopa, o sommelier sugere o Inmemorial Viñedo Ancestral Blend Tinto, da Paso a Paso Wines da Argentina. Feito com 50% de uvas Malbec e 50% de Bonarda, é um tinto médio orgânico, com fermentação maloláctica parcial. Seus aromas de frutas escuras, como ameixa e mirtilo, toque de ervas e especiarias e final fresco casam muito bem com os óleos do pinhão e trazem uma fusão interessante de sabores na combinação com a sopa.
Fondue de Queijo
Pode até parecer clichê, mas um fondue de queijo é uma das melhores opções para os dias que exigem uma comida mais “quentinha”.
O que foge do clichê é a sugestão de vinho: um vinho branco. Sim, vinho branco também pode ser consumido no inverno, especialmente se ele tiver um teor alcoólico um pouco mais elevado, que lhe confere mais “calor”.
Por isso a sugestão é o Fortunatus Reserva Especial Chardonnay, com teor alcoólico de 14%. Esse chileno produzido pela Vinã Alto Robles apresenta no nariz aromas de frutas tropicais, como abacaxi e um toque de maracujá, frutas frescas, como maçã e pera, e toque de baunilha e tosta. Sua acidez marcante contrasta com a intensidade dos queijos e cria uma combinação saborosíssima.
Frango com Polenta
Sim, o bom, simples e saboroso frango com polenta, tão tradicional em famílias italianas, é um prato que pede um vinho.
E por ser uma comida típica “do povo”, a sugestão é o Revoltosa Barbera, chileno da Vinã La Prometida. A Barbera é uma uva de origem italiana conhecida como a “uva do povo”, muito usada para fazer molhos e vinhos mais rústicos, encontrados nas pequenas mercearias e casas tradicionais italianas.
De cor vermelha intensa e aromas de frutas vermelhas, como cerejas e morangos, e notas apimentadas com leve toque de defumação e tosta, junta-se perfeitamente à polenta e ao frango, um prato que normalmente é feito cozido e com muitos temperos aromáticos de ervas.
https://www.tudogostoso.com.br/receita/155506-sopa-de-pinhao-curitibana.html
https://www.tudogostoso.com.br/receita/75804-fondue-de-queijo-facil-e-delicioso.html
https://www.tudogostoso.com.br/receita/191178-frango-com-polenta.html
Fonte: Engenharia de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club