Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Wine celebra o Dia Internacional da Sauvignon Blanc com dicas e opções de harmonização


De origem francesa, a Uva Sauvignon Blanc é muito estimada ao redor de todo o mundo por ser leve e refrescante. Prova disso, é a etimologia de seu nome, que resume bem seu aroma e sabor: em francês, sauvage significa selvagem, vigne, significa vinha e blanc, branco. Muito querida no Brasil, a fruta possui data própria de celebração: o dia 06 de maio. Para celebrar, a Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, trouxe curiosidades e dicas sobre essa uva.

Expressivos em aromas, os vinhos produzidos a partir da Sauvignon Blanc normalmente apresentam corpo leve e alta acidez pelo caráter herbáceo e notas de frutas cítricas, como kiwi. “Se cultivadas em regiões mais quentes, podem adquirir notas de frutas tropicais como maracujá e pêssego, e a depender do terroir, expressam também um caráter mineral”, explica Thamyrs Schneider, Sommelière da Wine. “Normalmente esta uva não produz vinhos para longos envelhecimentos, sendo seu consumo ideal entre o primeiro e o sexto ano da colheita”, completa a especialista.

Na gastronomia, o ideal é escolher pratos com estrutura semelhante ao do vinho. Por serem brancos leves, os vinhos de Sauvignon Blanc harmonizam perfeitamente com pratos com carnes brancas mais leves e frutos do mar sem temperos muito carregados, molhos à base de azeite ou queijos mais moles e cremosos.

“Uma dica de ouro é prestar atenção nas características do vinho e, consequentemente, do prato. É muito comum as notas herbáceas nos vinhos de Sauvignon Blanc, e por isso uma harmonização muito certeira é trazer temperos à base de ervas frescas como salsinha, manjericão, tomilho e hortelã, pois além de agregar em sabor e aromas, trará muito frescor”, explica a Sommelière.


Confira 3 dicas de harmonização:

Bonnievale The River Collection Sauvignon Blanc 2021: Uma das características dos vinhos de Sauvignon Blanc é a acidez vibrante, o que vai muito bem com pratos mais untuosos, como é o caso das frituras. Aposte no Bonnievale The River Collection Sauvignon Blanc 2021 com iscas de peixe frito. Vai dar muito certo!

Bouquet I.G.P. Pays dOc Sauvignon Blanc 2020: Para uma salada com mais frescor e leveza, como a salada mediterrânea ou salada caprese, traga o Bouquet I.G.P. Pays dOc Sauvignon Blanc 2020 para acompanhar. As notas de frutas cítricas e o frescor deste exemplar proporcionarão uma harmonização leve e saborosa. 

Chono Valle de Leyda Single Vineyard Sauvignon Blanc 2020: Esse vinho é um Sauvignon Blanc que passa 6 meses em tanques de aço inox, e isto agrega maior complexidade ao vinho, trazendo notas frutadas mais marcadas e um sabor mais persistente. Uma harmonização muito interessante é o macarrão com camarões na manteiga, e para acompanhar a estrutura do vinho, pode-se adicionar leite de coco e ervas frescas.


SOBRE A WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente dezesseis lojas físicas no Brasil: um Winebar em São Paulo e outras quatro unidades na capital paulista, uma loja em Barueri (Alphavile), duas no Rio de Janeiro e outras oito em Natal, Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.


Fonte: Hercog Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club