Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 31 de maio de 2022

Meio ambiente: setor da cerveja contribui para a neutralidade de carbono

Atualmente, a neutralidade de carbono permeia discussões sobre economia, política, diplomacia e ativismo ambiental e é uma prioridade da indústria da cerveja na busca do equilíbrio entre as emissões e a absorção de carbono por sistemas naturais em conjunto com as metas definidas no Acordo de Paris assinado em 2015.

Em apoio a Política Nacional de Mudança do Clima, o setor da cerveja vem contribuindo ao longo de sua história para a agenda de crescimento e desenvolvimento ambiental do Brasil, com a implementação de ações voltadas à preservação dos recursos naturais e transição para energia renovável. O principal objetivo é garantir até 2023 que toda produção seja abastecida com energia limpa, reduzindo a zero a emissão de carbono ao longo da sua cadeia produtiva.

“O Brasil é um país rico em recursos renováveis para produção de energia e tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo e as associadas do SINDICERV. têm promovido inúmeras inciativas em busca de fontes que resultem em um menor impacto para o meio ambiente”, destaca o gerente jurídico do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja - Sindicerv, Fábio Ferreira.

Segundo o executivo, três cervejarias da entidade já são 100% abastecidas com energia renovável e, até 2023, o objetivo é que toda produção seja abastecida com energia limpa, reduzindo a zero a emissão de carbono em todo o processo.

Para isso, o setor tem trabalhado na diversificação de energia elétrica por solar, eólica e térmica e na substituição de combustíveis fósseis, como gás natural e óleo BPF, e de energia elétrica não renovável, por eletricidade de fontes renováveis, como biomassa, óleo vegetal e biogás.

Na geração de energia eólica, a indústria cervejeira já tem operações, como por exemplo, o funcionamento de um parque no Ceará, com 14 turbinas e a construção de outro em uma área de 1.600 hectares, na Bahia. Juntos devem atingir 202 mil MWh por ano para produção e fornecimento de energia. Apenas com essas iniciativas haverá uma redução de 32 mil toneladas na emissão de CO2 por ano, proporcional a retirada de mais de 50 mil veículos de circulação das ruas do país.

Já na distribuição, o intuito é aumentar a frota de caminhões elétricos, dos atuais 220 para 2600 até 2025, como uma alternativa para otimização do consumo de combustível e redução da emissão de carbono. Os veículos serão abastecidos por energia renovável gerada por suas indústrias ou através da compra de energia renovável certificada.

Outra medida adotada é a conversão de caminhões a diesel para veículos elétricos, bem como a de empilhadeiras nos centros de distribuição, que deverá ter sua frota abastecida por energia renovável até 2025.

Para consumidores e varejo, a indústria investe na conscientização, incentiva e facilita o uso da tecnologia -- medida que pode reduzir em, no mínimo, 10% os custos com energia. Além disso, o setor cervejeiro é parceiro de plataformas que conectam pequenos e médios pontos de venda a geração de energia limpa.

“Nos tornamos um agente facilitador para uso de energia limpa e renovável aos envolvidos na nossa cadeia produtiva e para os consumidores. Já temos soluções de sucesso das nossas associadas voltadas até ao uso consciente de energia para a casa dos clientes”, afirma Fábio.

Nos pontos de vendas, 100% dos refrigeradores já seguem os padrões globais de eficiência, o que trouxe uma redução de 50% no consumo de energia e emissão de carbono, na ponta. Os equipamentos possuem sensores que identificam os horários de funcionamento dos pontos de venda e acionam o modo stand-by quando não há movimento no estabelecimento, desligando luzes internas e otimizando o sistema de refrigeração.

“As ações mencionadas e outras tantas que estão em desenvolvimento e implantação irão contribuir para a redução da emissão de gases de efeito estufa com o objetivo de atingir a meta de neutralidade em toda nossa cadeia de valor até 2040”, finaliza Fábio.


Sobre o SINDICERV 

O SINDICERV -- Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja é a entidade que representa há mais de 70 anos o setor. Atua continuamente para o debate de regulamentos, leis, normas, políticas públicas e práticas que contemplem a evolução e o desenvolvimento da indústria nacional da cerveja e suas respectivas cadeias produtivas e que beneficiam absolutamente todos os atores do setor, sejam eles pequenos, médios ou grandes fabricantes.


Fonte: FSB Comunicação

BCB São Paulo anuncia especialistas internacionais na grade de programação

Como forma de impulsionar o universo de bebidas destiladas e aumentar ainda mais a expectativa dos visitantes, o BCB São Paulo, em reta final de preparação, disponibilizou a grade de programação com a presença de profissionais da Argentina, Reino Unido, Chile, Itália e Japão além de referências do mercado nacional, para debater assuntos que vão da atuação em ambiente digital ao desenvolvimento de produtos e negócios. Ao todo, serão 26 palestras na edição presencial do evento, que acontecerá nos dias 21 e 22 de junho, no Expo Barra Funda, em São Paulo.

Com curadoria de Marco De la Roche, diretor de educação do BCB, a programação será dividida em dois espaços de experiências: Arena de Conteúdo e Bar Mentoring. “A proposta da Arena será trazer ideias e tendências, algo mais inspiracional voltado para os segmentos de negócios e administração. No Bar Mentoring, o objetivo será assuntos mais relacionados à habilidade prática para quem atua nos balcões”, conta De la Roche. 

Na Arena Conteúdo, no primeiro dia do evento, estão programadas apresentações como: Bares feitos para durar, com os sócios Jean e Alan Ponce e Greg Caisley, que estão transformando o segmento de bares e restaurantes na capital paulista, com o Guarita Bar, o Pattie´s e o Bar Confessionário; Stand Up Comedy de Bar, conduzida pelo bartender e humorista, Chris Carijó, e a humorista, Talita Hallyday; Barman Deprê – O humor como meio de conectar, com o chefe de bar, Thiago Toalha (Le Jazz Petit), entre outras. 

Já na quarta-feira (22), o espaço terá os temas: Como criar drinks rentáveis, com apresentações das bartenders, Adriana Pino (Flora Bar) e Stephanie Marinkovic. A Hospitalidade em 30 anos de carreira, com o embaixador da 1883 Maison Routin no Brasil, Marcello Gaya; Empreender na internet – coquetelaria no digital, com o bartender chileno Ricardo Puma Fuenzalida, diretor do Cocktail Channel. Estes serão apenas alguns dos assuntos programados.

No Bar Mentoring, o dia de abertura trará os seguintes conteúdos: Cutelaria – Os segredos da afiação de facas, com o bartender e cuteleiro Fernando Lisboa; Ácidos na coquetelaria – como usar? com a bartender e estudante de engenharia de alimentos, Bianca Andrioli; e Projetos sustentáveis e criativos de bar, com a bartender argentina Chula Barmaid.

Temas como O futuro do café na coquetelaria,   com a barista e bartender Mari Mesquita (BikeBrew) e o bartender e consultor Rafael Câmara; Gastronomia nos coquetéis – incorporando a cozinha nos coquetéis, com o bartender Daniel Estevan (Nosso Ipanema); e Introdução aos licores de umê – Choya, com o gerente global da marca, Seiji Susuki - serão algumas das palestras programadas para o dia de encerramento.

“A intenção é trazer conteúdos relevantes para todos os elos do mercado. Não teremos apenas palestras de bartenders, mas também de chefes de cozinha, empresários, representantes da indústria e, principalmente técnicos e desenvolvedores, ou seja, pessoas que constroem produtos, destacando os processos e quais as variáveis envolvidas na escolha de ingredientes, no universo de um destilado, por exemplo”, reforça De la Roche.

A grade das palestras está disponível no site https://www.barconventsaopaulo.com.br/pt-br.html, na opção “Experiências”. Em breve, novos nomes serão anunciados. A organização informa que a programação está sujeita a alterações.


Inscrições

Como parte dos preparativos finais para o evento, já está disponível, desde o sábado (21), o segundo e último lote de credenciamento. Esta é a oportunidade para quem ainda não se inscreveu, garantir presença. Os valores são de R$ 80 o dia e R$ 130 para quem já optar pela jornada completa de dois dias. 

Vale destacar que o evento é voltado para profissionais do setor, por isso, é necessário comprovar atuação na área. No site de credenciamento, os organizadores disponibilizaram instruções para o upload de arquivo em PDF ou foto que demonstre vínculo profissional, no ato da inscrição. 

Para facilitar, são várias as opções de comprovação, como o envio do cartão comercial ou cartão do bar/restaurante com nome completo e foto; imagem da carteira de trabalho ou do profissional trabalhando no setor; e até mesmo envio do certificado de conclusão de curso ou e-mail com o domínio do bar/ restaurante de atuação. O cadastro apenas será validado após o preenchimento completo das informações, que deverá ser realizado apenas por quem estiver participando pela primeira vez do evento.

“Como forma de ampliar a conexão entre os diversos players, cada inscrição é submetida à análise dos organizadores para aprovação, em prazo de 48 horas. Com a validação, é liberado o processo de pagamento e, após a sua conclusão, o visitante recebe a credencial por e-mail para fazer a impressão. Assim criamos uma atmosfera completa de atualização e oportunidades de negócios aos profissionais do setor, que é o público-alvo de todos os BCBs”, explica Daniel Pereira, gerente do BCB São Paulo. O evento acontece em cidades como Brooklin, Berlim, além de São Paulo.

Para assegurar o bem-estar de todos os participantes, o BCB São Paulo informa que disponibilizará água mineral grátis, com a parceria da Águas Prata, recomenda o consumo consciente de bebidas alcoólicas e também o uso de transportes alternativos. Durante o evento, haverá ônibus gratuito do Terminal Barra Funda até o Expo Barra Funda.

Para credenciamento e mais informações, acesse https://www.barconventsaopaulo.com.br/pt-br/credenciamento.html. Em caso de dúvida, a organização disponibilizou dois canais de atendimento: o e-mail atendimentovisitante@rxglobal.com e o telefone (11) 4659-0012.


BCB São Paulo – edição 2022

Data: 21 e 22 de Junho

Local: Expo Barra Funda – São Paulo/SP

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - Água Funda

Credenciamento: https://www.barconventsaopaulo.com.br/pt-br.html.

Informações: atendimentovisitante@rxglobal.com e (11) 4659-0012.

Valores: R$ 80 (um dia) e R$ 130 (dois dias).

Maiores de 18 anos.


Sobre o BCB São Paulo

É a principal feira de destilados premium para profissionais que trabalham com bebidas em bares, restaurantes, hotéis e eventos no Brasil e na América do Sul. A primeira edição, realizada em 2019, foi muito bem recebida pelo setor pela mescla de negócios, networking e conteúdo qualificado, reunindo grandes referências nacionais e internacionais. O BCB São Paulo traz para o país o conceito de sucesso na Alemanha, onde acontece desde 2007, e nos Estados Unidos, desde 2018.  Saiba mais em www.barconventsaopaulo.com.br 


Sobre a RX

A RX constrói negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 43 diferentes setores da economia. É apaixonada por causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos. www.rxglobal.com.


Fonte: KB!COM | Comunicação Corporativa

Balbúrdia Cervejaria inaugura segundo endereço em junho


Após a estreia na Capital Brasileira da Cerveja há três anos, a Balbúrdia Cervejaria prepara a inauguração do segundo endereço, desta vez no Litoral catarinense. Como forma de expandir o negócio, a marca aposta em Itajaí, uma das cidades que mais cresce, responsável pelo segundo maior PIB do Estado. A estrutura está sendo construída na Rua Lauro Mueller, 1267, Bairro Fazenda e deve iniciar os trabalhos em meados de junho.

Liderada por Jonathan Lessnau, engenheiro por formação que faz parte de um grupo de investidores que vê um mercado promissor para a cerveja artesanal, a cervejaria ainda conta com Fernando Lapolli, um dos criadores do estilo Catharina Sour, o primeiro estilo de cerveja brasileiro reconhecido pelo Beer Judge Certification Program.

Considerada um brewpub, ou seja, um bar com cervejaria própria, a Balbúrdia ampliou a produção para atender o novo endereço, passando dos atuais 6 mil litros mensais para 10 mil. Atualmente, cerca de 80% do que é produzido pela fábrica é consumido no bar próprio. “Nós já fabricamos mais de 100 receitas diferentes e a ideia é continuar explorando para apresentar sempre novidades. Mas temos aquelas que nunca podem faltar, que são a Pilsen e a IPA (India Pale Ale)”, conta um dos sócios da cervejaria, Rafael Marghotti.

 

Estilo diferenciado

Além de ser um brewpub, a Balbúrdia possui um estilo diferente de atendimento, que deve surpreender Itajaí tanto quanto fez em Blumenau. Ao todo, são 35 torneiras para que as pessoas se sirvam diretamente no balcão, trocando ideias com os atendentes e, até mesmo, fazendo prova dos estilos antes de concluir a escolha. O primeiro piso do bar segue o manifesto da marca de reunir e fazer amigos, com mesas compartilháveis. Já o piso superior, sempre embalado por músicas pop rock, é mais voltado para quem quer dançar enquanto aprecia uma boa cerveja. A quantidade de torneiras e a rotatividade dos rótulos é a principal forma de cumprir um dos objetivos do negócio, que é a democratização da cerveja artesanal. “Aqui tudo é possível, você pode trazer uma cerveja especial para experimentar com os amigos, pode dividir um growler com a galera. Nós queremos ser um ambiente acessível e justo para que todos apreciem uma cerveja artesanal de qualidade”, afirma Marghotti.

 

Fonte: Oficina da Palavra

Conheça a Smoothie Beer, cerveja que é uma explosão de frutas e cremosidade

Vem cá: fecha os olhos e pensa num suco de frutas batido com leite, bem denso. Agora, imagina que, devido a uma mistura interessante de ingredientes, as cores dessa bebida são super intensas e marcantes — e que assim são, também, seus aromas e sabores.

Pronto, agora pega essa imagem que você projetou na sua cabeça, toda essa composição divertida de textura, cor e sabor, e pensa que, na verdade, isso é uma cerveja. Uau, né? Desejou que fosse verdade?

Pois não precisa mais só imaginar. Pode abrir os olhos porque essa cerveja existe. Ela é o que chamamos de Smoothie Beer, cerveja que se assemelha, na textura, ao smoothie, espécie de shake de frutas ou vitamina. E a Dádiva acaba de criar novas variantes de sua linha Ephemeral, de Imperial Sours já bem conhecida pelos cervejeiros, incluindo cervejas super cremosas.

A primeira versão Smoothie da Ephemeral vem com quantidades grandes de frutas, adicionadas na etapa de maturação, o que a torna uma cerveja super suculenta e espessa. A acidez é presente, com intensos sabores e aromas das frutas. Ao final, o cacau e a baunilha se unem, remetendo a um chocolate branco, sabor que entra para contrapor a acidez do mirtilo e da amora. Pensa na complexidade dessa combinação. De coloração violeta intensa, ela é turva e tem aspectos das frutas.

Ah, e mesmo com a acidez (característica que nos remete aos climas mais quentes), essa cerveja é perfeita para esse tempo mais friozinho, exatamente por trazê-la em equilíbrio com o cacau e a baunilha. E também porque, além de ser bem encorpada, ela tem um teor alcoólico alto, de 10%.

Depois dessa primeira versão, a Dádiva lançará mais três Smoothies Ephemerals, com combinações diversas, nas próximas semanas. Para acompanhar os lançamentos, basta seguir a página da cervejaria no Instagram. 

A Smoothie Ephemeral com mirtilo e amora vem em latas de 473 ml e está disponível em bares, mercados especializados e e-commerces do Brasil todo. Tem também no “Monte seu Pack”, na loja virtual da cervejaria Dádiva. O preço sugerido é R$34,90.


Sobre a Dádiva

Produtora artesanal paulista escolhida por dois anos consecutivos (2019/20) como a melhor cervejaria do Brasil pelo Rate Beer, a Dádiva é uma cervejaria que se desafia e que se aprimora a todo tempo, explorando suas possibilidades cada vez mais a fundo, com originalidade. É uma produtora nacional reconhecida pela sofisticação, sutileza e cuidado com os detalhes na seleção dos ingredientes, na elaboração das receitas, nos processos de produção, na escolha dos parceiros e no modo como se posiciona, se engaja e se comunica com o mundo.

Tem à frente de sua gestão dois dos principais nomes do mercado nacional de cervejas, os sócios Luiza Lugli Tolosa - fundadora, administradora de empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e uma das principais porta-vozes femininas no meio cervejeiro - e Victor Pereira Marinho, cervejeiro há 11 anos e mestre cervejeiro responsável pelas criativas receitas da cervejaria. Ambos possuem especializações cervejeiras pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB).

Desde sua inauguração, em 2014, a marca já lançou mais de 200 rótulos de cervejas. Além de vender seus produtos em todo o território brasileiro, a cervejaria também ganhou espaço nas geladeiras de países como Holanda, Dinamarca, Suécia, Suíça, Bélgica, França, Finlândia, Luxemburgo e outros tantos, já que os e-commerces da Holanda viabilizam a distribuição das bebidas da Dádiva a todo o território europeu. A cervejaria começou a exportar seus produtos em 2018.


Fonte: Ônix Press

Sommelier dá três dicas de vinhos apaixonantes para o Dia dos Namorados


Se tem uma data que casa perfeitamente com um bom vinho é o Dia dos Namorados. Além do vinho ser uma bebida historicamente ligada ao amor, sedução e conquista, a data também é uma ótima oportunidade para um jantar romântico harmonizado com uma bela taça.

E seja para os amantes da enologia ou pessoas que queiram apenas degustar uma boa experiência, saber escolher um bom rótulo para a ocasião pode render muitos pontos positivos à celebração do Dia dos Namorados.

O sommelier Jonas Martins, gerente comercial da MMV Importadora de Vinhos, selecionou três rótulos especiais que, além de serem uma boa pedida em termos de qualidade, também apresentam um preço acessível que agrada a todos os gostos.

Os dois primeiros rótulos são, na verdade, um “casal” de vinhos produzidos pela CarinaE Viñedos Y Bodega, na microrregião de Maipú, na Argentina. Além da história da vinícola, que é apaixonante, esses dois vinhos apresentam peculiaridades e se completam dentro de suas composições: o CarinaE Cuvée Brigitte e o CarinaE Cuvée Philippe, ambos safra 2017.

Criados pelo casal francês Brigitte e Philippe Subra, que migraram para a Argentina em 1998 com o intuito de fazer uma vinícola para produzir vinhos de estilo francês em território platense, os vinhos da CarinaE contam com a assessoria do time de Michel Rolland, um superstar dos vinhos, sendo uma das figuras mais icônicas no mundo do vinho.

Ambos os vinhos são produzidos com o mesmo blend de três uvas: Malbec, Cabernet Sauvignon e Syrah, porém, com porcentagens de misturas diferentes. O Cuvée Brigitte tem 55% Malbec, 36% Cabernet Sauvignon e 7% Syrah, enquanto o Cuvée Philippe usa 33% Cabernet Sauvignon, 34% Malbec e 33% Syrah.

Essa diferença faz o Cuvée Brigitte ser um vinho muito mais fino e elegante, redondo em boca, mesmo sendo um vinho marcante. Traz ao nariz tons de frutos vermelhos e escuros, como cereja, ameixa, cassis, com final defumado.

Já o Cuvée Philippe é um vinho muito mais encorpado, uma verdadeira “pancada” ao paladar, muito estruturado e poderoso, seco em boca, com acidez alta e elevados taninos, além do toque tostado de madeira em equilíbrio sublime.

Martins explica que a porcentagem da uva Syrah é o fator primordial para a diferenciação entre os dois rótulos. Isso porque a uva é plantada no terroir de Chachingo, que apresenta um clima mais extremo, desértico, com sol forte de dia e menor influência de ventos, com uma extremada temperatura boa para a Syrah, propiciando mais acúmulo de açúcar e taninos, o que deixa o vinho mais encorpado.

Os dois vinhos, Cuvée Brigitte e Cuvée Philippe, são excelentes para um jantar com massas e carnes vermelhas.

A terceira opção é um lançamento da MMV, e para ir contra os paradigmas de que “vinho branco não é para o inverno”, o sommelier indica um Sauvignon Blanc, muito por conta de uma tendência que tem crescido no Brasil e comum em países com maior tradição de consumo de vinhos, que é apreciar vinhos brancos ao longo do ano todo, independente da sazonalidade.

O Fortunatus Sauvignon Blanc, produzido pela Viña Alto Roble, em Curicó, no sul do Chile, local mais frio e ideal para o cultivo dessa espécie de uva, é um vinho branco com um bom teor alcoólico, 14%. Muito fino e elegantíssimo, fresco em boca, tem aromas que lembram pimentas, ervas, como o tomilho, e aromas de aspargos, o que relega ao Fortunatus Sauvignon Blanc a mais alta casta desse tipo de vinhos.

Sem contar o ótimo custo-benefício, já que pode ser encontrado nas lojas por 90 reais, enquanto seus concorrentes franceses e neozelandeses chegam a custar três vezes mais.

“Com essas três opções, o Dia dos Namorados certamente terá um toque especial e a celebração ficará completa”, finaliza Jonas Martins.


Fonte: Engenharia de Comunicação

Entenda como a temperatura pode afetar o gosto e o sabor dos alimentos


Você já parou para pensar que a temperatura dos alimentos pode afetar o sabor? Ou então, que a mesma comida pode ter sabores diferentes dependendo da temperatura a que foi submetida?

Se você é daqueles que gosta de uma refeição mais quente ou mais fria, não há certo ou errado, e isso vai depender de fatores relacionados à percepção e aos costumes. É uma experiência individual na hora da degustação.  

A doutora em Ciência de Alimentos pela Unicamp e consultora do Comitê Umami, Hellen Maluly, explica que isso acontece por conta da percepção somatossensorial, ou seja, uma mistura de diferentes estímulos que entram  em contato com a epiderme da boca e com a mucosa da língua, que pode variar de acordo com o grau de temperatura.

Segundo a pesquisa “The Effect of Temperature on Umami Taste”, um estudo que busca entender as associações entre diferentes estímulos, menciona que o umami, considerado como o quinto gosto do paladar humano, depende da temperatura para intensificar sua percepção. “Temperaturas mais baixas reduzem a sensibilidade ao gosto umami. No entanto, com relação à adaptação gustativa, o gosto umami não é afetado, diferente do gosto doce (proporcionado pela sacarose)”, esclarece a especialista. Isso também vale para o gosto amargo, que pode aumentar ou diminuir a sensibilidade, dependendo do grau da temperatura.

Os resultados também demostraram que o gosto umami é dependente do gosto salgado e, para avaliar esta relação, utilizaram-se nos experimentos glutamato monossódico e glutamato monopotássico. Assim, verificou-se que na ponta da língua os efeitos foram semelhantes, mas o mesmo não ocorreu na boca toda.  Já quando associado ao gosto salgado, este aumentou a sensibilidade quando a temperatura estava reduzida a 10° Celsius. Mas, a pergunta que fica é:  existe uma temperatura ideal para saborear um prato?

A especialista explica que temperaturas ideais são aquelas em que a receita permite viver a sua experiência, sem que a boca seja afetada pela sua intensidade. Porém, cada alimento ou bebida irá exigir uma temperatura de serviço, que deve respeitar o desejo e a cultura do anfitrião.  


UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami.

 

Fonte: Race Comunicação

Cervejaria Brewdog se compromete a tornar sua emissão de carbono negativa até 2023

:

A Brewdog, cervejaria escocesa, que no Brasil faz parte do portfólio da Interfood Importação, anunciou mudanças significativas em sua produção para se tornar mais sustentável e, com isso, colaborar com a diminuição do aquecimento global. Em comemoração da semana do meio ambiente, que ocorre de 31 de maio a 5 de junho, a marca se comprometeu a diminuir em 35% a sua emissão de carbono e torná-la negativa até 2023 -- ou seja, remover do planeta o dobro de CO2 emitido em toda a sua cadeia de produção.

Para isso, está sendo criada a Floresta Brewdog, uma área de 829 hectares de terra localizada nas redondezas do Cairngorms National Park, na Escócia, onde serão plantadas as árvores que neutralizarão os gases de efeito estufa na atmosfera. Entre as outras iniciativas da empresa a fim de se tornar mais sustentável, estão a transformação da cevada em biometano, eliminando combustíveis fosseis; e o uso de energia eólica no processo de fermentação e purificação da água residual para regar plantas. Além disto, hoje não é mais utilizado plástico na fabricação de nenhum produto da cadeia de suprimentos da marca e, para diminuir a quantidade de lixo, foi implementada em 2021 a iniciativa Brewdog Loop a partir da qual são fabricadas somente garrafas retornáveis e, a partir de agora, é feita também a reciclagem das latas que não serão utilizadas.

Essas ações são de extrema importância em termos de impacto real e resultados diretos em termos de sustentabilidade, como explica James Watt, diretor executivo da Brewdog. “Como o consumidor gasta o seu dinheiro e quais empresas ele decide financiar terão um impacto maior no aquecimento global do que em quem ele vota a cada quatro anos. Com isso em mente, passamos o ano de 2021 investindo em práticas sustentáveis”. Segundo o executivo, “Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 (COP 26), foi feito um acordo em que, mesmo se todos os países cumprirem as suas partes, os especialistas preveem um aumento de 2.7 graus no planeta até 2030. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) acredita que mesmo com o inevitável aumento de 1.5 graus as consequências serão catastróficas - ondas de calor, aumento no nível dos oceanos e destruição de ao menos 70% das bacias de corais.”

Fundada em 2007 por Martin Dicki e James Watt, com o objetivo de fazer as pessoas serem tão apaixonadas por cervejas artesanais quanto eles, a cervejaria é conhecida por criar sabores ousados sem perder a qualidade. Em 2020, a empresa recebeu o certificado B Corp, que premia os que atendem os padrões de transparência pública na questão do desempenho social e ambiental.

As cervejas Brewdog são importadas ao Brasil pela Interfood e podem ser encontradas nas melhores lojas especializadas e no e-commerce da importadora, TodoVino.

 

SOBRE INTERFOOD 

A Interfood Importação é uma empresa nacional, fundada há mais de 35 anos e seu portfólio é composto por diversas categorias de bebidas (vinhos, cervejas, licores, destilados e não alcoólicos), com marcas consagradas e importadas dos principais centros produtores de várias partes do mundo como Chile, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, África do Sul, Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Escócia, entre outros. Atende aos principais canais de distribuição, incluindo venda direta ao consumidor final, além de contar com uma estrutura logística das mais confiáveis e qualificadas para atender todas as regiões do país, sempre acreditando em parcerias transparentes e de longo prazo. Saiba mais no nosso site ou através de nosso e-commerce.

 

Fonte: Press Pass Comunicação & Marketing 

No Dia Livre de Impostos, Cervejaria Dogma irá vender cerveja com 70% de desconto

De acordo com um levantamento feito pela plataforma Cupom Válido com base nos dados divulgados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em um ranking com 111 países, o Brasil aparece em segundo lugar na lista dos países que mais cobram impostos das empresas, com uma carga tributária em média de 34%, podendo chegar a 70% no caso da cerveja. Com o objetivo de conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária no Brasil, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) promovem o Dia Livre de Impostos, celebrada anualmente desde 2006 no dia 02 de junho.

Para os cervejeiros que adoram uma promoção, a cervejaria Dogma preparou uma ação especial por conta do Dia Livre de Impostos. Quem for em uma das unidades da marca no dia 02 de junho poderá saborear um pint de chope Nextra II por R$9,60. O preço original da cerveja é de R$32, ou seja, os consumidores irão ganhar um desconto de 70%.

A Nextra II é uma IPA fermentada com levedura de lager em alta temperatura, para um perfil mais limpo. Feita com duas variedades de Comet e Riwaka o resultado é uma IPA seca, de amargor baixo e muito frutada, remetendo a maracujá e frutas tropicais. Ela possui ABV de 6,9%. Para acompanhar, os consumidores poderão saborear porções como isca de frango (R$27,00), quatro unidades de coxinha de pastrami (R$38,00) ou choripão (R$28,00).

“Altos impostos têm um enorme impacto na economia, criando um efeito cascata. Com a alta tributação, os produtos ficam mais caros e a população compra menos. Participamos dessa ação como forma de materializar como os impostos representam grande parte do preço dos nossos produtos”, explica Leonardo Satt, um dos sócios fundadores da Cervejaria Dogma. 


Dogma – Dia Livre de Impostos

Data: 02 de junho (quinta)

Local:

Dogma Santa Cecília

Rua Fortunato, 236 

Horário dia 02 (quinta): 16h até 23h

Dogma Jardins

Rua Doutor Melo Alves, 347, Jardins

Horário dia 02 (quinta): 17h até 23h

Dogma Itaim

Rua Urussuí, 251, Itaim Bibi

Horário dia 02 (quinta): 17h até 00h

Dogma Pinheiros

Rua Francisco Leitão, 150, Pinheiros

Horário dia 02 (quinta): 16h até 23h

Mais informações através do instagram da marca: https://www.instagram.com/cervejariadogma/ 


Sobre a Dogma

Fundada em 2015, a marca nasceu da paixão de três amigos por cervejas com personalidade. Bruno Moreno, da Cervejaria Serra de Três Pontas; Luciano Silva, da Noturna e Leonardo Satt, da Prima Satt, já se ajudavam com receitas, produção e logística quando decidiram unir forças numa única empresa. Famosa pelos rótulos sazonais e pelas receitas criativas e lupuladas, a Dogma conta com mais de 300 rótulos que agradam consumidores ávidos por qualidade e complexidade. A marca já conquistou três vezes o título de melhor cervejaria do país pelo portal RateBeer (2015, 2017 e 2018). Para saber mais sobre as novidades, acompanhe a cervejaria em https://cervejariadogma.com.br/


Fonte: Notícia Expressa

segunda-feira, 30 de maio de 2022

BASF promove soluções para filtragem de cervejas e vinhos na Feira Brasil Brau 2022


Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, acontece a Feira Brasil Brau 2022 - maior evento profissional da indústria cervejeira no país, no São Paulo Expo. A BASF vai promover, por meio do stand do parceiro Prozyn, a linha de polímeros sintéticos (PVPP) Divergan®, composta por duas versões: Divergan® F e Divergan® RS voltadas para a filtragem e estabilidade de cervejas e vinhos.

Os excepientes são utilizados para adsorção de polifenóis e metais indesejados, como ferro e cobre, em bebidas com ou sem álcool. Nas alcóolicas, sua ação proporciona estabilidade de sabor - removendo o amargor metálico; de cor e de turbidez sem alterar simultaneamente o caráter da bebida.

“A promoção junto ao parceiro é uma oportunidade das indústrias conhecerem também as versões do polímero com alto poder regenerativo, que oferecem outras duas vantagens aos fabricantes: economia, pois eles investem em uma solução que pode ser reutilizada várias vezes sem perda de eficiência; e sustentabilidade, pois colaboram para a redução de descartes de resíduos ao final das produções“, explica Joana Yamazaki, diretora de Nutrição e Saúde da BASF para a América do Sul.

Os polímeros são insolúveis em todos os solventes comuns e, portanto, podem ser completamente separados da bebida por filtração, sem resquícios de contaminação química e intoxicação alimentar.

A Prozyn vai apresentar inovações naturais e clean label para o setor cervejeiro, seguindo as tendências globais de mercado, como o desenvolvimento de cervejas sem glúten, zero álcool, e low carb/light.


Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111.000 colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações no site.


 Fonte: Máquina CW

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Brasil Brau e Cervejaria Tarantino se unem para realizar a Social Brau, em 29 de maio


O público cervejeiro pode marcar na agenda: no dia 29 de maio, a cervejaria Tarantino abrirá as portas para a Social Brau, festa em aquecimento para a maior feira da indústria cervejeira na América Latina, que acontecerá a partir do dia 30, no São Paulo Expo. Para marcar o reencontro do setor e a volta da bienal Brasil Brau ao calendário – após um hiato em 2021 devido à pandemia –, o domingo contará com muita cerveja, gastronomia, música, bloco de carnaval e animação. Das 13h às 20h, será possível participar da confraternização no local, com consumação paga individualmente. Para quem preferir beber à distância, haverá um cupom promocional de 20% válido durante toda a semana para delivery, o BRAU20.

Logo no dia seguinte e até o dia 1º de junho, o encontro acontecerá no São Paulo Expo. A 16ª Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja reunirá mais de 100 marcas no pavilhão 3 para apresentar tendências em produtos, tecnologias e insumos a um público estimado em 6500 pessoas. Também integram a programação do evento o 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, que tem curadoria do Instituto da Cerveja Brasil e contará com a presença de grandes nomes do mercado nacional e internacional, e a segunda edição do Brewer Lounge. Neste espaço, no coração da Feira, conteúdo e degustações guiadas de cerveja se unirão por meio de painéis liderados por grandes marcas.


Organização e patrocínio

A Brasil Brau 2022 tem promoção e organização da GL events Exhibitions. Patrocinam o evento as empresas Fermentis by Lesaffre e IFF. O Brewer Lounge tem apoio da CHR Hansen e Biomérieux. O Congresso tem patrocínio da HEINEKEN com a Eisenbanh e curadoria do Instituto da Cerveja Brasil (ICB). O Hotel Oficial do evento é o Mercure e Novotel. A Revista Engarrafador Moderno e a Revista da Cerveja, líderes de comunicação no segmento, são apoiadores de mídia da edição, junto com o app Remembeer e o parceiro Bolachas para Chopp.


Sobre a GL events

A francesa GL events é um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, com sede em Lyon. A companhia está presente em 24 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. O grupo já realizou mais de quatro mil eventos, inclusive Copas do Mundo, Olimpíadas, festivais de música e cinema. No Brasil, a companhia mantém escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.


Social Brau

Data: 29 de maio

Local: Cervejaria Tarantino – Rua Miguel Nelson Bechara, 316 – Limão – São Paulo

Hora: 13h às 20h


Consumação paga individualmente. Por delivery, o cupom BRAU20 garantirá desconto de 20% em pedidos durante toda a semana via link: https://deliverydireto.com.br/cervejariatarantino/delivery?hj=menu&dd=menu


Brasil Brau 2022 (confira detalhes da programação no site oficial do evento)

16ª Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira e Brewer Lounge

Data: 30 de maio a 1º de junho de 2022

Horário: Feira de 13h às 20h; Congresso de 9h às 17h

Local: Pavilhão 3 São Paulo Expo Exhibition&Convention Center - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil

Transfer: haverá transporte circular gratuito saindo do Metrô Jabaquara levando os visitantes até o São Paulo Expo e vice versa. Horário do transfer: 12h às 20h


Para acessar a feira, é necessário realizar o credenciamento online gratuito previamente no site da Brasil Brau. Durante os dias de evento, será exigida, na entrada, a comprovação de vínculo com o mercado cervejeiro. Caso não seja um profissional do setor, haverá compra de ingresso durante os dias de evento.


Para participar do Congresso, é necessária a compra da inscrição pelo site da Brasil Brau, que garante acesso aos demais espaços do evento. A dica valiosa é comprar o passaporte para os 3 dias, que dá um desconto em cima do valor diário.


Fonte: Deni Bloch Comunicação

Estande da Abracerva na Brasil Brau será ponto de encontro de cervejeiros


A Associação Brasileira de Microcervejarias – Abracerva estará presente na XVI Brasil Brau com um estande próprio para receber profissionais do setor e promover a conexão e a troca de experiências entre seus associados.

“Ao longo dos anos a Brasil Brau se tornou uma das referências para as microcervejarias. Diante disso, faremos de nosso estande um verdadeiro ponto de encontro para os profissionais do segmento e estaremos disponíveis para receber associados e não associados para falar sobre nossas ações, conquistas e a visão da entidade sobre o mercado”, explica o presidente da Associação, Gilberto Tarantino.

A entidade que possui mais de 700 filiados estará realizando durante a Brasil Brau uma campanha de novas filiações. Podem se associar cervejarias já em operação ou em implantação, ciganas, distribuidores, pontos de venda, fornecedores, profissionais do mercado e sommeliers.

Durante os três dias de feira, a associação também irá aplicar um questionário sobre sommelieria, conduzido por seu núcleo que atua nas questões ligadas à profissão.

Como parte da programação do estande, a Abracerva recebe no primeiro dia de evento, segunda-feira, dia 30, às 16 horas, os criadores do podcast Surra de Lúpulo (@surradelupulo), Ludmyla Almeida, a IPAcondriaca, e Leandro Bulkool, para uma conversa aberta sobre suas experiências no mercado cervejeiro ao longo de 110 episódios do podcast.

Na terça feira, dia 31, às 16h30, Daiane Colla (@daianecolla) e Rosaria Penz Pacheco (@rosariapenzpacheco), da Fermenta Pessoas (@fermenta.pessoas), empresa especializada em recrutamento e seleção para o mercado de alimentação e bebidas, realizam um bate-papo sobre como se posicionar profissionalmente neste mercado.

Ainda na terça-feira, às 18h, o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino (@gibataratino), será um dos palestrantes no Brewer Lounge, o espaço oficial de conteúdo da Brasil Brau. Giba falará sobre os desafios do segmento de microcervejarias, a visão sobre o futuro das cervejas artesanais e como a cultura pode moldar o mercado por meio do associativismo.

Na quarta-feira, dia 1º de junho, às 15h, Leandro Sequelle, da Graja Beer (@grajabeeroficial), estará no estande da entidade para apresentar projetos que têm furado a bolha das cervejas artesanais e ampliado seu alcance, como é o caso da série Ancestralidade, uma parceria da Graja Beer com a cervejaria Avós.

Ainda na quarta-feira, às 17h, encerrando as atividades no estande, Priscilla Colares (@pricolares) comanda um Papo Sommelier sobre a história das confrarias. Na ocasião ela irá falar sobre fatores que podem fazer a diferença para a realização de confrarias de sucesso.


Programação da Abracerva:

Segunda-feira (30/5)

16h - Estande Abracerva

Bate Papo sobre o podcast e mercado

Surra de Lúpulo


Terça-feira (31/5)

16h30 - Estande Abracerva

Como se posicionar profissionalmente no mercado de A&B

Fermenta Pessoas


18h - Brewer Lounge

Gilberto Tarantino

Os desafios da categoria, a visão sobre o futuro das cervejas artesanais e como a cultura pode moldar o mercado via Associação


Quarta-feira (1º/6)

15h - Estande Abracerva

Projetos Cervejeiros fora da bolha

Leandro Sequelle - Graja Beer


17h - Estande Abracerva

Papo sommelier: a história das confrarias

Priscilla Colares


Fonte: OPA Comunicação

Bolo chocolatudo ganha versão cerveja


O que te faria mais feliz nesse friozinho de outono, quase inverno? Uma cerveja gostosa, encorpada e alcoólica, daquelas que aquecem o corpo, ou um pedaço generoso de um bolo bem, bem, bem chocolatudo? Que dúvida, né? E se a gente te contar que a cervejaria Dádiva uniu os dois? Pois é, a produtora paulista acaba de lançar a Gimme Chocolate.

Inspirada naqueles bolos super suculentos, a Gimme Chocolate é uma RIS (Russian Imperial Stout) de corpo médio, com adição de cacau, baunilha e lactose. Nela, a baunilha e a lactose estão em equilíbrio com as notas amargas do cacau, o que a torna uma cerveja intensa. Para os muito chocólatras, uma dica amiga: experimente harmonizar essa cerveja com sobremesas que levam chocolate amargo. Hummmm!

A Gimme Chocolate vem em latas de 473 ml e já está disponível em bares, mercados especializados e e-commerces do Brasil todo. Tem também no “Monte seu Pack”, na loja virtual da cervejaria Dádiva. O preço sugerido é R$33,90.


Sobre a Dádiva

Produtora artesanal paulista escolhida por dois anos consecutivos (2019/20) como a melhor cervejaria do Brasil pelo Rate Beer, a Dádiva é uma cervejaria que se desafia e que se aprimora a todo tempo, explorando suas possibilidades cada vez mais a fundo, com originalidade. É uma produtora nacional reconhecida pela sofisticação, sutileza e cuidado com os detalhes na seleção dos ingredientes, na elaboração das receitas, nos processos de produção, na escolha dos parceiros e no modo como se posiciona, se engaja e se comunica com o mundo.

Tem à frente de sua gestão dois dos principais nomes do mercado nacional de cervejas, os sócios Luiza Lugli Tolosa - fundadora, administradora de empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e uma das principais porta-vozes femininas no meio cervejeiro - e Victor Pereira Marinho, cervejeiro há 11 anos e mestre cervejeiro responsável pelas criativas receitas da cervejaria. Ambos possuem especializações cervejeiras pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB).

Desde sua inauguração, em 2014, a marca já lançou mais de 200 rótulos de cervejas. Além de vender seus produtos em todo o território brasileiro, a cervejaria também ganhou espaço nas geladeiras de países como Holanda, Dinamarca, Suécia, Suíça, Bélgica, França, Finlândia, Luxemburgo e outros tantos, já que os e-commerces da Holanda viabilizam a distribuição das bebidas da Dádiva a todo o território europeu. A cervejaria começou a exportar seus produtos em 2018.


Fonte: Ônix Press

Chef Lili Aguiar comemora Dia do Hambúrguer com sugestão feita com peixe


Dia 28 de maio é uma das datas mais gostosas do calendário gastronômico, afinal, é o Dia Mundial do Hambúrguer, um dos sanduíches mais amados em todo o mundo que se adaptou a várias culturas e ganhou novos ingredientes para ficar ainda mais gostoso.

Considerado uma das refeições mais democráticas, o hambúrguer surgiu na Alemanha, na região de Hamburgo – por isso o nome – por volta do século XVII como um bolinho frito de carne moída temperada.

Gostosos, fáceis de comer e com preço acessível esses bolinhos ficaram famosos 200 anos depois, quando os primeiros imigrantes alemães chegaram aos Estados Unidos levando a receita dessa delícia na bagagem. Foi lá que surgiu a ideia de colocar a carne no meio de duas fatias de pão e de acrescentar outros ingredientes como queijo, alface, tomate e cebola.

Em pouco tempo os trabalhadores, que precisavam de refeições rápidas e nutritivas para terem mais energia, passaram a consumir os hambúrgueres o que ajudou a popularizar o lanche.

Hoje, o hambúrguer, depois de conquistar o mundo, ganhou uma conotação gourmet com várias receitas feitas com ingredientes sofisticados e assinadas por chefs renomados. Inclusive, a carne vermelha não é mais usada com exclusividade no sanduíche que ganhou novas versões com salmão, peru, frango e até vegetarianas.

Para comemorar essa data tão importante a chef Lili Aguiar preparou uma versão feita com Saint Peter que, além de ficar mais leve, também trouxe um sabor requintado para o sanduíche. “Usei esse peixe porque seu sabor suave e textura tenra combinaram muito bem com queijo, pimentão e alho poró que proporcionaram um sabor super diferenciado para o sanduíche”, acrescenta a chef.

Para quem quer aproveitar a data e preparar uma versão diferente, segue a receita e as dicas da chef:


HAMBURGUER DE SAINT PETER

Ingredientes:

3 filés de saint peter (cerca de 350 g)

½ cebola

1 ovo

¼ de xícara (chá) de farinha de rosca

2 talos de cebolinha fatiados

raspas de 1 limão

1 colher (chá) de cúrcuma

½ colher (chá) de coentro em pó

1 colher (chá) de sal

azeite a gosto


Para montagem:

Molho de mostarda com maionese

Alface picada

Queijo prato

1/2 pimentão grelhado

1 talo de algo poro refogado


Modo de preparo:

Faça o pré-preparo descasque e corte a cebola em cubos médios; corte os filés de peixe em pedaços menores assim fica mais fácil para triturar; numa tigela pequena quebre o ovo e reserve. Raspe a casca do limão sem chegar até a parte branca, que amarga o preparo.

No processador, coloque os pedaços de peixe e bata bem até triturar se necessário, pare de bater e misture com uma colher para triturar por igual. Junte a cebola, as raspas de limão, a cúrcuma, o coentro, o sal e bata até formar uma massa lisa. Por último, adicione o ovo e bata apenas para misturar.

Transfira a massa de peixe para uma tigela grande, junte a cebolinha picada, a farinha de rosca e misture bem até dar o ponto para modelar a massa deve soltar da lateral da tigela mas ainda estar úmida.

Para modelar umedeça as mãos com água, retire uma porção da massa e enrole formando uma bola um pouco maior que a de pingue-pongue; achate levemente para formar o hambúrguer e transfira para uma travessa. Repita com toda a massa.

Leve uma frigideira, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (chá) de azeite e coloque quantos hambúrgueres couberem, um ao lado do outro. Abaixe o fogo e deixe dourar por 3 minutos de cada lado.

Vire novamente e deixe dourar mais 1 minuto de cada lado assim eles não queimam por fora nem ficam crus por dentro. Transfira para um prato, regue a frigideira com mais azeite e repita com o restante. Monte o hambúrguer e sirva em seguida.


Fonte: Matéria Primma

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Amázzoni Gin é apoiadora do Vibra Open Air, maior cinema a céu aberto do mundo


Mais do que representar a sétima arte, as produções audiovisuais são responsáveis por pavimentar e manter vivo, através de sons e imagens, o inconsciente coletivo com um repertório diverso de histórias reais ou fictícias. Depois de dois anos de pandemia, o maior cinema a céu aberto do mundo, Vibra Open Air, retorna em clima de festa, comemorando seus 20 anos. A marca brasileira Amázzoni será o gin oficial do evento, trazendo uma experiência com bar proprietário e vale drinque surpresa para o público. 

O evento, que desde sua primeira edição se destaca por promover a democratização e a pluralidade da arte na curadoria dos filmes e atrações musicais, ocorre entre os dias 25 de maio e 12 de junho, no Jockey Club de São Paulo. Idealizado e realizado pela D+3 Produções, de Renato Byington, o cinema com a maior das telas exibirá, este ano, 23 filmes dos mais diferentes gêneros, para todos os gostos e idades, e ainda promoverá shows únicos e oficinas em uma área com acessibilidade e um charmoso espaço gastronômico.

Com exclusividade no segmento, Amázzoni terá um bar proprietário com posição de destaque no evento que receberá 750 mil pessoas nesta temporada, em 640 sessões e 128 shows, além de distribuir 1 milhão de sacos de pipocas gratuitamente. No bar Amázzoni, mixologistas oferecerão ao público a chance de experimentar drinques muito especiais, que exploram ingredientes naturais e brasileiros, feitos com o Amázzoni Dry, gin tradicional da marca.

As vendas online já estão disponíveis através do site da Sympla, que também  apresenta toda a programação do evento. Para essa edição especial, o Vibra Open Air 2022 organizou os filmes em categorias: Noite Telecine, Clássicos/Cult, Pipoca, Família e Sessão Dupla. Além disso haverá espetáculos musicais e apresentações instrumentais nos dias de abertura e de encerramento, após as sessões nacionais e às quintas-feiras.


Vibra Open Air 2022 -  20 anos - São Paulo

25 de maio a 12 de junho, de quarta a domingo

Jockey Club de São Paulo: Av. Lineu de Paula Machado, 1263 - Cidade Jardim

Vendas online: Sympla - www.sympla.com.br/vibraopenair

Ingressos: a partir de R$ 25 (meia) e R$ 50 (inteira)


Fonte: Agência Lema

Lagoon expande participação no mercado e fecha parceria com a Casa Olec

A marca mineira Lagoon está em crescimento e aumenta sua entrada no mercado. Dessa vez, a marca acaba de fechar parceria com a conhecida Casa Olec, especializada em cervejas artesanais.Essa parceria será tanto em parte das chopeiras da casa como nos deliverys da bebida.

“A ideia nossa era para termos um representante dentro de Belo Horizonte e claro um representante de renome, então, não pensamos muito e fomos até a Casa Olec que gostou do projeto e aceitou este desafio! Tê-los como nossa parceira nos dá a tranquilidade de poder trabalhar mais e melhor na região metropolitana”, fala Thiago Carneiro, responsável pela área comercial da Lagoon.

Trata-se de umaaliança importante no mercado, porque é a junção de duas marcas mineiras para atender melhor a região metropolitana. Como a fábrica da Lagoon, é no interior, o fato da Casa Olec ser agora um distribuidor, facilita os processos  e os torna mais ágeis. Por exemplo, se tiver um problema em uma chopeira a manutenção é mais rápida e eficaz.

Com um ano, a Lagoon já tem uma participação importante no mercado, estando em vários pontos de vendas e supermercados, como o Verdemar.

E possível encontrar nas gôndolas todos os cinco rótulos: Triple Malt Pilsen, Lager, Amber Lager, Session IPA e American IPA.

A marca planeja ainda uma grande expansão em pontos de vendas como bares, restaurantes, eventos, mas é fundamental parceria com lojas no estilo auto-serviçopois isso possibilita o acesso do consumidor aos produtos da Lagoon e assim conhecer essa grande novidade do mercado de artesanais mineiro, tão concorrido e com players de excelente qualidade.


LagoonBeer:

Cerveja Lagoon já é sucesso no mercado.  Produzida na Indústria de Bebidas Capim Branco em Sete Lagoas, chega ao mercado com cinco rótulos, sendo eles: Triple Malt Pilsen, Lager, Amber Lager, Session IPA e IPA. A fábrica localizada em uma fazenda possui em sua frente uma lagoa e por isso a origem de seu nome: Lagoon. E a começar pelo seu rótulo com cortes exclusivos e diferenciados, a marca não veio para ser mais uma.

“Pensamos na Lagoon como um produto diferenciado, que irá atingir ao público jovem e que aprecia bebidas de qualidade, com apresentação, sabor, inovação. Pensamos em diferenciar nosso produto desde a sua concepção”, explica Thiago Carneiro, responsável pela área comercial da Lagoon.

Os gestores da empresa resolveram criar uma nova marca de cerveja e destilados para entrar forte no mercado. “Pretendemos entrar nos principais bares e restaurantes de BH e interior, e redes de supermercados”, explica Thiago.


Rótulo: um caso a parte

O rótulo é um caso a parte. Ele foi todo trabalhado de maneira audaciosa. Foram muitas pesquisas em busca de algo que saísse do tradicional e marcasse um novo produto no mercado e após longos três meses o produtofinalfoi aprovado.


Um pouquinho sobre as cervejas

Triple Malt Pilsen: Fusão de três maltes nobres da Bélgica, Rússia e Alemanha deixam essa cerveja com uma alta drinkability e refrescância. Cerveja de baixa fermentação e elaborada com lúpulos especiais.

Lager: Uma lager revolucionária. Em seu DryHopping muitas doses do lúpulo CTZ, que te leva aos aromas cítricos, herbais e picantes.

Amber: Cerveja de baixa fermentação, coloração avermelhada e espuma cremosa. Leve e equilibrada, com aromas e sabores que remetem ao toffee.

Session IPA: Com base maltada é uma cerveja leve e com uma generosa carga de lúpulos. Com teor alcoólico baixo e amargor equilibrado.

IPA: é uma American IPA, equilibrada e saborosa, com carbonatação moderada, espuma média e formação de notas frutadas e cítricas.


Sobre a Capim Branco:

A Indústria de Bebidas Capim Branco surgiu em 2006 como Cervejaria Artesamalt e se estabeleceu no mercado como uma das principais marcas de chope Pilsen em bares e restaurantes de BH e região. Em 2014 a empresa mudou seu foco para poder atender diferentes marcas de cervejas e destilados, como “ciganos” e “White Label”.Por isso, passou a se denominar Inbeca.


Serviço:

https://www.lagoonbeer.com/

https://www.instagram.com/lagoon.beer/


Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Doktor Brau traz ação especial para Dia dos Namorados


A data mais romântica do ano está chegando e, para quem quer comemorar com brinde especial, a cervejaria mineira Doktor Brau, em parceria com os bares Backstage Meat and Heat, Let’s Pork e Sacura Gastrobar, darão chope em dobro no sábado (11/12), das 18h00 às 21h00, e no domingo (12/12), com horários diferentes em cada estabelecimento.

Os chopes que estiverem engatados no dia farão duplamente o brinde especial dos apaixonados. Para participar da ação não é necessário fazer reservas.


Sobre a Doktor Brau

Fundada em 2015, a Doktor Brau nasceu da união de um médico e um farmacêutico. Amigos de infância, os sócios levaram suas expertises ao universo cervejeiro. O resultado é uma marca que coloca o cliente no centro da atenção e preza pela excelência nos processos fabris. Além disso, tem como marca registrada a criatividade dos rótulos e nomes de seus produtos. A fábrica da Doktor Brau está localizada em Congonhal, no sul de Minas Gerais, a 180km de São Paulo capital. Possui área fabril de 3.000 m2 em um terreno de 16.000m2. A estrutura fabril conta com área de brasagem, adega, dealcolizador, linha de envase de garrafa e lata. Além de uma grande área de estoque que conta com a sala de malte e câmara fria de 200m3.


Fonte: Ônix Press

quarta-feira, 25 de maio de 2022

BarraShopping e VillageMall realizam nova edição do Degusta Burger


Entre os dias 27 e 29 de maio, o BarraShopping e o VillageMall promovem o Degusta Burger, um evento que reunirá alguns dos melhores hambúrgueres da cidade e shows com bandas de diferentes estilos musicais para animar o público.

No BarraShopping, o Degusta Burger acontece no Parque Externo, próximo à portaria M1, e contará com a participação de food trucks como Hell’s Burguer, Filhos da Mãe, Fla -- hamburgueria oficial do Flamengo -, cervejaria Máfia, Confraria Paulistânia, Ice Churros, entre outros. Os shows ficam por conta da banda Os Bartira, na sexta-feira (27) às 19h; Plano R e Califórnia 55, no sábado (28) às 17h e 19h30; e no domingo (29), sobem ao palco a Família Cristelo (17h) e a Riverside Jack (19h30).

Já no VillageMall, o evento acontece nos jardins da área externa, localizados na lateral do mall. Entre os participantes estão Jay Jay Truck, Ossos, Tudo na Brasa, Carvalho’s, El Poncio e Suzie Burger. Quem quiser variar o cardápio, também vai encontrar sugestões do Crepe Bon Profit e do Kiki Pão de Alho, além das delícias e sobremesas do Churros Rebola Queixo. Além das opções dos trucks nos jardins, restaurantes do shopping como Nolita, O Fado, Itacoa, El Poncio e Pobre Juan, também trazem versões do sanduíche mais amado do mundo.

Para animar o final de semana, as apresentações musicais começam na sexta-feira (27), às 19h30, com a banda DVK. Já no sábado, o Gopala embala o público, às 16h, e o Moa, às 20h. Domingo, dia 29, encerram o evento as bandas Popcast, às 16h, e Go Black, às 19h. Toda a programação e trucks participantes podem ser conferidos no superapp Multi. Clientes MultiVocê Gold terão benefícios exclusivos no evento.


Degusta Burger BarraShopping

Endereço: Avenida das Américas 4.666, Barra da Tijuca -- Parque Externo, próximo à portaria M1

Data: entre 27 e 29 de maio

Horários: sexta: das 17h às 22h; sábado: das 13h às 22h; e domingo: das 13h às 21h.


Shows:

Dia 27/5 -- sexta-feira: 19h -- Os Bartira

Dia 28/5 -- sábado: 17h -- Plano R / 19h30 -- Califórnia 55

Dia 29/5 -- domingo: 17h -- Família Cristelo / 19h30 -- Riverside Jack


Degusta Burger VillageMall

Endereço: Av. das Américas, 3900 - Barra da Tijuca -- Jardins L1

Data: entre 27 e 29 de maio

Horários: sexta: das 17h às 22h; sábado: das 13h às 22h; e domingo: das 13h às 21h.


Shows:

Dia 27/5 -- sexta-feira: 19h30 -- DVK

Dia 28/5 -- sábado: 16h -- Gopala / 20h -- Moa

Dia 29/5 -- domingo: 16h -- Popcast / 19h -- Go Black


Fonte: In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

IFF Mostra na Brasil Brau Como Impulsionar a Sustentabilidade e Capturar Oportunidades Inexploradas na Produção de Cerveja


A IFF apresentará sua linha de soluções enzimáticas no maior evento profissional para o setor cervejeiro do Brasil, a Brasil Brau 2022, de 30 de maio a 1º de junho no São Paulo Expo. Os visitantes aprenderão sobre como as enzimas podem aumentar a sustentabilidade na produção de cerveja e terão a chance de explorar como sair do comum ao inovar em áreas de oportunidades inexploradas na indústria cervejeira brasileira.

Rodrigo Sanches da Silva, da IFF, mestre cervejeiro pelo Instituto de Pesquisa e Educação Cervejeira de Berlim, fará uma apresentação sobre como as enzimas podem reduzir o impacto ambiental da fabricação de cerveja em 1º de junho, às 11h45.

“Vamos abordar como as indústrias podem usar soluções enzimáticas para produzir cervejas com menor impacto ambiental, reduzindo custos, mas sem perder as propriedades de qualidade das bebidas”, afirma Silva, especialista sênior em aplicações para cervejaria da IFF Health & Biosciences.

De acordo com um levantamento encomendado ao Euromonitor pelo SINDICERV (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), as vendas de cerveja no Brasil aumentaram desde 2019. Em 2021, o consumo geral aumentou 7,7%, totalizando 14,3 bilhões de litros. "O consumo vem crescendo em meio a uma diversificação de mercado sem precedentes", comenta Gonzalo Quesada, Diretor Regional de Vendas para Food Enzymes da IFF na América Latina. “Quem aprecia cervejas está mais informado, criterioso e ávido por novas experiências. Nosso papel é permitir que as indústrias satisfaçam e surpreendam seus públicos. Nosso amplo portfólio, profundo conhecimento técnico e compromisso em combinar ciência e criatividade podem ajudar a fortalecer ainda mais a indústria”, complementa o executivo.

“A pesquisa da Euromonitor mostra que a cerveja sem álcool deve crescer em popularidade no Brasil”, observa Fábio Bax Junior, Principal Designer da IFF. “E a cerveja com teor alcoólico reduzido, já um sucesso em outros países, é uma oportunidade ao alcance das marcas nacionais.”

Bax Junior apresentará a palestra “Bebidas Zero Álcool (NO & LOW Alcohol): entendendo melhor a tendência mundial e os novos conceitos para cervejarias”, no Brewer Lounge, dia 30 de maio, às 14h. Ele compartilhará dados de mercado e tendências sobre essa categoria em ascensão no mercado brasileiro.

Para mais informações sobre a Brasil Brau, acesse este link.


Sobre a divisão Health & Biosciences da IFF

Inspirada pela natureza e distinguida por suas capacidades de biociência e microbioma de classe mundial, a divisão Saúde e Biociências da IFF é uma parceira líder em inovação para clientes em uma ampla gama de produtos de consumo, setores industriais e agrícolas. A divisão de Saúde e Biociências da IFF trabalha em estreita colaboração com nossos clientes para aprimorar produtos -- e seus processos -- para fornecer soluções mais seguras, saudáveis e sustentáveis.

 

Bem-vindo à IFF

Na IFF (NYSE: IFF), líder no setor de alimentos, bebidas, saúde, biociências e experiências sensoriais, ciência e criatividade se encontram para criar soluções essenciais para um mundo melhor -- desde ícones globais até inovações e experiências inesperadas. Com a beleza da arte e a precisão da ciência, somos um coletivo internacional de pensadores que fazem parcerias com clientes para trazer aromas, gostos, experiências, ingredientes e soluções para produtos que o mundo deseja. Juntos, faremos mais bem para as pessoas e para o planeta. 


A Ventana Bar promove ação especial para comemorar o Dia Mundial do Hambúrguer em São Paulo


No dia 28 de maio, é celebrado o Dia Mundial do Hambúrguer, símbolo do fast food e uma das comidas mais consumidas no mundo, sendo o prato favorito de muitas pessoas. Encontrado de diversas maneiras no mercado, o hambúrguer está muito presente nas refeições brasileiras e, por isso, tem um dia só dele. E nada melhor que comemorar esse dia apreciando um delicioso hambúrguer, em um ambiente descontraído e aconchegante, não é mesmo?

Pensando nisso e em oferecer não só um dia, mas uma semana inteira para comemorar, o A Ventana Bar (@aventanabar), espaço da holding gastronômica Turn the Table na capital paulista, localizado na charmosa Praça dos Omaguás, em Pinheiros, oferece aos visitantes, de 28/05 a 03/06, uma promoção exclusiva para curtir a data em grande estilo: um combo especial do Hambúrguer da Casa - sanduíche pensado exclusivamente para os clientes da casa, feito com um delicioso hambúrguer, rúcula, queijo canastra, tempurá de cebola com geleia de pimenta, no pão de brioche - servido com porção de fritas, um refrigerante ou chá gelado e uma bomba de chocolate como sobremesa, por apenas R$40.

O espaço oferece ao público uma experiência única para todos os momentos do dia, com um vasto menu conceito, desenvolvido a partir de diversos cafés especiais, comidas e drinks brasileiros e que contempla opções para todos os momentos do dia, desde o café da manhã até o jantar, além de proporcionar uma atmosfera de calmaria e paisagens extraídas do campo e levadas diretamente para a cidade. A casa ainda oferece uma extensa carta de cafés e drinks autorais, sendo uma ótima opção para o happy hour.

O A Ventana Bar funciona todos os dias, das 8h às 23h, incluindo finais de semana e feriados, e, além da casa em Pinheiros, conta também com um quiosque no famoso Mercado Municipal de São Paulo, no Centro Histórico.


Serviço:

A Ventana Bar (@aventanabar)

Endereço: Praça dos Omaguás, 110 - Pinheiros - SP

Horário de Funcionamento: 8hs às 23hs

Reservas: (11) 97482-3451 ou no Instagram @aventanabar


Sobre a Turn The Table Brasil

Empresa proprietária das marcas O Pasquim Bar e Prosa, Vero! Coquetelaria e Cozinha, A Ventana Bar e A Saideira, com 12 operações em São Paulo e no Rio de Janeiro.


Fonte: Agência Brands

Baden Baden se torna a primeira marca de cerveja no país a promover experiência de harmonização por meio de assistente virtual

Baden Baden é referência quando o assunto é inovação. Reforçando o pilar de “Experiências Como Nunca”, uma das primeiras marcas de cervejas artesanais no Brasil lança com ineditismo a campanha “Baden Baden Home Bar”. A iniciativa une a tecnologia da assistente virtual Alexa e Google Assistent à degustação de cervejas e visa trazer conteúdo exclusivo ao consumidor que deseja aprender sobre harmonização de forma descomplicada.

Por meio da ferramenta, o consumidor consegue dar o comando de voz para o software: “Falar com Baden Baden" e ser orientado pelas respostas da ferramenta. Após a escolha do estilo de cerveja, é possível optar pelas dicas de harmonização ou fazer uma degustação guiada, que oferece uma série de experiências explicativas e sensoriais com a bebida.

Entre as possibilidades de combinações do líquido estão os rótulos: Baden Baden Golden Ale, com sabor levemente adocicado e a adição de canela e frutas vermelhas aos seus ingredientes, que conferem um delicioso aroma frutado à cerveja; Baden Baden Witbier, que equilibra o cítrico da laranja com a leve picância da semente de coentro; a Baden Baden Cristal, que é uma Pilsen, estilo leve, refrescante e muito equilibrada; e a Baden Baden Ipa, levemente amarga, de sabor cítrico pela presença do maracujá e dos lúpulos americanos.

O projeto vai além e a experiência Home Bar promete transcender para fora de casa. O tradicional tour à Fábrica, em Campos do Jordão, apresenta a nova ferramenta aos consumidores, que permitirá que o público teste a novidade.

A campanha se expande para as redes sociais da cervejaria, que recorreu a influenciadores digitais, como Mauro Nakada, Yasmin Yassine, Bruno Van Enck e Gabriela Hebling para mostrarem de forma didática o funcionamento da ferramenta na prática. “Acreditamos que a tecnologia pode ajudar muito a aproximar os nossos consumidores e sermos pioneiros neste projeto é extremamente importante para Baden Baden. Mais do que isso, o nosso maior objetivo é conseguir proporcionar uma imersão ao universo da marca de forma interativa, contribuindo na hora da compra e no momento entre amigos e família”, aponta Lucas Pires, gerente de marketing do grupo HEINEKEN.

A assistente virtual Baden Baden está disponível através dos aparelhos Echo Dot e Google Nest, além de versões para Android e IOS.


SOBRE BADEN BADEN

Baden Baden é uma das primeiras cervejarias artesanais do país, nascida em 1999, e tem a paixão por cerveja em seu DNA. Fundada em Campos do Jordão por quatro amigos que se aventuraram no mundo cervejeiro buscando criar receitas autorais para sua choperia, a marca tem o propósito de criar sabores e aromas que surpreendam; por isso seus líquidos já conquistaram mais de 130 prêmios nacionais e internacionais. Seus principais rótulos são: Cristal, pilsen sofisticada e com sabor equilibrado; Golden Ale, combinação marcante da canela e frutas vermelhas; IPA, sabor intenso com suco de maracujá na receita, e Witbier, cerveja de trigo muito refrescante, com laranja e semente de coentro, já eleita a melhor do mundo. A marca conta ainda com rótulos sazonais, igualmente premiados. Baden Baden é uma das marcas integrantes do segmento Craft, do Grupo HEINEKEN no Brasil.


Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas microcervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau, Kirin Ichiban, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.


Serviço:

Baden Baden

Site

Home Bar

cervejabadenbaden


Fonte: Index Conectada

terça-feira, 24 de maio de 2022

Dia da Indústria: setor da cerveja impulsiona economia brasileira


Na próxima quarta-feira, 25 de maio, é o dia de lembrar e valorizar a Indústria, o setor mais importante para o crescimento do país e que representa 22,2% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). E como não poderia ser diferente, o setor cervejeiro aproveita a ocasião para homenagear a indústria nacional reiterando seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. Afinal de contas, a cadeia produtiva da cerveja é uma das forças motrizes que impulsiona a economia brasileira.

A relevância da cerveja não está apenas no coração dos brasileiros, mas também em sua contribuição direta na geração de empregos, renda e tributos, além de trabalhar de forma integrada a diversos setores como varejo, agronegócio, logística, serviços, entre outros.

Em números, o setor cervejeiro representa 2% do Produto Interno Bruto e contribui com mais de R$ 25 bilhões em impostos. É responsável também por mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos e por uma massa salarial de R$ 27 bilhões. A cadeia, que abrange mais de 1,2 milhão de postos de vendas espalhados por todo o país, bares e restaurantes, mercados de embalagens e logística e uma frota de aproximadamente 40 mil veículos até chegar ao lar dos brasileiros.

“O setor cervejeiro é um multiplicador de empregos. Para se ter uma ideia do que estamos falando, estudo realizado em 2019 pela Fundação Getúlio Vargas para o SINDICERV revela que, a cada emprego em uma cervejaria, outros 34 novos postos de trabalho são criados na cadeia produtiva”, explica Luiz Nicolaewsky, superintendente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja -- SINDICERV.

Ademais, recente estudo da Oxford Economica para a Worldwide Brewing Alliance (WBA), que representa aproximadamente 90% da produção mundial de cerveja e da qual a entidade é filiada, no Brasil, o setor cervejeiro gera o equivalente a 98% dos empregos da cidade de Fortaleza e movimenta uma economia próxima a 97% do PIB de Porto Alegre.

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás da China e dos Estados Unidos, com uma produção anual de mais de 14,3 bilhões de litros.


Sobre o SINDICERV 

O SINDICERV -- Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja é a entidade que representa há mais de 70 anos o setor. Atua continuamente para o debate de regulamentos, leis, normas, políticas públicas e práticas que contemplem a evolução e o desenvolvimento da indústria nacional da cerveja e suas respectivas cadeias produtivas e que beneficiam absolutamente todos os atores do setor, sejam eles pequenos, médios ou grandes fabricantes.


\Fonte: FSB Comunicação