A modalidade ganhou recentemente uma resolução do CFT, a Resolução n.º 259/2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 5 de abril, estabelece atribuições, prerrogativas e campos de atuação para os profissionais.
O presidente do CFT, Solomar Rockembach, enfatiza que o profissional da modalidade pode assumir responsabilidade por estudos, serviços e projetos, como é o caso dos laudos técnicos e vistorias em cervejarias, por meio da emissão do Termo de Responsabilidade Técnica (TRT).
Formação
Entre os 17 cursos da modalidade atualmente cadastrados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) do Ministério da Educação (MEC) está o do Instituto Federal Catarinense (IFC) no campus Brusque, cidade localizada a 70 quilômetros da capital.
Segundo a coordenadora, Tatiane Carvalho, o curso criado em 2019 é gratuito e certificado pelo MEC, e conta com um currículo com duração de dois anos e 1.200 horas de aula, sendo 40% de atividades práticas, incluindo visitas técnicas em cervejarias de Brusque e região, maltearias e plantação de lúpulo. Carvalho destaca ainda a excelência da formação do corpo docente, que inclui doutores em áreas como Biotecnologia, Física e Gastronomia.
“Nossos alunos saem aptos tanto para trabalhar em pequenas e grandes cervejarias como para formar sua cervejaria”, afirma a coordenadora, que também enfatiza as crescentes oportunidades de trabalho na região. Segundo dados do Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), publicado em 2023, Santa Catarina é o estado com maior número de cervejarias por habitante em todo o Brasil.
Atribuições
Dentre as atribuições destacadas na normativa estão a coordenação e supervisão de atividades de fabricação de cerveja, a realização de análises químicas, físicas, biológicas e sensoriais, e a planejar e executar o comércio de cervejas, que destacam o caráter abrangente do exercício profissional, que vai desde a escolha e análise da matéria-prima à comercialização.
A proposta, aprovada durante a 36ª Sessão Plenária Ordinária do CFT, foi elaborada pela Comissão de Educação e Exercício Profissional (CEEP) do CFT, integrada por conselheiros federais: o coordenador Ary Maia (PA), coordenador adjunto Valdeon Bueno (GO) e o membro titular Félix Carneiro (MA), assim como os membros suplentes .Vicente Cardoso (RJ) e Francisco Almeida (RN).
Fonte: Central de Conteúdo - CFT/CRTs
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club