Por muito tempo o vinho era a principal bebida associada à gastronomia, mas isso vem mudando. Com o crescimento do mercado das cervejas artesanais elas foram se aproximando cada vez mais da culinária. “Tudo começou com a harmonização, já que por ter uma variedade maior de ingredientes, a cerveja traz maiores possibilidades nesse quesito”, conta Renan Leonessa, chef da Cervejaria Madalena.
Com o crescimento da tendência de harmonização com cervejas, os chefs começaram a inserir ela no preparo de pratos como ingrediente. “Por ter uma grande variedade de rótulos as possibilidades são infinitas. É possível utilizar a cerveja em preparos como uma marinada, para trazer sabor e suculência para carnes ou até para dar liga a massa de um empanado que depois de frito fica muito mais crocante’, explica o chef.
Os preparos mais técnicos da alta gastronomia também podem ser feitos com a cerveja. Um exemplo é a elaboração do risoto, que no lugar de utilizar o vinho branco como base alcoólica pode se substituir por uma cerveja.
A dica aqui é escolher a que combine com o sabor do prato, ou seja, um risoto de carne pode ser preparado com Lager ou Amber Ale. Já um com peixes ou frutos do mar vai muito bem com a Witbier que é mais leve e frutada.
“O preparo de molhos traz a cerveja, seja como base para reduzir e concentrar os sabores ou para deglacear o fundo da panela de um preparo anterior. Esses molhos podem acompanhar pratos clássicos, contemporâneos e até os queridinhos hambúrgueres”, finaliza Renan.
Cervejaria Madalena
Endereço: Rua Araçatuba, 137 - Santa Maria - Santo André, SP
Site: https://www.cervejamadalena.com/
Instagram: @cervejamadalena
Instagram: @emporiomadalenasp
Mais informações pelo telefone (11) 4800-0500 e WhatsApp: (11) 9.7133–4650
Fonte: Máxima Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club