Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Dádiva relança Black Mist em versão Coffee Imperial Stout


Aos amantes de café, uma excelente notícia: chega ao mercado nesta semana a nova versão da Dádiva Black Mist. A receita não muda, é a mesma da original, mas este novo lote traz uma Coffee Imperial Stout em que o aroma e o sabor do café e da torra aparecem com muito mais intensidade, o corpo está extremamente aveludado e o álcool (que permanece alto, na faixa do 10,9%) vem muito melhor inserido, compondo uma cerveja muito mais equilibrada. 

Essa Black Mist tem coloração bastante escura e é a acompanhante perfeita de pratos fortes. Algumas dicas de harmonização são preparos com carnes vermelhas de sabores intensos e sobremesas de café e/ ou chocolate amargo. O ideal é não servi-la tão gelada, mantendo-a entre 8°C e 12°C.

A Black Mist tem a mesma base de receita da antiga Dark Forest: além dos ingredientes base, vem com adição de nibs de cacau, baunilha, chips de carvalho e café. A cervejaria já lançou, anteriormente, mais duas versões dela: a Black Mist Maple (com adição de maple wood, madeira que produz o famoso xarope feito a partir da seiva de uma árvore na América do Norte) e a Black Mist Vanilla (com adição extra de baunilha).

Ela está disponível em latas de 473ml e pode ser encontrada nos principais estabelecimentos especializados em cervejas artesanais do país.

Fonte: ÔNIXPress

Marco de La Roche fala sobre o papel da educação na evolução do setor de coquetelaria


Com o desafio de montar e gerir a grade de conteúdo do BCB São Paulo, principal evento de destilados premium da América Latina, Marco de La Roche está certo do papel fundamental da educação no desenvolvimento dos profissionais do setor no Brasil e em toda a região. Ainda reunindo os nomes que participarão da edição 2020, o especialista fala da preocupação com a escolha dos temas e preparo das apresentações técnicas para que bartenders, mixologistas, donos de bares, restaurantes e responsáveis por bebidas em hotéis tenham uma experiência de real impacto no evento.

Ainda não existe um curso superior com foco em coquetelaria no Brasil. O aprendizado, em grande parte, vem da prática do dia a dia, de cursos livres e de workshops com referências de mercado. Para Marco de La Roche, este cenário deixa algumas lacunas. “Principalmente em relação ao campo criativo, histórico e analítico. Infelizmente, o foco de educação profissional está voltado para a reprodução de receitas e de frases prontas. Isso limita a capacidade de questionar as coisas, de se interessar pelo novo e, por consequência, o pertencimento à profissão”, explica.

Logo na primeira edição, o BCB São Paulo surpreendeu o público com palestras nacionais e estrangeiras de altíssimo padrão, traduzindo as principais tendências globais para as características e necessidades do mercado local, o que resultou em uma grande adesão e aprovação do público visitante, ávido por atualização e conteúdo. “Em 2020, nosso objetivo é aumentar a quantidade de espaços para estas experiências, mas sempre com o foco em qualidade. Nossa intenção é que os visitantes saiam do evento capacitados nos temas que serão propostos”, adianta o diretor de educação.

Histórico de sucesso

O BCB São Paulo reuniu 3.200 profissionais do setor de bebidas em 2019.
Foram 45 horas em experiências de conteúdo, divididas em 4 áreas. “Arena”, que reuniu 1647 participantes; “Bar Mentoring”, 954; “Palco”, 955”; e “Tasting Room”, com 445.
O evento trouxe mais de 60 palestrantes nacionais e estrangeiros, como Carolina Oda, hoje embaixadora, Angus Winchester, Neli Pereira, Lynette Marrero, Philip Duff, Luca Picchi, Rafael Mariachi, Mônica Rossetto, entre outros.

Planeje a sua visita

A programação educacional e o credenciamento on-line devem ser disponibilizados em breve, mas já é possível deixar os dados no site da feira para ser avisado sobre o registro e se organizar para a visita em São Paulo. Quanto antes, melhor, principalmente para quem vem de fora do Brasil. É claro que a organização do BCB pensou em recursos para facilitar este processo, com descontos em passagens aéreas e opções de hospedagem. Confira no site www.barconventsaopaulo.com.br.

BCB São Paulo
15 e 16 de junho de 2020
Expo Barra Funda
Rua Tagipuru, 1001
Barra Funda – São Paulo

Sobre o BCB São Paulo

É a principal feira de destilados premium para profissionais que trabalham com bebidas em bares, restaurantes, hotéis e eventos no Brasil e na América do Sul. A primeira edição, realizada em 2019, foi muito bem recebida pelo setor pela mescla de negócios, networking e conteúdo qualificado, reunindo grandes referências nacionais e internacionais. O BCB São Paulo traz para o país o conceito de sucesso na Alemanha, onde acontece desde 2007, e nos Estados Unidos, desde 2018.  Saiba mais em www.barconventsaopaulo.com.br

Sobre a Reed Exhibitions

Principal organizadora de eventos do mundo, com mais de 500 eventos em mais de 30 países. Em 2016 a Reed reuniu mais de sete milhões de participantes em eventos de todo o mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje os eventos da Reed são realizados em toda a América, Europa, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e África, organizados por equipes em 38 escritórios. A Reed Exhibitions atende a 43 setores da indústria com eventos comerciais e de consumo. Faz parte do RELX Group plc, líder mundial no fornecimento de informações e análises para clientes em todas as indústrias. www.reedexpo.com

 Fonte: KB!COM | Comunicação Corporativa

Prussia Bier e ICB lançam a sweet and sour Oud Bruin

Foto: Sildenio Nascimento

Neste final de ano, a Prussia Bier inova mais uma vez e traz um lançamento especial para os amantes de boas cervejas: Oud Bruin. É uma brown ale da escola belga com um toque de acidez, feita em parceria com uma turma do Curso Avançado de Tecnologia Cervejeira do Instituto da Cerveja. Os responsáveis são Anderson Tadeu, Cristiano Augusto, Daniel Sales, Felipe, Ingrid Matos, Marina Perbone e Sildenio. Foram produzidos apenas 500 litros. Os primeiros pontos de venda da Oud Bruin são Hop Garden, Lamas Brew, Bier Truck Prussia Bier, Mamãe Bebidas, Santo Growler e Stahlberg.

A cerveja traz um contraponto a seu corpo maltado com o doce e o azedo, numa vibe "sweet and sour". Seu aroma apresenta frutas passas como amora e uva e um leve toque de caramelo e chocolate. Seu sabor é complexo por conta da fermentação láctica e uma cepa de leveduras preparada especialmente para este projeto. Uma grande surpresa que ela apresenta também é um toque amadeirado, fruto da fermentação. Ela tem 18 IBU e 5% de teor alcoólico. 

A fábrica da Prussia Bier possui 500 metros quadrados e tem a capacidade de produzir até 28 mil litros por mês. O nome foi inspirado em uma região da Europa que abrangia diversos países cervejeiros em meados do século XIII. A ideia de criar a cervejaria surgiu em 2008 e, em 17 de novembro de 2014, os amigos e empreendedores Fernando Cota, Railton Vidal e Douglas Vidal produziram sua primeira brassagem.

A cervejaria atende diretamente demandas do Vale do Aço, Médio Piracicaba e grande BH, além de 100 pontos de venda terceirizados espalhados por Minas Gerais e Rio de Janeiro. "A Prussia nasceu da combinação de sonhos, desejo do novo e boas amizades. Somos uma empresa familiar e fazemos cervejas que cumprem bem o seu papel, pois nossa missão é divulgar a cultura cervejeira. Vivemos da cerveja e, por isso, estamos sempre pesquisando e nos dedicando a apresentar ao mercado produtos com a mais alta qualidade", declara Fernando Cota.

Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Backer vai dar um freezer recheado de “Belorizontina” em concurso no Instagram


No mês de aniversário de Belo Horizonte, a Belorizontina completa dois anos. A cerveja lager, feita com lúpulos franceses, foi criada pela Backer em 2017 para homenagear a capital mineira, onde a cervejaria está localizada. Agora, ela será um presente para moradores e visitantes, amantes dessa cidade tão rica culturalmente, reduto gastronômico e da cerveja artesanal.

Isso porque a Backer vai lançar o concurso “O melhor jeito de beber Belorizontina”. Os participantes devem postar vídeos inéditos - com duração máxima de um minuto - com a cerveja Belorizontina no Instagram, no período de 15 de dezembro de 2019 a 30 de janeiro de 2020, com as hashtags #backerbelorizontina e #melhorjeitodebeberbelo. Também é preciso seguir o perfil @cervejariabacker para entrar no páreo. Quanto mais vídeos fizer, mais chances de ganhar!

Prêmios 

O vencedor ganhará um Freezer Slim recheado de Belorizontinas (45 garrafas de 600 mL, referente a três caixas) e o segundo colocado, será contemplado com um jantar no Templo Cervejeiro Backer (entrada, prato executivo e sobremesa) com direito a três acompanhantes. Terceiro, quarto e quinto lugares vão ganhar cortesias para o evento Festival Belorizontina, a ser realizado em fevereiro.

Uma comissão avaliadora composta pela equipe Backer selecionará os cinco melhores vídeos com os jeitos mais criativos de beber a Belorizontina. Os vencedores do concurso serão anunciados via mensagem por Instagram no dia 05 de fevereiro de 2020.

Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Nova Instrução Normativa do Mapa traz modificações sobre padronização, classificação e registro de cervejas


Em julho deste ano, o Decreto Nº 9.902 trouxe outra perspectiva para o mercado cervejeiro brasileiro, autorizando a edição de padrão de identidade e qualidade da cerveja. Esta atualização era uma solicitação antiga do setor, que vinha sendo trabalhada há mais de cinco anos pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). A partir de agora, a nova Instrução Normativa (IN) feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) passa a ser oficial. O documento foi assinado hoje (11), pela ministra Tereza Cristina.

Uma das principais questões que o termo traz é sobre a padronização da rotulagem e simplificação do registro de novos produtos. “As nomenclaturas ficarão mais claras para o consumidor, como por exemplo quanto ao extrato primitivo (quantidade de substâncias do mosto que deu origem à cerveja) e cor. Outra alteração é sobre os processos de fabricação da bebida, como a permissão de cervejas envelhecidas, com fermentações de microorganismos diferentes, adição de mel e lactose, entre outros”, explica Carlos Müller, coordenador geral de vinhos e bebidas do Mapa.

Para Carlo Lapolli, presidente da Abracerva, este é um grande avanço para o setor. “É uma modernização bastante significativa da legislação, uma solicitação antiga do segmento, que finalmente saiu do papel. Com a nova IN, o dia a dia das cervejarias – principalmente das artesanais – será mais simples, facilitando o registro de novos rótulos. Isso trará mais inovação, dinamismo e qualidade para o mercado”, afirma.

Sobre a Abracerva
A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) foi fundada em outubro de 2013 para reunir e defender os interesses das cervejarias e da cadeia envolvida com o setor no país. Desde então, iniciou a articulação para a entrada das microcervejarias no Simples e prevê mais ações nos próximos meses.

Fonte: Melz Assessoria

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

O Nascimento de gestores de sucesso junto com o mercado de cervejas artesanais


Mesmo quem já possui um certo conhecimento do mercado de cervejas artesanais não deixa de se surpreender com novos sabores que hora ou outra aparecem, com algum exclusivo processo de fermentação ou mesmo com um rótulo mais inusitado. É verdade que a maioria dessas cervejarias, até por conta de orçamentos apertados, dependem apenas do processo criativo de seus fundadores, no entanto, mais do que cervejas diferenciadas, algumas passaram a lançar gestores altamente competentes no mercado. É o caso de Robson Virgílio, Gerente Comercial e Marketing de uma das maiores cervejarias artesanais de São Paulo, a Berggren.

Formado em Comunicação Social pela PUC-Campinas, Robson fundou, em 1999, uma editora de guias turísticos chamada Guia Fácil Brasil. Sua empresa atuava, maiormente, cobrindo o litoral norte de São Paulo com uma edição, também, em Monte Verde. Em 2004, fechando um anúncio com um de seus clientes costumeiros, Robson teve seu primeiro contato com uma cerveja artesanal: “Ele havia comprado um lote para vender no final de semana e, como sobrou uma quantidade considerável, me presenteou com algumas: foi paixão ao primeiro gole.” – lembra ele.

Após algumas semanas, Robson comentava sobre a experiência arrebatadora que tivera com a bebida, dessa vez com um outro cliente, quando este lhe revelou que já havia feito cervejas em casa. Embora fosse a motivação necessária para fazê-lo iniciar no mundo cervejeiro, foi conversando com uma terceira pessoa – ainda em 2004 - que Robson começou a atuar profissionalmente: “Michael Trommer, que era mestre cervejeiro da Fábrica do Chopp, na Vila Leopoldina, me convidou para conhecer suas instalações. Não demorou muito para que eu começasse a atuar com eles, tendo meu primeiro trabalho profissional na área de bebidas especiais, onde desenvolvi alguns rótulos e contribuí apresentando alguns clientes.” 

Em 2013, já com uma boa experiência na área, tornou-se Juiz BJCP, que é um título de Juiz Cervejeiro conferido pela conceituada organização norte americana Beer Judge Certification Program (Programa de Certificação de Juíz Cervejeiro). Isso lhe permitiu atuar em concursos de cervejas, prestar serviços de consultoria e assessoria comercial para diferentes cervejarias, além de desenvolver cervejas para alguns clientes específicos.

No ano de 2014, lançou o primeiro Beer Truck do interior de São Paulo, o Kombuteco. Montado em uma Kombi - como o próprio nome sugere - o Beer Truck servia petiscos variados, pizzas e o carro chefe da casa: o chopp artesanal que levava o mesmo nome do bar-móvel. Focando agora somente na produção e venda de seu chopp, em 2017, Robson procurou uma fábrica para lançar sua própria cerveja. A princípio, a iniciativa tinha como objetivo apenas colocá-la em um clube de assinatura, porém, em março de 2018, decidiu inscrevê-la em um concurso promovido em Blumenau, o que lhe rendeu medalha de bronze na categoria Blonde Ale com sua Summer, sendo reconhecida como a melhor Summer do Brasil: nascia a cervejaria Kombuteco.

Desrespeitando um pouco a cronologia dos fatos, em 2015, devido à sua experiência com Comunicação no ramo cervejeiro, Robson foi chamado pela Berggren para dar algumas sugestões quanto à marca, seu rótulo e a maneira como vinha sendo apresentada no mercado. Pouco tempo depois, foi contratado e, em 2016, assumiu o cargo de Gerente Comercial e Marketing da empresa.

“Embora possua dimensões e estrutura de uma cervejaria industrial, pelo fato de ter sido construída em um grande espaço onde antes funcionava a indústria têxtil da família, a Berggren produz apenas cervejas 100% artesanais. Por conta de minha experiência nesse ramo específico, a princípio, eles me pediram alguns palpites quanto aos produtos que tinham no mercado. Após pouco tempo de contribuição, me efetivaram e, em menos de um ano, já estava ocupando o cargo de Gerente Comercial e Marketing.” – revela Robson.

Iniciava-se um processo de modernização da marca, não só em como era apresentada, mas, principalmente, nos estilos que produziam: antes de sua chegada, a cervejaria contava apenas com estilos alemães clássicos, como Bock, Pilsen e Trigo. Robson foi o responsável pela entrada efetiva da Berggren no mercado artesanal ao acrescentar estilos mais modernos à sua linha de produção, como os tão apreciados IPA, Porter, New England e outros tantos. Isso não só deu uma nova cara à empresa como tornou-a mais competitiva, fazendo-a faturar seis vezes mais em pouco mais de dois anos.

Ao longo de uma trajetória de 15 anos, com mais de 500 rótulos desenvolvidos, uma cervejaria própria e há três anos encabeçando um cargo de gestão em uma das maiores cervejarias de São Paulo, Robson coleciona numerosos cases de sucesso, todos conquistados na indústria da cerveja artesanal.

Sobre a cervejaria Berggren: http://www.berggrenbier.com.br/
Sobre a cervejaria Kombuteco: https://kombutecoontheroad.wordpress.com/

Fonte: Notícia Expressa

Usuzukuri: o carpaccio japonês no Wafu Number 1


Quem aprecia sashimi e carpaccio irá adorar o Usuzukuri feito no Wafu Number 1 pelo chef Marcel Sasaki. Leva lâminas de peixes finíssimas sobre gelo e é possível escolher entre atum, salmão ou peixe branco, acompanhado de molho ponzu trufado, à base de limão, shoyu, pimenta e azeite trufado, tipicamente utilizado na culinária japonesa.

Sobre o Wafu Number 1
WAFU Number 1, localizado no bairro de Pinheiros, é a nova casa dos sócios do Restaurante Dô Culinária Japonesa, que são os 3 sushiman que estão no dia a dia Osmar Tanaka e Kazuo Ozaki (vieram do Dô Pinheiros), Marcel Sasaki (do Dô Jardins); e Marcelo Tanaka, que cuida da operação do Jardins.

WAFU significa: WA = japanese e FU = style. A cozinha moderna e efervescente do Japão oferece a mesma relação de sushis especiais do Dô, no entanto com uma pegada mais criativa e fusion, porém com opções diferentes, como com wagyu de Kagoshima, foie gras com figo, entre outras iguarias do Japão etc.

O Wafu Number 1 possui uma junção única em um ambiente intimista, dividido em duas partes: Sushi bar e Izakaya. A área do Sushi Bar conta uma linha de sushis especiais muito criativa liderada pelo chef Marcel Sasaki. O espaço externo Izakaya dedica-se para os drinks e petiscos, com uma coquetelaria excepcional e variada, dividida entre clássicos e alguns drinks autorais assinados pelo barman Jackson Araújo.

Conta também com a inserção de pratos quentes inovadores, como WAFU Spaghetti, que são versões da massa italiana com estilo japonês, que levam ovas, algas, massagô, shisso, missô, ebi, cogumelos, carne de porco etc - que foi uma inspiração de uma viagem ao Japão. O WAFU tem a liberdade criativa de inserir pratos da Ásia inteira, como por exemplo o prato coreano Kimchi Bokkeum - Bap.

WAFU Number 1 (Japanese Style)
Rua Ferreira de Araujo, 323, Pinheiros, 05428-000
55 11 2776-0241 -
Cartões
Crédito: Visa, Master, Amex
Débito: Visa e Master
Horários:
Segunda a Sexta das 12h as 15h / 18h30 às 00h
Sábado: 13h as 16h / 18h30 às 00h
Domingo: fechado
Capacidade: 34 lugares

Fonte: CLOZEL COMUNICAÇÃO

Dezembro solidário no Porks da Praça Tiradentes


O mês de dezembro será de muita alegria e também solidariedade na unidade do Porks da Praça Tiradentes. Todas as pessoas que doarem livros e brinquedos ganham um chope da Cervejaria Gosling, de 300 ml, de graça. E os clientes que forem à casa acompanhados de seus pets também ganham um chope pilsen 300 ml de graça. Isso vale para todo o mês. Os livros ficarão a disposição de todos os freqüentadores da praça. E os brinquedos serão doados para crianças no Natal.

E na semana antes do Natal, a casa recebe o Papai Noel do Porks, com o apoio da cervejaria Verace, que promete distribuir muitos chopes e presentes especiais para quem postar a #NoelCervejeironoPorks nas redes sociais. 

Dezembro solidário no Porks Tiradentes
Endereço: Praça Tiradentes, 51 - Funcionários - BH
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 17h à 0h

Continua em dezembro: BH ganha uma nova praia na Praça Tiradentes
Mr. Hoppy, Porks e o novo Quermesse se unem para apresentar o projeto “Praia”

O sonho de todo belo-horizontino é que aqui tivesse uma praia para harmonizar com nossos maravilhosos bares e restaurantes. Pois esse sonho vai se tornar realidade na Praça Tiradentes! Os bares se uniram para criar um projeto divertido para animar os fins de tarde. A praça vai ganhar cadeiras de praia para o público se sentar e montar o cenário praiano. Os melhores petiscos unidos a ótimas cervejas artesanais e a drinks especiais completam a vibe, onde todos poderão curtir uma “praia à lá BH”. 

A iniciativa é do Mr. Hoppy e do Porks, unidos ao mais novo membro da praça, o bar Quermesse. O cardápio das quatro casas oferecem itens que variam entre R$ 10 e R$ 15 e o sistema de pedir no balcão, barateia os custos. Há uma efervescência cultural na praça, com música ao vivo de qualidade: blues e agora chorinho e samba. Hoje, a Praça Tiradentes, com as quatro casas, movimenta mais de 50 mil pessoas por mês. Só a unidade do Mr. Hoppy vende mais de 15 mil hambúrgueres por mês. 

Mr. Hoppy Tiradentes
Endereço: Praça Tiradentes, 41 - Funcionários - BH
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 11h30 à 0h

Porks Tiradentes
Endereço: Praça Tiradentes, 51 - Funcionários - BH
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 17h à 0h

Quermesse
Endereço: Praça Tiradentes, 340 - Funcionários - BH
Horário de funcionamento: segunda a quinta das 11h às 15h e das 17h à 0h e sextas, sábados e domingos, das 11h às 15h e das 17h à 1h

Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Continua em dezembro: BH ganha uma nova praia na Praça Tiradentes


O sonho de todo belo-horizontino é que aqui tivesse uma praia para harmonizar com nossos maravilhosos bares e restaurantes. Pois esse sonho vai se tornar realidade na Praça Tiradentes! Os bares se uniram para criar um projeto divertido para animar os fins de tarde. A praça vai ganhar cadeiras de praia para o público se sentar e montar o cenário praiano. Os melhores petiscos unidos a ótimas cervejas artesanais e a drinks especiais completam a vibe, onde todos poderão curtir uma “praia à lá BH”. 

A iniciativa é do Mr. Hoppy e do Porks, unidos ao mais novo membro da praça, o bar Quermesse. O cardápio das quatro casas oferecem itens que variam entre R$ 10 e R$ 15 e o sistema de pedir no balcão, barateia os custos. Há uma efervescência cultural na praça, com música ao vivo de qualidade: blues e agora chorinho e samba. Hoje, a Praça Tiradentes, com as quatro casas, movimenta mais de 50 mil pessoas por mês. Só a unidade do Mr. Hoppy vende mais de 15 mil hambúrgueres por mês. 

Mr. Hoppy Tiradentes
Endereço: Praça Tiradentes, 41 - Funcionários - BH
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 11h30 à 0h

Porks Tiradentes
Endereço: Praça Tiradentes, 51 - Funcionários - BH
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 17h à 0h

Quermesse
Endereço: Praça Tiradentes, 340 - Funcionários - BH
Horário de funcionamento: segunda a quinta das 11h às 15h e das 17h à 0h e sextas, sábados e domingos, das 11h às 15h e das 17h à 1h

Fonte: Primeiro Plano Comunicação

A virada será mais que especial no Revéillon Distrital 2020


A contagem regressiva para 2020 já tem lugar marcado. Será no Mercado Distrital com muita festa, alegria, esperança e, claro, muito som e as melhores opções de comidas e bebidas para virar o ano com muita energia.

O local oferece infraestrutura completa, com espaço 100% coberto, praça de alimentação com mesas, equipe de atendimento de alta performance. O evento é all inclusive (tudo incluído) e o cardápio conta com open bar premium com whisky Red Label, vodka, energético, espumante, chopp Krug Bier, gin , drinks com gin, gin tônica, New Gin Tropical, Bananinha, refrigerante e água. Vale destacar que não será cobrada taxa de rolha.

Já o open food terá entradas com frios modernos, frutas da estação e mix de castanhas selecionadas. Um espaço especial será o cantinho mineiro com torresmo de barriga ao molho barbecue, bolinho de feijoada, mandioquinha crocante e linguicinha.

A linha de salgados finos está bem selecionada com coxinha de limão siciliano, quiches do chef, opções agridoce, tradicional e sabores únicos, mini espetos de cortes bovinos, suínos e aves, além dos famosos salgadinhos de festa de criança como, por exemplo, o bombom de alho poró ou o especial de frango com gergelim.

Na linha de pratos quentes, aguarde deliciosos penne tradicional e farfalle com legítimo molho ao sugo com manjericão, acompanhado de um fenomenal formaggio de parmesão + mozzarella. Tem também o incomparável pesto e o molho quatro queijos tão amado por todos. Já no início do novo ano, um cafezinho mineiro da roça ou chá mate original com hortelã fresca, quatro sabores de sequilhos e dois de petit fours vão dar às boas vindas à 2020.

Como não poderia deixar de ser, as atrações musicais estão à altura de toda a empolgação e prometem não deixar ninguém parado. A noite tem o sertanejo de Daniel Keesen, a setlist animada do DJ Siman, o rock clássico e apurado da banda Velotrol e a empolgação do Carnaval, samba e das músicas bregas com galera do Beiço do Wando. 

Os convites podem ser adquiridos via Sympla - https://www.sympla.com.br/reveillon-distrital-2020-all-inclusive__691603 ou no próprio Mercado Distrital (Rua Ouro Fino, 452 - Cruzeiro - de segunda a sexta das 9h às 17h).

Revéillon do Distrital 2020
Data: 31 de dezembro de 2019 - terça-feira
Horário: a partir das 22h
Local: Mercado Distrital - Rua Ouro Fino, 452 - Cruzeiro - BH
Ingressos: https://www.sympla.com.br/reveillon-distrital-2020-all-inclusive__691603
Mais informações: (31) 99223-9315
Evento restrito para maiores de 18 anos.

Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Negócios no verão: franquia de cerveja artesanal é oportunidade para quem quer faturar na estação mais quente do ano


No dia 22 de dezembro começa a estação mais quente do ano, o verão. Muitos aproveitam o período para viajar e se refrescar na praia, e, para acompanhar, a cerveja costuma ser quase que uma unanimidade nesse cenário. Por conta da alta na procura pela bebida, é durante esse período que muitas marcas registram um crescimento de vendas muito acima da média, como é o caso da cervejaria Dogma. No mercado desde 2015, a cervejaria se consagrou por conta dos rótulos inovadores, tal qual a cerveja com manga e goiaba, tanto que em 2017 abriu o seu próprio bar em São Paulo. No verão, as IPAS e Double IPAs são os estilos mais vendidos da marca, inclusive elas são as especialidade da Dogma.

A curiosidade dos consumidores que não possuem fácil acesso ao centro de São Paulo - local onde está localizado o bar da Dogma - fizeram com que a marca entrasse para o ramo do franchising esse ano. No total, a marca investiu R$1,5 milhão para dar o pontapé inicial. “A primeira franquia será inaugurada em breve, justamente no verão, então o franqueado irá conseguir aproveitar um período de alta demanda”, explica Leonardo Satt, um dos sócios fundadores da marca.

Outra questão que contribui para o aumento das vendas no verão são as cervejas artesanais, já que atualmente os consumidores buscam qualidade ao invés de quantidade. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), levando em conta o número de cervejarias que abriram no Brasil, só no ano passado, a cada dois dias, uma nova cervejaria artesanal surgiu no país. De 1999 até 2009, a quantidade de fábricas saltou de 192 para 255, registrando uma ampliação de 32,8%. Já de 2009 para 2019, o salto chegou a mil, um crescimento de 292,1%.

Embora registrem crescimento acentuado no verão, as cervejarias conseguem manter o faturamento nas outras estações do ano investindo em cervejas mais encorpadas e que levam café e cacau em sua produção. “Em cada estação os consumidores preferem um determinado estilo de cerveja, então é possível apreciar uma cerveja no frio sim, como por exemplo, uma Stout”, diz o empresário.

O investimento fixo para abrir uma cervejaria da Dogma é de R$400 mil. A franquia também irá introduzir em seu menu comidas elaboradas e desenvolvidas exclusivamente pela marca. Também é possível realizar parcerias com food trucks, desde que fique clara a separação dos negócios.

A franquia
Investimento Fixo: R$400mil
Taxa de franquia: R$40mil

Faturamento médio: a partir de R$120mil
Lucratividade: 15%
Tempo de retorno: 30 meses
E-mail para contato: contato@cervejariadogma.com.br

Endereço: Rua Fortunato, 236 – Vila Buarque
Cidade: São Paulo
Estado: SP
CEP: 01224-030
Website: www.cervejariadogma.com.br

Tipo de negócio: bar
Regiões para expansão: capitais brasileiras e interior de SP
Taxa de royalties: 5%
Funcionários: 3 a 5

Taxa de publicidade: 2%
Capital de giro: R$50mil
Área (m²): 60 a 100m2
Prazo de contrato: 60 meses

Sobre a Dogma
Fundada em 2015, a marca nasceu da paixão de três amigos por cervejas com personalidade. Bruno Moreno, da Cervejaria Serra de Três Pontas; Luciano Silva, da Noturna e Leonardo Satt, da Prima Satt, já se ajudavam com receitas, produção e logística quando decidiram unir forças numa única empresa. Famosa pelos rótulos sazonais e pelas receitas criativas e lupuladas, a Dogma conta com mais de 180 rótulos que agradam consumidores ávidos por qualidade e complexidade. A marca já conquistou três vezes o título de melhor cervejaria do país pelo portal RateBeer (2015, 2017 e 2018). Para saber mais sobre as novidades, acompanhe a cervejaria em https://cervejariadogma.com.br/

Fonte: Lottus Comunicação

Maison Antonella reúne alta gastronomia e coquetelaria


Uma sofisticada mansão vitoriana de 800m2 inspirada na Belle Époque abriga o novo Antonella, restaurante e bar que nasce com a proposta de trazer para a noite paulistana a exuberância e romantismo da época de ouro de Paris do fim do século XIX. Localizado no Jardim Paulista, o endereço abre ao público dia 03 de dezembro.

A Maison Antonella nasceu da união dos jovens executivos do Grupo PHD Entretenimento (Tetto Rooftop, Aragon e Dupplex) e Antonio Oliva, filho de um dos grandes nomes da noite paulistana, José Victor Oliva. O ponto de partida do novo negócio foi o desejo de resgatar a sofisticação e efervescência da Belle Époque. Para dar vida ao projeto, criaram a história da Antonella, jovem nascida em família nobre francesa no século XIX que, ao ver-se viúva com apenas 17 anos, torna-se uma entusiasta da arte, música e literatura da época. Uma mulher à frente de seu tempo, famosa pelas grandes festas que dava em sua mansão.

De volta a São Paulo do século XXI está a Maison Antonella, construção exuberante em estilo vitoriano com 800 m2 distribuídos em três andares. O projeto Art Noveau, com decoração floral e elementos rococó é do arquiteto Gilberto Criscuolo, enquanto o paisagismo é de Andre Pedrotti. Destaque para a fachada da casa e seu jardim vertical com milhares de flores que mudam conforme a estação do ano. 


No primeiro andar funcionam o restaurante de gastronomia mediterrânea francesa, com menu assinado pelo chef Mack Novais (ex-Eataly Brasil), e o bar, com carta de drinques desenvolvida pelo mixologista Matheus Cunha, que já comanda outras casas do grupo. O segundo andar será destinado a eventos fechados, e, na Cúpula da mansão, vai funcionar um clube para membership inspirado nos existentes em Londres e Paris.

A proposta da Maison Antonella é ser um espaço de experiência, daí o cenário deslumbrante, com esculturas, pinturas, flores, lareira, capitonês, abajures, velas...  "Nos últimos tempos perdemos muitas referências. Queremos trazer o romantismo clássico de volta. Resgatar a mesa bem-feita, a magia de um jardim inglês de flores por todos os lados, velas, alabastros e obras de arte, somados a alta gastronomia e coquetelaria”, celebra Marco Bordon, um dos sócios.


Maison Antonella Restaurante & Bar:
End.: Av. Brig. Luís Antonio, 4764, Jardim Paulista, São Paulo
Telefone: 11 3884 8182

Horário de funcionamento: Terça e quarta das 19h às 00h; sexta e sábado das 12h às 2h; domingo das 12h às 20h; fechado as segundas

Capacidade (restaurante): 130 lugares
Cartões: todos
Preço médio: R$150
Vallet: R$30
Acesso deficientes: sim
@antonellamaison

Fonte: Suporte Comunicação

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Presente cervejeiro para o Natal? A Doktor Bräu tem!

Crédito das fotos: Daniel Sanches

Que tal presentear amigos(as) e parentes cervejeiros(as) com kits Doktor Bräu criados especialmente para o Natal? As duas opções: Psicótipa + copo e Psicótica + Eritema + copo podem ser encontradas em bares e lojas especializadas em cerveja artesanal de todo país. Na Cervejaria Virtual (www.cervejariavirtual.com.br) os kits saem por R$45,42 e R$62,91 respectivamente. Vale lembrar que o copo pode variar de acordo com a disponibilidade.

Doktor Bräu Cervejas Especiais
www.doktorbrau.com.br / @doktorbrau
Fábrica, Hospício Pub e gift shop: Rodovia BR 459, Km 91 – Congonhal (MG)

Fonte: Grande Ideia Assessoria de Imprensa 

Backer é parceira do 1º Biker Day que vai ser realizado no Layback Park

As fotos são de Gustavo Andrade

Um evento com muita arte, motocicletas, cultura custom, cervejas artesanais, exposições, música, gastronomia, tattoos, skate e experiências diversas para toda família. O 1º Biker Day será realizado no dia 14 de dezembro, a partir das 9h, com muitos shows, sorteios de kits e brindes durante todo o dia no Layback Park (rodovia Januário Carneiro, 20 - Vale do Sereno - Nova Lima).

A festa começa às 9h com um café da manhã na loja da Harley Davidson (Avenida Raja Gabáglia, 4500 - Estoril) e depois todos pegam suas motos para a Ride Last One 2019 em direção ao Layback Park, a partir das 10h, onde vai rolar a confraternização com rodada dupla de chope (Layback e Backer). 

O local oferece diversos estilos de chopes da Layback Beer, que tem a Backer como parceira na produção e distribuição, além de outras cervejarias à disposição do público. São 20 biqueiras artesanais, vinhos e um bar dedicado a drinks especiais, que conta, entre outras opções, com Gin Lebbos e Whiskey 3 Lobos, destilados produzidos pela Backer com insumos cervejeiros.

Os shows estão marcados a partir das 12h com muito Rock e Blues dos grupos Mr. Limousine (12h), Teto Vinil (15h), Zé Blues (16h30), Rock Machine (18h) e DJ Gabera (20h30). Entre os expositores do segmento de motos, o público poderá curtir tudo de melhor que o Pigs e o HOG - Harley Owners Group | Harley-Davidson Brasil podem oferecer.

1º Biker Day
Data: 14 de dezembro de 2019 - sábado
Horário: a partir das 9h
Locais: saída loja da Harley Davidson (Avenida Raja Gabáglia, 4500 - Estoril) e depois Layback Park (Rodovia Januário Carneiro, 20 - Vale do Sereno - Nova Lima)

Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Dádiva lançará terceira cerveja da linha Ink no Slow Brew 2019


A Cervejaria Dádiva fará a apresentação oficial da cerveja Fortune Ink no Slow Brew 2019. A novidade é uma grisette, estilo de cerveja belga e um dos mais antigos do mundo, e traz em sua receita o lúpulo neozelandês Nelson Sauvin, variedade da planta que confere à bebida características frutadas - puxando para frutas brancas -, picantes e aromas de vinhos brancos. 

Com adição de trigo na receita, a Fortune é uma cerveja de teor alcoólico baixo (apenas 3,4% ABV), extremamente leve, refrescante, fácil de beber e perfeita para o verão. Deve ser servida entre 4°C e 8°C e acompanha bem frutos do mar. Ela será vendida nos principais bares especializados em cervejas artesanais do Brasil em barris de chope e latas de 473ml. 

A Fortune é a terceiro rótulo de linha com lúpulos neozelandeses. Complementam a Ink as cervejas IPA Wisdom, que traz nuances de grapefruit e frutas tropicais, vindas dos lúpulos Moutere e Rakau, e Double IPA Strength, feita com o lúpulo Waimea, de características resinosas, que lembram pinheiro, e notas cítricas.

A Dádiva no Slow Brew

Além da participação no festival com o lançamento da Fortune Ink, no dia 7 de dezembro, a Cervejaria Dádiva apresentará a sua fábrica em Várzea Paulista para o público do Slow Brew 2019. A produtora disponibilizará um ônibus fretado, que sairá da capital paulista às 8h30h da manhã, do EAP Empório Alto dos Pinheiros, e, na volta, deixará os participantes direto no endereço do festival, que acontecerá Centro de Eventos Pro Magno, localizado na Zona Norte de São Paulo. A previsão de chegada ao Slow Brew está prevista para as 12h30.

Durante o tour na fábrica os visitantes conhecerão o espaço onde toda a magia acontece, além de degustarem um chope fresquinho. O investimento total é de R$ 40, valor que inclui: transporte ida e volta, tour na fábrica com cervejeiros, 1 (um) copo de chope. As inscrições deverão ser feitas por meio do link: https://www.sympla.com.br/tour-na-cervejaria-dadiva__732100. Os participantes deverão chegar ao EAP Empório Alto dos Pinheiros (Rua Vupabussu, 305 – Pinheiros – São Paulo / SP) às 8h30.

Fonte: ÔNIXPress

Cabeça de Melão: Primeira Colaborativa entre What's On Tap e Cervejaria Júpiter

New England APA com melão, melancia e pepino será lançada dia 10 de dezembro 

O brewpub What's On Tap, instalado na esquina das ruas Comandatuba e Ministro Jesuíno Cardoso, em parceria com a Cervejaria Júpiter criaram uma New England APA que traz todo o sabor que o verão pede.  Com  5,6 de teor alcoólico, 30 de IBU, a colaborativa Cabeça de Melão traz em sua receita: melão, melancia e pepino.

Os apaixonados por cerveja artesanal poderão experimentar essa delícia no What's on Tap a partir do dia 10 de dezembro.

O What's on Tap? é uma fábrica de cerveja, com capacidade para produção de quase seis mil litros mensais, em meio a um dos bairros mais movimentados de São Paulo! A casa aposta na mescla entre os modelos de brewpub e gastropub, já consolidados há décadas em alguns países da Europa e nos Estados Unidos, para compor a cena cervejeira e gastronômica do requisitado Itaim Bibi.  

O bar possui sete sócios-fundadores - entre sommeliers de cervejas, mestre-cervejeiros e homebrewers - que se conheceram em cursos do mercado cervejeiro e, com ideais semelhantes, se uniram em busca de um objetivo: criar uma rede que incentive a difusão da cultura cervejeira no Brasil, com foco no conceito "drink local, eat fresh", ou "beba local, coma fresco".  

Fonte: ÔNIXPress

Natal Cerveja Box: sugestões de presentes cervejeiros para surpreender nas festas de final de ano

Site de cervejas artesanais traz cestas e kits para presentear com muita criatividade 

Já é hora de pensar em opções de presentes para amigo secreto ou no Natal. Para quem gosta de cerveja e busca uma opção criativa, o site de cervejas artesanais Cerveja Box traz opções online de cestas e kits especiais - alternativa muito prática para ganhar tempo e evitar a correria das lojas no fim do ano. 

Outra opção para os amantes da bebida é a assinatura dos clubes cervejeiros. O Cerveja Box também oferece descontos especiais para novos assinantes do Clube de Assinatura de Cervejas -- O Cerveja Box Estilos é o único clube de assinaturas customizável (que possibilita aos associados fazerem uma triagem pelos estilo das cervejas que desejam receber, entre: leves, de trigo, lupuladas, belgas, escuras, e outras) e com vários benefícios como FRETE PRIME (que dá gratuidade nas compras avulsas para quem escolher receber com as cervejas do clube no mês seguinte) e descontos nos produtos da loja. 

Para compras online qualquer uma das opções de kits e cestas, basta acessar: (www.cervejabox.com.br http://onix.com?utm_campaign=onixnatal). 

Fonte: Ônix

World Wine sugere 5 espumantes ideais para brindar as festas de Final de Ano!


A contagem regressiva para 2020 já começou e, com ela, a busca pelo melhor espumante para brindar a chegada do novo ano. Para acertar na escolha da bebida, a World Wine, uma das maiores referências na curadoria do vinho no Brasil, sugere cinco rótulos ideais para todos os momentos das celebrações.

Para acompanhar as entradas

Cava Pere Ventura Tresor Brut Rosé (R$ 102,00): Elaborado a partir de vinhas localizadas em Sant Sadurní d’Anoia, em Penedès, este espumante rosé é fresco, estruturado e elegante. Tem boa complexidade e aromas de frutas vermelhas frescas e notas florais. Acompanha saladas com molhos cítricos, queijos leves e frutos do mar.

Garzón Espumante Extra-Brut (R$ 199,00): é a escolha ideal. Este espumante nasceu para celebrar a complexidade e a sutileza das terras de Maldonado, no Uruguai.  Seu caráter, elegância e simplicidade aportam equilíbrio perfeito e sutileza. Possui notas defumadas e de pão, que combinam com as notas de frutas cítricas, como limão siciliano e toques de maçãs. Harmonize com ceviche, pratos da cultura japonesa, além de queijos de massa mole, como os de cabra.
  
Para a ceia

Crémant de Bourgogne Grande Cuvée Brut (R$ 163,00): elegante, com boa persistência e intensidade, esse Crémant foi elaborado a partir de 200 hectares de vinhas próprias, colhidas manualmente. Tem notas de frutas brancas e cítricas, além de notas de pão, torrada, toques florais e minerais. Para uma ceia repleta de carnes brancas grelhadas e assadas.

Para a virada

Veuve Ambal Blanc de Blancs Brut (R$ 66,00): espumante fácil e fresco, elaborado por essa que é uma das mais respeitadas maisons da Bourgogne. Revela um bom leque de aromas como peras, pêssegos e maçãs, que se mesclam a notas de limão e toques florais. É o rótulo ideal para se ter a mão em todos os momentos.

Para a sobremesa

Champagne Pierre Moncuit Rosé (R$ 551,00): um Champagne Rosé agradável e equilibrado, elaborado com Pinot Noir. Rico, intenso e frutado, revela notas de frutas vermelhas maduras e toques minerais e defumados em boca. Ótimo para harmonizar com sobremesas à base de frutas brancas.

Sobre World Wine
Parte do Grupo La Pastina, a Word Wine foi fundada em 1999, com o propósito de difundir a cultura do vinho no Brasil. Tornou-se uma das maiores empresas de vinhos do país, com um portfólio de mais de 2 mil rótulos e 200 marcas de 14 países. Seu centro de distribuição, em São Paulo, é um dos maiores da América Latina e o único com 5 câmaras frias. Possui modelo de varejo multicanal, com 12 lojas próprias e 14 distribuidores, além de televendas e e-commerce.
facebook.com/worldwinebrasil
instagram.com/worldwine

E-COMMERCE | www.worldwine.com.br
TELEVENDAS | 4003-9463 (capitais) | 0800-880-9463 (demais localidades)
CORPORATIVO | (11) 3383-7406 (restaurantes, bares e hotéis) | (11) 3383-7404 (supermercados, pequeno e médio varejo)

SÃO PAULO CAPITAL
WORLD WINE JARDINS
Rua Padre João Manuel, 1269 - Jardins
Tel.: (11) 3085-3055

WORLD WINE ITAIM BIBI
Rua Amauri, 255 - Itaim Bibi
Tel.: (11) 3168-1255

WORLD WINE VILA NOVA CONCEIÇÃO
Rua Jacques Félix, 626 - Vila Nova Conceição
Tel.: (11) 3791-9025

WORLD WINE SHOPPING CIDADE JARDIM
Av. Magalhães de Castro, 12.000 - 3º Piso - Cidade Jardim
Tel.: (11) 3198-9515/9518
SÃO PAULO INTERIOR
WORLD WINE RIBEIRÃO PRETO
Rua Raul Peixoto, 749 - Vila Ana Maria
Tel.: (16) 3931-6008

WORLD WINE CATARINA FASHION OUTLET
Rodovia Presidente Castello Branco, Km 60 - São Roque
Tel.: (11) 4130-4794
WORLD WINE CAMPINAS
Rua Coronel Quirino, 1.859 - Cambuí
Tel.: (19) 3255-4251

RIO DE JANEIRO
WORLD WINE SHOPPING FASHION MALL
Estrada da Gávea, 899 - Piso Térreo - São Conrado
Tel.: (21) 2422-4614

WORLD WINE BARRA SHOPPING
Avenida das Américas, 4.666 Barra da Tijuca - RJ
Loja 244-E, localizada no Nível Américas do Barra Shopping
Tel: (21) 3129 4226

WORLD WINE SHOPPING BOSSA NOVA MALL - AEROPORTO SANTOS DUMONT
Av. Almirante Silvio de Noronha, 365 - Piso Térreo - Centro
Tel.: (21) 2303-7455

CURITIBA
PORTO ALEGRE
WORLD WINE PÁTIO BATEL
Avenida do Batel, 1.868 Curitiba – Paraná
Loja: 337 | Piso L3
Tel.: (55) 41 3020-3700

WORLD WINE SHOPPING IGUATEMI PORTO ALEGRE
Av. João Wallig, 1800. Porto Alegre - RS
Loja: 2120 | Piso 2
Tel: (51) 2112-3370

Fonte: Suporte Comunicação

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Synergy leva experiência de estilos para o Slow Brew Brasil


Entre os destaques, a linha de Imperial Stout Oakstanding, com três versões (Basis, Mocha e Maple Coconut), todas envelhecidas em barris de Bourbon. Para quem gosta de Juicy IPAs e de amargor, boas opções serão plugadas, como Hop It Up, Tsar e a Power it Up. Para completar a lista, uma Barley Wine e a Megaberliner (com adição de muito morango).

A cervejaria Synergy, de Sorocaba – SP, chega para o Slow Brew Brasil, um dos eventos mais comentados da atualidade, com oito chopes, sendo cinco lançamentos.

VEJA A LISTA COMPLETA E CONHEÇA CADA UM DELES


1 - HOP IT UP - lote 25 
Estilo: NE IPA 
ABV: 7,4%

2 -TSAR -  lote 02 
Estilo: NE Double IPA 
ABV: 9%

3 - POWER IT UP -  lançamento
Estilo: Triple NE IPA
ABV: 12%

4 - OAKSTANDING BASIS
Estilo: Russian Imperial Stout envelhecida em barris de Bourbon 
ABV: 15%

4 - OAKSTANDING MOCHA - lançamento 
Estilo: Russian Imperial Stout com adição de café, cacau, lactose e envelhecida em barris de Bourbon
ABV: 15% 

5 - OAKSTANDING MAPLE COCONUT - lançamento
Estilo: Russian Imperial Stout com adição de coco queimado, maple e envelhecida em barris de Bourbon
ABV: 15% 

7 - BARLEY WINE - lançamento 
Estilo: American Barley Wine
ABV: 12%

8 – MEGABERLINER
Estilo: Berliner Weisse com muito morango
ABV: 10%

SOBRE SYNERGY
Cervejaria que nasceu cigana e agora tem sua própria fábrica em Sorocaba (SP), acredita muito na qualidade, inovação e conhecimento para sempre produzir algo de extrema qualidade. 

Entre os rótulos lançados comercialmente, a Snow Wit, Union (Session IPA), Rye Wine (Série Magnitude), Hop it Up (NE IPA) e a Xpresso Peanut (Oatmeal Coffee Stout). Algumas parcerias também foram feitas, como a Fortitudine (NE APA) com a cervejaria 5Elementos, a Véia Lática (Sour Lager) com a cervejaria Avós, a Half Blind Peach Gose (Gose) com a Narcose, a Covalency (Sour Mango) com a Dogma, a Gut Buster Acid Smoke Bomb (Sour IPA) com a cervejaria americana Against The Grain, entre outras.

Fonte: Beer Press

Saiba como harmonizar a ceia de natal com cervejas artesanais


Quando se fala em celebração, automaticamente se remete a brindes e comidas gostosas. Em se tratando das confras do final de ano, a bebida que acompanha as comemorações quase sempre é o espumante. No entanto, para quem não dispensa uma boa cerveja gelada para degustar o banquete mais esperado do ano e a mesa farta, com uma grande variedade de comidas tradicionais e deliciosas: doces, assados, frutas secas, e outras opções, o sócio da DeBron Bier, Eduardo Farias, diz que é possível harmonizar os pratos com rótulos diferentes da breja artesanal.

Frutas secas (mix de castanhas) – Produzida de acordo com a lei da pureza de 1516, ou seja, puro malte, a cerveja é de baixa fermentação, dourada e com espuma cremosa. Com aroma que remete a cereais e um suave floral de lúpulo, e sabor leve e refrescante, a Pilsen cai muito bem com mix de frutas secas. 

Rabanada- A Weizen é de coloração amarelo claro, ligeiramente turva, com espuma abundante e possui aromas e sabores intensos, ressaltando esteres frutados que lembram banana, cravo e noz. Harmonizando bem com pratos mais doces.

Panetone e Bolo de nozes – Para acompanhar doces, a cerveja Imperial Stout chega como uma excelente opção.  Cerveja bem peculiar com um toque nordestino,  a Imperial Stout tem em sua composição rapadura e amêndoas de cacau, harmonizando bem com doces.

Bacalhau e salpicão – A Witbier é um estilo típico da escola belga. Com textura saborosa e cremosa, ela é uma cerveja cuidadosamente condimentada com sementes de coentro, raspas de laranja e limão siciliano. Que traz uma refrescância perfeita para harmonizar com peixes, frios e frutas.
Pernil/Tender – Sendo um exemplo autentico do estilo americano Pale Ale fabricado no Brasil,  a IPA tem o amargor característico , seco refrescante, com notas condimentadas, aroma frutal, floral e cítrico. Com 70 de IBU e 6,1% de teor alcoólico, a cerveja exibe um denso creme e apresenta coloração âmbar brilhante. Seu amargor característico é ideal para harmonizar com carnes suínas.

Peru – Pale Ale. É uma cerveja de alta fermentação, de cor laranja acobreado, brilhante e com espuma baixa. Os aromas e sabores remetem ao cítrico com notas frutadas, malte caramelo e lúpulo com médio amargor e de gosto seco, a cerveja é o tipo ideal para harmonizar com carnes com sabor mais forte.

Fonte: 4Com 

Cervejaria ZEV chega com duas novidades no Slow Brew Brasil

Os rótulos estarão no novo setor do festival, batizado de Extravaganza!

A cervejaria ZEV, de Suzano – SP, faz sua estreia no Slow Brew Brasil levando dois chopes, que devem entrar em linha de produção no próximo ano. As novidades serão plugadas no novo setor da festa, batizado de Extravaganza, criado justamente para novas cervejarias. Os chopes serão engatados entre 16h e 20h.

“É muito gratificante, um orgulho mesmo participar de um evento grandioso como o Slow Brew Brasil, ainda mais no setor Extravaganza, que tem um conceito muito interessante de abrir espaço para novas cervejarias.”, comentou Mikhail Ganizev, da cervejaria ZEV.

Os dois rótulos que estarão no Slow Brew Brasil serão envasados em breve e lançados no mercado!

CONHEÇA OS RÓTULOS DISPONÍVEIS EM CHOPE NO SLOW BREW BRASIL

ZEV DOUBLE NEW ENGLAND
(com coco queimado)
Estilo: NE IPA com adição de coco queimado
ABV: 8,5%
IBU: 65

ZEV RED IPA
Estilo: RED IPA
ABV: 6,5%
IBU: 61

SOBRE A ZEV
A ideia da cervejaria começou em 2010, com os irmãos Mikhail e Dimitri Ganizev, porém o início das obras em Suzano/SP aconteceu apenas em 2013 e foi concluída em 2017. A liberação do MAPA aconteceu em 2018. 

Atualmente a capacidade é de 55 mil litros por mês e já são oito rótulos produzidos durante todo ano, sem contar as receitas sazonais.

ZEV
Instagram: cervejariazev
Facebook: facebook.com/cervejariazev
Site Oficial: cervejariazev.com.br

Fonte: Beer Press

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Três cursos a distância para quem quer se especializar no mercado cervejeiro


As barreiras geográficas e a falta de tempo não serão mais empecilhos para aqueles que buscam conhecimento no setor cervejeiro. A Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), única instituição de ensino superior dedicada à bebida da América Latina, está com três cursos no formato de ensino a distância (EaD) disponíveis na grade. Com duração que varia de 18 a 75 horas, as aulas são transmitidas ao vivo uma vez por semana e reúnem profissionais renomados do segmento.

Confira os cursos:
Cervejeiro caseiro: desde a escolha dos insumos, elaboração de uma receita de cerveja e todos os processos de produção estão abordados no curso. Com carga horária de 42 horas, realizadas ao longo de 14 semanas.

Lúpulo: um dos principais ingredientes da cerveja conta com uma formação dedicada a ele. Responsável por dar aroma e sabor para a bebida, durante os seis encontros (com carga horária total de 18 horas), o aluno aprenderá sobre suas variedades, composição química, utilização e cálculos de amargor, com intuito de explorar ao máximo este item. Duan Ceola é o responsável pelas aulas. Ele é pesquisador da planta e está desenvolvendo seu mestrado estudando as variações, qualidade e robustez dos lúpulos nacionais.

Tecnologia cervejeira: voltado para cervejeiros caseiros experientes ou profissionais do ramo que buscam aprofundamento nas técnicas de produção, insumos e controle de qualidade, essa capacitação tem duração de seis meses, totalizando 75 horas de carga horária.

Mais informações sobre inscrições e conteúdos estão disponíveis em www.cervejaemalte.com.br.

Sobre a ESCM
Com mais de nove mil alunos formados em cinco anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na bebida da América Latina. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitadas entidades do mundo.

São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 200 turmas já realizadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 12 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos.

Fonte: Melz Assessoria

Sunset Brew participará de uma das maiores campanhas de ação social já promovidas no meio cervejeiro: a Global Gathering



É fato que as cervejarias artesanais vêm mostrando uma preocupação cada vez mais acentuada com a qualidade de seus lúpulos, leveduras, processo de fermentação e, acima de tudo, com a ousadia na combinação de elementos a criarem sabores únicos. No entanto, mais do que proporcionar sabores deliciosamente complexos, muitas delas contribuem para causas sociais arrecadando alimentos, doando parte de seus lucros ou mesmo organizando eventos de arrecadação de fundos. Nos últimos três anos, uma cervejaria, em especial, tem se destacado nessa nobre empreitada: a escocesa Brewgooder.
 
Fundada em 2016 por Alan Mahon, a Brewgooder é uma cervejaria artesanal que nasceu com um projeto social bastante ambicioso: levar água potável a um milhão de pessoas carentes no Malawi, doando 100% de seus lucros a instituições de caridade focadas em saneamento básico. Desde sua abertura, já foram realizados mais de 132 projetos que transformaram a vida de mais de 65.000 pessoas.

Visando impulsionar os resultados dessa missão, a Brewgooder lançou a campanha Global Gathering, onde 500 das melhores cervejarias ao redor do globo – dentre elas a Sunset Brew – produzirão um pequeno lote de cervejas a serem lançadas, todas, no mesmo dia: 20 de março de 2020. A intenção da campanha é levantar fundos para impactar a vida de 100.000 pessoas que ainda não possuem acesso à água limpa.
 
Apreciador da marca e admirador dos valores da empresa, Alan Mahon fez questão de convidar a Sunset Brew para juntar-se à causa:
” Escolhemos cervejarias a dedo, que sentimos que são ótimas e compartilham nossos valores para contribuir com uma bebida única e especial lançada no mesmo dia: 20 de março de 2020, e usar essa cerveja para arrecadar fundos que serão investidos em projetos no Malawi.” -explica Alan.
 
Eduardo Petry, sócio fundador da catarinense Sunset Brew, fala sobre sua participação na campanha:
“Ficamos muito honrados quando o Alan nos chamou para fazer parte de um projeto tão nobre, de enorme relevância social, juntamente com as maiores cervejarias do mundo. Ainda na semana passada, conversamos bastante e ele pediu para que trabalhássemos juntos na procura de cervejarias no Brasil que, além do interesse em participar dessa campanha, partilhem dos mesmos valores e qualidade da Sunset. Isso e o fato de termos sido a primeira cervejaria brasileira a ser convidada são uma espécie de termômetro da qualidade de nossos produtos e dos valores pregados e compartilhados com nossos clientes.” – comenta.
 
A campanha Global Gathering, não por coincidência, irá do dia 20 ao dia 22 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Água. A lista de cervejarias participantes e demais informações relacionadas à empresa e à campanha estão no site:
https://www.brewgooder.com/
 
Sobre a Sunset Brew
A catarinense Sunset Brew está no mercado desde 2016 e seu portfólio conta com cinco rótulos fixos. A empresa também mantém parceria com duas cervejarias internacionais, dividindo receitas com a Darling Brew, da África do Sul, e com a Two Birds, da Austrália. Em 2018, liderou a iniciativa de recriar a Imperial Black Rhino, na Fourpure em Londres, em um projeto que congrega sete cervejarias dos cinco continentes. Sem mencionar um de seus maiores sucessos de vendas: a Nightfall. Hoje, o time da Sunset conta com mais de 30 colaboradores apaixonados por cerveja, que sempre seguem o rino e vibram com cada vitória e conquista da cervejaria.
Saiba mais através do site www.sunsetbrew.com.br
 
Fonte: Notícia Expressa