Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Quem é a Seringal Bier, cervejaria que colocou o Acre no mapa brasileiro da cerveja artesanal


Dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na última semana apontam que todos os estados brasileiros agora contam com uma cervejaria. O último a entrar na lista foi o Acre que, em dezembro de 2020, contava com uma das 1.383 fábricas em operação. A Seringal Bier, de Rio Branco (AC), simboliza a disseminação da cultura cervejeira em todas as regiões do país. 

A mestre cervejeira dessa marca tão representativa é Elisana Grecchi. Ela começou a fazer cerveja em casa, para os amigos e a família em 2017. “Comecei como uma brincadeira e o universo da cerveja artesanal me arrebatou de tal forma, que passei a estudar de forma autodidata e depois a buscar conhecimento em instituições de ensino cervejeiro”, comenta. Entre os cursos realizados por ela, esteve o Gestão de Microcervejarias da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), em janeiro de 2020. “Neste momento, já estava realizando o sonho de ter a primeira cervejaria do Acre e queria me preparar para isso”, afirma.

Elisana destaca ainda a participação fundamental do sócio e marido Guilherme no processo de criação da Seringal Bier. “Ele tem o empreendedorismo na veia e foi um grande incentivador antes da fundação e administra o negócio junto comigo hoje”, comenta ela, que tem orgulho que a primeira cervejaria do Acre seja uma empresa familiar. 

A Seringal Bier produz seis estilos. Quatro deles são fixos: Cream Ale, Pilsen, Red Ale e American IPA. Dois são sazonais – atualmente German Pils e Russian Imperial Stout. Além das cervejas, comercializadas em supermercados e restaurantes da região, a cervejaria conta com um espaço de degustação na fábrica. 

“Sou paranaense e resido no Acre desde 2006. Tenho um carinho imenso por esse estado que acolheu a mim e a minha família. Por isso decidimos não só abrir a cervejaria aqui, mas valorizar a história e os costumes acreanos em tudo o que pudermos: do nome à decoração do nosso espaço, passando pelo nosso posicionamento de marca”, comenta. 


Identificação local

O diretor da ESCM e especialista no mercado cervejeiro, Carlo Bressiani, destaca a importância da presença local para a disseminação da cultura cervejeira no país. “A presença de cervejarias que se identifiquem com o consumidor e o atraiam para uma nova percepção para as possibilidades sensoriais da cerveja é fundamental. A Seringal Bier é um excelente exemplo disso”, destaca. 

A tendência pelo consumo local é global de acordo com institutos de pesquisa como Euromonitor. Isso já está chegando à cerveja. “A pandemia afetou esse comportamento, mas acredito que não vá frear o interesse do consumidor por valorizar o que é produzido perto da sua casa. Certamente, as cervejarias devem incluir essa percepção na sua estratégia”, acrescenta. 


Sobre a ESCM

Com mais de 11,5 mil alunos formados em sete anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na cerveja, da América Latina. Além do Brasil, atua também em Portugal, no Paraguai, na Argentina e no Chile. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitadas entidades do mundo.

http://www.cervejaemalte.com.br

São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 300 turmas já formadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 12 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos.

Todas as informações sobre a instituição estão em www.cervejaemalte.com.br.


Fonte: Melz Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club