Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Bartenders criam drink coletivo que simboliza a força feminina

Um brinde às mulheres com um coquetel feito por mulheres e com ingredientes que exaltam o que verdadeiramente são. Este foi o caminho encontrado pelo BCB São Paulo, maior evento de destilados premium da América Latina, para lembrar que a força feminina deve ser exaltada 365 dias por ano. A organização da feira convidou três bartenders de diferentes regiões do Brasil para um colab e o resultado foi a “Cachaceira”, bebida em que cada componente está relacionado ao que o universo feminino representa na atualidade. 

Bianca Kamimura, Mariana Burity e Viviane Puerta juntaram técnica, experiências, a diversidade regional e as diferentes visões de mundo para criarem algo único, a ser celebrado tanto pelas mulheres que trabalham com bebidas e que ganham cada vez mais espaço na cena de coquetelaria, quanto pelas que frequentam os bares, restaurantes, eventos ou bebem em casa, mas querem se sentir representadas.

Além da representatividade, o “Cachaceira” também protesta contra o preconceito que historicamente cobre a relação mulheres e bebidas.  De acordo com a Embaixadora do BCB SP, Carolina Oda, existe um olhar negativo tanto em relação às mulheres que trabalham com bebidas, quanto às que gostam de beber, o que reforça a importância dos movimentos que lutam contra estes preconceitos.

“Hoje, força é resistência e ser forte significa ser o que você quiser, trabalhar no que sentir vontade. Somos mulheres e podemos beber o que desejarmos. Essas mensagens foram trazidas pelo drink criado pelas três bartenders, cada uma de um estado diferente do país, o que traz diversidade. As profissionais se reuniram de forma virtual e conseguiram elaborar uma bebida que traz a luta pela representatividade feminina, sendo também um incentivo para que cada vez mais as mulheres lutem pelo seu espaço e até se aventurem no universo dos coquetéis”, afirma.


Cachaça envelhecida em bálsamo: quebra de estigmas e singularidade 

Morando em Porto Alegre desde 2014, Bianca Kamimura é a atual Chefe de Bar do restaurante e cervejaria Roister. Para a bartender, o termo “cachaceiro (a)” não é visto com bons olhos, algo que está relacionado com o fato da cachaça ser um produto nacional e muitas, terem um preço mais acessível, o que leva a uma ideia de menor qualidade em comparação com destilados vindos de fora do Brasil, e fazendo assim, com que seja mais marginalizada. Para a sociedade em geral, se um homem beber cachaça já não é considerado algo bonito, quando se trata de uma mulher consumindo a bebida, o preconceito aumenta.

“O ingrediente que sugeri para o drink foi a cachaça envelhecida em bálsamo, justamente para trazer a mensagem de que nós mulheres podemos sim, tomar a bebida, assim como qualquer outra. Além disso, essa bebida é um símbolo nacional da nossa cultura e as pessoas deveriam enxergar quem bebe cachaça com o mesmo glamour que veem quem toma um vinho”, explica.

Segundo Bianca, foi feita a escolha da cachaça especificamente de forma envelhecida em bálsamo porque esta é capaz de trazer sabor amadeirado e herbáceo ao drink. “A beleza na preparação de uma bebida está na inserção de características únicas e o ingrediente traz esse sabor diferenciado. O uso da cachaça envelhecida em bálsamo nesta receita simboliza a luta pela quebra de preconceitos e como cada mulher é única”, diz.


Vermute tinto: delicadeza e amargor 

Carioca, Mariana Burity é atualmente, Professora de Coquetelaria na escola Bar Skull, Embaixadora da Diageo Bar Academy e Trade Expert da Diageo. De acordo com a profissional, as mulheres possuem infinitas facetas e todas são necessárias em determinadas situações. Por isso, o ingrediente que escolheu para compor o drink foi o vermute tinto, que, por ser um vinho, traz a delicadeza e a sofisticação, e por ser fortificado com ervas, raízes e especiarias, oferece amargor.

“Eu mesma sou uma mulher bastante carinhosa, mas nunca deixo de dar minha opinião e ser firme quando preciso. É importante um equilíbrio entre delicadeza e firmeza, além de uns toques amargos. As mulheres podem ser vaidosas e isso não as impede de carregar um engradado de bebidas e grandes sacos de gelo. É necessário educar as pessoas cada vez mais sobre as diferentes facetas do público feminino. O vermute tinto descreve muito bem as mulheres que são cheias de nuances”, afirma.


Bitter de cacau com pimenta: complexidade e picância

Viviane Puerta é paulistana e atualmente, Chefe e proprietária da Adega Vins, bar on-line de coquetéis. Para a bartender as mulheres são complexas assim como o bitter de cacau com pimenta, ingrediente que escolheu para compor a mistura de cachaça envelhecida em bálsamo e o vermute tinto.

“A complexidade da mulher se dá por inúmeros elementos interligados e todos constroem coisas inenarráveis, tanto na vida pessoal como profissional. Dentro dessa complexidade está a picância, que é algo que irrita e excita e que nos lembra que temos força, trazendo autoestima para alcançar nossos objetivos. O bitter de cacau com pimenta é herbal, trazendo especiarias secas e picância, além de um aroma amadeirado. É forte, assim como as mulheres”, finaliza.


Cachaceira

Ingredientes: 

- 60 ml de cachaça envelhecida em bálsamo

- 25 ml de vermute tinto

- 3 gotas de bitter aromático de cacau com pimenta

- Pimenta do reino preta (uma rodada do moedor)


Modo de preparo

Em um mixing glass (ou copo grande) previamente gelado, adicione gelo, a cachaça, o vermute e o bitter aromático. Mexa com uma colher bailarina e coe para um copo baixo com gelo grande.

Finalize com a pimenta do reino preta moída na hora.


Sobre o BCB São Paulo

É a principal feira de destilados premium para profissionais que trabalham com bebidas em bares, restaurantes, hotéis e eventos no Brasil e na América do Sul. A primeira edição, realizada em 2019, foi muito bem recebida pelo setor pela mescla de negócios, networking e conteúdo qualificado, reunindo grandes referências nacionais e internacionais. O BCB São Paulo traz para o país o conceito de sucesso na Alemanha, onde acontece desde 2007, e nos Estados Unidos, desde 2018.  Saiba mais em www.barconventsaopaulo.com.br 


Sobre a Reed Exhibitions

Principal organizadora de eventos do mundo, com mais de 500 eventos em mais de 30 países. Em 2016 a Reed reuniu mais de sete milhões de participantes em eventos de todo o mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje os eventos da Reed são realizados em toda a América, Europa, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e África, organizados por equipes em 38 escritórios. A Reed Exhibitions atende 43 setores da indústria com eventos comerciais e de consumo. Faz parte do RELX Group plc, líder mundial no fornecimento de informações e análises para clientes em todas as indústrias. www.reedexpo.com   


Fonte: KB!COM | Comunicação Corporativa

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