Bianca Kamimura, Mariana Burity e Viviane Puerta juntaram técnica, experiências, a diversidade regional e as diferentes visões de mundo para criarem algo único, a ser celebrado tanto pelas mulheres que trabalham com bebidas e que ganham cada vez mais espaço na cena de coquetelaria, quanto pelas que frequentam os bares, restaurantes, eventos ou bebem em casa, mas querem se sentir representadas.
Além da representatividade, o “Cachaceira” também protesta contra o preconceito que historicamente cobre a relação mulheres e bebidas. De acordo com a Embaixadora do BCB SP, Carolina Oda, existe um olhar negativo tanto em relação às mulheres que trabalham com bebidas, quanto às que gostam de beber, o que reforça a importância dos movimentos que lutam contra estes preconceitos.
“Hoje, força é resistência e ser forte significa ser o que você quiser, trabalhar no que sentir vontade. Somos mulheres e podemos beber o que desejarmos. Essas mensagens foram trazidas pelo drink criado pelas três bartenders, cada uma de um estado diferente do país, o que traz diversidade. As profissionais se reuniram de forma virtual e conseguiram elaborar uma bebida que traz a luta pela representatividade feminina, sendo também um incentivo para que cada vez mais as mulheres lutem pelo seu espaço e até se aventurem no universo dos coquetéis”, afirma.
Cachaça envelhecida em bálsamo: quebra de estigmas e singularidade
Morando em Porto Alegre desde 2014, Bianca Kamimura é a atual Chefe de Bar do restaurante e cervejaria Roister. Para a bartender, o termo “cachaceiro (a)” não é visto com bons olhos, algo que está relacionado com o fato da cachaça ser um produto nacional e muitas, terem um preço mais acessível, o que leva a uma ideia de menor qualidade em comparação com destilados vindos de fora do Brasil, e fazendo assim, com que seja mais marginalizada. Para a sociedade em geral, se um homem beber cachaça já não é considerado algo bonito, quando se trata de uma mulher consumindo a bebida, o preconceito aumenta.
“O ingrediente que sugeri para o drink foi a cachaça envelhecida em bálsamo, justamente para trazer a mensagem de que nós mulheres podemos sim, tomar a bebida, assim como qualquer outra. Além disso, essa bebida é um símbolo nacional da nossa cultura e as pessoas deveriam enxergar quem bebe cachaça com o mesmo glamour que veem quem toma um vinho”, explica.
Segundo Bianca, foi feita a escolha da cachaça especificamente de forma envelhecida em bálsamo porque esta é capaz de trazer sabor amadeirado e herbáceo ao drink. “A beleza na preparação de uma bebida está na inserção de características únicas e o ingrediente traz esse sabor diferenciado. O uso da cachaça envelhecida em bálsamo nesta receita simboliza a luta pela quebra de preconceitos e como cada mulher é única”, diz.
Vermute tinto: delicadeza e amargor
Carioca, Mariana Burity é atualmente, Professora de Coquetelaria na escola Bar Skull, Embaixadora da Diageo Bar Academy e Trade Expert da Diageo. De acordo com a profissional, as mulheres possuem infinitas facetas e todas são necessárias em determinadas situações. Por isso, o ingrediente que escolheu para compor o drink foi o vermute tinto, que, por ser um vinho, traz a delicadeza e a sofisticação, e por ser fortificado com ervas, raízes e especiarias, oferece amargor.
“Eu mesma sou uma mulher bastante carinhosa, mas nunca deixo de dar minha opinião e ser firme quando preciso. É importante um equilíbrio entre delicadeza e firmeza, além de uns toques amargos. As mulheres podem ser vaidosas e isso não as impede de carregar um engradado de bebidas e grandes sacos de gelo. É necessário educar as pessoas cada vez mais sobre as diferentes facetas do público feminino. O vermute tinto descreve muito bem as mulheres que são cheias de nuances”, afirma.
Bitter de cacau com pimenta: complexidade e picância
Viviane Puerta é paulistana e atualmente, Chefe e proprietária da Adega Vins, bar on-line de coquetéis. Para a bartender as mulheres são complexas assim como o bitter de cacau com pimenta, ingrediente que escolheu para compor a mistura de cachaça envelhecida em bálsamo e o vermute tinto.
“A complexidade da mulher se dá por inúmeros elementos interligados e todos constroem coisas inenarráveis, tanto na vida pessoal como profissional. Dentro dessa complexidade está a picância, que é algo que irrita e excita e que nos lembra que temos força, trazendo autoestima para alcançar nossos objetivos. O bitter de cacau com pimenta é herbal, trazendo especiarias secas e picância, além de um aroma amadeirado. É forte, assim como as mulheres”, finaliza.
Cachaceira
Ingredientes:
- 60 ml de cachaça envelhecida em bálsamo
- 25 ml de vermute tinto
- 3 gotas de bitter aromático de cacau com pimenta
- Pimenta do reino preta (uma rodada do moedor)
Modo de preparo
Em um mixing glass (ou copo grande) previamente gelado, adicione gelo, a cachaça, o vermute e o bitter aromático. Mexa com uma colher bailarina e coe para um copo baixo com gelo grande.
Finalize com a pimenta do reino preta moída na hora.
Sobre o BCB São Paulo
É a principal feira de destilados premium para profissionais que trabalham com bebidas em bares, restaurantes, hotéis e eventos no Brasil e na América do Sul. A primeira edição, realizada em 2019, foi muito bem recebida pelo setor pela mescla de negócios, networking e conteúdo qualificado, reunindo grandes referências nacionais e internacionais. O BCB São Paulo traz para o país o conceito de sucesso na Alemanha, onde acontece desde 2007, e nos Estados Unidos, desde 2018. Saiba mais em www.barconventsaopaulo.com.br
Sobre a Reed Exhibitions
Principal organizadora de eventos do mundo, com mais de 500 eventos em mais de 30 países. Em 2016 a Reed reuniu mais de sete milhões de participantes em eventos de todo o mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje os eventos da Reed são realizados em toda a América, Europa, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e África, organizados por equipes em 38 escritórios. A Reed Exhibitions atende 43 setores da indústria com eventos comerciais e de consumo. Faz parte do RELX Group plc, líder mundial no fornecimento de informações e análises para clientes em todas as indústrias. www.reedexpo.com
Fonte: KB!COM | Comunicação Corporativa
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