Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Vila St. Gallen: centro de experiência da cerveja Therezópolis



Templo da cultura cervejeira em Teresópolis reúne pratos harmonizados, chopes artesanais, música e eventos especiais


Para quem procura boa gastronomia, cultura e música na região serrana do Rio de Janeiro, a Vila St. Gallen, em Teresópolis, é um destino imperdível. Réplica de uma pequena cidade homônima localizada na Suíça alemã, o espaço é composto por uma vila com capelinha, rua de comércio, agradáveis restaurantes, e por uma bela cervejaria - coração desta vila germânica - a Cervejaria Sankt Gallen. O centro de experiência da cerveja Therezópolis, inspirado nas tradições europeias, recebe mais de cinco mil visitantes por mês.

A Vila St. Gallen é o templo da cultura cervejeira de Teresópolis. No local, são produzidos chopes artesanais e exclusivos, criados pelo cervejeiro Gabriel Di Martino, com edições sazonais e limitadas. Ao todo, são consumidos cerca de dois mil litros de chope a cada estação. Cervejas especiais de excelente paladar e aroma, além da tradicional linha Therezópolis, também fazem parte da experiência de múltiplos sabores de quem visita o local.

Além da cervejaria artesanal, a Vila St. Gallen oferece uma intensa programação, que vai de shows de Rock e Blues a jantares harmonizados por chefs da alta gastronomia. O espaço conta com três restaurantes, o Bistrô 1912, o Harlekin Pub e a Abadia Anno 613 que fazem parte de um vilarejo, onde o público encontra um pequeno comércio com loja de souvenir, sorveteria e até réplica de uma capela germânica.

Inspirado nos bistrôs do século passado, o restaurante Bistrô 1912 reúne o estilo Art. Noveau, com gastronomia sofisticada e cervejas especiais. O ambiente resgata o clima de um Rio de Janeiro que respirava os ares de Paris. A data que dá nome ao Bistrô é uma homenagem ao ano de lançamento da cerveja Therezópolis, criada por Alfredo Claussen. 



Preservando o clima das tradicionais festas alemãs, o Harlekin Pub reúne gastronomia típica, apresentações de pocket shows e um mezanino dedicado aos que gostam de jogar sinuca enquanto apreciam uma boa cerveja. Além de rituais da cultura cervejeira que animam o público.

Para as pessoas que não resistem a um fondue no clima da serra, a Abadia Anno 613 oferece um ambiente à luz de velas acompanhado de uma arquitetura germânica. Ao entrar, o visitante encontra o sótão de uma antiga casa decorada com livros e relíquias, que remetem à Abadia de St.Gallen, nos antigos alpes germânicos, na Suíça. A reprodução é tão fiel que até os garçons recebem o público vestidos de frades para servir fondues e raclettes, harmonizados com as cervejas da casa. 

Na Vila St. Gallen também é possível participar do Bier Tour. No trajeto, o visitante pode conhecer a origem da cerveja e o processo de produção da bebida ancestral, com os ensinamentos do cervejeiro ou da sommelière de cervejas. No final da experiência, o público terá direito a uma degustação de cerveja com dicas de harmonização e vai levar para casa uma caneca da Vila St. Gallen. O Bier Tour acontece aos sábados e domingos (menos no último sábado do mês) e custa R$50.

Vila St. Gallen: centro de experiência da cerveja Therezópolis


Chopp de Verão - Vila St. Gallen

Um chopp leve e saboroso. Essa é a criação da Vila St Gallen para a época mais quente do ano. A partir do dia 20 de janeiro, a cervejaria investiu no estilo inglês Ordinary Bitter, uma cerveja de alta refrescância para comemorar a estação. Como principal destaque, estão os lúpulos ingleses utilizados, que fornecem a essa cerveja sabores mais terrosos e herbais, bem típicos dos tradicionais PUBs de Londres. Criado pelo cervejeiro Gabriel Di Martino, o chopp tem coloração clara, levemente acobreada, baixo teor alcoólico, baixa carbonatação, pouco corpo, médio amargor e com um perfeito equilíbrio entre o malte e o lúpulo. "O estilo é o mais consumido e produzido na tradicional escola inglesa de produção de cervejas. Em sua origem, ele era utilizado como forma de pagamento e hidratação da classe trabalhadora, na Inglaterra" explica. O chopp ficará disponível até o final da estação. 

Nome: Ordinary Bitter
Estilo: Ordinary Bitter
Teor Alcoólico: 3,8%
Amargor: 22 IBU
Três maltes utilizados
Duas variedades de Lúpulos Ingleses Utilizadas. 
Temperatura de serviço: 4 a 6 graus.

Vila St. Gallen - Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166, Alto - Teresópolis. Tel.: (21) 2642-1575. Quintas-feiras das 19h à 00h; sextas-feiras das 12h à 00h30; sábados e feriados das 12h à 00h30; domingos das 12h às 19h. www.vilastgallen.com.br / www.cervejatherezopolis.com.br 

Horário especial de verão: até o dia 3 de fevereiro, a Vila St. Gallen vai funcionar em todas as quartas-feiras, das 19h às 00h.

Fonte: RPM Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club