Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Harmonizações e blend na adega de madeira estão entre as programações da Cerveja Blumenau durante o Festival Brasileiro da Cerveja


O Festival Brasileiro da Cerveja movimenta Blumenau (SC) a partir dos próximos dias. Além do Parque Vila Germânica, que recebe o evento de 8 a 11 de março, a Cerveja Blumenau também preparou uma programação para receber os apaixonados pela bebida. Chamada de Confraria, a série de eventos que acontecem na fábrica aproximam os consumidores e entusiastas da bebida. 

De segunda-feira (6) a sábado (11), das 9h às 18h, um outlet de fábrica atende ao público, com uma taplist especial de clássicos e lançamentos, e visitas guiadas pela produção da cervejaria. 

Na terça-feira (7), às 18h, e no sábado (11), ao meio-dia, a Cerveja Blumenau realiza duas edições especiais do BBQ & Beer. O Bar do Anísio, clássica casa que atende desde 1982 em Blumenau (SC), vai preparar carnes na brasa para harmonizar com as cervejas da marca. A programação é aberta ao público, apenas com necessidade de cadastro no Sympla, neste link. 

Na quinta-feira (9), a partir das 9h, a Cerveja Blumenau realiza uma brassagem colaborativa com a Cervejaria La Birra, do Rio Grande do Sul. Quem estiver na fábrica também poderá acompanhar essa produção de cerveja ao vivo. 


Harmonizações e blendagem 

Duas programações acontecem diretamente na adega de madeira, com vagas limitadas. A primeira é a harmonização. Serão três turmas, recebidas na cervejaria, que farão a combinação de queijos com sete rótulos diferentes das marcas Cerveja Blumenau, Blumenau Craftlab, Itajahy e Mestres do Tempo. As vagas são limitadas e os eventos acontecem na quinta-feira (9) e na sexta-feira (10), às 15h, e no sábado (11) às 10h. Todos os ingressos estão à venda no Sympla. 

Já a Blend Experience é uma experiência pensada para apaixonados por cervejas ácidas. Os participantes terão a oportunidade de testar blends de cervejas que estão maturando na adega de madeira e que produzem os rótulos com a marca Mestres do Tempo. Haverá apenas uma turma, na sexta-feira (10), às 10h. São 20 vagas e o link para inscrições está no Sympla.


Sobre a cervejaria

A Cerveja Blumenau foi lançada em 2015 e leva o nome da Capital Brasileira da Cerveja. Além de rótulos reconhecidos como a Capivara Little IPA, a Frida Blond Ale e a Macuca Imperial Stout, conta ainda com duas linhas: a Mestres do Tempo, especializada em cervejas maturadas em barris de madeira, e a Blumenau Craftlab, que lança rótulos inovadores em edições limitadas. Mais informações estão em www.instagram.com/cervejablumenau.


Fonte: Melz Assessoria

ESCM estreia minisséries com curso gratuito de como fazer sua cerveja em casa

Fazer sua própria cerveja era só um sonho algumas décadas atrás. Hoje em dia, já é uma possibilidade factível. E para quem quer dar os primeiros passos nesse universo para entender o que é preciso para iniciar uma produção para consumo próprio, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) acaba de lançar um curso gratuito e ao vivo.

Chamada de Como Fazer Cerveja em Casa, a programação inicia o projeto minisséries, desenvolvido pela instituição. Serão quatro cursos, ainda no primeiro semestre, compartilhando conhecimento inicial sobre vários aspectos da cerveja artesanal. O primeiro é a produção caseira.

Para se inscrever, basta acessar este link. As aulas começam no dia 14 de março se seguem por quatro terças-feiras, sempre das 19h às 21h.

Este será o primeiro de quatro cursos gratuitos, de acordo com o diretor da ESCM, Carlo Bressiani. “O conhecimento sobre cerveja artesanal se especializa a cada dia e entendemos que compartilhar informações de base é uma possibilidade de expandir o interesse pelo setor. Estes cursos, gratuitos e online, darão uma boa base para aqueles que já tem algum interesse para que dê seus primeiros passos em direção à cerveja artesanal”, comenta. Novas agendas serão confirmadas em abril e maio.


Sobre a ESCM

Com mais de 15 mil alunos formados em oito anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na cerveja, da América Latina. Além do Brasil, atua também em Portugal, no Paraguai, na Argentina e Uruguai.

Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 12 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos. Todas as informações sobre a instituição estão em www.cervejaemalte.com.br.


Fonte: Melz Assessoria

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Brahma estampa seu maior cliente, Zeca Pagodinho, em edição especial da cerveja


Ninguém melhor do que Zeca Pagodinho, cantor que não dispensa uma boa Brahma, para estar impresso na latinha da cerveja. A edição limitada em parceria com a Ball Corporation, líder mundial em latas para bebidas e responsável pela impressão em alta qualidade que leva o artista para a clássica embalagem, foi feita em comemoração aos seus 40 anos de carreira e distribuída para os foliões que acompanharam o desfile da Grande Rio na Sapucaí.

A edição especial colocou, em uma lata exclusiva, a foto viral do artista, tirada no Rio de Janeiro enquanto ele segura o famoso copo americano em uma mão e chama um táxi com outra. A imagem, que já é conhecida por estampar camisetas, tatuagens de fãs e até mesmo objetos decorativos, foi a escolhida para estar na embalagem impressa pela Ball Digital Printing. A tecnologia nascida no Brasil permite a reprodução fiel de imagens em infinitas cores na lata, com qualidade fotográfica e em número menor do que lotes tradicionais de envases para bebidas – o que possibilita a edição tão exclusiva que integrou a bebida favorita do sambista com o enredo da escola de samba de Duque de Caxias, que o homenageou como tema. A Grande Rio repete a homenagem amanhã, 25, no Desfile das Campeãs.

“Quando lançamos a Ball Digital Printing no final de 2022, estávamos mirando em ações que ajudassem marcas a se conectarem cada vez mais com os consumidores – e temos aqui um dos exemplos perfeitos disso. A tecnologia permite que a lata de Brahma, além de transportar a cerveja, se torne uma homenagem ao Zeca Pagodinho e aos seus fãs, fazendo parte da experiência que foi assistir presencialmente o desfile da Grande Rio, que também celebrou o sambista”, conta Hugo Magalhães, Diretor de Marketing e Novos Negócios da Ball para América do Sul.


Sobre a Ball Corporation

A Ball fornece soluções inovadoras e sustentáveis de embalagens de alumínio para clientes de bebidas, cuidados pessoais e produtos domésticos, bem como aeroespacial e outras tecnologias e serviços. A companhia e suas subsidiárias empregam 24.300 pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US$ 13,8 bilhões em 2021.  Na América do Sul, a empresa conta com 13 fábricas, distribuídas entre Brasil, Chile, Argentina e Paraguai. Para mais informações, acesse www.ball.com e siga o VADELATA – movimento em prol da lata de alumínio, a embalagem mais amiga do meio ambiente – no  Instagram e no Facebook.


Fonte: Edelman

Cervejaria Krug Bier divulga as próximas datas de visitação


A Experiência Krug Bier estará disponível para o público nos próximos sábados, dia 4 de março e 01 de abril. Quem quiser conhecer de perto como a cerveja é produzida em um passeio guiado super interativo já pode adquirir seu passaporte através do link do Sympla.

A Primeira cervejaria artesanal de Minas promove todos os meses visitas guiadas. O Tour na Fábrica é ministrado por Fabiana Bontempo, cervejeira, mestre em  estilos e embaixadora da Krug Bier. Ela é a responsável por receber os visitantes e apresentar de perto as matérias primas usadas na produção das cervejas, as instalações da nova fábrica e também o processo produtivo.

A visita tem a duração média de uma hora e ao final, o participante ainda poderá fazer compras na loja da fábrica, que tem uma variedade de produtos exclusivos além de cervejas e chopes fresquinhos. Quem adquirir o ingresso ganha o Kit Experiência Krug Bier, com uma sacola, uma taça exclusiva, uma carta de cervejas e um cartão magnético com 20 reais de crédito para degustação na fábrica. A visita é destinada a maiores de 18 anos. A recomendação para a visita na fábrica é que os participantes estejam com calça e sapatos fechados, além de camiseta de manga curta ou comprida. Não será permitida a entrada caso o participante estiver de saias, vestidos, shorts, bermudas, sandálias ou chinelos.

Segundo Fabiana Bontempo, “Estamos criando uma verdadeira imersão cultural cervejeira aos sábados de visitação à fábrica aqui na Krug. Já vamos para mais uma edição com muitos feedbacks positivos em relação à experiência do cliente na fábrica. A intenção é estreitar os laços com os apreciadores de nossas cervejas, trazer muita informação em forma de um bate papo leve e descontraído, que certamente ficará na memória de todos os que vierem nos visitar”, explica.


Informações:

Local Krug Biergarten Avenida Montreal, 280, Jardim Canadá - Nova Lima, MG

https://krug.com.br/visite-a-fabrica/

R$ 69 no link: https://www.sympla.com.br/produtor/krugbier


Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Pesquisadores da USP trabalham em uma cerveja artesanal probiótica


O consumo moderado de cerveja está associado ao aumento de micro-organismos benéficos na microbiota intestinal e consequentemente à diminuição de riscos de problemas cardíacos e diabetes, segundo um estudo recente da Universidade NOVA, de Portugal. Agora, pesquisadores do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center - FoRC) querem otimizar esses benefícios. Com o cajá, um fruto também conhecido como taperebá, muito popular na região Norte do país, os cientistas desenvolveram uma cerveja artesanal potencialmente probiótica.

Probióticos são micro-organismos vivos, geralmente bactérias, muitas vezes adicionados em alimentos para se alojarem principalmente no intestino e assim produzirem efeitos positivos à saúde. Neste caso, conforme estudo publicado na revista científica Foods, foi usada a bactéria Lacticaseibacillus paracasei F19. Entre outros benefícios reconhecidos, essa bactéria traz ganhos para a digestão de alimentos e a absorção de nutrientes — que podem ter efeito contra a obesidade segundo estudos com modelos animais — e no fortalecimento do sistema imune.

Coordenada por Susana Saad, professora da FCF-USP e integrante do FoRC, na pesquisa foram feitas quatro formulações da cerveja, todas com os ingredientes básicos da cerveja (água, malte, lúpulo e levedura). Em uma versão foram adicionados o probiótico e o suco do cajá; em outra o probiótico e o bagaço da fruta; uma terceira o probiótico com o suco e o bagaço combinados; e uma quarta só o probiótico -- o grupo controle.

Categoria Sour -- Além de análises de compostos voláteis, como álcoois, ésteres e terpenos, que conferem aroma e sabores, as formulações passaram por avaliações sensoriais com 117 voluntários. Sem saber qual das quatro estavam provando, os voluntários deveriam dizer o quanto gostaram da bebida (numa escala de um a nove) e qual a probabilidade de comprarem a cerveja se essa estivesse à venda no mercado (numa escala de um a cinco). Também deveriam descrever sensações relativas ao sabor.

“Três delas obtiveram nota seis de aprovação e três de consumo. Se destacou a formulação feita com o suco, que obteve notas sete e quatro, respectivamente. No geral, eles aprovaram a acidez, que é um diferencial potencializado pelo probiótico”, conta Ana Beatriz Praia, mestre em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) e primeira autora do estudo.

“A fruta e seu subproduto foram utilizados exclusivamente com o intuito de dar sabor à cerveja. No geral, o resultado foi uma cerveja leve, refrescante e ácida, o que a coloca na categoria de cerveja Sour. Boa para o clima brasileiro, especialmente no verão”, acrescenta Marcos Herkenhoff, pós-doutorando em genética de micro-organismos cervejeiros na FCF-USP e coautor do estudo.

Combo de benefícios -- Em relação à quantidade de bactérias Lacticaseibacillus paracasei F19, todas as formulações conseguiram manter uma quantidade de micro-organismos entre 22% e 40% menor do que o produzido pelo grupo controle (ingredientes básicos + probiótico). “Isso mostra que há uma chance grande dessas cervejas manifestarem os efeitos do probiótico esperados. Se os níveis de bactérias são suficientes para isso, precisaremos verificar em estudos com animais e clínicos”, explica Herkenhoff.

Segundo ele, além do potencial probiótico, as cervejas obtidas na pesquisa têm menor valor energético por conta da fermentação alcoólica, produzida pela sua levedura, e a fermentação lática, gerada pelo probiótico. Com isso, são dois micro-organismos consumindo carboidrato, o que não ocorre nas cervejas convencionais. “Por haver duas fermentações, o seu teor alcoólico também é menor: fica entre 2,6% e 3,4%, enquanto o teor médio de uma cerveja convencional varia entre 4,8% e 5,2%.” 

O desenvolvimento de uma cerveja à base do bagaço do cajá também poderia beneficiar a cadeia produtiva do fruto. O cajá é produzido principalmente na agricultura familiar e é muito utilizado no norte do país em sucos, sorvetes e doces em geral. Geralmente aproveita-se o suco e se descarta o bagaço. “Essa parte do estudo foi importante porque há poucas pesquisas que indicam formas de aproveitar esse subproduto. Esse conhecimento poderá, no futuro, agregar maior valor ao fruto e fortalecer a cadeia de produção”, afirma Praia.

A procura por cervejas diferenciadas é grande. “Existe um mercado promissor de cervejas não convencionais que está se estabelecendo. Além das cervejas Sour, hoje já encontramos cervejas sem glúten, com fermentação em barril, entre outras variedades”, diz Herkenhoff. “Se os benefícios probióticos da cerveja à base de cajá forem confirmados, isso certamente seria um diferencial de produto”, destaca Herkenhoff.

Pesquisas correlacionadas - O grupo ainda estuda outras inovações no mercado das cervejas. Uma delas é o desenvolvimento de novas leveduras não alcoólicas, utilizadas como forma de elaborar cervejas sem álcool que tenham menos diferenças no sabor em relação à cerveja convencional. “As grandes cervejarias já contam com leveduras não alcoólicas, no entanto, boa parte delas precisam ser aprimoradas quanto ao sabor. Além disso, ainda não há registros de cerveja probiótica sem álcool e o desenvolvimento dessa levedura é fundamental para isso”.

Outra inovação é o desenvolvimento de probióticos que possam ser aplicados em cervejas convencionais. “Além de conferir ganhos à saúde, essa é uma estratégia que permitirá modular os sabores de uma cerveja, conforme já validamos em estudos anteriores”.


Fonte: Acadêmica Agência de Comunicação

Com produção super limitada, MMV traz vinho tinto italiano produzido por uma das vinícolas mais charmosas do mundo


Lei da oferta e da procura. Talvez uma das regras mais antigas do comércio, que muitas vezes eleva não apenas o status de um produto, como também o preço, até mesmo pela exclusividade.

E quando pensamos no mundo dos vinhos, com toda a elegância e variedade de produtos, não é raro ter a atenção chamada por alguns rótulos que são, além de raridades, deliciosos ao paladar. Este é o caso do Insieme, vinho tinto da vinícola Inserrata, localizada na Toscana, Itália, o que por si só já traz todo um garbo e elegância a esse rótulo tão especial.

“Levamos anos para conseguir trazer o Insieme para o Brasil, visto que esse vinho tem uma produção limitada de garrafa por safra e, sempre que queríamos importar anteriormente, o estoque já estava zerado. É bom que o cliente sempre fique atento, porque é um vinho que acaba, pois a própria vinícola não tem grande quantidade para vender”, diz Jonas Martins, gerente da MMV Importadora, empresa que é parceira da Inserrata para importação no Brasil.

O próprio “modus operandi” da vinícola explica a situação. Empresa familiar especializada em agricultura orgânica desde 1997, a grande diferença está na qualidade e estilo, que sempre respeita e garante a proteção do meio ambiente e de sua biodiversidade. São apenas cinco hectares de produção de uvas, que literalmente geram pequenas obras de arte engarrafadas, em lotes bem pequenos e todas as garrafas numeradas.

Martins conta que a região da Toscana tem como uva tinta principal a Sangiovese, uva dos vinhos mais famosos de lá. Mas o enólogo da Inserrata acredita que esta não é a melhor uva. O Insieme é feito com uva 100% Merlot, de origem francesa, mas totalmente adaptada à região da Toscana.

Outra característica peculiar é o solo. A terra da propriedade onde se encontra a vinícola, quando cavada por cerca de 10 a 15 centímetros, apresenta uma terra branca, como conchas e sedimentos do mar, pois há alguns milhões de anos a região era submersa, o que entrega uma mineralidade de solo para o vinho também.

Isso faz com que o Insieme tenha uma pontinha de sabor salgado quando degustado. Em relação ao aroma, ele lembra a grafite, além das frutas, especialmente vermelhas, comum aos Merlots. Sua fermentação com leveduras indígenas acontece em pequenos tanques de aço inox por 20 dias, o que o deixa delicioso, remetendo aos aromas sentidos e, também, a uma mineralidade sápida apaixonante, marca registrada do terroir de San Miniato.

A apresentação do vinho também é um charme à parte. Todos os Inserratas têm um rosto que foi desenhado por uma artista inglesa, que mescla o rosto da mãe e do filho dos proprietários da vinícola. “Eu acho muito legal o rótulo que vem no Insieme, a gente tem aqui a expectativa de chegada e venda total entre a metade do ano e até antes do fim do ano, porque é um vinho muito especial mesmo”, reforça Jonas Martins.

E talvez aqui o caro leitor certamente deve estar se perguntando: Qual o preço dessa iguaria? Martins conta que a garrafa do Insieme vai chegar ao público, em winebars, adegas, restaurantes e supermercados, por volta de 280, 290 reais a garrafa, o que sinceramente é uma barganha por um vinho tão exclusivo, limitado e especial.


Fonte: Engenharia de Comunicação

Primeira marca a produzir licores de cerveja e lúpulo no país, Schluck Licores estreia no Festival Brasileiro da Cerveja


Duas grandes paixões dos visitantes do Festival Brasileiro da Cerveja poderão ser degustadas em formatos inéditos este ano. A Schluck Licores, pioneira no desenvolvimento de licores de lúpulo e cerveja, vai estrear no evento. Além de doses desses e outros produtos, também será possível provar drinks preparados com eles. O Festival Brasileiro da Cerveja acontece de 8 a 11 de março em Blumenau (SC).

Localizada na Capital Brasileira da Cerveja, a fábrica de licores produz receitas trazidas pelos imigrantes alemães que colonizaram a região e também novos itens, criados com foco em experiências contemporâneas e coquetelaria.

O Höpfen Likör, licor de lúpulo, é produzido a partir do blend de três lúpulos, com amargor equilibrado e notas cítricas. Já o Bier Likör é produzido a partir de cerveja Dunkel e maturado em barril de carvalho.  

Mario Manzke Neto, diretor comercial da Schluck Licores, comemora a estreia da marca no Festival Brasileiro da Cerveja. “Nós acreditamos que a coquetelaria se conecta ao universo da cerveja artesanal de várias formas, seja compartilhando dos mesmos ingredientes ou mesmo criando receitas a partir de cervejas para licores ou drinks”, diz. “Ter a oportunidade de estar mais perto do público para mostrar a forma como valorizamos a conexão entre esses universos vai ser uma experiência muito interessante”, completa. Mais informações sobre a marca estão em @schlucklicores.


Fonte: Melz Assessoria

1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha consolidará Serra da Mantiqueira e Sul de Minas Gerais como polo turístico gastronômico


O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, evento que reunirá simultaneamente mais de 30 municípios da Serra da Mantiqueira paulista e Sul de Minas Gerais, consolidará as duas regiões como um dos maiores polos gastronômicos do país, devido à sua diversidade culinária.

O festival, o maior do Brasil em duração, será realizado entre os dias 2 de junho e 30 de julho de 2023 e reunirá os principais restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha.

Também será o primeiro evento do gênero a reunir as cidades da Serra da Mantiqueira paulista e mineira, que tradicionalmente realizam festivais individuais, de acordo com suas demandas sazonais, já que a maioria dos municípios tem vocação turística.

Durante os meses de junho e julho são esperados cerca de 3,5 milhões de turistas, de acordo com estimativas das prefeituras, que subirão a serra nas férias em busca de natureza, aventura, momentos a dois, relax e, claro, boa gastronomia.

“O festival tem o principal objetivo de divulgar o potencial gastronômico das duas regiões, que possuem excelentes restaurantes, dos mais simples com comida típica caipira, até os mais luxuosos e renomados, com alta gastronomia. E, nas duas pontas, produtores artesanais dos mais variados segmentos, que focam o escoamento de sua produção na própria região, auxiliando na valorização e no fomento do turismo gastronômico regional”, explica Jéssica Aquino, gerente de Marketing da Sabores da Montanha, associação gastronômica formada por empresários do setor e organizadora do festival.

Até o momento, no estado de São Paulo, há representantes gastronômicos nos municípios de Campos do Jordão, Cunha, Espírito Santo do Pinhal, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, e São Francisco Xavier. Já em Minas Gerais, participarão as cidades de Andradas, Baependi, Brazópolis, Bueno Brandão, Cambuí, Caxambu, Córrego do Bom Jesus, Cristina, Extrema, Gonçalves, Itajubá, Itamonte, Maria da Fé, Monte Verde, Piranguinho, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço e São Thomé das Letras.

“O número, no entanto, poderá crescer até a proximidade do evento, pois diversos municípios localizados próximos às cidades participantes também demonstraram interesse em incrementar o festival”, acrescenta Jéssica Aquino. 


Participação dos restaurantes

Para participar os estabelecimentos deverão criar um prato exclusivo para o Festival. As cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos.

Os pratos ou criações deverão ter valores acessíveis a moradores e turistas, que serão fixados pelos próprios restaurantes. Na prática, nada muda no dia a dia de um restaurante. O Festival pensou em aproveitar a estrutura própria dos estabelecimentos para a realização do evento, com todos os cuidados necessários.

A data limite para adesão dos estabelecimentos ao Festival é 28 de fevereiro de 2023. Portanto, para o estabelecimento não ficar de fora do material de divulgação, deverá manifestar interesse até esta data. Após 28 de abril, terá início

a confecção de todo o material necessário (impresso, produção de chamadas para TV e spots de rádios) para a divulgação do Festival.


Alguns restaurantes participantes

Animados em participar do festival, muitos dos restaurantes terão sua primeira experiência em eventos deste tipo. Em comum, a maioria está atendendo ao tema do evento, que é a utilização de insumos produzidos na região para a preparação dos pratos.

O Flor de Zucca Restaurante, localizado em Gonçalves (MG), por exemplo, participará com um saboroso Risoto de Filet Mignon, que terá em sua receita uma iguaria típica da Mantiqueira e que é usada no preparo de diversos pratos, o pinhão. O prato será acompanhado com arroz arbóreo, vinho tinto e cogumelos.

Também de Gonçalves, a Odara Cervejaria criou para o festival sua Luganesca, um prato produzido com linguiça de porco caipira, de fabricação artesanal, com compota de cebola roxa caramelizada e bacon. O chef Júlio Dias usou três ingredientes básicos para produzir o prato.

Já a Soberanos Steak House, de Andradas (MG), disponibilizará aos clientes participantes do festival o seu Raclette Soberano, um Tornedor de filé mignon com raspa de queijo Raclette mineiro, batatas assadas com bacon, molho branco e salada de rúcula com tomate cereja e pesto. O prato, que serve duas pessoas, certamente irá agradar os amantes do churrasco e de um bom queijo mineiro.


Grupo Sabores

A Sabores da Montanha pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que objetiva a divulgação e valorização da gastronomia típica da Serra da Mantiqueira. O grupo também gerencia a Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), além da Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.


SERVIÇO | 1º FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA MONTANHA  

Início: 2 de junho de 2023

Término: 30 de julho de 2023

Informações: (11) 9-5435-3665 | @saboresdamontanha_br


Fonte: ClubPress Comunicação Corporativa


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

O que beber no carnaval? 5 drinks refrescantes para curtir a folia


A festa mais popular do calendário brasileiro está chegando, os ensaios de pré-carnaval já estão a todo vapor. Nesse clima de total descontração, tem  quem curte a folia em casa,nos bloquinhos de rua e também os amantes dos tradicionais bailes de carnaval.

Se você é da turma que vai aproveitar o feriado prolongado para reunir os amigos e a família para curtir a folia em casa, irá gostar dessas dicas de drinks que nós, junto com a SnowGo e a Drinks e Drinks Eventos, separamos para você.. Você que é da turma que vai para os bloquinhos de rua ou bailes, pode preparar em casa e levar para beber a caminho da festa, fazendo aquele tradicional ‘esquenta’ com os amigos, pois é uma excelente forma de economizar, inclusive.

Todos os drinks sugeridos têm algo em comum, todos trazem o frescor, sabor e cores das nossas frutas tropicais brasileiras e sempre são acompanhados de gelo, que deixa os drinks mais refrescantes, porque não há nada pior do que bebida quente, não é mesmo?


Piña colada

Ingredientes

60 ml de Rum

200 ml de Abacaxi

30 ml de Leite de Coco

Gelo SnowGo (4 pedras moídas)

Açúcar (a gosto)

Modo de Preparo

Bata bem os ingredientes com gelo moído em uma coqueteleira ou liquidificador. Sirva em um copo long drink, de preferência com a base arredondada. Use meia fatia de abacaxi para decorar e deixar a bebida ainda mais atrativa.


Lagoa Azul

Ingredientes

Suco de 1 limão

50 ml de vodka

45 ml de Curaçau Blue

100 ml de refrigerante de limão

Gelo SnowGo a gosto

Modo de preparo

Coloque o gelo e o suco do limão no copo. Adicione a vodka e o Curaçau Blue. Complete o copo com o refrigerante. Pronto! 


Sex On The Beach

Ingredientes

1 dose de vodka

1/2 dose de licor de pêssego

1 dose de suco de laranja

3 cubos de gelo SnowGo

1/2 dose de xarope de groselha

Modo de preparo

Em um copo long drink ou taça coloque a vodka, o licor, o suco de laranja e bata. Adicione o gelo e misture com auxílio de uma colher ou bailarina. Finalize com a groselha colocando aos poucos pela borda do copo para ter o efeito degradê, não misture! Decore e beba (com moderação).


Gin tropical

Ingredientes

Gelo SnowGo a gosto

2 a 3 Rodelas de laranja

1 dose de gin

1 dose de suco de laranja

250 ml de Red Bull Tropical

Modo de preparo

Encha a taça de gelo, para que ela resfrie. Coloque as rodelas de laranja na taça acrescente o gin, o suco de laranja, o energético e misture bem. Coloque especiarias a gosto para ficar ainda mais refrescante.


Chocomix

Esse drink é uma criação exclusiva da Drinks e Drinks Eventos, de acordo com Dilson Oliveira, fundador da empresa, o drink foi criado para quem não consome bebida alcoólica, mas gosta das misturas de cores e sabores e não quer só ficar no suco ou refrigerante. 

Ingredientes

3 morangos picados

2 pedras de gelo SnowGo

60 ml de leite

1/4 de Leite condensado 

1/4 de creme de leite e Cobertura de sorvete, sabor ao gosto.

Modo de Preparo

Coloque em uma coqueteleira ou bata em um mixer os morangos, leite, leite condensado, creme de leite e o gelo. Bata até ficar com uma textura cremosa. Decore a parte interna de um copo longo com cobertura de sorvete, exagere na cobertura para aparecer o efeito e despeje o coquetel. Coloque um morango inteiro na borda do copo e se refresque! 


Fonte: Temma Agência - Relações Públicas e Marketing Digital

Chilli Beans lança coleção-cápsula de relógios inspirada em coquetéis clássicos

A Chilli Beans, maior rede especializada em óculos escuros da América Latina, decidiu traduzir toda a aura da mixologia em uma coleção-cápsula com três tipos de relógios. Indo dos mais sofisticados aos mais acessíveis, a linha Drinks apresenta receitas de drinques clássicos gravadas no verso dos produtos.

As bebidas mais pedidas personalizam os modelos dos relógios, como no caso do negroni, que conta com uma pulseira com blend de couro e silicone, e um líquido no mostrador, fazendo referência ao drinque originado na Itália. Já no caso das cervejas, o relógio possui a caixa em formato de tampa de garrafa e a pulseira é ornamentada com relevos de trigo com informações sobre cada tipo de cerveja.

“Essa linha é super moderna, descolada e perfeita para o verão. Preparamos essa coleção para quem é fã de tomar uns bons drinks, mas é claro, com uma boa dose de Chilli deixando tudo mais apimentado!”, diz Caito Maia, fundador da Chilli Beans.

Com média de preço em R$ 399,98, a coleção Drinks já está disponível no site, lojas físicas e quiosques de todo o território nacional. 

SOBRE A CHILLI BEANS

A Chilli Beans iniciou suas atividades no final dos anos 90, sob o comando do empresário Caito Maia. Vinte anos depois, se consolida como a maior rede especializada em óculos escuros da América Latina, com mais de 1000 pontos de venda, incluindo Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Chile, México, Estados Unidos, Portugal, Kuwait e Tailândia. Tendo o fast fashion como plataforma de negócios, com lançamentos de 10 novos modelos por semana, a Chilli Beans foi pioneira no conceito de ótica self-service, que permite ao cliente manusear e experimentar os produtos, e a primeira com PDVs monomarca no segmento. Recentemente, a marca tornou-se case de estudos na Harvard Business School, onde Caito Maia, presidente da Chilli Beans, contou sua história de sucesso.

Acesse aqui o site e Instagram da marca.


Fonte: Melina Tavares Comunicação

Pelo segundo ano consecutivo, Tiger anuncia patrocínio do REP Festival 2023


Criada nas ruas de Singapura em 1932, a cerveja do Grupo HEINEKEN reforça o seu DNA street ao fazer parte da cena urbana brasileira patrocinando o maior festival de rap do Brasil, o REP Festival 2023. A marca é a puro malte oficial do evento que reúne os maiores rappers e trappers do país, garantindo que os encontros aconteçam e possibilitando conexões.

Neste ano, o REP Festival inaugura a nova Cidade do RAP, um amplo espaço, proporcionando integração do público com a natureza e o meio ambiente e uma experiência sonora ainda mais rica. Entre as mais de 100 mil pessoas esperadas este ano, o evento receberá público de 840 cidades, de todos os 26 estados brasileiros, além de turistas de 23 países de todos os continentes. Realizado nos dias 11 e 12 de fevereiro, o line-up, inteiramente nacional, inclui nomes de peso como Matuê, L7nnon, Filipe Ret, Ludmilla, Poze, Djonga, Xamã, Baco Exu do Blues, Racionais e Emicida. O festival é uma realização da Rep Union, Mood FM e Sommar.  

O mega evento contará com os três palcos “Ritmo”, “Poesia” e “Filtr Experimenta”, oferecendo mais de 30 horas de shows simultâneos. A Tiger terá sua identidade visual exposta no Palco Poesia, além de bares na pista e um espaço para fotos com uma tela branca, em que um artista parceiro da marca fará uma pintura exclusiva.

O consumidor poderá conferir a refrescância do líquido premiado internacionalmente, enquanto aproveita o festival. Acompanhe a Tiger no @tigerbeerbr no Instagram, Twitter e Facebook para ficar ligado nas novidades sobre o REP Festival e muito mais! 


SERVIÇO - REP FESTIVAL 2023 

Local: Cidade do Rap

Endereço: Av. Dom João IV, após estação Mato Alto do BRT (continuação da Av. das Américas, sentido Zona Oeste).

Datas: 11 e 12 de fevereiro de 2023

Abertura dos portões: 13h

Classificação: 16 anos

Bebida alcoólica à venda somente para maiores, com documento original.

Informações e vendas : site oficial do evento 

Transporte recomendado: REP EXPRESS (ônibus circulares com saída da Barra da Tijuca e de Campo Grande direto para a Cidade do Rap) e EXECUTIVOS (ônibus com saídas de mais de 30 pontos). Lista completa e como adquirir os transfers no site oficial do REP Festival 

Redes sociais do evento: • Instagram | • TikTok 


Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil 

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel, Tiger, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.


Fonte: Press Pass

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Um mês para o Festival Brasileiro da Cerveja: cinco atrações para aproveitar Blumenau (SC) durante o evento


Há um mês do Festival Brasileiro da Cerveja, Blumenau (SC) começa a se preparar para um dos maiores eventos da bebida no país. Além das cervejarias, outros empreendimentos oferecem opções conectadas à bebida. 

O Festival Brasileiro da Cerveja vai de 8 a 11 de março. De quarta (8) a sexta-feira (10) o evento abre às 18h. No sábado (11) a programação inicia às 15h. Ou seja: dá tempo de aproveitar outros atrativos da cidade.  


Programação nas cervejarias 

A Cerveja Blumenau prepara uma programação inédita para o período do evento. Além das visitas guiadas pela produção, de 6 a 12 de março acontecem degustações especiais na adega da marca Mestres do Tempo, um bar será montado antecipado as novidades que estarão no Festival, acontecem brassagens colaborativas com outras cervejarias e os visitantes ainda poderão aproveitar um outlet na loja de fábrica, com preços especiais. 

No dia 7 de março, terça-feira que antecede a abertura dos pavilhões, a cervejaria realiza a segunda edição do BBQ & Beer, um evento que reúne especialistas em churrasco com receitas e harmonizações para degustação do público. Todas as informações estão em @cervejablumenau. 


Novo Museu da Cerveja 

O Museu Brasileiro da Cerveja foi completamente reestruturado e apresentado ao público em setembro de 2022. Portanto, mesmo quem já veio outras vezes do Festival Brasileiro da Cerveja ainda não conhece a nova experiência, composta de oito ambientes que contam a história da cerveja e da relação de Blumenau com a bebida.

De forma educativa e leve, o Museu da Cerveja mostra tanto aspectos técnicos que norteiam a produção da bebida quanto questões emocionais que conectam a população da cidade com a bebida - com degustações no percurso, claro. Os ingressos e todas as informações estão em www.museudacervejadeblumenau.com.br. 


Drink com cerveja e sete tipos de torresmo

A relação da cerveja com a mixologia está ganhando espaço em todo o país. No Seu Porco, casa que valoriza a carne suína em diversas receitas originais e releituras, um dos drinks mais pedidos do novo cardápio é a prova disso. Com tequila, limão, borda de sal e uma long neck (literalmente) de cerveja Pilsen da casa, a receita chamada de Porca Doida agradou os clientes. 

Na casa, que tem unidades em Blumenau, Balneário Camboriú e Timbó, também é possível harmonizar sete rótulos da Cerveja Blumenau com os pratos. Uma curiosidade: são sete tipos de torresmo disponíveis para combinações. Mais informações em www.seuporco.com.br. 


Harmonização com gastronomia internacional

Um dos grandes aprendizados sobre a cerveja artesanal nos últimos anos foi a possibilidade imensa de harmonizações que ela possibilita. No Restaurante Moinho do Vale, além da vista para a curva do Rio Itajaí-Açú, os visitantes podem combinar as receitas da casa com 12 rótulos de cervejas artesanais regionais. 

Para o período do Festival, a casa também prepara pratos com cervejas artesanais nas receitas, como ingredientes de pratos inspirados na gastronomia internacional. Mais informações estão em www.restaurantemoinhodovale.com.br.


Provar outras possibilidades com lúpulo 

O lúpulo não é a matéria-prima apenas da cerveja em Blumenau. Uma das empresas mais tradicionais da cidade, a Schluck Licores é também a criadora do primeiro licor de lúpulo no país. Na loja, localizada no Empório Vila Germânica, é possível provar a receita original e ainda a versão com morangos. 

Dentro do Festival Brasileiro da Cerveja, a marca terá um espaço onde estarão disponíveis, além dos licores, drinks que se relacionam com o universo da cerveja. Mais informações estão em @schlucklicores.


Fonte: Melz Assessoria

Itaipava surpreende e lança óculos com abridor de cerveja em parceria com a Chilli Beans


A Itaipava, a cerveja que pertence ao Grupo Petrópolis, apresenta mais uma novidade pensada especialmente aos consumidores para o carnaval: óculos com abridor de garrafa nas hastes. A coleção é exclusiva e começa a ser vendida em fevereiro em todo o país. Para contar essa história alinhada com o reposicionamento, a marca traz um ensaio assinado pelo fotógrafo e diretor Rodrigo Maltchique, reconhecido por sua multidisciplinaridade e trabalhos icônicos.  

Para Danielle Bibas, vice-presidente de Marketing do Grupo Petrópolis, “essa parceria reúne duas marcas brasileiras que retratam perfeitamente a estação do ano, que é a cara de Itaipava: o verão. Essa collab surge em um momento muito especial para a marca, que vem ampliando sua comunicação com o público, trazendo agora uma nova experiência de consumo para o brasileiro. Os óculos estão lindos, são um acessório indispensável no verão, assim como os abridores de garrafa. Unimos o melhor dos dois mundos”, comenta.

Segundo Caito Maia, fundador da Chilli Beans, o verão é o momento ideal para unir duas marcas que representam brasilidade, jovialidade e inovação. “Quisemos colocar um pouquinho de pimenta na cerveja que é a cara do verão! Dessa forma, lançamos um produto diferenciado que combina estilo, proteção e versatilidade, para facilitar a vida dos mestres cervejeiros, ou simplesmente de quem vai pular o carnaval nas ruas de todo o país”, comenta.

A parceria entre a marca de cerveja e a rede especializada se dá por meio de uma ação criativa assinada pela WMcCann. “O projeto da Itaipava com a Chilli Beans veio do desejo de expandir o público da cerveja, abrindo espaço da marca em outros territórios. Trabalhamos ponto a ponto dessa parceria para que o resultado fosse atingido e alinhado aos desejos das marcas. Por fim, para retratar essa história, convidamos o Maltchique", conta Alessandra (Lelê) Pereira, diretora de Criação da WMcCann.

A novidade traz uma estratégia robusta de comunicação e mídia com pílulas que funcionam como tutoriais de como usar os modelos exclusivos da coleção. Nas redes sociais, um squad de influenciadores amplifica a divulgação dos novos produtos. As ações de conteúdo ainda envolvem uma parceria no Pinterest da Chilli Beans. Ainda, entre os dias 24 a 26 de fevereiro o cliente que comprar uma versão do lançamento na flagship da Chilli Beans em São Paulo, na rua Oscar Freire, 1072, Jardim Paulista, ganhará uma Itaipava. Promoção válida enquanto durarem os estoques e permitida apenas para maiores de 18 anos.

 

Ficha Técnica: 

Agência: WMcCann

Cliente: Grupo Petrópolis

Produto: Itaipava

Nome da campanha: Collab Itaipava e Chilli Beans

Time do Cliente: Giulia Faria, Danielle Bibas, Naiara Brugneroto, Camila Felippe, Tomas Lombardi, Jessica Tostes, Stephanie Santos Da Silva, Chris Larroude, Diego Santelices

Chairman: Hugo Rodrigues

CEO: André França

CCO: Mariana Sá

VP executivo e diretor-geral da WMcCann SP: Vitor Lieff

Diretor de Criação: Alessandra Pereira

Diretor de Criação Associado: Antero Neto e Vinicius Turani

Redator: Jaime Agostini e Gonzaga Neto

Direção de Arte: Stefano Chiabrando, Anselmo Ferreira, Caio Soares, Beatriz Mendes

COO & CSO: Renata Bokel

Diretor de Planejamento: Hugo Santos

Planejamento: Ryo Masunoushi

Head de Conteúdo: Patrícia Colombo

Conteúdo: Gustavo Komatsu, Irys Roque, Teresa Tessaro, Tassiana Cabral, Kaina Faria e Ingrid Gaston

Diretora de Negócios: Fernanda Duca

Atendimento: Marcia Fernandes, Mayara Nascimento, Henrique Tavares, Henrique Arzon, Igor Florindo

VP de Mídia: Andreia Abud

Diretora de Mídia: Regina Ponte

Mídia: Vanessa Farina, Alex Osorio, Juliana Libera, Luciano Braz, Nathalia Brito e Italo Brito 

BI: Felipe Borges, Rafaella Fernandes, Camila Oliveira, Paulo Pancheri e Gabriela Lima

Diretora de Produção: Camila Naito

Produção Integrada: Andrea Metzker, Dani Toda, Morgana Miranda, Lorena Latorre

Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo

Trilha: Comando S


3D:

Produção: Estúdio Ícone

Producers: Fernanda Leme e Marcio Botelho

Artistas 3D: Matheus Sant'anna, Alexandre Cardoso, Gilberto Ribeiro e Doug Alexis

Pós-produção: Paulo Botelho e Filippo Ronca

Edição: CraftWW

Sonorização e finalização: S de Samba

Locutor: César Oliveira


FOTOS:

Produtora: Damn Good Advice

Criativo, Fotógrafo e Diretor de cena: Maltchique

Direção de arte Criativa: Juliano Brito

Atendimento: Adriana Omodei

Line Producer: Flavia Zentil

Executiva de Produção: Aline Rizzotto

Diretor de Produção: Chico Soll

Produtora Criativa: Magu Marioto

Direção de fotografia: Gustavo Uehara

Operador de Câmera: Gui Carrara

Set Design e Efeitos: Arlindo Trevisan

Styling: Georgia Hoshino

Beauty: Moisés Costa

Casting: Merkat

Elenco: Deise Nicolau, Beatriz Brito e Dom Pablo

Retouching: Mateus Moraes, Alt Retouch

Montador e Color: Ariel Serrão

Coordenadora de Pós-Produção: Mell Helade

Sonorização e finalização: S de Samba


Posts Look-Book:

Edição e finalização: CraftWW

Direção: André Nagae

Produção Executiva: Shunji Ikuta


SOBRE A ITAIPAVA - Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava, a cerveja do verão, conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava 100% Malte, ITA-DRAFT, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: Link @itaipava


SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS - O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra, Cabaré, Weltenburger e Brassaria Ampolis (com os rótulos Cacildis, Biritis, Ditriguis e Forévis); as vodkas Blue Spirit Ice e Nordka; a Cabaré Ice; os energéticos TNT Energy Drink e Magneto; o refrigerante It!; o isotônico TNT Sports Drink; a água Petra e água tônica Petra. Com oito fábricas em operação, o grupo é responsável pela geração de aproximadamente 24 mil empregos diretos. Por meio de projetos ambientais, promove o plantio e a manutenção de milhares de árvores, além de ações de sustentabilidade e programa de educação ambiental para escolas municipais. Conta também com o Saber Beber, programa comprometido em orientar as pessoas sobre os benefícios do consumo moderado e as consequências do consumo exagerado de álcool. Saiba mais no site da marca e @grupo.petropolis nas redes sociais. 


SOBRE A CHILLI BEANS - A Chilli Beans iniciou suas atividades no final dos anos 90, sob o comando do empresário Caito Maia. Vinte anos depois, se consolida como a maior rede especializada em óculos escuros da América Latina, com mais de 1000 pontos de venda, incluindo Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Chile, México, Estados Unidos, Portugal, Kuwait e Tailândia. Tendo o fast fashion como plataforma de negócios, com lançamentos de 10 novos modelos por semana, a Chilli Beans foi pioneira no conceito de ótica self-service, que permite ao cliente manusear e experimentar os produtos, e a primeira com PDVs monomarca no segmento. Recentemente, a marca tornou-se case de estudos na Harvard Business School, onde Caito Maia, presidente da Chilli Beans, contou sua história de sucesso.


Fonte: Melina Tavares Comunicação

Curioso sobre as melhores combinações de cerveja e comida?


Cada vez mais a cerveja, bebida queridinha dos brasileiros, vem ganhando espaço e se destacando em meio aos cardápios da alta gastronomia, uma vez que é possível harmonizar a bebida com diversos ingredientes e pratos variados, proporcionando assim uma experiência gastronômica completa e inesquecível. 

“Harmonizar nada mais é do que equilibrar forças. Quando realizada de forma correta destaca os pontos fortes da bebida e os principais ingredientes da comida. Parece simples, mas é preciso um pouco de conhecimento para começar a se aventurar neste universo”, afirma Renan Leonessa, gerente de marketing da Madalena e chef de cozinha especialista em cerveja. 

Para facilitar na hora de realizar essas combinações, a Madalena, primeira cervejaria premium do Grande ABC e com mais de 10 anos de experiência no mercado, separou algumas dicas para quem deseja começar a se arriscar.

“O primeiro passo é entender os tipos de harmonização, que podem ser realizadas por semelhança, contraste, corte ou complemento. Conhecendo cada uma dessas opções, a arte de harmonizar fica mais fácil”, explica Leonessa.

Segundo o especialista, a forma mais simples de começar é pela harmonização por semelhança. É feita a partir do casamento de sabores, aromas e temperos presentes tanto na comida quanto na cerveja. Já por contraste, assim como o nome sugere, o objetivo é harmonizar elementos opostos, deixando a combinação balanceada, como uma comida extremamente doce com uma cerveja bem amarga, por exemplo. Já por corte ou complemento, a missão fica um pouco mais complexa. “O objetivo nesse tipo de harmonização é amenizar características que se sobressaiam tanto na comida quanto na bebida, deixam a experiência equilibrada. Um bom caminho para começar é testar uma cerveja de teor alcoólico mais elevado com um prato muito gorduroso”.

“Vale ressaltar que quando se trata de harmonização, é preciso arriscar e não desistir. Errar faz parte do processo e quanto mais insistir, mais fácil vai ficando encontrar as melhores combinações”, incentiva Leonessa.


Cervejaria Madalena: 

Rua Araçatuba, 137 - Santa Maria - Santo André, SP

Site: https://www.cervejamadalena.com/

Instagram: @cervejamadalena

Mais informações pelo telefone (11) 4800-0500 e WhatsApp: (11) 9.7133 – 4650


Fonte: Máxima

Eletromidia divulga campanha da cerveja Corona nas ruas de São Paulo


O projeto verão, apresentado no TMRW, em parceria com o Tiktok, iniciou a veiculação da campanha "Follow The Sunset", para a cerveja Corona, da Ambev. O projeto conta com a tematização de ilhas urbanas nas avenidas Faria Lima e Paulista, trazendo toda a ambientação e contagem regressiva para o pôr do sol, além de indicar quais são os pores do sol favoritos dos creators do Tiktok.

A ação estará até o dia 20 de fevereiro, em dois endereços da capital paulista: na Av. Paulista, nº 1176; e na Avenida Brig. Faria Lima, nº 2759. Composta por uma cenografia de LED endereçável do sol, a campanha traz um cronômetro que é acionado 59 minutos antes do nascer e do pôr do sol, levando todos a vivenciarem uma experiência única na cidade de São Paulo. A ambientação exclusiva foi programada para acompanhar todas as fases do sol durante o dia. Com isso, as pessoas que circularem pelos locais terão a oportunidade de se conectarem com a principal estrela do universo.

Para a Diretora de Projetos Especiais da Eletromidia, Ludhiana Brock, a campanha expressa a essência da marca, que convida o público a se conectar à natureza e contemplar o sol. “Criamos um projeto que pudesse trazer a conexão da cerveja Corona com o sol, para as telas da Eletromidia. Esta campanha mostra como o OOH é uma mídia que traz grandes oportunidades para as marcas atingirem as pessoas de uma forma diferenciada, informativa e conectada”, comenta.


SOBRE A ELETROMIDIA

A Eletromidia conversa semanalmente com mais de 27 milhões de pessoas através de mais de 70 mil pontos de contato, sendo destes 47 mil ativos digitais. Está presente nos transportes de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, em aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Fortaleza, tem mais de 27 mil telas em prédios residenciais e comerciais, 98 shoppings em todas as regiões do Brasil e nas ruas, com presença em 10 dos 10 maiores mercados publicitários do Brasil. Com criatividade e tecnologia, a Eletromidia constrói conexões urbanas entre marcas e pessoas levando conteúdo, serviços e experiências que inovam diariamente o conceito de OOH.


Fonte: HK Brasil

Márcio Maciel é o novo Presidente Executivo do Sindicerv

O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV) anuncia a chegada de Márcio Maciel para o cargo de Presidente Executivo da entidade. Formado pela Universidade de Brasília (UNB), com pós-graduação em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e mestre em Políticas Públicas pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Maciel acumula experiência profissional de mais de 18 anos nas áreas de Relações Governamentais e Institucionais na indústria da alimentação, do agronegócio e da radiodifusão.

Entre as prioridades da sua gestão estão a coordenação dos assuntos comuns à categoria, o compromisso do setor com a agenda socioambiental e consumo responsável, para o contínuo desenvolvimento, em âmbito nacional e regional, de todo o setor da cerveja e das suas respectivas cadeias produtivas.

Para Márcio, a contribuição do setor cervejeiro no Brasil reflete a força motriz para o desenvolvimento e crescimento da economia do país. “Somos o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás da China e dos Estados Unidos. Então, vamos trabalhar a favor de toda a cadeia produtiva, unindo os seus elos, em prol dessa bebida que não sem razão, é uma paixão nacional”, explica Maciel.

O novo Executivo terá o apoio do atual superintendente da entidade, Luiz Nicolaewsky. Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN, continua presidindo a diretoria colegiada do Sindicato.

A indústria cervejeira é um dos principais setores que contribui para geração de empregos e retomada econômica do país, que movimenta uma extensa cadeia produtiva responsável por 2,02% do PIB, geração de mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos.

O setor cervejeiro gera uma massa salarial de R $27 bilhões sendo um multiplicador de empregos. Segundo estudo realizado em 2019 pela Fundação Getúlio Vargas para o Sindicerv, a cada emprego em uma cervejaria, outros 34 novos postos de trabalho são criados na cadeia produtiva. 


Sobre o Sindicerv  

O Sindicato Nacional da Industria da Cerveja é a entidade que representa as empresas responsáveis por cerca de 80% da produção de cerveja no Brasil. Atua continuamente para o debate de regulamentos, leis, normas, políticas públicas e práticas que contribuam com o desenvolvimento da indústria e suas respectivas cadeias produtivas. 


Fonte: FSB Comunicação

Aproveite o final de semana: Veja 4 receitas saborosas de drinks para se refrescar no verão!

O utensílio de cozinha favorito do verão, com certeza é o mixer! Ajuda a preparar drinks, milkshakes, café gelado e muitos outros para refrescar na estação mais quente do ano em diversas ocasiões. Preparar esses alimentos em produtos assim, também ajuda a pessoa na busca pela vida saudável, por utilizar ingredientes naturais e não consumir produtos industrializados. Uma pesquisa realizada pela WW, empresa no segmento de bem-estar, sobre Sentimento do Consumidor mostra que 91% dos brasileiros estão focados em manter ou melhorar a sua saúde e bem-estar.

O mixer é versátil, prático, ajuda no preparo de diversos alimentos e ainda pode ser facilmente transportado. Na Gaabor, marca de utensílios domésticos com tecnologia alemã, recém chegada ao Brasil, eles possuem mixers com potencial para misturar as bebidas em apenas 35 segundos, e a sua tecnologia evita qualquer tipo de vazamento. “Quando fizemos esse produto, pensamos em trazer a praticidade para a rotina das pessoas. Por exemplo, se não tiver tempo de preparar o café da manhã, só colocar todos os ingredientes dentro do recipiente, levar na mochila ou bolsa e concluir no trabalho, parque, praia ou outros lugares”, comenta Scott Ye, CEO da Gaabor.

Quem tem um mixer, sabe o quanto o objeto é benéfico no dia a dia, como: otimizar os afazeres na cozinha, ser muito fácil de usar e o comodismo para preparar os pratos, por serem mais fáceis.

Pensando no final de semana e no verão, Scott Ye, CEO da Gaabor, traz quatro receitas de drinks para preparar no seu mixer e refrescar os seus dias:


1 - Café Tropical

Ingredientes:

1 vidro de leite de coco (200 ml);

1 xícara (chá) de abobóra cozida;

1 xícara (chá) de leite;

1 xícara (chá) de café, em infusão;

4 colheres (sopa) de açúcar;

1 pitada de noz-moscada;

½ xícara (chá) de gelo;

Modo de preparo:

Bata os ingredientes no mixer e distribua da forma que achar melhor, se preferir pode colocar mais gelo, e chocolate para enfeitar.


2 - Batida de fruta

Ingredientes:

1 fruta de sua preferência (maracujá, morango, abacaxi são as mais utilizadas);

1 dose de cachaça ou vodka;

Gelo;

Modo de preparo:

Bata tudo no mixer e sirva bem gelado.


3 - Vitamina de morango com banana

Ingredientes:

Morango;

Banana;

Leite;

Açúcar (caso prefira);

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes no mixer.


4 - Mimosa:

Ingredientes:

150 ml de espumante seco;

50 ml de suco de laranja natural;

gelo;

twist de limão siciliano;

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no mixer e misture. Sirva em uma taça de espumante, finalizando com o twist de limão siciliano.


Ter um mixer na cozinha vai fazer toda a diferença, para preparar seus drinks e outros pratos no verão. Saiba mais sobre Gaabor, aqui!


Sobre Gaabor

A marca com tecnologia alemã, agora no Brasil, possui uma linha completa de eletroportáteis modernos e inovadores com o design premium e preço justo. Líder de vendas com os seus produtos no Sudeste Asiático, a Gaabor traz em seu DNA a paixão pela cozinha. Apesar de ser uma novidade no mercado brasileiro, a trajetória da Gaabor teve seu ponto de partida em 1987. Atualmente a empresa conta com diversos centros de pesquisa ao redor do mundo, sempre buscando por inovações. No Brasil, a missão da marca é entregar qualidade diferenciada para todos, melhorar a qualidade de vida e espalhar amor através dos produtos.


Fonte: Queissada Comunicação

Maior Brahmeiro de todos os tempos! Brahma celebra a carreira de Zeca Pagodinho e faz homenagem ao cantor com lata especial


Se você é brasileiro, com certeza já viu o Zeca Pagodinho com uma latinha de Brahma na mão. O cantor, sambista e maior cervejeiro de todos os tempos, não perde uma oportunidade de espalhar seu carisma pelas ruas. E para celebrar essa parceria de longa data, por toda a sua história na música e por tudo que ele representa para o carnaval; Brahma faz homenagem a Zeca Pagodinho com lata especial, em edição limitada assinada pelo cantor. Nesta versão, a icônica lata vermelha de Brahma vem com a imagem de Zeca Pagodinho segurando o famoso copo americano de cerveja.

Fonte: InPress Porter Novelli

Cervejaria Läut será presença marcante no Carnaval de BH


A Cervejaria Läut marca presença no tradicional Carnaval de BH. Será uma das apoiadoras do carnaval, anunciado oficialmente pela Prefeitura da capital. “Estamos bem otimistas com os números apresentados para o Carnaval deste ano. Cidade estará cheia, com turistas, e nada melhor que brindar essa festa com a nossa pilsen”, fala João Roberto Pires, gerente de eventos da cervejaria.

A Läut vem preparada para essa festa.  Terá à disposição sua cerveja pilsen nas versões lata de 473ml, 269ml e 350ml. A Läut também será patrocinadora do Bloco Me bebe que sou cervejeiro. O desfile será no dia 18 de fevereiro de 2023, sábado de carnaval, com concentração a partir de meio-dia na rua Cláudio, 110, Prado. Quem quiser participar pode adquirir sua camisa no Sympla: https://bit.ly/mebebe2023. Muita animação puro malte e alegria esperam os foliões para este carnaval.

O Me Bebe que Sou Cervejeiro é o 1º do Brasil a desfilar um bloco de cerveja artesanal no carnaval. A ideia nasceu em uma mesa de bar, no final de 2014, fruto da paixão de quatro amigos pela cerveja artesanal mineira. A motivação foi então a de curtir a folia apreciando as boas cervejas locais e não somente as grandes marcas até então vendidas com exclusividade durante o carnaval de BH.

O bloco Me Bebe que Sou Cervejeiro reúne cerca de mil foliões por cortejo. O público é formado por homens e mulheres acima de 30 anos, essencialmente famílias, pais, mães, seus filhos e até mesmo avôs e avós, animados por uma charanga de chão: são 10 músicos profissionais, que tocam as tradicionais marchinhas de carnavais passados e os mais variados hits da MPB.

Belo Horizonte já é uma das cidades preferidas dos foliões para passar os dias de folia, e na capital o período de carnaval será oficialmente do dia 04 ao dia 26 deste mês.

De acordo com a Belotur, estima-se que a capital receba cerca de 5 milhões de foliões entre os dias de foliões.A projeção é de que o evento contribua na geração de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.


Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Uma cerveja para a rainha do Mar


Santo de Casa não faz milagre, mas quando ele baixa de verdade, coisa boa acontece. Foi como ocorreu na Cervejaria Nacional no dia da Rainha do Mar, semana passada, graças à curadoria de Lourence Alves, cozinheira e amante de cerveja, filha de Iemanjá e ativista das afrobrasilidades. Assim, nasceu Odoyá witbier, cerveja nada clássica, que ao invés de trigo na composição leva milho branco. De coloração amarelo claro e leve turbidez, mostra no aroma notas condimentadas como anis, que se misturam com as de coco. Na boca, o anis e o coco continuam em primeiro plano, mas percebe-se também corpo médio-baixo, amargor bastante sutil e alta carbonatação resultando numa cerveja super refrescante. Um presente para Iemanjá.

Para desenvolvê-la a Cervejaria Nacional buscou conexões entre alguns preceitos da cozinha de santo e ingredientes necessários para uma boa cerveja. Foi então que Lourence Alves, Drª em Alimentação, Nutrição e Saúde, historiadora e bacharel em Gastronomia, pesquisadora de gastronomia com foco em cozinha afro-brasileira e religiosidades de matrizes africanas, entrou com sua sabedoria para enriquecer a criação de Odoyá. Ela é professora substituta de Gastronomia na UFRJ, colaboradora da Oriki Editora e membro do grupo de Pesquisa e Extensão CulinAfro, que atua junto a territórios quilombolas.

“Desenvolver esse projeto junto com a Lourence foi um processo muito divertido e repleto de aprendizado. A cerveja ficou muito saborosa e curiosa. Sua mistura de anis e coco resultaram em algo deliciosamente inédito”, conta Marcos Braga, mestre-cervejeiro da Nacional.

Lourence explica que Iemanjá é considerada a grande mãe dos orixás. Assim como Oxum também é lida em associação à maternidade, mas numa perspectiva mais ampla, como mãe de todos. O afeto fraternal e a conciliação são suas principais atribuições. É considerada também como a guardiã das uniões, acordos e contratos. Faz parte do grupo de orixás funfun, ligado à energia da cor branca. A serenidade, pureza e lisura são traços que acompanharam as descrições dos orixás ligados a essa linhagem. É a linhagem de orixás considerada mais antiga e esse traço de senioridade vai conferir aos orixás dela um status e respeito mais proeminente em relação aos demais orixás.

Além do branco, cor característica dos orixás funfun, Iemanjá também pode estar associada ao azul claro, numa referência aos mares e oceanos, e a prata, que é um de seus elementos. Ao lado de Nanã e Oxum, divide a gestão do elemento água, cabendo a ela a representação das águas salgadas de mares e oceanos. Na África havia uma outra divindade Olocum, que era a verdadeira rainha dos oceanos, mas no Brasil o culto a Iemanjá prosperou e a colocou nesse patamar de referência. Sua ferramenta também é um espelho, só que de prata, em referência às águas transparentes que refletem as imagens

O ebô yá, por exemplo, é um prato feito com milho branco cozido, temperado e refogado com camarões. Por sua conexão com a água, as comidas dedicadas a Iemanjá usualmente serão mais úmidas. O manjar branco, feito com amido de milho também é muito dedicado à divindade, sem adição de açúcar. Por fim temos a canjica ou mugunzá, que é uma comida votiva clássica dos orixás de linhagem branca, também associada às divindades mais velhas.

Também são muito utilizados em suas oferendas grãos, favas e milho branco, azeite doce, espumantes e anis, o que levou a Cervejaria Nacional a desenvolver uma cerveja clara, do estilo witbier com boa carbonatação em referência ao espumante. O milho branco, compõem um dos cereais de base do produto, proporcionando um corpo leve, que também nos remete ao mar. Além disso, são adicionados a esse presente para Iemanjá, coco e anis, que atribuem não só para o aroma, mas também para o sabor da cerveja.


Odoyá Witbier

LITRAGEM: 500L

INGREDIENTES: Água, malte, milho branco, anis estrelado, coco, lúpulo e levedura

DELIVERY E ON TAP? Sim.

PREÇOS

Ifood e Rappi: R$52,00 (1 litro)

Delivery Direto: R$42,00 (1 litro)

Varejo: R$22,00 (Chope 330ml) R$28,00 (Chope 570ml)

HARMONIZAÇÃO: moqueca de peixe branco, camarão no coco, manjar

AROMAS: Condimentos como anis e coco

COLORAÇÃO – Amarelo claro e levemente turva

FICHA TÉCNICA: Cor 2 SRM    - Álcool 5,2 % ABV       - Amargor 15 IBU

COMBO ESPECIAL

Odoyá e Ossanha (1 litro de cada). Duas witbier que homenageiam orixás.

Delivery Direto: R$77,00

IFood e Rappi: R$93,00


Sobre a Cervejaria Nacional

Nascida como micro-cervejaria em 2006 e instalada desde 2011 em Pinheiros, a Cervejaria Nacional é a primeira fábrica-bar de São Paulo. Suas cervejas, servidas como chope e criadas pelo sócio e mestre-cervejeiro Luis Fabiani, são produzidas ali mesmo por Marcos Braga, em plena Avenida Pedroso de Moraes, quase esquina com a Teodoro Sampaio. Os cinco rótulos da casa levam o nome de lendas brasileiras, como a Sa´si Stout e a Kurupira Ale. Além da campeã de vendas, a Mula IPA, que já se tornou referência no meio cervejeiro e atrai uma legião de apreciadores.

Em um espaço de três andares, a Nacional reúne fábrica, bar e restaurante. No térreo, está localizada uma fábrica toda envidraçada, onde toda a cerveja é produzida e na qual estão dispostas as enormes panelas de cozimento e os tanques de fermentação. No primeiro andar, o bar com torres de cerveja, revela uma vista privilegiada para a produção. E o andar superior dá espaço a um salão, de clima mais reservado e intimista, para aqueles que preferem ficar longe da badalação. O cardápio sugere harmonizações entre os chopes artesanais com carnes e pratos, acompanhados de molhos especiais, alguns à base das cervejas da casa.


Serviço:

Site: https://www.cervejarianacional.com.br/ 

Delivery: Rappi, iFood ou aplicativo próprio https://deliverydireto.com.br/cervejarianacional, 

Unidade Tatuapé: Rua Retiro Grande, 91 

Unidade Pinheiros: Av. Pedroso de Morais, 604 


Fonte: LPB - Lucia Paes de Barros - Assessoria de Comunicação