Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Está aberta a 12° edição do Mondial de la Bière


O primeiro dia do Mondial de la Bière 2022 reuniu milhares de pessoas, mais de 80 cervejarias e cerca de 1.500 rótulos. De cara nova, o maior festival cervejeiro do país apresentou ao público novidades gastronômicas, além de variadas opções de mixologia e entretenimento.

Com vista privilegiada para o Pão de Açúcar, Baía de Guanabara e Cristo Redentor, o público conheceu um Mondial diferente: operações gastronômicas assinadas por chefs badalados, drinks inéditos e dois palcos para shows - do rock ao samba - nas áreas externas empolgaram os grupos. O clima foi de animação e reencontro entre o público fiel do Mondial de la Bière nesta quarta-feira.

"São quase 10 anos de história no Rio. Depois de passarmos pelo Terreirão do Samba e Píer Mauá, estamos na segunda edição na Marina da Glória, dessa vez abrindo um novo leque de opções, mesclando os clássicos que a galera cervejeira já conhece, com outras opções focadas em oferecer novas experiências a um público mais amplo", afirma Gabriel Pulcino, responsável pelo evento.

Cervejeiros de carteirinha e frequentadores do Mondial desde a primeira edição, os amigos cariocas Alexandre Souza e Dalmir Ribeiro foram com suas esposas aproveitar o primeiro dia do festival.

"Participamos de todas as edições do Mondial, desde o Terreirão. É muito legal acompanhar o amadurecimento do festival e perceber o quanto ele foi importante para a cultura cervejeira do país na última década", disse Alexandre, após uma sessão de fotos com a esposa e o amigo num dos pontos mais instagramáveis do festival: o letreiro do Mondial com vista para o Pão de Açúcar.

Eles também compraram o ingresso para sexta-feira, acrescenta Dalmir:

"O festival começou muito pequeno e ninguém imaginava que ganharia essa magnitude, oferecendo até opções de mixologia e drinks, sem perder a identidade cervejeira. Isso aqui é uma oportunidade de conhecer e comparar milhares de rótulos, aprimorando o nosso paladar. A gente acaba se tornando até mesmo mais crítico em relação ao consumo de cerveja. Sexta-feira estaremos aí novamente de verde e amarelo para torcer pela nossa seleção".

Este ano, além dos food trucks, o festival ganhou cinco restaurantes, que indicam, inclusive, opções de harmonização com tipos diferentes de cerveja. O apresentador e chef carioca Pedro Benoliel, embaixador da área de gastronomia do evento, está à frente de um dos restaurantes, o Laricas por Benoliel.

"É uma evolução. Esse é o primeiro ano que o festival chega com restaurantes estruturados. Temos uma variedade bem grande para todos os gostos, passando pela culinária baiana até a paulista, passando por fast food até frutos do mar. É um prazer imenso oferecer pratos com qualidade e diversidade para o público, que pode aproveitar todo o conforto que o evento proporciona", revela Benoliel. Os apoiadores da área gastronômica da edição são: Seara Gourmet, Frescatto Company, Amazonika, Vitalatte, Bread Maker, Wessel, Andorinha e Sequóia. 

A coquetelaria também tem lugar de destaque no festival. O embaixador da área de mixologia, Tai Barbin, criou uma carta exclusiva de drinks combinando a bebida fermentada de malte e lúpulo com destilados. Uma das novidades é o NegronIpa, com gin, vermute, campari e cerveja IPA.

"A coquetelaria com cerveja é algo muito embrionário no Brasil, mas nada mais propício do que o Mondial de la Bière para unir esses dois mundos, que pode dar muito certo. A prova disso são as pessoas vindo até nosso espaço, curiosas, para conhecer as nossas novidades", conclui Tai Barbin.

Na música, o ritmo foi eclético, e a curadoria é do DJ Rapha Lima, embaixador da área de entretenimento do evento. No palco Black Princess se apresentou a banda veterana de Mondial de la Bière Pepper Spray. Na outra extremidade da área externa o palco recebeu o grupo Samba Tá Com Tempo e o DJ Júlio Rodrigues. 


Portas abertas para torcedores

Quem comprou ingresso para sexta-feira e sábado vai ganhar algumas horas a mais de festival. No clima da Copa do Mundo, o evento vai abrir às 11h para oferecer uma experiência completa aos cervejeiros, que poderão aproveitar a torcida degustando alguns dos mais de 1.500 rótulos do festival.

O Mondial de la Bière se estende até domingo (11). Os ingressos para sexta-feira e sábado já se esgotaram. Também patrocinam e apoiam o festival a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), parceira dos concursos Mbeer Contest Brazil e A Lata, Grupo Petrópolis (Palco Black Princess), Saber Beber (Consumo Consciente), Fast Chopp, My Tapp, White Martins, e os hotéis Prodigy e Ibis.


Mondial de la Bière 2022

Data: 7 e 11 de dezembro;

Local: Marina da Glória - Av. Infante Dom Henrique, s/no, Glória, Rio de Janeiro;

Ingressos: Link

Preços: A partir de R$ 60,00;

Horário:

Quarta-feira - 16h às 23h

Quinta-feira - 16h às 23h

Sexta-feira - 11h até 0h (Ingressos esgotados)

Sábado - 11h até 0h (Ingressos esgotados)

Domingo - 13h às 22h


Fonte: Danthi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club