Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Cerveja é coisa de mulher!


As mulheres entendem sim de cerveja! Foram elas que criaram a bebida há milênios na Suméria e Mesopotâmia. Inclusive, o conceito dos pubs ingleses também tem assinatura feminina -- os primeiros empreendimentos do tipo foram desenvolvidos e gerenciados por mulheres para atender aos homens após as jornadas de trabalho no campo.

Atualmente, além de produzir, elas também se tornaram apreciadoras da bebida. Prova disso é que 46% do público do Mondial de la Bière - festival de cerveja artesanal criado pela canadense Jeannine Marois - é formado por mulheres.

Elas são também responsáveis por quase metade das marcas que participam do evento e até dão nome a alguns rótulos. Esse é o caso da Cervejaria Ouse, que - comandada pela empresária Nayla Mohamad - leva para o Mondial uma red ale, em homenagem à Rita Lee; uma cream ale com gengibre, em homenagem à Lélia Gonzalez; e uma cerveja estilo belga para celebrar Valentina Tereshkova, primeira mulher a ser enviada para uma viagem espacial. O Mondial acontece entre 7 e 11 de dezembro na Marina da Glória. Ainda há ingressos disponíveis.


Fonte: Danthi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club