Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Wäls Petroleum - Degustação nº 100


Quando degustei a primeira cerveja especial, a Baden Baden Golden, não imaginava que estava entrando num mundo sem volta. Depois daquele dia, aos poucos experimentei uma aqui, outra acolá muito mais motivado por curiosidade. Isto aconteceu no final de 2013.

Porém a simples curiosidade foi se transformando em desejo, na verdade um grande desejo de explorar um imenso universo até então desconhecido. Foi quando decidi que a partir de 2014 iniciaria minha jornada em busca de novas e boas experiências.

Aos poucos as idéias foram surgindo e saindo do papel. Criei com amigos o Clube Ninkasi Beer Club e isso foi a senha para que eu levasse a coisa mais a sério e passasse a postar neste Blog as cervejas por mim degustadas, com minha humilde opinião.

Tive a oportunidade de realizar três encontros com degustação de cervejas para amigos e membros do Clube e aprendi bastante neste ano de 2014.

Coloquei uma meta pessoal lá no início de 2014 de degustar 100 cervejas este ano. Enfim atingi a marca! e antes do programado.

Confesso que fiquei extremamente confuso quando tive que escolher qual a cerveja que representaria esta marca. Entre tantas maravilhas das principais escolas do mundo resolvi optar por uma cerveja nacional, já que foi assim que tudo começou e também para dar o devido destaque a cena cervejeira no brasil que cresce muito (e com qualidade) a cada ano.

Assim, escolhi uma cerveja emblemática, produzida por uma das melhores cervejarias que temos em nosso país. A Wäls Petroleum, feita com receita desenvolvida pela cervejaria DUM do Paraná.


"A Cervejaria Wäls nasceu a partir da idéia de fornecer cervejas para um consumidor exigente, em novembro de 1999 o sonho começou a ser realizado. A região turística da Pampulha, em Belo Horizonte, foi então escolhida para ser palco da nossa bela história. Produzimos obras de arte que também podem ser chamadas de cervejas especiais."

Cervejaria: Wäls
País: Belo Horizonte-MG (Brasil)
ABV(%): 12
Estilo: Russian Imperial Stout
Embalagem: Garrafa de 375 ml

É uma cerveja de coloração preto intenso e opaca. Sua espuma de cor marrom escuro apresentou formação média e de curta duração, com boa transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete a chocolate amargo e café tostado, sendo de forma intensa. Percebe-se o lúpulo, bem inserido. Presença de álcool muito equilibrada ao aproximar o copo do nariz, especialmente por se tratar de um cerveja com 12% de ABV! No sabor o chocolate e o café continuam se sobressaindo juntamente com um leve torrado. Ao degustá-la sente-se uma ótima robustez e o médio amargor. 

O aftertaste é duradouro e amargo. Com corpo licoroso, bastante encorpada e baixa rescência, combina muito bem com sobremesa de chocolate e sorvete de baunilha. . A percepção alcoólica é oportuna. Cerveja sensacional! Não degustei ainda a DUM Petróleo e sendo assim, esta está no patamar mais alto de todas as stouts que experimentei até hoje.

Saúde e até a cerveja de nº 200!
Araújo Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club