A 12ª edição do Mondial de la Bière, principal festival de cervejas artesanais do país, chega com uma série de novidades ao mundo cervejeiro. Com a participação de cervejarias novas e tradicionais dos quatro cantos do país, inúmeros rótulos serão apresentados para a degustação dos amantes da cerveja no evento, que ocorre entre os dias 7 e 11 de dezembro.
Com rótulos inspirados nas praias da Península de Maraú, na Bahia, a Cervejaria Maraú lança a Algodões Weiss: produzida a partir do malte de trigo, é leve, com 4,7% de teor alcoólico e coloração clara. A cara da primavera/verão, a cerveja produzida com insumos brasileiros é inspirada nas espumas brancas do mar e na maciez da areia da Praia de Algodões, na Península de Maraú, no Baixo Sul da Bahia.
Esse é o quarto rótulo da cervejaria, que foi criada em março e estreia este ano no Mondial. Outra aposta da marca para a estação é a Taipu de Fora Session Ipa que, com 5,5% de teor alcoólico, é refrescante e tem aroma e sabor marcados pelo frescor das frutas cítricas.
Cerrado Mineiro
Criada em setembro, a novata mineira Armadillo Brewery faz sua estreia justamente no maior evento cervejeiro do país. Com diferentes aromas e sabores, são nove rótulos de lançamento que prometem despertar a curiosidade e agradar o paladar dos cervejeiros mais exigentes. As cervejas são produzidas de forma sustentável, com água potável de cisterna e energia solar renovável, não pasteurizada, não filtrada e sem conservantes.
Cada lata faz alusão a um animal do cerrado mineiro, região natal da marca, e conta uma história: a gonden ale Suça (suçuarana), a blond ale Canastra Sweet Mule (lobo), a american pale ale Mammalia (veado), a american stout Athene (coruja), a session ipa Folivora (bicho-preguiça), a ipa juice Peba Mango (tamanduá), a new england ipa Galango Haze (calango), a american red ipa Atta (formiga) e a double Ipa Saruê (saruê).
Um pedacinho do Rio de Janeiro dentro da garrafa
É muita carioquice! A Carioca Brewing lança o seu 82º rótulo no Mondial de la Bière. A Witgal, witbier em homenagem ao Vidigal, é a quinta cerveja da marca com referência a um bairro da cidade do Rio. O leque da marca já conta com a Lapa, a BG (Baixo Gávea), a IPAnema e a Leblon.
Com aroma frutado, a receita da novata reúne casca de laranja, coentro e camomila, e promete agradar aos paladares mais treinados. Inaugurada em 2014, a Carioca Brewing tem pontos de venda em todos os estados do país, além de também atuar na Europa: Holanda, Alemanha, Bélgica e Suíça.
No clima da Copa
Para deixar o festival no clima da Copa do Mundo, a Cervejaria Enseada lança a Ipa do Hexa, um chope produzido exclusivamente para o festival e que conta com seis lúpulos diferentes no Dry Hopping. São eles Galaxy, Mosaic, Simcoe, Ekuanot, Azacca, Idaho7. Apesar de ser uma Ipa com 5,5% de teor alcoólico, a novidade tem sabor refrescante: um atributo dos rótulos da marca. A cerveja harmoniza com hambúrgueres, churrasco, queijos mais duros e até comida mexicana.
A Enseada também vai estrear a Sour Caju, mas os detalhes do rótulo só serão apresentados aos que estiverem presentes no maior evento cervejeiro do Brasil.
Também em referência a Copa do Mundo, a Cervejaria Búzios anuncia a Búzios Brasil: com teor alcoólico de 5,1%, a APA com lúpulos, maltes e levedura brasileira também será exclusividade do Mondial de la Bière. Outra novidade da marca é a Búzios Caravelas: uma Hazy IPA com 6,1% de álcool.
Como será o festival