Certamente você já passou pela experiência de te oferecerem um chocolate em um momento de mau humor, não é mesmo? Alimentos como o queridinho chocolate possuem na sua composição natural nutrientes que podem melhorar a qualidade de vida e o humor.
O chocolate, por exemplo, conta com a presença do aminoácido triptofano que auxilia o cérebro na produção da serotonina. Ele tem ação direta no sistema nervoso central, o que resulta na sensação de bem-estar e melhora do humor da pessoa que o consome.
Além disso, é possível incluir na dieta outros alimentos que influenciam positivamente o humor, mantendo as refeições ainda mais saudáveis. Segundo Ilana Elman Grinberg, mestre e doutora pela USP com pós doutorado pelo Hospital Israelita Albert Einstein e parceira do Comitê Umami, alimentos ricos em umami, que despertam o quinto gosto do paladar humano, são ótimas opções para o bem-estar, além de contribuírem para uma alimentação mais diversificada.
Segundo Ilana, o aminoácido glutamato é um dos responsáveis pela sensibilidade ao umami, e pode ser encontrado de forma natural em alimentos como carnes, peixes e frutos do mar, cogumelos, ovos, vegetais, legumes, aspargos, leite, queijos e chá verde.
“Esses alimentos possuem nutrientes que ajudam a regular o nível dos hormônios que interferem nas sensações de relaxamento e estresse”, explica. Para reconhecer o gosto umami nas refeições, é fácil: é só perceber o aumento da salivação e o prolongamento do sabor do alimento no seu paladar.
Para que você conheça mais ingredientes ricos em umami que auxiliam no bom humor, além de outros benefícios para a saúde, o Comitê Umami separou quatro alimentos. Confira!
Milho
Assado, cozido ou refogado, o milho é um alimento versátil e prático que ajuda a melhorar o humor. Além de possuir de forma natural uma substância que possibilita a percepção do gosto umami, o milho é rico em magnésio, substância que ajuda no relaxamento muscular, auxiliando no combate ao estresse.
Peixe
Além de serem alimentos saudáveis, muitos peixes, como o salmão, são umami. Os peixes são ricos em ômega 3, substância que auxilia na melhora da memória, além de atuar no organismo em diferentes tecidos. Outro benefício dos peixes é a riqueza de vitaminas B2, B6 e B12.
Tomate
Em diversos legumes e vegetais, o principal responsável pelo quinto gosto é o glutamato. A substância pode ser encontrada em quantidades diferentes, de acordo com a maturação dos alimentos, e tende a aumentar com o tempo. No tomate, por exemplo, a concentração de glutamato é maior quando eles ficam muito vermelhos. Além disso, o fruto possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes, proporcionando diversos benefícios para a saúde.
Chá Verde
Para quem quer aproveitar um momento de relaxamento, o chá verde é uma boa pedida, pois oferece níveis variados dos gostos doce, umami e amargo, de acordo com a mistura e a variedade da erva.
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami.
Fonte: Race Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club