Seja para serem consumidos puros, derretidos em lanches, acompanhados de doces e compotas, ou até mesmo ralados, os queijos artesanais são produtos diferenciados, capazes de trazer um sentimento de conforto, aconchego e memórias prazerosas aos consumidores. No paladar, o sabor do queijo artesanal é marcante e pode variar de acordo com a região em que é feito, o tempo de maturação e com o processo utilizado na sua produção. Por todos esses aspectos, os queijos artesanais vêm conquistando seu espaço na mesa dos brasileiros. Segundo uma pesquisa feita pela Mintel¹, em 2020 o queijo regional havia sido duas vezes mais consumido que os queijos especiais tipo internacional, como brie e gouda. O sabor único do produto também foi notado: 48% dos entrevistados destacaram o sabor do queijo artesanal, sendo esse o atributo mais reconhecido.
Para o lançamento da linha, a Vigor escolheu o Queijo Minas Artesanal, que tem sabor marcante, além de ser típico de Minas Gerais, estado com a maior tradição em produção e consumo de queijos no país. Por se tratar de um produto com distribuição predominantemente regional, a marca enxergou a oportunidade de somar forças e firmar parcerias com produtores mineiros, visando aumentar a penetração dessa iguaria nos lares brasileiros.
A linha Artesanais do Brasil traz duas versões especiais, o Queijo Minas Artesanal Cerrado e o Queijo Minas Artesanal Campo das Vertentes, ambos produzidos em microrregiões de Minas Gerais, por meio de processos cuidadosamente artesanais. As embalagens dos produtos trazem em primeiro plano o nome de cada região, informações adicionais sobre os produtores e um selo exclusivo com o nome da fazenda onde o queijo foi produzido.
Para Eudes Braga, um dos produtores, a visibilidade regional é um dos grandes benefícios da iniciativa. “Ter o nome da nossa região estampada no produto faz um bem enorme para nós e beneficia toda essa microrregião. Dessa forma, vamos levar o nome do artesanal e do Cerrado para além dos lugares que alcançamos atualmente.” Ele reforça ainda o significado do projeto do ponto de vista do consumidor. “Nossa parceria com a Vigor é, sem dúvida, um encontro. O queijo artesanal ainda não é um produto convencional e por isso não é tão conhecido pelo consumidor. Com a ampliação da distribuição, conseguimos facilitar o acesso e ganhar a confiança do consumidor em nosso queijo, ainda mais com o nome de uma grande empresa atrelado a tudo isso. Estamos muito felizes e empolgados com a oportunidade”, comenta ele.
A Vigor buscou consultores especialistas, renomados e inseridos no mercado de artesanais, para promoverem essa conexão entre a marca e produtores, e auxiliarem em todo o processo de implementação do produto, que teve todas as suas etapas detalhadamente construídas a várias mãos. “Cada vez mais, vemos consumidores interessados em experimentar novos tipos de queijos, além de buscarem produtos fabricados manualmente. Assim que percebemos esse cenário, procuramos esses produtores para que, em conjunto, pudéssemos facilitar o acesso à experiência única que é consumir um verdadeiro queijo mineiro artesanal feito pelas mãos daqueles que sabem produzir essa iguaria como ninguém”, diz Eduardo Jakus, Diretor de Marketing da Vigor.
Um cuidado importante levado em conta para o lançamento foi a possibilidade de rastreabilidade e conhecimento da origem do produto por parte dos brasileiros. “Da forma como será comercializado, o consumidor vai poder saber de onde o produto vem e quem é o responsável pela fabricação”, comenta Marcondes Moura, da Fazenda Fortaleza, também envolvida na iniciativa. Ele reforça ainda a relevância da expansão das vendas no país. “A oportunidade de termos nossos produtos chegando a novos territórios é uma possibilidade de fazer com que outros consumidores conheçam o sabor marcante do verdadeiro queijo artesanal mineiro. Temos total confiança nesse projeto e vemos muitos benefícios na parceria”, completa.
Como parte importante do projeto, os fabricantes passaram por uma análise de qualidade rigorosa, que envolveu avaliações do processo de produção, da qualidade do produto e do sabor final.
Linha Artesanais do Brasil
O Queijo Minas Artesanal Cerrado é produzido artesanalmente pela Granja Leiteira Eudes Braga, na região do Alto Paranaíba, no Cerrado, em Minas Gerais. Com mais de 20 anos de experiência no setor queijeiro, Eudes Braga é presidente da APROCER (Associação de Produtores de Queijo Minas Artesanal do Cerrado) e um importante nome na produção de queijo regional no Brasil.
O Queijo Minas Artesanal Cerrado apresenta aroma sutil e sabor equilibrado, perfeito para os consumidores que procuram o verdadeiro sabor do queijo regional com notas de leite fresco e sal. O produto estará disponível a partir de abril, na versão meia-lua com aproximadamente 500 g, por R$ 109,90/kg.
O segundo lançamento é o Queijo Minas Artesanal Campo das Vertentes, produzido por Marcondes Moura, na Fazenda Fortaleza, localizada na cidade de Prados, na região de Campo das Vertentes, em Minas Gerais. Há 20 anos atuando no mercado de queijos, Moura herdou do pai a fazenda, que opera desde 1945.
O queijo apresenta uma casca amarelo-palha com a massa ligeiramente mais clara e compacta, de textura semidura. Apresenta aroma mais floral e sabor mais lático e fresco, com leve acidez. O produto estará disponível a partir de maio, na versão meia-lua, com aproximadamente 500 g, por R$ 109,90/kg.
Os dois produtos serão comercializados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e na região Sul. Ambos são parte da primeira etapa da iniciativa da Vigor, que planeja expandir a linha Artesanais do Brasil incluindo mais tipos de queijos artesanais, de outros produtores e outras regiões do país. Mais informações em Vigor.com﹒
Fonte: KETCHUM
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