Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Como o Mr. Hoppy ajudou a democratizar o consumo de cervejas artesanais


O mercado de cervejas artesanais cresce a cada ano no Brasil. De 2015 a 2019, de acordo com dados do Anuário da Cerveja publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no início de 2020, o número de cervejarias pelo país cresceu quase 400%, pulando de 332 para 1209 estabelecimentos cadastrados. Somente de 2018 para 2019, o crescimento foi de 36%, com a abertura de 320 novas fábricas.

O Paraná, assim como Curitiba, ganham destaque nesse cenário: ambos ocupam o top 5 em número de cervejarias abertas. O estado tinha 131 estabelecimentos abertos até o final do ano passado. Já a cidade possui 19 cervejarias, de acordo com o documento do mapa. Os dois registraram um crescimento na casa dos 30%.  Avaliar o que levou a expansão expressiva das cervejarias artesanais pelo Brasil envolve muitos fatores. Mas em Curitiba, o movimento de uma marca específica merece destaque.

DEMOCRATIZAR O CHOPE ARTESANAL

Em 2015, os sócios Vinicius Sampaio e José Araújo Netto olharam para esse mercado potencial e decidiram criar um modelo de negócio que, à época, iria à contramão do mercado. Assim nasceu o Mr. Hoppy Beer Truck. Uma Kombi que percorria eventos pelo Brasil vendendo chope artesanal e com um objetivo muito claro: democratizar o consumo da cerveja artesanal. “Percebemos como a cerveja artesanal era tratada como um produto gourmet, premium, que deveria ser consumido em taças específicas e caras e ainda precisava ser consumida mediante uma harmonização especial. A impressão era de que queriam transformá-la em um conceito similar ao do vinho”, explica Vinicius Sampaio.

O empresário explica que a adesão das pessoas foi imediata. “Começamos a vender chope pilsen artesanal em copo de descartável por R$ 5. A gente vendia como água. A aceitação era muito grande, pois era um mercado pouco explorado de maneira massiva. Iniciamos esse movimento e deu muito certo”, destaca. No ano seguinte, os sócios vislumbraram uma maneira de ampliar o modelo de negócio: ao invés de percorrer eventos pelo país, a dupla decidiu abrir uma unidade física do Mr. Hoppy.

UM NOVO MODELO DE NEGÓCIO, MAS COM O MESMO OBJETIVO

O Mr. Hoppy Beer & Burger foi aberto em Curitiba, com a proposta de oferecer chope artesanal e hambúrguer de R$ 10 em um ambiente descolado e com muita música ao vivo. “Criamos um espaço, uma identidade, para que as pessoas se sentissem em casa. A ideia de trazer o hambúrguer era, exatamente, oferecer uma opção para complementar o chope artesanal, que sempre foi e sempre será o nosso carro-chefe”, explica Vinicius. De lá pra cá, a marca cresceu pelo Brasil. Ganhou novas unidades em Curitiba, se tornou uma rede de franquias em 2017 e hoje possuí mais de 40 bares pelo Brasil.

O crescimento expressivo da rede foi fundamental para fortalecer um setor que precisava de um consumo em quantidade. “Enxergo que ajudamos muitas cervejarias a aumentar suas vendas e serem conhecidas pelo público local. Como trabalhamos sempre com cervejarias artesanais da região de atuação do franqueado, acabamos fortalecendo a cena local, já que temos uma demanda alta”, reforça o empresário. A rede, antes da pandemia, gerava um consumo mensal de 140 mil litros de chope artesanal em suas lojas pelo país.

A VISÃO DAS CERVEJARIAS

A contribuição do Mr. Hoppy para o crescimento e a democratização do mercado cervejeiro, especialmente em Curitiba e região, onde a marca possuí 17 unidades, é comprovada também no discurso de cervejarias parceiras da marca na cidade. Para Guilherme Pinheiro Lima, sócio da 4Hops, a parceria e o crescimento foram mútuos. “O Mr. Hoppy foi um dos nossos primeiros clientes. Nós éramos pequenos também e crescemos juntos. Foi uma empresa que me deu muita força no começo e me ajudou a abrir diversas portas”.

Já para Saulo Basso, da cervejaria Ignorus Beer, a marca foi importante para descomplicar para o público o conceito da cerveja artesanal. “Foi muito importante para massificar cervejas que eram consideradas elitizadas.” Alcidio Vosgerau, sócio-proprietário da cervejaria Vosgerau, destaca que o Mr. Hoppy foi muito importante para trazer visibilidade e impulsionamento da sua cervejaria. “Ajudou e continua ajudando a difundir o consumo de cervejas artesanais”.

FUTURO PROMISSOR

Para os próximos anos, a expectativa da rede é crescer e chegar a 60 unidades até o final de 2021 – e com isso, ajudar a consolidar cada vez mais o consumo da cerveja artesanal de maneira descomplicada. Os dados do MAPA mostram que isso é possível: a previsão é de que o setor de cervejarias artesanais tenha um crescimento de 36% ao ano, podendo chegar em 2025 a 7.504 fábricas pelo Brasil. “De olho nesse potencial, tenho cada mais certeza que o Mr. Hoppy continuará fortalecendo esse setor em qualquer praça onde estiver atuando. E isso me enche de orgulho, ao olhar para o objetivo que traçamos em 2015 sendo alcançado e até superando qualquer expectativa”, finaliza Vinicius. 

SOBRE O MR. HOPPY

O Mr. Hoppy nasceu em 2015 com a missão de democratizar o chope artesanal. A marca percorria eventos pelo Brasil em uma Kombi, oferecendo diversas opções de estilos variados de chope. Com a aderência ao modelo, os empresários José Araújo Netto e Vinicius Sampaio decidiram testar a marca em uma unidade física, agregando hambúrgueres artesanais de R$ 10 e inaugurando seu primeiro bar em Curitiba, no ano de 2016. A marca rapidamente se tornou popular na cidade Em 2017, o Mr. Hoppy se tornou uma rede de franquias que hoje tem 39 unidades em sete estados brasileiros. Em 2019, o faturamento da rede foi de R$ 50 milhões.

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Ninkasi Beer Club