Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Para surpreender o paladar, pastel combina até com o espumante


O pastel é uma das iguarias preferidas do brasileiro. Presente no cardápio de lanchonetes e padarias ou nas mais diversas feiras espalhadas pelo país, o quitute é hit popular para saciar a fome e, ainda, economizar uns trocados em comparação a outros lanches.

Geralmente acompanhado por um suco ou café, o pastel salgado ou doce pode, também, ser harmonizado, para a surpresa de muitos consumidores. Essa é uma virtude que cabe ao espumante, por suas singulares características que combinam acidez e gás carbônico. “O espumante é um coringa da harmonização. Por causa do gás carbônico, ele tem o poder de limpar as papilas gustativas, eliminando os excessos, por isso vai bem com diversos tipos de comidas, incluindo frituras", explica o sommelier da Cooperativa Vinícola Garibaldi, André Luís Rech.

Essas propriedades mostram como o espumante é uma bebida versátil, servindo para harmonizar tanto jantares elaborados, já que consegue dar conta do variado cardápio que vai à mesa, quanto para acompanhar um lanche trivial como um pastel. Como a variedade de recheios que compõe o pastel é do tamanho da criatividade do cozinheiro, o espumante também tem uma diversidade de gêneros para dar conta desse sortimento. A seguir, veja algumas sugestões do André para acompanhar diferentes tipos de pastéis e comemorar com todo o sabor o Dia Nacional do Pastel (04 de outubro).


Para saborear seu pastel harmonizado


Dica 01: Pastel de carne + Garibaldi Prosecco Rosé

O tradicional pastel de carne moída, por conter menos gordura, casa com o Prosecco Rosé, um espumante leve e refrescante.


Dica 02: Pastel de costela + Garibaldi Viognier

A intensidade no sabor do Espumante Viognier casa bem com a suculência e o sabor da carne de costela, relativamente gordurosa.


Dica 03: Pastel de chocolate ao leite e morango + Garibaldi Moscatel

Equilibrado entre açúcares e acidez, o Garibaldi Moscatel combina muito bem com doces. Ainda mais com a presença de frutas, como no caso desse pastel.


Dica 04: Pastel Romeu e Julieta + Garibaldi Moscato Zero Álcool

Com características aromáticas, doçura e equilíbrio semelhantes às do Garibaldi Moscatel, porém sem álcool, a bebida faz bela dobradinha com sobremesas, como no caso desse pastel que combina o agridoce do queijo e da goiabada.


Conheça mais sobre os espumantes


Garibaldi Prosecco Rosé

Leve, fresco, boa complexidade de aromas e fácil de consumir, foi o primeiro espumante Prosecco Rosé do Brasil. Elaborado pelo método Charmat com a uva que identifica a bebida e uma pequena porcentagem de uvas tintas Pinot Noir, essa bebida traz aspecto visual de um delicado rosé e um perfil aromático mais complexo, encontrando notas florais, cítricas e de frutas vermelhas frescas. No paladar, o produto apresenta o mesmo frescor e cremosidade do branco, porém, com retrogosto mais frutado. Para harmonizar, vale degustar o espumante com canapés, saladas, sopas cremosas, peixes leves, frutos do mar e queijos.


Garibaldi Viognier

Este espumante é o primeiro da Cooperativa Vinícola Garibaldi elaborado 100% com uvas Viognier. A variedade dessa uva, que teria surgido no leste europeu e se espalhado por outras regiões do mundo após ser levada à Europa Central, proporciona características singulares à bebida. Elaborado pelo método Charmat, o espumante traz aromas bastante frutados – pera e maçã-verde – e toques florais. Em boca, tem maciez, cremosidade frescor, apresentando coloração amarelo palha. Harmonize com refeições leves, como carnes de aves e peixes, além de frutos do mar.


Garibaldi Moscatel

Mais premiado espumante da casa, o Garibaldi Moscatel foi eleito duas vezes o melhor do Cone Sul pelo mais importante concurso latino-americano, o Catad’Or World Wine Awards. Elaborado pelo método Asti com um blend de uvas Moscato das variedades Giallo e Branco, se destaca pelo dulçor e acidez em equilíbrio e riqueza aromática. O espumante apresenta coloração clara com reflexos esverdeados e ótima formação de perlage. No olfato, traz aromas com notas de melão, maçã verde, flores brancas e um toque de mel e, no paladar, é suave e cremoso, com acidez equilibrada e refrescante. Para harmonizar, a vinícola indica frutas frescas, frutas em calda, sorvetes, bolos, canapés, queijos e patês. 


Garibaldi Moscato Zero Álcool

O Garibaldi Moscato - Zero Álcool é um espumante ao mesmo estilo do Garibaldi Moscatel que preenche a taça com aromas, cores e sabores tradicionais da bebida, porém, livre da presença de álcool. Isso se dá porque ele não passa pelo processo de fermentação. A bebida é gaseificada lentamente em autoclaves para melhor incorporação do gás carbônico, e sua doçura advém do açúcar residual da própria fruta. Visualmente, traz coloração amarelo palha. No olfato, sua boa complexidade aromática lembra frutas tropicais, flores brancas e notas de mel, sendo leve e refrescante. Prove na hora da sobremesa ou com pratos agridoces.


Preço sugerido para os produtos citados: a partir de R$ 35,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club