Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Destaques da ProWine Sao Paulo


A ProWine São Paulo, a principal feira de negócios de vinhos e destilados das Américas, ocorrerá entre os dias 1 a 3 de outubro no Expo Center Norte. Nesta quarta edição, o evento contará com mais de 1.300 marcas internacionais, masterclasses exclusivas com especialistas renomados, investimentos em iniciativas sustentáveis e um espaço ampliado e aprimorado, com setorização por países. Além disso, várias marcas e expositores realizarão lançamentos e ações exclusivas durante a feira na área de vinhos e na nova área de destilados

- Vinhos Brancos aumentou consumo

- Espumantes brasileiros ganham mais espaco e importandos queda.

- Consumo aumentou no Brasil de 2023/2024


Confira alguns dos principais destaques:

ProSpirits será uma seção dedicada à exposição de destilados

Pela primeira vez, a ProSpirits, feira dedicada a destilados, ocorrerá simultaneamente com a ProWine São Paulo. A cachaça, bebida alcoólica tradicional do Brasil, terá um espaço especial, destacando sua qualidade e diversidade, além de seu crescente reconhecimento internacional.


Estreia do Japão na ProWine São Paulo traz Associação de Produtores de Saquê e Soju.

A Expositora destacará a tradição e autenticidade das bebidas japonesas e promoverá experiência imersiva no universo do saquê e suas técnicas artesanais.

A Associação de Produtores de Saquê e Soju do Japão foi fundada em 1953 com o objetivo de preservar e promover o patrimônio cultural do Kokushu — Saquê Japonês, Honkaku Shochu e Awamori. A estreia do Japão no evento, seus valores estão profundamente enraizados na tradição, qualidade e artesanato, visando compartilhar a arte da fabricação de saquê com o mundo, apoiando seus membros na manutenção dos mais altos padrões de produção.

Seus produtos se posicionam no mercado como bebidas premium, com técnicas artesanais que proporcionam um sabor autêntico japonês. “Os visitantes do nosso estande, T14, podem esperar uma experiência imersiva no universo do saquê japonês. Apresentaremos degustações de uma ampla seleção de oito destilarias de diversas regiões, oferecendo aos participantes a oportunidade de explorar a rica diversidade e profundidade de sabores da bebida.

Além disso, na quinta-feira, dia 3, realizaremos uma masterclass, onde compartilharemos conhecimentos valiosos e proporcionaremos uma visão detalhada sobre o processo de fermentação e a relevância cultural do saquê no Japão”, destaca Utsunomiya.


ProWine São Paulo recebe, pela primeira vez, a Coreia do Sul e seu tradicional Soju

No estande da Coreia do Sul, representada pela Applease Korea Brewery, cujo portfólio traz o Soju, a icônica bebida coreana que tem conquistado paladares ao redor do mundo.

Muito apreciado na Coreia, o Soju é um destilado conhecido por sua suavidade e versatilidade, sendo consumido tanto puro quanto em coquetéis. A presença de um produtor de Soju na ProWine São Paulo não só reflete a crescente popularidade dessa bebida fora da Ásia, mas também indica a abertura do mercado brasileiro e latino-americano para novas experiências e tendências globais. Criado durante a dinastia Goryeo, no século XIII, o Soju é tradicionalmente destilado a partir de arroz, embora outras bases também possam ser usadas. Com um teor alcoólico que varia entre 16% e 25%, é notoriamente suave, tornando-o acessível a diversos consumidores. Apesar de ser a bebida mais consumida na Coreia do Sul por séculos, ultrapassou fronteiras e tornou-se um fenômeno global, em parte graças à influência da cultura pop coreana, que inclui K-pop, doramas e gastronomia.


Moët Hennessy

A Moët Hennessy, divisão de vinhos e destilados do Grupo LVMH - Moët Hennessy Louis Vuitton, participa pela primeira vez da ProWine São Paulo.

Em sua primeira participação, o espaço do grupo contará com seus principais rótulos de espumantes, champagnes, vinhos e destilados e será dividido em dois ambientes: o térreo, onde os visitantes poderão conhecer e degustar os produtos do grupo, e o andar superior, um espaço privativo para clientes e compradores se reunirem com os representantes da marca para fazer negócios e participar de degustações exclusivas.

O propósito da participação da Moët Hennessy é mostrar ao mercado o incrível portfólio do grupo, que vai além dos famosos espumantes e champagnes do qual é muito reconhecida, e também trazer todo o “savoir faire” e pioneirismo em sustentabilidade do maior grupo de luxo do mundo.

Dentre as marcas presentes estão Moët & Chandon, Dom Pérignon, Veuve Clicquot, Krug, Ruinart, Armand de Brignac, Chandon, Cloudy Bay, Terrazas de los Andes, Latitud 33, Cheval des Andes, Bodega Numanthia, Château d’Esclans, Château Minuty, Château d’Yquem, Château Cheval Blanc, Hennessy, Glenmorangie, Ardbeg e Belvedere.


Lançamento do novo rotulo de Terrazas – Extremo.

A masterclass “Terrazas de Los Andes - Ascension Journey Tasting Experience”, no dia 01/10, das 13h45 às 14h45 - no Fórum 3, com Lucas Löwi, diretor da Terrazas de los Andes, para lançamento do novo vinho icônico Extremo Malbec 2021, que se destaca por sua alta qualidade, resultado de uma colheita especial com condições climáticas singulares.


ViniPortugal celebra crescimento no mercado brasileiro na ProWine São Paulo

Com presença do presidente Frederico Falcao, e produtores, é possível fazer a degustação no “Free Tasting” com 21 vinhos premiados no Concurso Vinhos de Portugal 2024 . Alem dissoa uma palestra exclusiva com Dirceu Vianna Junior MW” que acontecerá no dia 02, às 15h00, com grandes destaques.

“No 1º Semestre deste ano verificamos um crescimento exponencial no que toca ao volume das nossas exportações. Este crescimento é particularmente relevante para a afirmação mundial dos Vinhos de Portugal. O aumento de 8,58% em volume demonstra a forte procura pelos nossos vinhos nos mercados internacionais, contribuindo para a sustentabilidade do sector. Os números continuam a sublinhar a competitividade, a resiliência e a qualidade do vinho português no panorama global. Continuamos empenhados em promover os nossos vinhos e em encontrar soluções que maximizem o seu valor nos mercados internacionais.”, sublinha Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.


TerrAustral

Terraustral, empresa que está por trás das marcas Suntana, Cabeza de Piedra e Bodegas Re. Com mais de um século de atuação, a história da TerrAustral possui uma trajetória marcada pela paixão pela terra e pelo vinho.

Com raízes na Espanha, a família Crispi-Soler encontrou no Chile o terroir ideal para cultivar uvas excepcionais e dar vida a vinhos que transmitem a essência da tradição e a inovação. Em 2000, a terceira geração ampliou os horizontes, buscando os melhores terroirs do Chile para oferecer vinhos de classe mundial.

Com uma variedade que contempla desde tintos intensos até brancos delicados. Cada rótulo reflete a singularidade do terroir chileno, proporcionando aos amantes do vinho uma jornada sensorial única. A empresa, com sua tradição familiar e compromisso com a qualidade e sustentabilidade, convida a explorar a diversidade dos vinhos chilenos. Dentre as marcas pertencentes ao grupo estão: Suntana: Um ícone da vinicultura chilena, conhecido por seus vinhos equilibrados e elegantes.

Cabeza de Piedra: Uma marca que celebra a diversidade dos terroirs chilenos, oferecendo vinhos com um perfil mais rústico e expressivo, reconhecidos por sua autenticidade.

Bodegas Re: Um projeto inovador que resgata antigas tradições vinícolas, utilizando técnicas ancestrais e uvas autóctones, premiado por sua originalidade e qualidade.

Em 2022, ela foi eleita uma das 5 maiores vinícolas chilenas no mercado brasileiro e uma das 10 maiores em operação no mundo no mesmo segmento. Além dos prêmios, a empresa possui certificações que atestam seu compromisso com a sustentabilidade. A vinícola investe em práticas que minimizem o impacto ambiental, como o uso de energia renovável, a gestão eficiente da água e a preservação da biodiversidade.


Lançamentos na ProWine

Suntana Summer – vinho elaborado para Verão.

Cabeza de Piedra – Bourbon Barrel – um vinho envelhecido em barricas de uísque.


Vinhos Subaquáticos: Vinícolas apostam em maturação debaixo d'água

Vinícolas Fama de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul lançaram vinhos e espumantes maturados no fundo do mar, cultivados a 1.300 metros de profundidade, altitude por 12 meses. Após o engarrafamento, os rótulos são lacrados com cera e armazenados em caixas. Estas caixas são mergulhadas a 12 metros de profundidade no mar, onde o vinho passa por maturação e é analisado a cada 60 dias para monitorar seu envelhecimento.

Além disso, as vinícolas oferecem uma experiência visual distinta, com garrafas cobertas de corais, algas e conchas, tornando-as também peças decorativas após o consumo.


Casa Perini e Chef Érick Jacquin Lançam Espumante Exclusivo

A Casa Perini, famosa por ter o 5º melhor vinho do mundo, lançará um espumante exclusivo em colaboração com o chef Érick Jacquin. O novo rótulo, intitulado "Espumante Érick Jacquin por Casa Perini", é um Branco Brut natural. A produção será limitada a 12 mil garrafas, conforme anunciado por Franco Perini, Presidente do Conselho Administrativo da vinícola.


Vinícola UVVA

Vinícola UVVA, Chapada Diamantina, estreia na ProWine 2024, com lançamentos e patricia de Fórum com Marcelo Petrolli, enólogo da UVVA e Suzana Barelli.


Tanyno Importadora

Recebe quatro produtores em seu stand: Ceretto, Piemonte; Aquitania, Chile; Bodegas Roda, Rioja ; Poder Ripi- Montalcino.


Cooperativa Vinícola Aurora

A marca líder de mercado nacional em vinhos finos brasileiros lançará a versão rosé do espumante Aurora Extra Brut Denominação de Origem (D.O.) Altos de Pinto Bandeira. Outros destaques são para os dois novos rótulos da linha Varietal, os brancos Viognier e Malvasia Aromática. A cooperativa também apresenta duas opções de bebidas não alcoólicas, feitas à base de uvas viníferas: Aurora Zero Álcool Cabernet Sauvignon/Merlot e Aurora Zero Álcool Riesling Itálico.

DECANTER Rosé em garrafa quadrada, um laranja “arrogant” e quintas centenárias: Decanter apresenta seus lançamentos na ProWine 2024.


MONTE DICTIS lança vinhos gregos de uvas raras e apresenta retsina premiado na ProWine SP.


VIAPIANA lança safra 2022 do gran premium VIA1986 Cabernet Franc e apresenta o Exóticos Laranja.


SALTON amplia Linha Ouro com Prosecco e Moscatel e lança Zero Álcool Moscato. Vinícola líder nacional do segmento de espumante aproveita a feira também para lançar a campanha 'Saia da sua bolha e entre na nossa', que objetiva quebrar a ideia de que o espumante precisa ser associado somente a ocasiões de celebração.


MORANDÉ WINE GROUP Apresenta duas novidades: Casatinta, blend tinto que inaugura uma nova fase vitivinícola no Vale de Casablanca; e a linha Black Series, com varietais elaborados em territórios extremos, como Vale do Malleco e Vale do Limarí. | VIÑA VISTAMAR, que tem como foco a elaboração de vinhos de clima frio no Chile, apresentará na ProWine São Paulo sua nova imagem, com perfil elegante e minimalista. O projeto tem desde vinhos de entrada a vinificações de parcelas de vinhedos singulares. | 7 COLORES agora faz parte do portfólio da Aurora Fines Brands, grupo com mais de 78 anos de atuação no Brasil. Durante a ProWine, o público poderá conhecer seus blends ousados de uvas brancas e tintas, e de variedades tradicionais com castas patrimoniais chilenas.


Vinhos Bíblicos: Vinícola Sottano leva nova linha a 4° edição da ProWine

A vinícola argentina Sottano, que viu um crescimento de 500% no Brasil nos últimos cinco anos, destacará sua linha Bíblica, incluindo o renomado Judas e os novos Pilatos e Barrabás. Com mais de 20 anos de experiência, a Sottano combina tradição e inovação em seus vinhos de alta gama, que são apresentados com uma estética minimalista e focada na bebida. O estande da vinícola será o maior da feira, oferecendo uma experiência interativa e um bar com coquetéis refrescantes. A Sottano, que participa da feira desde 2022, vê o Brasil como um mercado crucial e espera consolidar ainda mais sua imagem e crescimento no país.


Pêra-Manca lança sua nova safra em uma Masterclass exclusiva

A masterclass “Pêra-Manca Tinto 2018 & 60 Anos da Fundação Eugénio de Almeida” será conduzida por Pedro Baptista e celebrará a nova safra do renomado vinho português, além dos 60 anos da Fundação Eugénio de Almeida. O evento será exclusivo para convidados e parte do ProWine Forum.


Freixenet realizará uma Masterclass sobre Novas Plataformas de Ensino de Vinhos

A Henkell Freixenet apresentará a masterclass “Wine Education: Inovações nas Plataformas de Ensino no Brasil” no ProWine São Paulo. Clara Mei discutirá como novas abordagens educacionais estão tornando o aprendizado sobre vinhos mais acessível e eficiente, refletindo o crescimento do consumo de vinho no país.


Guillermo César Gómez realizará uma Masterclass sobre a História do Vinho

No ProWine Forum, o escritor e artista plástico argentino Guillermo César Gómez conduzirá uma masterclass sobre a evolução do vinho, desde suas origens na Geórgia até a conquista da América. O evento, que ocorrerá no dia 3 de outubro, explorará a trajetória do vinho e será guiado pelo conceito do primeiro Panteão dos Deuses do Vinho, com apoio do Dr. Sebastião Ferro.


Ideal BI Consulting realizará Análise do Mercado de Vinhos e Espumantes no Brasil

Felipe Galtaroça, CEO da Ideal BI Consulting, apresentará uma análise detalhada sobre o mercado de vinhos e espumantes no Brasil. A palestra, marcada para o dia 1º de outubro, abordará o impacto das mudanças climáticas, questões econômicas e os efeitos pós-pandemia, destacando as tendências de consumo e projeções para 2025.


BACCHUS lança Marcadores de Taças e Semijoias Exclusivas inspirada no universo dos vinhos

A BACCHUS, renomada marca de acessórios temáticos para vinhos, exibirá sua coleção exclusiva de marcadores de taças e semijoias na 4ª edição da ProWine. Criadas especialmente para amantes de vinho e colecionadores, essas peças também estarão disponíveis para compra direta por pessoas físicas. O objetivo é oferecer novas oportunidades de emprego e renda extra para o consumidor final.


Setorização por Países: Uma Viagem Sensorial

Este ano, a feira apostará em uma nova abordagem setorizada por países, permitindo aos visitantes explorar uma ampla gama de sabores e tradições vitivinícolas das 25 nacionalidades presentes, com destaque para a estreia da Geórgia, Japão e Coreia do Sul.


ProWine Forum: espaço destinado ao conhecimento e Inovação

O ProWine Fórum oferecerá um espaço para discussão de tendências e inovações no setor de vinhos e destilados. Incluindo uma sala exclusiva para vinhos portugueses, o fórum permitirá que especialistas compartilhem suas descobertas e insights com um público qualificado.

A ProWine São Paulo 2024 promete ser uma experiência inesquecível para profissionais e entusiastas do vinho e destilados. As inscrições para visitantes estão abertas e são gratuitas para profissionais do setor.


ProWine São Paulo anuncia novidades para sua próxima edição 2024

Maior feira de vinhos e destilados das Américas se destaca não apenas pela sua ampla variedade de produtos e influência no setor - são mais de 1.300 marcas expositoras -, mas também por ser exclusivamente voltada ao mercado B2B

A quarta edição da ProWine São Paulo acontecerá de 1º a 3 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. O evento se destaca não apenas pela sua ampla variedade de produtos e influência no setor de vinhos e destilados, mas também por ser exclusivamente voltado ao mercado B2B. Desde sua estreia no Brasil, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players do setor, durante três dias, para lançamentos, networking, compartilhamento de conhecimentos e geração de negócios.

Entre as novidades deste ano, está um aumento considerável da área de exposição: deixa-se o pavilhão azul e ocupa-se os pavilhões verde e uma parte do vermelho. Serão 8.500 m² para montagem dos estandes, frente aos 5.500 m² da edição passada. Em termos de área livre, são 22 mil metros brutos, um aumento de 30% em relação ao ano anterior.

Para proporcionar uma imersão ainda mais rica e envolvente aos apreciadores de vinhos e destilados, a ProWine São Paulo 2024 introduzirá uma setorização por países. Essa nova abordagem promoverá uma experiência sensorial singular, em que cada área representará o melhor das bebidas de uma região específica, resultando na descoberta de uma vasta gama de sabores, aromas e tradições.

"Estamos animados com a expectativa em torno da ProWine São Paulo 2024. Nosso objetivo é oferecer uma experiência excepcional aos profissionais apaixonados por vinhos e destilados e sem dúvida a setorização por países eleva o padrão do evento e a jornada dos visitantes", fala a diretora da feira, Malu Sevieri.


ProSpirits e o poder dos destilados

Outra novidade desta edição é a criação de espaço dedicado a destilados do mundo todo. A ProSpirits, sucesso na ProWein, em Düsseldorf, promete uma imersão nessa categoria de bebidas. Assim como na Alemanha, representará não apenas uma feira comercial, mas um local onde fabricantes, distribuidores e conhecedores do mercado se reúnem para explorar as últimas tendências, clássicos favoritos e criações exclusivas.

Na área, os visitantes podem esperar não só uma variedade de bebidas, mas também a experiência dos fabricantes, que apresentarão as suas melhores seleções, desde whiskies nobres a gins aromáticos e licores requintados. E, claro, que a cachaça, destilado genuinamente brasileiro, também terá presença garantida no evento.

As dimensões continentais do Brasil resultaram no surgimento de em uma ampla diversidade de plantações, gerando uma variedade de terroirs que contribuem para a produção de uma grande variedade de cachaças, um dos fatores que as posiciona entre os melhores destilados do mundo.


Sustentabilidade

Em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a ProWine São Paulo executará mais uma vez o programa “Glass is Good”, que engloba a logística reversa de todo o vidro utilizado durante a feira. A reciclagem do vidro não apenas economiza energia, mas também reduz a extração de matérias-primas, minimiza as emissões de CO2 na atmosfera e combate o acúmulo de resíduos de vidro em aterros sanitários, onde permaneceriam indefinidamente.

Este ano, uma máquina de triturar vidro estará na feira realizando a ação ao final de cada dia visando eliminar a possibilidade de falsificação de garrafas, que pode acontecer a partir de eventos do gênero.

O “Glass is Good” busca não somente promover essa mudança, mas também valorizar a cadeia produtiva do vidro, estabelecendo uma cultura de reciclagem e proporcionando ganhos financeiros aos catadores e colaboradores do programa.

Em 2023, a ação resultou em economia de energia equivalente a 1.310,40 kW/h, redução de emissões de CO2 na ordem de 1.446,90 kg, diminuição de 3.276,00 kg na extração de matérias-primas e um impacto social positivo para 48 cooperados e suas famílias.

A ProWine São Paulo 2024 trará mais de 1.300 marcas, enriquecendo a visitação dos participantes e fortalecendo a cena do vinho no Brasil e no mundo. Entre os expositores já confirmados para 2024 estão: Cantu, Freixenet, Uruguai Wines, Tanyno, Wines of Argentina, Vinhos de Portugal, CVRVV Vinhos Verdes, Salton, World Wine, La Pastina, Família Valduga, Epice, entre outras. A lista completa de expositores pode ser acessada aqui.

O evento é uma realização da Emme Brasil - representante da Messe Düsseldorf, organizadora da ProWein -, e Inner Group.

As inscrições estão abertas e são gratuitas a profissionais do setor. Para garantir sua participação, acesse o link: Link 

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Ninkasi Beer Club