Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

ESCM terá curso inédito dedicado à fermentação na edição especial dos cursos concentrados de setembro


A fermentação é um processo decisivo. É nela que acontece a transformação do mosto em cerveja. Mas a técnica associada a esta etapa é que pode distinguir uma bebida de qualidade ou não. Por isso, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) tem como uma das novidades na edição extra dos cursos concentrados, uma formação específica em fermentação.

São 20 horas de aula à distância, que acontecem de 28 de setembro a 2 de outubro. O conteúdo prevê a história da fermentação, controles de processos, parâmetros, armazenamento de fermento, on e off flavors e processo de maturação. Mais informações e inscrições estão disponíveis em www.cervejaemalte.com.br/cursosconcentrados.

A professora do curso é Ligia Marcondes Rodrigues dos Santos. Formada em química, ela acumula experiências na Ambev, no Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas do Senai do Rio de Janeiro (onde atendeu projetos em empresas como Danone, Grupo Petrópolis e Coca Cola) e em projetos internacionais no Peru, Colômbia e no Panamá. Também tem os diplomas internacionais em Cervejaria pela Siebel (nos Estados Unidos) e Doemens Akademie (na Alemanha).

Sobre a ESCM

Com mais de dez mil alunos formados em seis anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na cerveja, da América Latina. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitadas entidades do mundo.

São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 300 turmas já formadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 12 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos.

Fonte: Melz Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club