Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Cervejaria Artéza lança coleção de latas que homenageiam folclore


As latas chegaram pra ficar nas artesanais. As cervejarias estão apostando no charme desse tipo de embalagem e suas vantagens. E a Artéza está investindo em uma coleção de latas que louvam o folclore com estilos de cerveja selecionados. A marca está apresentando ao mercado as duas primeiras latas da coleção: uma das novidades é a Boiúna, que é uma Juicy IPA, e a outra é o Lobisomem, representando a clássica Pilsen. Ambas fazem parte de uma coleção da Artéza, que está só começando. As latas, de 473 ml, já estão disponíveis nas plataformas de vendas. A programação de lançamentos segue nos próximos meses com os personagens IARA, que será uma Hop Lager, Curupira, com uma Belgian Pale Ale, Saci-Pererê, representando o estilo Dry Stout, e a Cuca, que vai embalar a deliciosa GoiAPA.


Já lançadas:

Lobisomem - Pilsen

Cerveja dourada com espuma cremosa e persistente. Seu sabor é de baixo amargor, leve e marcante, devido à presença de maltes e lúpulos de ótima qualidade. Uma bebida que tem a harmonia perfeita entre o aroma e paladar proporcionando uma experiência refrescante e saborosa. Harmonização: Casquinha de siri, frutos do mar em geral, lombo de porco, alguns queijos como o cheddar e saladas.

Boiúna - Juicy IPA

Também conhecida como New England IPA apresenta cor amarelada e meio turva, com sabor e aroma que remetem a frutas cítricas tropicais. Corpo médio e bem refrescante por conta do uso generoso dos lúpulos americanos. Harmonização: Carnes Vermelhas, bacon, carnes de caça, hambúrguer, torta de limão e mousse de maracujá.

Vem ai:

Curupira - Belgian Pale Ale

Cerveja ale, de cor acobreada, moderadamente maltosa, de amargor médio e um delicado sabor frutado. Tem espuma branca, cremosa e duradoura. Atualmente, é considerada uma cerveja para todas as ocasiões. Harmonização: Excelente cerveja para acompanhar pratos fritos em geral, carne de vitela, de cabrito, carnes de caça e macarrão com molho de queijo.

Saci-Pererê - Dry Stout

Cerveja de coloração escura, aromas e sabores de café torrado e, às vezes, com um traço de chocolate. Colarinho de bege a marrom, espesso, cremoso e persistente. Harmonização: É uma ótima cerveja para acompanhar marisco, ostras e guisados de carne. No lado das sobremesas, torta de frutas, bases de chocolates e até uma musse de café.

IARA - Hop Lager

Cerveja de coloração dourada, leve e bem refrescante, que apresenta amargor de médio a alto, com aromas cítricos e florais dos lúpulos americanos, além de espuma branca e persistente. Harmonização: Hambúrguer, carnes assadas, comida mexicana ou tailandesa, queijos cheddar ou parmesão, saladas.

Cuca – GOIAPA

Trata-se de uma American Pale Ale com polpa de goiaba fresca. É uma cerveja de coloração que varia de dourado médio até cobre avermelhado; é bem refrescante e apresenta amargor de médio a alto, com leve aroma de goiaba vermelha, além de espuma branca, cremosa e persistente. Harmonização: Hambúrguer, carnes assadas, comida mexicana ou tailandesa, queijos cheddar ou parmesão, saladas.

Serviço:

https://cervejaarteza.com.br/loja


Sobre a Artéza:

Artéza é uma cerveja artesanal que utiliza apenas ingredientes nobres em seu processo de produção. Recebeu esse nome por ser um produto totalmente caseiro e natural, isto é, artesanal em todos os sentidos da palavra. Inicialmente, as receitas da Artéza foram desenvolvidas para serem degustadas apenas em reuniões de família. Em pouco tempo, amigos e colegas também passaram a demonstrar apreço e, consequentemente, veio a necessidade de se profissionalizar, a fim de tornar a Artéza um produto para todos degustarem a apreciarem. Dentre algumas receitas de sucesso de seu portfólio estão: Dry Stout, Hop Lager, American IPA, Belgian Pale Ale e Pilsen

E desde 2019, uma charmosa casa no Prado é o reduto cervejeiro de Belo Horizonte e point perfeito para todos os amantes de uma boa breja artesanal. A Cervejaria Artéza é um espaço exclusivo que oferece chope artesanal próprio e tira-gostos especiais em um ambiente diferenciado voltado às artes, à descontração e também pluralidade musical. O bar é um empreendimento dos sócios Marlos Pires Gonçalves e Mirtes Martiniano. Ele é cervejeiro da Cervejaria Artéza e ela assina o cardápio e comanda a cozinha da nova casa. “Este nosso projeto visa disseminar, popularizar a cultura cervejeira e oferece ao público uma boa variedade de cervejas e chopes artesanais a preços justos e também uma cozinha toda feita à mão”, comenta Marlos Pires.

O local possui uma decoração mais rústica e eclética, com ambientes internos e externos e até mesmo um carro antigo como parte do cenário. Trata-se de um espaço criado no fundo do quintal de uma clássica residência do Bairro Prado. A entrada da garagem se transformou em um corredor (numa espécie de túnel) à meia luz, com mesas no estilo bistrô. 

Ao final desse túnel, as pessoas dão de cara com a frente clássica de uma  Kombi da década de 80, transformada em caixa do estabelecimento. Outro ambiente do bar é a área próxima ao palco, sob uma tenda e próxima a ela está a área aberta, toda gramada, onde é possível estender toalhas para observar o céu, durante o dia ou à noite, ou mesmo ficar embaixo de um guarda sol.

O salão principal comporta a imponente torre-chopeira, composta por 12 torneiras. Oito delas trazem as produções frescas da Cervejaria Artéza e as outras quatro são para cervejarias convidadas e parceiras. As opções da Artéza incluem Pilsen, Belgian Pale Ale, Dry Stout, IPA e GoiAPA. O local oferece também as opções de refrigerante artesanal, gin tônica e Xeque-Mate.

A cozinha recebeu o singelo nome de “A Casa”, onde são preparados os quitutes que acompanham as cervejas como carne de lata (a verdadeira), pastelzinho da vovó, croquete do chef, costelinha, torresminho, mandioca frita com torresmo, torresmão de barriga, quibe, pernil, isca de tilápia, linguiça, batata frita e sanduíche de queijo. O espaço também foi pensado para receber exposições de arte, feiras e festivais diversos e terá uma agenda musical constante que irá perpassar entre o jazz, blues, rock clássico, samba de roda e também um bom chorinho.


Cervejaria Artéza
Endereço: Rua Cuiabá, 302 - Bairro Prado - BH
Formas de pagamento: aceita dinheiro, cartões de crédito e débito
Mais informações: (31) 99194-8968

Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club