Se até então o setor de franquias era conhecido por ter se consolidado no mercado por conta da padronização do modelo de negócio, agora o segmento está se abrindo para novos caminhos e flexibilizações. Uma nova lei do setor, promulgada em março de 2020 (13.966/19), e as adaptações necessárias que o mercado teve que adotar por conta da pandemia, devem mudar a forma como as franquias operam em diferentes regiões nos próximos anos.
Entre as mudanças em curso está a customização das redes, ou seja, para conseguir atender os consumidores de cidades mais distantes ou menores, ou ainda oferecer um serviço que é tradicional de uma determinada região do país, o franqueado poderá adotar alguns diferenciais que não estão disponíveis em todas as unidades da rede.
“Cada região do Brasil tem seus costumes e pratos típicos, então é interessante flexibilizar o cardápio para conseguir atender os consumidores que não abrem mão de um prato com as características de sua região”, explica a franqueada da rede Quiosque do Lugui, da região de Iguatu, Rayane Rodrigues. Além da Rayane, a franquia é administrada pelo seu marido, Antonio Junior Rodrigues. O Quiosque do Lugui é uma rede cujo carro-chefe é o chopp puro malte feito através de uma receita de família, sendo servido em uma chopeira totalmente congelada, a única na América do Sul.
Além do chopp, o espaço ainda conta com petiscos clássicos e comidas de boteco como bolinhos de feijoada e torresmo com mandioca, além de pratos assinados por chefs renomados, como é o caso do Dom Queijo, um filé de frango empanado ao molho quatro queijos, crispy de bacon e raspas de limão siciliano. Porém, como Iguatu é um município brasileiro do estado do Ceará conhecido como o principal pólo econômico da região, e o Ceará é um estado do nordeste brasileiro, região conhecida por conta de sua gastronomia única e bastante famosa, a franquia instalada nessa região decidiu incluir no cardápio pratos típicos que são vendidos apenas nessa unidade.
“Nós temos no cardápio o Baião Mole, um prato típico nordestino que faz bastante sucesso, além da picanha especial, então nosso objetivo foi atrair consumidores que fazem questão de saborear pratos típicos de sua região”, pontua Rayane. A franquia localizada em Iguatu também possui no cardápio a famosa carne de sol com macaxeira.
Terceiro maior mercado do país
O Nordeste se tornou uma região estratégica para as redes de franquias. De acordo com os dados da ABF, o Nordeste ocupa o terceiro lugar no ranking do volume de faturamento de franquias brasileiras, sendo que o faturamento avançou de 14,3% no terceiro trimestre de 2021 para 15,82% no terceiro trimestre de 2022. Entre os setores que mais cresceram na região está o de alimentação e food service (31,0%).
“A culinária nordestina é incomparável, então investir em um cardápio diferenciado com pratos típicos é uma estratégia para atrair quem mora aqui e não abre mão de consumir pratos tradicionais e ao mesmo tempo atrair turistas, já que quando vem alguém de outra região do país, ele quer conhecer as comidas regionais, e como a nossa franquia fica dentro da rodoviária, recebemos pessoas de diferentes lugares”, finaliza Rayane.
Sobre o Quiosque do Lugui
O Quiosque do Lugui foi desenvolvido especialmente para atender o cliente que valoriza um chopp duplo malte de qualidade, na temperatura ideal. O diferencial está no double chopp o tempo todo e em sua gastronomia com pratos autorais. De fabricação própria, o chopp possui características específicas, com cor diferenciada, cremosidade, sabor e aroma marcantes. Além do chopp exclusivo, conta com a Ice Beer Special, uma chopeira toda congelada com design moderno, que mantém a bebida geladíssima.
O conceito do Quiosque do Lugui segue tendências modernas e diferenciadas e um mix de produtos exclusivos, como chopp puro malte, de vinho, Weiss e chopp de IPA. Saiba mais em: www.quiosquedolugui.com.br
Fonte: Notícia Expressa
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