O Grupo, que já vem investindo em soluções sustentáveis, anunciou recentemente a meta de neutralizar as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040, ampliando o impacto positivo para todo o ciclo do negócio, desde o processo fabril, até os pontos de venda e consumidor final. Com a movimentação, a companhia passa a focar em embalagens de consumo individual, olhando também para a mudança no comportamento dos consumidores na busca por mais saudabilidade e equilíbrio no dia a dia.
“Estamos comprometidos com uma agenda de sustentabilidade bastante robusta e, para atingir nossas metas, precisamos revisitar estratégias, ajustar rotas de negócio e tomar grandes decisões como essa. Estamos confiantes nos resultados positivos que teremos em relação à redução do uso de plástico e dos impactos de nossas embalagens no meio ambiente” afirma Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.
A empresa fará um movimento importante e audacioso para o segmento de não alcoólicos, reforçando o pioneirismo da empresa e seu comprometimento com a agenda ESG. “Precisamos considerar que, quando não descartadas corretamente, as garrafas PET acabam chegando ao meio ambiente e levam cerca de 400 anos para se decompor. Por isso, com essa mudança, nosso objetivo é reduzir a presença deste material no mercado e dar mais foco ao alumínio, matéria-prima altamente reciclável e, atualmente, é o material com a maior porcentagem de reciclabilidade no Brasil” explica a executiva. De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o país obteve um índice de reciclagem de 97,4% em 2020.
Compromisso sustentável
Além da redução do uso do plástico, o compromisso de zerar emissões de carbono em toda a cadeia de valor do Grupo HEINEKEN inclui zerar as emissões na produção – meta que será atingida, no Brasil, até 2023, sete anos antes da meta global da companhia. Para isso, a estratégia é usar energias renováveis e eficiência energética em todas as 15 unidades produtivas e 31 Centros de Distribuição do Grupo, espalhados nacionalmente, e facilitar o acesso à energia verde para bares e restaurantes nos quais o portfólio da companhia está presente. Até 2025, o objetivo ainda é ter 100% de circularidade das embalagens utilizadas em bares e restaurantes.
Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Sol, Amstel, Tiger, Lagunitas, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.
Fonte: EDELMAN
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