A Cervejaria 040, localizada no Jardim Canadá, em Nova Lima, atual polo das cervejas artesanais, passou por uma intensa reformulação da sua identidade e reposicionamento no mercado.
“Aproveitamos os meses de pandemia, onde o comércio esteve fechado, para estudar nosso público, reformular nossas ações, entender onde queremos atuar e com isso, acabamos mudando toda nossa identidade visual”, conta Sidney Dias, um dos sócios da cervejaria. Para esse diagnóstico contrataram o profissional Louis Burlamarqui para fazer uma leitura da cervejaria e um plano de negócios para o futuro.
A Cervejaria 040 sempre esteve próxima aos esportes de aventura, principalmente o Mountain Bike, seja pelo histórico de seus sócios ou pela localização da fábrica em um dos municípios de maior tradição do esporte no Brasil. E nesse novo posicionamento da marca, ficou evidente que a empresa quer estar mais próxima desses esportes. Com isso, toda a marca foi refeita para se identificar com esse público. Com o slogan, “Um jeito de Viver”, a 040 vai se dedicar a esses públicos: Mountain Bike , Skate , Escalada , Paraglider , Beach Tenis , Futmesa, seja como patrocinador oficial ou apoiador.
“Nosso propósito é conectar emoções positivas em momentos marcantes da vida, então, os esportes passam a ser nosso mercado principal, mas, é claro que queremos estar juntos das pessoasem todos esses momentos, seja no esporte ou não”, explica André Horta, um dos sócios.
Os nomes das cervejas remetem ao universo das mountain bikes e o lançamento mais recente, por exemplo, é uma colaborativa desenvolvida com o ícone das competições de Mountain Bike, o Brou, cujo nome é#NQSF - Ninguém quer ser Feio, bordão este que remete ao fato de que todos tem que se dedicar aos treinos para não decepcionar nas trilhas. É uma cerveja leve, refrescante, fácil de beber. Uma session IPA de coloração amarelo claro, com notas de tangerina para todos os momentos de superação e brutalidade.
Os nomes realmente são um capítulo a parte, por exemplo: MTB – Mountain Bike (Premium Lager – é uma modalidade de ciclismo), XCO – Mountain Bike Cross Country (PilsenExport – é a modalidade adotada nos Jogos Olímpicos), 27 Voltas (American Brown Ale – é uma trilha em Honório Bicalho, com trechos técnicos e desafiadores), Jacu Encantado (Pale Ale – também o nome de uma trilha no município de Glaura) e a QOM – Queen Of Mountain (Session IPA - a gíria Queen of Mountain (QOM) representa a atleta feminina que faz o tempo mais rápido em determinado trecho do percurso e, por isso, se destaca pela performance).
A Cervejaria 040 passa a ter 7 estilos em seu portfólio: Premium Lager, Pilsen Export, Pale Ale, IPA, Brown Ale, Session IPA e uma Session IPA com tangerina. São estilos básicos, mas, que possuem alto volume de venda na cadeia de artesanais.
Até o final deste ano, a Cervejaria 040 espera operar com a capacidade de até 40 mil litros/mês, com aumento da fábrica, nova identidade e expansão da área comercial.
Nascimento da 040
Os sócios, Sidney Dias e André Horta, resolveram fazer o curso de Tecnologia Cervejeira e com isso, assumiram uma pequena planta fabril no Vale do Sol, em Nova Lima. Com um ano a frente dessa fábrica e estudando as dificuldades e oportunidades em se ter uma cervejaria, decidiram abandonar as antigas carreiras e se dedicar ao novo negócio. Em novembro de 2018 se mudaram para a atual fábrica no Jardim Canadá que se encontra em amplo crescimento.
Fonte: Primeiro Plano Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club