O Brasil é um país de inúmeras riquezas e na gastronomia não é diferente. A culinária brasileira se destaca pela combinação de ingredientes, começando pela seleção de alimentos ricos em umami para compor as receitas típicas, despertando uma sensação única no paladar.
Como não se lembrar do famoso churrasco do Sul do país? Ou aquele virado à paulista? A feijoada carioca acompanhada de uma boa roda de samba? Ou, ainda, uma moqueca baiana tão caprichada quanto aquele bobó de camarão do Nordeste? Sem dúvidas, só de recordar esses pratos deliciosos já dá pra sentir “água na boca” e não é por acaso.
Essa sensação de aumento da salivação e a permanência do gosto desses alimentos por mais tempo na boca ocorrem porque todos eles são ricos em umami, o quinto gosto do paladar humano. Quando provamos estes pratos e passamos por essa experiência descrita acima, significa que o nosso paladar está reconhecendo o umami.
A nutricionista do Comitê Umami, Graciela Vargas, explica que, no Brasil, praticamente todas as regiões possuem um prato típico com ingredientes umami. “Alimentos tradicionais como tomates, queijo parmesão, pescados, frutos do mar, carnes bovinas e suínas, em geral, são alguns exemplos de alimentos umami”, destaca.
Vale lembrar que gosto é diferente de sabor. “O gosto se refere apenas ao sentido do paladar, ou seja, é quando receptores específicos presentes na língua reconhecem um determinado estímulo proporcionado por substâncias químicas presentes nos alimentos. Já o sabor dos alimentos é reconhecido pela combinação dos sentidos paladar e olfato”, explica a nutricionista.
Agora, quando provar pratos típicos de sua região, você poderá também treinar o paladar para reconhecer o umami. Para saber mais sobre o umami e como reconhecer o quinto gosto, acesse o site: https://www.portalumami.com.br/sobre/como-sentir-o-umami/
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami.
Fonte: Race Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club