Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Off Trade: o caminho para as cervejarias artesanais no cenário do COVID-19


A cervejaria paranaense Maniacs vem registrando crescimento – média de volume e faturamento - constante nos dois últimos anos, 35% em 17/18  e 45% em 18/19, puxados principalmente pela maior penetração de mercado da Maniacs IPA em lata (que registrou crescimento de 130% das vendas em 2019) e dos produtos da Brooklyn, produzida e comercializada no Brasil pela Maniacs. A Brooklyn Lager e a Brooklyn East IPA, também em latas, apresentam excelente aceitação no autosserviço.

Neste ano as previsões da marca eram ousadas, com previsão de ampliar em 84% o crescimento do ano passado e aumentar o número de PDV’s atendidos de mil para dois mil. Mas o mundo mudou e com ele veio a aceleração de uma tendência já em franca ascensão no Brasil: a maior participação das cervejas artesanais no canal off trade.

“Nosso volume no off trade já é bem expressivo, com 55% de participação em faturamento, principalmente pela boa aceitação de nossas cervejas em latas”, afirma Iron Mendes, CEO da Maniacs Brewing e da Brooklyn Brewery Brasil. Esse indicador já é um indicativo da busca do consumidor por novas experiências sensoriais, a partir da ampliação da cultura cervejeira no país, fato que beneficiou o crescimento das duas marcas em supermercados e conveniências. “Esse comportamento também foi observado no constante aumento do consumo de cervejas premium nestes canais, mostrando uma tendência do consumidor”, reforça.

“Desde que a pandemia começou, já registramos um crescimento de vendas em 20% nas gôndolas dos principais players de varejo do Brasil. A tendência, no entanto, é que os supermercados adequem seus processos logísticos devido à mudança no perfil de compras, para então retomarem o crescimento. O setor precisa estar preparado para esse movimento”, destaca Mendes.

Nessa hora o que fazer? A alternativa da Maniacs é ampliar o diálogo com o consumidor por meio dos canais digitais da marca e intensificar as ferramentas de merchandising e promotoria nos PDV’s em que está presente.  “É o momento de acelerar a capilaridade de PDV’s, investir em presença de gôndola e nas informações disponíveis ao consumidor”, lista o executivo.

“Vamos andar no ritmo acelerado das mudanças que o mercado está impondo para a maioria dos setores e o off trade é fundamental. Hoje somos mais fortes nas regiões sul e sudeste e estamos expandindo para as demais regiões do país”, finaliza.

O setor - A cerveja artesanal no Brasil apresenta plena ascensão. Em 2017 eram 670 cervejarias, 880 em 2018 e 1200 em 2019. O mercado praticamente dobrou em 2-3 anos. “Os consumidores já entendem sobre a categoria de cervejas artesanais e é gratificante ver consumidores discutindo sobre estilos como IPA por exemplo”, destaca Iron.

Nos Estados Unidos, o principal mercado de cervejas artesanais do mundo, em 2019 a categoria representou 13,6% em volume e 25,2% em valor do total de cervejas comercializadas, uma receita de U$ 29,3 bilhões (R$ 169 bi), de acordo com dados da Brewers Association. Por lá, o off trade representa em torno de 65% do total do mercado, movimentando U$ 19 bilhões (R$ 110 bi) e mais de dois bilhões de litros de cervejas artesanais. “São dados que mostram a importância das cervejas artesanais para os supermercados. São produtos que agregam valor na categoria líquida das lojas e cada vez mais o consumidor vai procurar por cervejas artesanais no mercado perto de casa”, destaca Iron.

Fonte: V3COM

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