O evento celebra a tradição dos imigrantes que colonizaram o município e já se tornou destaque no calendário de verão catarinense, com a visita de diversas pessoas do país. A gastronomia é um dos pontos altos da programação e, para complementar a experiência do turista, a Schornstein levará oito estilos de chope.
Como destaque, a cervejaria aposta no chope IPA Tangerina, que é leve, refrescante, amargor equilibrado e um toque cítrico que faz sucesso entre os amantes desse estilo. Outros que também estarão presentes nesta edição do evento serão: Pilsen, Weiss, Witbier, IPA, Bock, Imperial IPA e Chope de vinho. O público também terá a possibilidade de experimentar as brasagens das cervejarias AllesGut, Borck e Wunderbier.
“É uma satisfação imensa estarmos mais uma vez presentes nesse evento que celebra a cultura alemã, que é também a nossa cultura, nossa base. Levaremos a qualidade e os sabores tradicionais da cerveja com alma, em diversos estilos para agradar os mais diversos paladares e harmonizar perfeitamente bem com os pratos típicos servidos na festa. Queremos proporcionar a melhor experiência possível ao público presente”, diz Gustavo Barreira, CEO da Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA), grupo ao qual a Schornstein pertence.
Tradição cervejeira
A Cervejaria Schornstein foi uma das primeiras fábricas de cerveja artesanal brasileira, fundada em junho de 2006, em Pomerode (SC), cidade que tem fortes traços da cultura alemã. Sua sede fica em uma edificação histórica, o antigo Mercado Weege. Ao lado da fábrica, o prédio que deu início à cervejaria abriga, atualmente, o brewpub Schornstein Kneipe, que se destaca por uma imponente chaminé de 30 metros de altura feita de tijolos maciços artesanais. Vem daí o nome Schornstein que, em alemão, significa chaminé.
Conhecida por fabricar uma “cerveja com alma”, a Schornstein resgata o talento natural para produzir cerveja trazido pelos primeiros imigrantes alemães que se estabeleceram no Vale Europeu, em Santa Catarina. A cervejaria, que produz diversos estilos de cerveja, já ganhou várias medalhas de excelência conquistadas em concursos cervejeiros nacionais e internacionais.
Atrações da 39ª Festa Pomerana
No total, serão 14 pontos gastronômicos, além de dois restaurantes, um no Pavilhão Principal e outro no Biergarten. Nestes locais, o público poderá encontrar todos os sabores que remetem à Alemanha e, principalmente, receitas que os imigrantes criaram ao longo dos anos com os ingredientes que encontraram ao chegarem no Brasil.
Para animar a festa, muita música boa. Cerca de 50 atrações musicais animarão todos os setores do evento. Um dos destaques é a apresentação da banda alemã Dorfrocker, que se apresentará nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, no Pavilhão Cultural. Na sexta-feira e no sábado, a apresentação está marcada para as 22h, no domingo, ocorrerá às 15h.
Assim como ocorre em todos os anos, a Festa Pomerana será ponto de encontro para grupos de Bandoneon, Teufelsgeige (Violino do Diabo) e Bandas Marciais. Também haverá um dia dedicado à recepção dos Grupos Folclóricos e da Melhor Idade.
Haverá ainda um Concurso de Delícias para quem quiser provar seus dotes na culinária germânica, competições típicas como Serrador e Lenhador e Alles Wurst – É tudo linguiça e chope no caneco, entre outras, além do Desfile de Tochas, Marcha da Cozinha e Cultuo em Plattdeustsch, um dialeto baixo-alemão que quase desapareceu totalmente, com conhecimento e prática de apenas 3% da população alemã.
Ingressos
Segunda, terça, quarta e quinta-feira: livre para todos.
Sexta-feira: R$ 15 – livre para pomerodenses
Sábado: R$ 25 (pomerodenses pagam só a partir das 17h)
Toda movimentação financeira na festa será novamente feita por meio de um cartão. Ele será personalizado com todas as orientações de uso no verso.
Para saber mais sobre a 39ª Festa Pomerana, acesse o Instagram do evento: @festapomerana.
DEZEMBRO/2023
Fonte: CBCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club