Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Arte e café: artista plástico Jean Tomedi assina linha limitada do Soul Cafés e Companhias


Para cada consumidor, a relação com o café emite um sentimento: energia, adrenalina, afeto. Na rotina do artista plástico Jean Tomedi, a bebida é uma fonte de inspiração. E foi para expressar essa relação que o Soul Cafés e Companhias o convidou para compor a série Café com Alma. São cinco ilustrações, numa edição limitada e assinada de 10 exemplares cada, criadas por ele e carimbadas manualmente nos pacotes da bebida. Depois de consumida, a embalagem se transforma em uma obra de arte. 

O cliente pode escolher os grãos que acompanham a embalagem. Estão disponíveis as opções da linha Harvest, que é dedicada a grãos com notas sensoriais complexas e diferenciadas: Sítio Alto Liberdade (notas a capim limão), Sítio São Sebastião (notas a melado), Sítio Jatobá (notas a frutas vermelhas, cereja e mel), Sítio Santa Rita (notas a castanhas) e Fazenda Venturim (notas a maracujá). A série está à venda no site loja.soulcafebnu.com.br e também na loja física. 

O artista revela que a relação entre a bebida e o cotidiano e o olhar sobre todo o processo da bebida inspirou as artes. “Numa das peças, trouxe a mão que é uma das principais ferramentas criativas do ser humano e também fundamental para o café: desde a colheita até o preparo. Em outra, chamada de A Textura da Torra e do Corpo, traz a expressão do corpo, o movimento do preparo e do efeito do café que é sentido em todos nós e de forma individual para cada um”, exemplifica. As sensações são representadas em outras peças, assim como a própria movimentação das pessoas. 

No ateliê de Jean, que fica em Blumenau (SC), ele serve café para os convidados, escolhendo o método e cumprindo todas as etapas do preparo. “Assim como em uma loja de perfumes, quando o café limpa o olfato para que novos aromas possam ser percebidos, entendo que a bebida cumpre o mesmo efeito em tudo: nos recomeça, nos abre novas possibilidades de sentir”, finaliza. 

Sobre o Soul Cafés e Companhias 

Reconhecido por produtores nacionais pelo protagonismo na terceira onda do café em Santa Catarina, o Soul Cafés e Companhias é uma microtorrefação e casa especializada em café que fica em Blumenau (SC). 

Na torrefação, são criados produtos tendo como matéria-prima grãos de produtores que se especializaram no movimento de cafés especiais de todo o Brasil. Na loja, são 13 métodos de preparo e sempre três grãos diferentes. 

Todas as informações estão em www.soulcafebnu.com.br. 


Fonte: Melz Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club