Segundo Eduardo Bier, CEO e fundador da Dado Bier, a análise deste cenário levou a marca a reestruturar o seu organograma e trazer o executivo Maicon Moraes para integrar a equipe. “Na medida em que a empresa cresceu, nós identificamos a necessidade de buscar um profissional qualificado, de mercado, para atuar na função de gerente geral. Assim, eu posso olhar um pouco mais para a estratégia da marca, enquanto o Maicon garante a execução na operação”, afirma
A chegada de um profissional para liderar o gerenciamento de operações da cervejaria libera Bier para atuar em outras áreas. “No processo de amadurecimento da atividade empresarial, eu pude perceber que posso contribuir mais atuando em uma posição híbrida. Mantendo meu foco na estratégia, mas sem perder o vínculo e a proximidade com a operação. O Maicon entrou justamente para me auxiliar nisso”, justifica o empresário que também exerce a função de presidente estatutário do hospital Moinhos de Vento e lidera outros empreendimentos.
Com uma carreira de mais de 25 anos no mercado global, Moraes tem experiência em gestão de vendas e operações, estratégia de Route To Market e chega com o desafio de ampliar e fortalecer o relacionamento da Dado Bier junto ao mercado B2B e de implementar a estratégia digital da empresa, que pretende chegar em todos os lugares onde os clientes buscam a marca. “Temos demanda de todo o país pela nossa cerveja”, afirma Bier.
O momento atual da economia acelerou a decisão de inserir a marca no mercado digital. “A pandemia acelerou essa migração do consumo off para o online, tanto para B2B quanto para B2C. O digital tem alta relevância na indústria de bebidas e estamos fazendo uma adaptação das plataformas tradicionais de venda e distribuição para atender essas demandas”, analisa Bier. Segundo Moraes, há um potencial muito grande de crescimento para os próximos anos. “Temos um desafio enorme pela frente. Estamos trabalhando desde novembro nesse projeto, preparando o terreno para 2022. A digitalização e atualização constantes são condições para ser relevante no mercado”, reconhece. A criação de novos modelos de interação B2B, com a inserção da marca em marketplace e o estreitamento da relação com o consumidor final são os projetos que serão desenvolvidos no próximo ano. “Queremos atingir nossos públicos de maneira mais direta, viabilizando o acesso mais direto do consumidor aos nossos produtos e melhorando a eficiência da relação com os clientes corporativos”, projeta.
A sinergia entre a marca, seus consumidores e a equipe parece mesmo ser uma característica da empresa. “Nós focamos muito no perfil humano dos nossos colaboradores, além das capacidades técnicas e conceituais", reforça Bier. Já Moraes afirma que ter empatia, os mesmos valores e objetivos parecidos com os da cervejaria foi decisivo para aceitar a missão de comandar essa nova etapa da história da empresa. “O fato de eu ter vivido experiências em empresas diversas, com complexidades e formatos gerenciais diferentes, dá uma flexibilidade para entender o cenário e o modelo de negócio e me adaptar aos desafios que essa função exige. Espero exercer todo meu potencial e enriquecer como profissional, além de deixar minha marca na Dado Bier”, finaliza.
Fonte: AZ Press
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