Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Cervejaria Dado Bier aposta na digitalização da marca para estar mais próxima dos consumidores e disponível em todo o país

Inaugurada em 1995, quando ainda não existia o mercado artesanal no Brasil, a Dado Bier é uma cervejaria independente que sempre buscou inovação e principalmente a qualidade dos seus produtos. Diante do cenário atual, com a expansão das compras online e o aumento do consumo de cervejas, a Dado Bier está, mais uma vez, à frente da nova demanda que o mercado exige: estar mais próximo e disponível aos consumidores em todo o país.

Segundo Eduardo Bier, CEO e fundador da Dado Bier, a análise deste cenário levou a marca a reestruturar o seu organograma e trazer o executivo Maicon Moraes para integrar a equipe. “Na medida em que a empresa cresceu, nós identificamos a necessidade de buscar um profissional qualificado, de mercado, para atuar na função de gerente geral. Assim, eu posso olhar um pouco mais para a estratégia da marca, enquanto o Maicon garante a execução na operação”, afirma

A chegada de um profissional para liderar o gerenciamento de operações da cervejaria libera Bier para atuar em outras áreas. “No processo de amadurecimento da atividade empresarial, eu pude perceber que posso contribuir mais atuando em uma posição híbrida. Mantendo meu foco na estratégia, mas sem perder o vínculo e a proximidade com a operação. O Maicon entrou justamente para me auxiliar nisso”, justifica o empresário que também exerce a função de presidente estatutário do hospital Moinhos de Vento e lidera outros empreendimentos.

Com uma carreira de mais de 25 anos no mercado global, Moraes tem experiência em gestão de vendas e operações, estratégia de Route To Market e chega com o desafio de ampliar e fortalecer o relacionamento da Dado Bier junto ao mercado B2B e de implementar a estratégia digital da empresa, que pretende chegar em todos os lugares onde os clientes buscam a marca. “Temos demanda de todo o país pela nossa cerveja”, afirma Bier.

O momento atual da economia acelerou a decisão de inserir a marca no mercado digital. “A pandemia acelerou essa migração do consumo off para o online, tanto para B2B quanto para B2C. O digital tem alta relevância na indústria de bebidas e estamos fazendo uma adaptação das plataformas tradicionais de venda e distribuição para atender essas demandas”, analisa Bier. Segundo Moraes, há um potencial muito grande de crescimento para os próximos anos. “Temos um desafio enorme pela frente. Estamos trabalhando desde novembro nesse projeto, preparando o terreno para 2022. A digitalização e atualização constantes são condições para ser relevante no mercado”, reconhece. A criação de novos modelos de interação B2B, com a inserção da marca em marketplace e o estreitamento da relação com o consumidor final são os projetos que serão desenvolvidos no próximo ano. “Queremos atingir nossos públicos de maneira mais direta, viabilizando o acesso mais direto do consumidor aos nossos produtos e melhorando a eficiência da relação com os clientes corporativos”, projeta.

A sinergia entre a marca, seus consumidores e a equipe parece mesmo ser uma característica da empresa. “Nós focamos muito no perfil humano dos nossos colaboradores, além das capacidades técnicas e conceituais", reforça Bier. Já Moraes afirma que ter empatia, os mesmos valores e objetivos parecidos com os da cervejaria foi decisivo para aceitar a missão de comandar essa nova etapa da história da empresa. “O fato de eu ter vivido experiências em empresas diversas, com complexidades e formatos gerenciais diferentes, dá uma flexibilidade para entender o cenário e o modelo de negócio e me adaptar aos desafios que essa função exige. Espero exercer todo meu potencial e enriquecer como profissional, além de deixar minha marca na Dado Bier”, finaliza.

 

Fonte: AZ Press

Cervejaria Doktor Brau lança linha de cervejas que aliam sabor e saúde

Depois de um final de ano com muitos exageros etílicos e gastronômicos, nada melhor que lançamentos que nos farão curtir com leveza e que reforçam um consumo consciente. A preocupação com ter uma vida saudável e consumir produtos de qualidade também nunca teve tanta importância como nos últimos anos. Segundo a Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (Anab) 81% dos brasileiros passaram a cuidar ainda mais da saúde. Pensando nesse cenário, a Cervejaria Doktor Brau, fundada em 2015 por um médico e um farmacêutico, lança agora a linha que irá aliar o sabor e a saúde.

 Entre as novidades estão a Pilsen e a Ipa low carb, ambas com apenas 42 Kcal, com baixo teor alcoólico, leves, refrescantes e mantendo as famosas características dos estilos. As cervejas foram pensadas para serem uma alternativa para quem quer degustar das tradicionais Pilsen e Ipa, porém com o menor impacto calórico e alcoólico possível. Outra cerveja que completará a linha é a Isotonic Fruitbeer, também low carb, com apenas 12 kcal, com concentração de sais, com carga de proteína (não presente em outros isotônicos), harmonizando perfeitamente com o pós-treino.

“Após vários testes de produção, chegamos a um equilíbrio entre o teor alcoólico reduzido e uma concentração protéica adequada, deixando o menor nível de carboidratos entre todas as cervejas, são produtos pouco calóricos mas com muito sabor, mantendo as propriedades dos estilos que o brasileiro tanto gosta” afirma Dr Nuberto Hopfgartner. 

Para a elaboração da linha, a cervejaria utilizou equipamentos específicos recém-importados e técnicas bem elaboradas de produção em várias etapas para conseguir produzir cervejas com menos álcool, menos calórica do mundo. “Queremos focar em cervejas que tragam bem estar, mas diferente do que já existe no mercado. Essa nova linha tem muita sinergia com a nossa essência, nosso storytelling. Uma cervejaria fundada por médico, para consumidores que querem se manter plenos e 100% funcionais no dia seguinte após o consumo, pois o consumo de low carb de baixo teor alcoólico traz consequências ínfimas para o dia seguinte e para seu acúmulo de calorias. Se trabalha bastante, é muito produtivo, valoriza o esforço que você faz para manter seu corpo em dia, esses lançamentos da Doktor Bräu são para você ” finaliza Nuberto Hopfgartner. 


Sobre a Doktor Brau

Fundada em 2015, a Doktor Brau nasceu da união de um médico e um farmacêutico. Amigos de infância, os sócios levaram suas expertises ao universo cervejeiro. O resultado é uma marca que coloca o cliente no centro da atenção e preza pela excelência nos processos fabris. Além disso, tem como marca registrada a criatividade dos rótulos e nomes de seus produtos. A fábrica da Doktor Brau está localizada em Congonhal, no sul de Minas Gerais, a 180km de São Paulo capital. Possui área fabril de 3.000 m2 em um terreno de 16.000m2. A estrutura fabril conta com área de brasagem, adega, dealcolizador, linha de envase de garrafa e lata. Além de uma grande área de estoque que conta com a sala de malte e câmara fria de 200m3.


Fonte: ÔNIXPress

Bares revitalizam calçada em homenagem ao aniversário de São Paulo


Quem passar pela calçada da Rua Aspicuelta, coração da Vila Madalena, em São Paulo, no próximo dia 25, não pode deixar de reparar na calçada que interliga os estabelecimentos Vila 567 (@vila567) e Boteco Todos os Santos (@botecotos). O espaço foi revitalizado recentemente e traz desenhos do Estado de São Paulo e luzes de spot para iluminar o caminho de seus frequentadores.

“Nossa intenção foi criar uma passarela entre as duas casas com algo que remetesse não somente a nossa identificação com a cidade que nos abriga, mas que também criasse memória afetiva em nosso público fiel. Atendeu nossas expectativas e de nossos clientes. Estamos felizes com a revitalização”, comenta Lauro Maciel, sócio das casas.

As casas, que são vizinhas de calçada, contam com sistema de som e de imagem com isolamento acústico de última geração, o que permite que os estabelecimentos trabalhem com música ao vivo durante toda a madrugada. Para o feriado prolongado, os estabelecimentos prepararam uma programação para lá de animada que reúne os maiores sucessos do sertanejo, pagode e samba. No Boteco Todos Os Santos, quem vai comandar a pista será Buiu SP, Fino Trato e Dj Will. Enquanto no Vila 567, Samia Cavalcante, DJ Sheik e DJ Eds prometem agitar a pista até o dia amanhecer.


Sobre o Vila 567

O Vila 567 é conhecido por ser o bar balada mais agitado da Vila Madalena e pelo seu rooftop com vista panorâmica privilegiada para a região mais badalada da capital. Além disso, o bar aposta também na programação musical, recheada de diferentes estilos e sucessos, com hits que vão do sertanejo ao pop até o samba raiz e a música eletrônica, comandada pelo DJ Sheik.


Vila 567

Endereço: Rua Aspicuelta, 567 - Vila Madalena -- SP

Horário de Funcionamento: Terças, quintas e sextas-feiras, das 17h às 4h. Sábados, das 12h às 5h e domingo das 12h às 2h

Reservas: (11) 95001-5769

Mídias Sociais: @vila567bar


Sobre o Boteco Todos Os Santos

O boteco é um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo e oferece muita música ao vivo, cardápio diversificado, cerveja gelada, além do happy hour, que conquista os clientes do local. O lugar possui uma estrutura completa de bar, ambientes climatizados e com decoração que remete aos grandes nomes da música brasileira. A programação musical vem recheada de clássicos do samba de raiz e pagode que pode ser apreciada com bons drinks que a casa oferece.;


Boteco Todos os Santos

Endereço: Rua Aspicuelta 585 - Vila Madalena -- SP

Horário de Funcionamento: Quartas-feiras, das 18h às 4h. Quintas e sextas-feiras das 17h às 4h. Sábado das 12h às 05h e domingos das 12h às 2h.

Reservas: (11) 98521-0970

Mídias Sociais: @botecotos


Fonte: Agência Brands

Verallia coordena projeto que auxilia no recolhimento de vidro para reciclagem


A Verallia, líder europeia e terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo, traz o Vidro Vira Vidro, projeto que incentiva a coleta de vidro para reciclagem.

Em parceria com a Massfix, que atua na reciclagem de cacos de vidros, serão instalados 200 containers de Pontos de Entrega Voluntária (PEV), no eixo São Paulo – Campinas – Mogi das Cruzes.  

Com o projeto piloto, a Verallia estima conseguir cerca de 4kTON de cacos por ano. As primeiras instalações estão previstas para janeiro de 2022, sem data de término.

A expectativa é ampliar a quantidade de PEVs ao longo dos próximos anos em regiões próximas às fábricas da Verallia, em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O objetivo final é coletar 25 kTON por ano adicional ao volume de captação por meio das fontes tradicionais, ajudando na sua meta global de ampliar o uso de cacos em sua produção de 49%, usados hoje, para 59% até 2025.

Os containers possuem uma tecnologia que auxilia na limpeza do coletor. Com isso, é possível fazer uma rota otimizada e organizada. O projeto prevê disponibilizá-los em locais públicos e privados, como postos de gasolina, supermercados e condomínios, o que auxilia na organização e ainda ajuda no meio ambiente.


Números

Hoje é estimado pelo setor que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários e apenas 25% são reciclados. Além do acúmulo de resíduo, os materiais destinados aos aterros possuem custo para as prefeituras.

Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir o consumo de energia, extração de recursos naturais e a emissão de CO2. Para se ter ideia, a cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir 5% de CO2 e 2,5% a menos de consumo de energia no processo de fabricação. A Verallia tem como objetivo mundial atingir uma redução de emissão de carbono de 27,5% até 2030.

A Verallia assumiu um compromisso com os objetivos sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU). Alguns deles englobam redução das emissões de CO2 e aumento da reutilização de vidro, que colabora na economia de matéria-prima virgem.


Sobre a Verallia

Na Verallia, nosso objetivo é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Queremos redefinir como o vidro é produzido, reutilizado e reciclado, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo. Trabalhamos em uma causa comum com nossos clientes, fornecedores e outros parceiros em toda a cadeia de valor para desenvolver novas soluções saudáveis e sustentáveis para todos. Com cerca de 10 mil colaboradores e 32 fábricas em 11 países, somos o líder europeu e o terceiro maior produtor global de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, fornecendo soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para mais de 10 mil empresas em todo o mundo. A Verallia produziu mais de 16 bilhões de garrafas e potes e obteve receitas de € 2,5 bilhões em 2020. A Verallia está listada no compartimento A da bolsa de valores Euronext Paris (Ticker: VRLA - ISIN: FR0013447729) e está incluída nos índices SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable. No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos. Para mais informações acesse www.verallia.com.br. Siga-nos no LinkedIn,  Twitter,  Facebook,  YouTube, Instagram


A Verallia e a sustentabilidade

Mundialmente a Verallia é comprometida com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, econômica e social. Referência em embalagens de vidro para alimentos e bebidas, disponibiliza à cadeia de consumo um material que é 100% e infinitamente reciclável e inerte, garantindo a saúde e a segurança alimentar dos consumidores. Em todos os seus processos de produção, a Verallia busca a otimização do consumo de água e energia, o controle das emissões atmosféricas, o estímulo ao desenvolvimento social e a criação de novas opções em embalagens de vidro que necessitem de menos matéria-prima e que, ao mesmo tempo, estimulem e facilitem a cadeia da reciclagem.


Fonte: press à porter

Inscrições abertas para bolsa de estudos em Mestre Cervejeiro exclusiva para pretos e pardos


As prateleiras dos supermercados denunciam: o mercado cervejeiro não para de apresentar novas opções ao consumidor. Para seguir evoluindo com qualidade em produtos e processos, no entanto, o segmento precisa de profissionalização. É por isso que as áreas do conhecimento conectadas a produção da bebida oferecem muitas oportunidades. 

Pensando em promover também a diversidade dentro do setor cervejeiro, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), com patrocínio da Ambev, está com inscrições abertas para uma bolsa de estudos exclusiva para pretos ou pardos. 

Quem for selecionado terá o curso de um ano e ainda uma ajuda de custos de R$ 600,00 por mês, além das passagens de ida e volta para qualquer região do país. Podem se inscrever homens ou mulheres, acima dos 18 anos, que morem no Brasil e sejam autodeclarados dentro destes grupos. As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro, cervejaemalte.com.br/bolsa-de-estudos. 

O diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), Carlo Bressiani, comenta que o intuito da bolsa é promover o mais alto nível de conhecimento que o mercado brasileiro oferece para pessoas que tem o desejo de ingressar no segmento. “Já é mais do que provado que a diversidade promove sociedades mais justas e setores mais competitivos. Nós queremos seguir contribuindo para isso dentro do mercado cervejeiro”, diz. 

O curso de Mestre Cervejeiro da ESCM tem 1.400 horas concentradas em um ano de estudos. Os alunos que concluem a formação conquistam o registro no Conselho Regional de Química (CRQ) e podem atuar como responsáveis técnicos por fábricas de cerveja. As aulas acontecem em Blumenau (SC), na estrutura da instituição que conta com 12 laboratórios dedicados exclusivamente ao estudo da bebida.

Com mais de 11,5 mil alunos formados em sete anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na cerveja, da América Latina. Além do Brasil, atua também em Portugal, no Paraguai, na Argentina e Uruguai. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitadas entidades do mundo. Todas as informações sobre a instituição estão em www.cervejaemalte.com.br.


Fonte: Melz Assessoria

Lagoon expande pontos de vendas e fecha com Super Nosso

A marca mineira de cervejas artesanais Lagoon está expandindo seus pontos de venda. A marca acaba de chegar ao Super Nosso, um dos principais do mercado e que se destaca por investir em artesanais. A expansão segue forte e os produtos da Lagoon também já marcam presença nas redes Verdemar, Carrefour, Bretas, Super Luna, OPACoelho Diniz e Apoio Mineiro. Em menos de um ano de mercado, a cerveja já está conquistando o consumidor. Essa parceria, com um dos melhores e mais premiados supermercados de Minas Gerais reforça a qualidade do produto, e funciona como uma excelente vitrine. Agora será possível encontrar nas gôndolas todos os cinco rótulos: Triple Malt Pilsen, Lager, Amber Lager, Session IPA e American IPA. No segundo semestre de 2021, a Lagoon já havia fechado com o Verdemar.

A marca planeja uma grande expansão em pontos de vendas como bares, restaurantes, eventos, mas é fundamental parceria com lojas no estilo auto-serviço pois isso possibilita o acesso do consumidor aos produtos da Lagoon e assim conhecer essa grande novidade do mercado de artesanais mineiro, tão concorrido e com players de excelente qualidade.


Lagoon Beer:

Cerveja Lagoon já é sucesso no mercado.  Produzida na Indústria de Bebidas Capim Branco em Sete Lagoas, chega ao mercado com cinco rótulos, sendo eles: Triple MaltPilsen, Lager, AmberLager, Session IPA e IPA. A fábrica localizada em uma fazenda possui em sua frente uma lagoa e por isso a origem de seu nome: Lagoon. E a começar pelo seu rótulo com cortes exclusivos e diferenciados, a marca não veio pra ser mais uma.

“Pensamos na Lagoon como um produto diferenciado, que irá atingir ao público jovem e que aprecia bebidas de qualidade, com apresentação, sabor, inovação. Pensamos em diferenciar nosso produto desde a sua concepção”, explica Alexandre Reis, responsável pela área comercial da Lagoon.

Os gestores da empresa resolveram criar uma nova marca de cerveja e destilados para entrar forte no mercado. “Pretendemos entrar nos principais bares e restaurantes de BH e interior, e redes de supermercados”, explica Alexandre.


Rótulo: um caso a parte

O rótulo é um caso a parte. Ele foi todo trabalhado de maneira audaciosa. Foram muitas pesquisas em busca de algo que saísse do tradicional e marcasse um novo produto no mercado e após longos três meses o produto final foi aprovado.

Segundo Gregório Pinheiro , designer da marca, o trabalho valeu a pena. “No rótulo da Lagoon tem mais que a beleza do design e os valores que devem ser repassados ao consumidor. Há uma carga significativa de estratégias de consumo, tendências, vontade do consumidor na gôndola e facilidade de identificação do estilo de cerveja e marca. Não queríamos entrar como uma marca a mais, queremos ensinar que barreiras foram feitas para serem cruzadas e por isso, construímos a identidade visual inspirada em faixas que nos dizem para não atravessar e com isso, queremos dizer, ultrapassem barreiras, sejam ousados”, explica ele. O slogan da Lagoon é “Ultrapasse barreiras. Aproveite sua liberdade”.

Para que o rótulo desse certo foram envolvidos vários profissionais, de engenharia inclusive e a empresa Fitatex para desenvolver uma máquina própria para rodar esses rótulos. O investimento de tempo e dinheiro foi alto, mas, valeu a pena. “Conseguimos desconstruir o óbvio, rompemos a barreira que nos impedia de realizar nosso sonho, inovamos e essa mensagem que queremos deixar”, reforça Greg, como é carinhosamente chamado na empresa.


Um pouquinho sobre as cervejas

Triple MaltPilsen: Fusão de três maltes nobres da Bélgica, Rússia e Alemanha deixam essa cerveja com uma alta drinkability e refrescância. Cerveja de baixa fermentação e elaborada com lúpulos especiais.

Lager: Uma lager revolucionária. Em seu DryHopping muitas doses do lúpulo CTZ, que te leva aos aromas cítricos, herbais e picantes.

Amber: Cerveja de baixa fermentação, coloração avermelhada e espuma cremosa. Leve e equilibrada, com aromas e sabores que remetem ao toffee.

Session IPA: Com base maltada é uma cerveja leve e com uma generosa carga de lúpulos. Com teor alcoólico baixo e amargor equilibrado.

IPA: é uma American IPA, equilibrada e saborosa, com carbonatação moderada, espuma média e formação de notas frutadas e cítricas.


Sobre a Capim Branco:

A Indústria de Bebidas Capim Branco surgiu em 2006 como Cervejaria Artesamalt e se estabeleceu no mercado como uma das principais marcas de chope Pilsen em bares e restaurantes de BH e região. Em 2014 a empresa mudou seu foco para poder atender diferentes marcas de cervejas e destilados, como “ciganos” e “White Label”.Por isso, passou a se denominar Indústria.


Serviço:

https://www.lagoonbeer.com/

https://www.instagram.com/lagoon.beer/


Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Drinks refrescantes para o Verão


O verão, além das altas temperaturas, proporciona maior abundância em algumas frutas, como manga, laranja pera, abacaxi e melancia. Pensando na facilidade  de encontrar esses insumos nos mercados, a Brand Factory – incubadora de marcas da Pernod Ricard Brasil – apresenta quatro receitas envolvendo seus rótulos – Ramazzotti, Lillet, Havana Club e Malibu – para refrescar a estação mais quente do ano.


Confira as receitas abaixo:


 Rose Milan

Ingredientes

40 ml de aperitivo Ramazzotti Rosato

40 ml de suco de manga

100 ml de espumante brut

6 framboesas

1 ramo de hortelã

Gelo

Modo de fazer

Em uma taça alta com gelo, coloque o aperitivo Ramazzotti Rosato, o suco de manga e misture. Adicione o espumante brut e misture levemente, para que as borbulhas não se dissipem. Mergulhe as framboesas na bebida. Dê leves batidas com a palma da mão no hortelã, para que solte mais aroma, passe pela boca da taça e decore.


Lillet Tonic

Ingredientes

50 ml de aperitivo Lillet Blanc;

100 ml de água tônica;

2 fatias de laranja pera;

Gelo

Modo de fazer

Em uma taça com gelo, adicione o aperitivo Lillet Blanc, a água tônica e mergulhe as duas fatias de laranja pera na bebida. Misture levemente para que as borbulhas não dissipem.


Mojito de Abacaxi

Ingredientes

50 ml de rum Havana Club 3 Anos

25 ml de suco de limão espremido

1 fatia de abacaxi cortado em cubos

1 fatia de hortelã

2 colheres (chá) de açúcar

Água com gás

Gelo

Modo de fazer

Em um copo alto, adicione os cubos de abacaxi, hortelã, o suco de limão espremido, o açúcar e macere. Adicione o rum Havana Club 3 Anos e misture. Adicione o gelo e complete o copo com água com gás e misture. Dê leves batidas no hortelã, para que libere mais  aroma, e  decore o copo.


Malibu Watermelon Splash

Ingredientes

50 ml de rum Malibu;

50 ml de suco de melancia;

15 ml de suco de limão;

50 ml de soda;

Gelo

Modo de fazer

Em um copo alto com gelo, adicione o rum Malibu, o suco de melancia, o suco de limão, a soda e misture.


Todas as bebidas podem ser adquiridas pelo e-commerce Drinks and Clubs.


Sobre Brand Factory

Fundada em 2018, a incubadora de marcas e projetos da Pernod Ricard Brasil funciona como uma startup, buscando atender às necessidades dos consumidores através de produtos que não existem hoje no mercado brasileiro e testando modelos de negócios diferentes e dissociados do modelo tradicional da multinacional. Estão no portfólio da Unidade de Negócios o aperitivo francês Lillet, os runs Havana Club e Malibu, o licor de café à base de rum Kahlua, o aperitivo italiano Ramazzotti, e ainda Altos Tequila e Plymouth Gin.


Fonte: Coletiva

VIII Burn Experience - Edição Premium - será adiada para o mês de abril


Atenção! Comunicamos o adiamento da 8ª edição do Burn Experience. A festa estava inicialmente marcada para o dia 29 de janeiro (sábado) e foi oficialmente adiada para o dia 30 de abril (também sábado).

Esta mudança é função do excesso de chuvas que tem assolado Minas Gerais no início deste novo ano, assim como o novo surto de Covid-19, com a variante Omicrôn e também a volta da Influenza. Todos esses acontecimentos prejudicam a realização do evento. Por isso, a organização decidiu adiar, para maior tranquilidade, segurança e saúde de todos os envolvidos, principalmente os convidados.

Enquanto isso, mantenha-se seguro (a). Use álcool em gel e máscara e tome as doses de reforço da vacina para aumentar a sua imunização. Todos precisamos nos cuidar agora, para poder voltar a curtir juntos novamente em um futuro próximo.


Fonte: Primeiro Plano Comunicação

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Praia de Ipanema terá academia e aulas gratuitas durante o verão


A primeira empresa de wellness media do Brasil, Mude, e a cerveja que é lançamento do verão, Amstel Ultra, se unem para oferecer ainda mais bem-estar e entretenimento aos cariocas e turistas. Entre os dias 15 de janeiro e 13 de março, as marcas inauguram a Rio Academia Amstel Ultra. A novidade chega ao Posto 10 de Ipanema com uma série de atividades gratuitas.

Além das academias ao ar livre, o público poderá participar de aulas de yoga, crossfit, FitDance, meditação, alongamento, entre outras, no espaço localizado em uma das mais belas praias do mundo, frequentada por cariocas e turistas de diversos países. Outra novidade dessa edição são os eventos promovidos nos fins de tarde de sexta a domingo, com música e entretenimento.

Nesta edição, a Rio Academia Amstel Ultra pretende realizar cerca de 170 aulas por semana, totalizando mais de 1,5 mil aulas até a semana que antecede o fim do verão. O projeto segue o conceito da Mude, de impactar positivamente a vida das pessoas, oferecendo atividades físicas como uma forma de se movimentar e alcançar um público plural e abrangente, que busca por atividades gratuitas ao ar livre.

“A parceria com a Amstel Ultra veio com a proposta de diversificar ainda mais as atividades de bem-estar oferecidas este ano. Teremos opções realmente diferenciadas, como: Slackline e Inner Balance; além dos momentos relaxantes de música no pôr do sol. Tudo isso de forma gratuita, como sempre! Nossa expectativa é beneficiar mais de 8 mil pessoas com o projeto”, diz Marcus Moraes, CEO da Mude.

Desde 2002, a Mude transforma cidades em espaços de bem-estar que promovem uma relação próxima com as pessoas e entre elas e, todos os anos durante o verão, a empresa realiza o projeto Rio Academia. Pela primeira vez, ele será patrocinado por uma marca de cerveja, a Amstel Ultra, que se conecta com o público da Mude.

Para Anna Luisa Dafico, gerente de marketing da Amstel no Brasil, a “Amstel Ultra chega com a proposta de proporcionar diversão, equilíbrio e bons momentos, respeitando a individualidade e o estilo de vida de cada um, sem abrir mão do puro malte e qualidade — uma vez que ela conta com apenas 72 calorias e é livre de glúten. Neste projeto, em parceria com a Mude, temos certeza que o público carioca e os turistas vão poder vivenciar experiências incríveis na cidade maravilhosa”.

Atualmente, a Mude tem 600 estações de exercícios distribuídas pelo Brasil e realiza mais de 10 mil aulas por ano, totalizando mais de 360 mil atendimentos.

Além das Estações Mude, a empresa também tem um aplicativo, que foi lançado em 2017 e conta com mais de 300 mil downloads. Nele, além de se inscrever para as aulas da Rio Academia Amstel Ultra, é possível praticar exercícios em casa, acompanhando as lives e o conteúdo gravado, e realizar aulas presenciais em grupo e ao ar livre.


Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas microcervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e KirinIchiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.


Fonte: Hochmüller

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Conheça os tipos de harmonizações de queijos com bebidas


Queijos são alimentos ancestrais que combinam com diversas preparações gastronômicas. Além de deliciosos, expõem paladares e distintos aromas e texturas que podem ser harmonizados com determinadas bebidas e proporcionarem experiências sensoriais deliciosas.

A doutora em Ciência dos Alimentos pela Unicamp, Hellen Maluly, explica que os queijos são alimentos ricos em umami – o quinto gosto básico do paladar humano. “O queijo parmesão, por exemplo, possui alto nível de glutamato, uma das principais substâncias responsáveis por proporcionar o quinto gosto. Ao colocá-lo na boca o aumento da salivação é imediato, bem como o prolongamento do sabor, características do quinto gosto”, conta Hellen.

Aproveitando a celebração do Dia Nacional do Queijo, no próximo dia 20 de janeiro, Maluly separou algumas sugestões de harmonizações com o alimento, lembrando que são complexas e dependem das composições de cada alimento e também das preferências dos consumidores!


QUEIJOS E CAFÉ

As harmonizações com cafés de torra leve ou média podem ser feitas com queijos mais suaves, como frescos, lua cheia, queijo de cabra fresco ou minas frescal. Já os mais frutados podem ser acompanhados de queijos tipo Brie acompanhado de geleias, ou também serem adicionados às sobremesas com Mascarpone, como o típico ‘tiramissú’. “Os cafés mais intensos e encorpados, como o caso do blend feito com as espécies de café Coffea arabica e Coffea canéfora ou também chamada robusta, podem ser harmonizados com queijos mais maduros, principalmente o parmesão”, explica Hellen.


QUEIJOS E VINHOS

A combinação de queijos e vinhos é muito comum na gastronomia francesa e italiana. Os gostos salgado e umami, presentes nos queijos, amenizam a acidez e adstringência proporcionada pelos vinhos tintos intensos, mais ricos em taninos e, assim, modificam a percepção sensorial. “O resultado desta harmonização pode deixar bebida mais equilibrada e com uma elevação de outras sensações aromáticas provenientes tanto dos queijos como dos vinhos. Para os fãs de vinhos, a harmonização é uma vivência elevada da gastronomia”, conta Maluly.


QUEIJOS E CERVEJAS 

Um estudo realizado no Istituto di Enologia e Ingegneria Agro-alimentare, na Itália, publicado na renomada revista científica Food Quality and Preference – Elsevier, avaliou o resultado da combinação de várias opções do queijo com cervejas e a melhor harmonização destacada durante a pesquisa foi com parmesão. De acordo com Hellen, a junção do alimento com a cerveja reduz o amargor, a acidez e também alguma adstringência, além das sensações de aquecimento proporcionadas pelo álcool e mesmo uma certa redução da carbonatação – processo que ocorre durante a fermentação alcóolica e que produz dióxido de carbono na bebida. A carbonatação proporciona uma leve sensação de acidez após o contato com as papilas gustativas, pois o dióxido de carbono se converte em ácido pela ação da enzima anidrase carbônica.   


UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami. 


Fonte: Race Comunicação

Catharina Sour é incluída definitivamente em guia internacional e se torna oficialmente primeiro estilo brasileiro de cerveja


“O frescor e a vibração do sabor, a qualidade refrescante, a acidez que realça os sabores da fruta e o respeito com os ingredientes”. De acordo com o presidente do Beer Judge Certification Program (BJCP), Gordon Strong, estas são as características que marcam a Catharina Sour. Criado em 2016, o estilo brasileiro de cervejas foi incluído definitivamente no mais importante guia de estilos do mundo no final de 2021.

Criada em 2016, a Catharina Sour entrou no guia como provisória já em 2018. Depois de uma atualização das diretrizes do estilo realizada em conjunto com cervejeiros brasileiros, agora está oficialmente adicionada ao BJCP.

Strong comenta que, desde 2018, pessoas de fora do Brasil aprenderam sobre o estilo e brasileiros foram incentivados a fazê-lo ainda mais. “Durante uma visita ao país, provei muitas amostras, tanto de cervejeiros caseiros quanto de marcas comerciais. A Catharina Sour é um estilo atual. Uma Catharina Sour bem feita é refrescante em dias quentes e gosto muito de como as frutas são apresentadas de forma muito natural e fresca”, comenta.

De acordo com o BJCP, a Catharina Sour é uma cerveja refrescante de trigo, ácida e com frutas que normalmente apresentam um perfil tropical. Tem um corpo leve e a graduação alcoólica contida. No aroma, a fruta é identificada de forma imediata e a coloração também muda de acordo com a variedade selecionada. Especiarias, ervas e vegetais podem complementar a receita.


Diversidade representada

Para Carlo Bressiani, diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), única instituição de ensino superior dedicada à cerveja na América Latina, a Catharina Sour teve uma ascensão tão rápida por conseguir, através da adição de frutas, representar a diversidade brasileira. “Na gastronomia, o Brasil é reconhecido pela infinidade de ingredientes e pela regionalização. A partir de uma cerveja que possibilita a adição de frutas características de regiões diferentes, é possível que se crie um mapa sensorial a partir da Catharina Sour”, diz. Bressiani lembra como exemplos rótulos com seriguela, cupuaçu, frutas vermelhas, uvas e outras variedades.

Outro aspecto importante do estilo para Bressiani é a ampliação da percepção do consumidor sobre o que é cerveja. “A partir da curiosidade gerada pela adição de frutas, a degustação provoca o público a entender a cerveja como um produto com possibilidades de sabor muito maiores do que se via há pouco tempo. Num mercado tão jovem para os rótulos artesanais independentes como é o Brasil, isso é muito importante”, diz ele, que complementa que a acidez como característica também fomenta esta percepção.


Primeira Catharina Sour envasada do país

A Cerveja Blumenau, localizada, como o próprio nome sugere, na Capital Brasileira da Cerveja, foi a primeira marca a envasar a Catharina Sour em garrafas, possibilitando que ela chegasse a pontos de vendas geograficamente distantes à fábrica. Ainda hoje, os rótulos com adição de Pêssego e Maracujá fazem parte da linha de produtos.

O cervejeiro Marcos Guerra comenta que as cervejas ácidas são um caminho muito interessante sensorialmente e apresentá-las ao público é motivo de muito orgulho. “A Catharina Sour é uma porta de entrada importante e atraente para que o consumidor passe a observar a cerveja com todas as suas possibilidades”, diz.


Maior lançamento simultâneo do país será de Catharina Sour

No dia 19 de janeiro, 64 cervejarias de 10 estados brasileiros apresentam ao público, no mesmo dia, as suas Catharina Sours. Será o maior lançamento simultâneo do mercado nacional. Cada cervejaria fez a sua receita e os rótulos chegam ao mercado no mesmo dia, com a mesma identidade visual.

De acordo com o Movimento Toda Cerveja, que realiza a ação, o intuito é chamar a atenção para o movimento cervejeiro independente e expandir o estilo para além do público cervejeiro. “Existem opções já consolidadas no paladar nacional, como as IPAs e as Weiss. Por ter um perfil sensorial diferente, o aspecto curioso da adição de frutas e ser muito alinhada com o clima nacional, acreditamos que a Catharina Sour pode ocupar um posto similar nas preferências do brasileiro”, dizem.


Fonte: Melz Assessoria

Porks promove Festival de Torresmo com preço fixo de 15 reais e 14 shows ao vivo


Mineiro ama torresmo e a carne de porco é a base de nossa gastronomia. E um festival de torresmo seria perfeito. É o que o Porks vai promover entre os dias 24 e 31 de janeiro nas duas unidades da casa, no bairro Castelo e na Praça Tiradentes. O torresmo mineiro, torresmo de tira e o Porkspoca, num combo de sabor, os três por 15 reais. O torresmo mineiro é a versão clássica, temperado na cachaça. Já o torresmo de tira é o corte servido em fatias finas e crocantes tipo snack. O Porkspoca é a opção pururuca, temperado no sal de lemon pepper.

São 14 shows durante o festival, um por dia, nas duas casas, com atrações apresentando o melhor do rock e blues internacional. As cervejarias estão preparando uma taplist especial pra harmonizar com os pratos da casa, com cardápio que faz jus ao nome, com a carne de porco como estrela principal. As marcas mineiras que estarão neste projeto são a Verace, Capa Preta, Krug, Kud, Évora, Mills, São Sebastião e Uamii. Serão dez torneiras de chope rolando. Várias promoções foram criadas para que todos os dias as casas tenham uma ação diferente no Porks Tiradentes e Castelo.

“A carne suína voltou a ser uma tendência em todo o mundo. No Porks oferecemos preparos desenvolvidos com receitas exclusivas e muita excelência sem deixar de lado os preços acessíveis. Com essa fórmula democrática, estamos conquistando nosso espaço no mercado nacional. Agora, queremos expandir nossa atuação no mercado jovem mineiro, e temos certeza de que iremos continuar surpreendendo o público que valoriza a gastronomia bem-feita e com sabores regionais, tudo isso potencializado por um ambiente leve e aconchegante”, comenta José Araújo Netto, fundador da rede Porks – Porco & Chope.


Sobre o Porks:

Dezenas de preparos com carne suína, desenvolvidos com excelência, e muito chope artesanal, tudo isso comercializado com preços acessíveis, que cabem em todos os bolsos. Desde 25 de setembro, a cidade de Belo Horizonte ganhou uma nova e saborosa opção gastronômica, o Porks – Porco & Chope, dessa vez no bairro Castelo. A rede, considerada a maior franquia de bares especializados em petiscos de carne suína do país, conta atualmente com mais de 40 unidades, próprias e franqueadas, espalhadas pelo Brasil.

Seguindo o estilo dos pubs europeus, o Porks aposta em uma operação enxuta e descolada, sem garçons, e com preparos que podem ser consumidos nas mesas ou de pé, até mesmo, na rua. “Nosso modelo de negócio prioriza a experiência única, com muita agilidade no atendimento”, comenta Netto. Para isso, a casa trabalha com preparos deliciosos, que exploram toda versatilidade da carne de porco, e de fácil consumo.

Entre os destaques do cardápio do Porks, que estarão disponíveis na nova unidade mineira, estão o Porks Bacon Burger, preparado com burger de costelinha de porco, creme de cheddar e tiras de bacon crocante; o Pernil Municipal, um sanduíche de pernil de porco marinado por 12h, coberto por queijo mozzarella e cheiro verde; e o Pork Burrito, novidade da casa, feito com burrito mexicano recheado com pernil desfiado, cheddar, sour cream, cebola caramelizada e chips de batata.

Para quem curte ótimos petiscos, a casa trabalha com uma série de opções criativas e com sabores inconfundíveis. Entre os destaques estão a Porkspóca, pururuca de porco crocante temperada com sal de lemon pepper; o Torresmo de Tira, tradicional torresminho servido em tiras crocantes; o Bei com Melado, tiras de bacon crocante cobertas por melado de cana de açúcar; entre outras opções.


Porks Castelo

Rua Castelo de Alenquer, 50 – Bairro Castelo

Horário de funcionamento: Segunda a Quinta das 17h às 00h. Sexta das 17h às 01h.  Sábado das 15h às 01h e Domingo de 15h à 00h

https://www.instagram.com/porkscastelo/


Porks Praça Tiradentes

Praça Tiradentes, 51

Horário de funcionamento: 17h às 22h

Horário de funcionamento: Segunda a Quinta das 17h às 00h. Sexta das 17h às 01h.  Sábado das 13h às 01h e Domingo de 15h à 00h

https://www.instagram.com/porks_pcatiradentesbh/


Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Nada de papel e caneta! O 1º Concurso Latino de Cervejas Lupuladas terá ferramenta digital para análise sensorial


Em vez de de pranchetas, canetas e diversas fichas de avaliação sensorial, os jurados do 1º Concurso Latino de Cervejas Lupuladas (CLCL), que acontece em fevereiro, durante o Festival Nacional da Colheita do Lúpulo, na cidade de Curitibanos, em Santa Catarina, poderão preencher os critérios de julgamento diretamente em notebooks, tablets e até mesmo no celular. Isso é possível por meio de uma tecnologia nacional reconhecida internacionalmente. A ferramenta gratuita, disponível em getbap.com, é oferecida pela Beer Awards Platform (BAP), uma plataforma de organização de concursos cervejeiros criada por brasileiros e utilizada em mais de 200 concursos em pelo menos 20 países. 

Pioneira no Brasil, a ferramenta, lançada em novembro de 2019, permite ao usuário avaliar aroma, aparência, sabor e paladar, dando ao juiz agilidade no preenchimento da ficha de avaliação, sem o comprometimento do nível de detalhe que o cervejeiro tem como resposta. A plataforma atende aos padrões e critérios de competições orientadas pelo Guia de Estilos e recomendações do BJCP.

Para Diego Masiero, sócio da Beer Awards Platform e um dos organizadores do CLCL pela Matinê Cervejeira, o uso da tecnologia traz agilidade e torna a experiência de julgamento ainda mais agradável. “Quando criamos a BAP queríamos trazer mais fluidez para todos os processos da organização de concursos cervejeiros, e a experiência de julgamento é parte fundamental nisso. A interface é intuitiva e autoexplicativa, muito fácil de usar. Quase 20 mil cervejas já foram julgadas por aproximadamente 1400 juízes”, enfatiza Diego. 

As inscrições para o 1º Concurso Latino de Cervejas Lupuladas, que já estão no terceiro e penúltimo lote e custam R$ 60 para cervejeiros caseiros e R$ 130 para cervejeiros profissionais, podem ser feitas pelos links: https://beerawardsplatform.com/clcl-cervejeiros-caseiros e https://beerawardsplatform.com/clcl. Os preços são válidos até o dia 31 de janeiro. 

O 1º CLCL é uma iniciativa da organização do Festival em parceria com a produtora Matinê Cervejeira. Outras informações sobre o Concurso Latino de Cervejas Lupuladas e seu regulamento podem ser conferidos neste link.


1º Concurso Latino de Cervejas Lupuladas

Local: Curitibanos – Santa Catarina

Data: 25 e 26 de fevereiro de 2022

Inscrições e informações: https://beerawardsplatform.com/clcl-cervejeiros-caseiros e https://beerawardsplatform.com/clcl


Preços:

3º lote (até 31.01) - Caseiros (R$ 60) e Profissionais (R$ 130)

4º lote (até 18.02) - Caseiros (R$ 70) e Profissionais (R$ 150)

Envio das amostras: entre 7 e 18 de fevereiro de 2022


Sobre a Matinê Cervejeira

Fundada em 2014, a Matinê Cervejeira é uma produtora de eventos focada no mercado cervejeiro. É a responsável pelo Festival Internacional da Cerveja POA e protagonista no desenvolvimento do aplicativo Beer Awards Platform (BAP), plataforma de gestão de concursos.


Sobre o Festival Nacional da Colheita do Lúpulo

O Festival Nacional da Colheita do Lúpulo aconteceu pela primeira vez em 2021 com o objetivo de fomentar o mercado e a cultura do lúpulo no Brasil. A segunda edição do evento, realizado na cidade de Curitibanos, em Santa Catarina, será de 25 de fevereiro até 1º de março de 2022. A programação prevê workshops, palestras técnicas, gastronomia e visita à plantação e colheita de lúpulo, além do 1º Concurso Latino de Cervejas Lupuladas. Site: https://festivaldolupulo.com.br/

Fonte: Lumo Comunicação

Cerveja com personalidade é a pedida para os dias mais quentes


Sol, altas temperaturas, piscina, galera reunida e cerveja gelada no copo para aliviar o calor. O verão pede dias ao ar livre, diversão e bebidas saborosas, mas já foi o tempo em que só existia um tipo de cerveja. 

Atualmente, diversos rótulos são cheios de personalidade e trazem na sua composição ingredientes marcantes, mas nem todas são indicadas para os dias mais quentes, uma vez que algumas são mais encorpadas por causa de suas características e não trazem tanto frescor.

Para não errar, a Cervejaria Madalena sugere alguns rótulos que harmonizam perfeitamente com essa época do ano. Confira:

Madalena Lager Premium: cerveja leve, de baixa fermentação, aroma de malte e pão, com sabor equilibrado do malte. Espuma de média duração, teor alcoólico não elevado e amargor baixo. Ideal para dias quentes.

Madalena Shandy Lemon: cerveja de alta fermentação, com adição de suco de limão siciliano. Se apresenta leve, clara e refrescante com baixo amargor e com aroma e sabor típicos do limão. 

Madalena Lager Light: cerveja de baixa fermentação, clara, superleve e refrescante com baixo amargor e aromas sutis de malte. Além disso, possui menos de 30kcal por 100ml, que consiste em uma redução de aproximadamente 40% de carboidratos em relação as demais cervejas do estilo, ideal para quem quer aproveitar a bebida sem comprometer a alimentação saudável

Madalena Lager Zero Álcool: cerveja leve, de baixa fermentação, aroma de malte e pão, com sabor equilibrado do malte. Espuma de média duração, teor alcoólico de 0,0% e amargor baixo. Ideal para dias quentes, harmoniza com peixe, frango e culinária japonesa.


Cervejaria Madalena: 

Rua Araçatuba, 137 - Santa Maria - Santo André, SP

Site: https://www.cervejamadalena.com/

Instagram: @cervejamadalena

Empório Madalena

Rua Padre João Manoel, 974 - Jardins SP

Instagram: @emporiomadalenasp

Mais informações pelo telefone (11) 4800-0500 e Whatsapp: (11) 9.7133 – 4650


Fonte: Máxima

Cervejarias de 10 estados e 46 cidades lançam uma cerveja no estilo Catharina Sour simultaneamente no dia 19 de janeiro


Levemente ácida, com adição de frutas e sensorialmente diferente do que até pouco tempo atrás se entendia como uma cerveja. A Catharina Sour, primeiro estilo brasileiro consolidado pelo Beer Judge Certification Program (BJCP), é a homenageada da segunda ação coletiva do Movimento Toda Cerveja. No dia 19 de janeiro, 64 marcas de cerveja artesanal independente apresentam, no mesmo dia, uma nova Catharina Sour para o seu público. 

As cervejarias estão localizadas em 10 estados diferentes: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As marcas estão localizadas em 46 cidades. Juntas, elas produzem mais de 1,6 milhões de litros ao mês. Todas serão apresentadas no @todacerveja. 

Os lançamentos acontecem nos bares das próprias cervejarias e também em pontos de venda parceiros. A identidade visual da ação é a mesma, para facilitar que os consumidores de diferentes estados identifiquem o estilo e se sintam convidados a provar. Este, aliás, é o grande objetivo da ação. “Nosso mercado evoluiu muito tecnicamente e sensorialmente. Nós queremos que o consumidor perceba o quanto a cerveja artesanal independente é diversa e o quanto o setor, mesmo fragmentado em marcas diferentes, é representativo e lidera as inovações que acontecem nas prateleiras e bares”, comenta Janderson Martini, um dos organizadores. 

A escolha pela Catharina Sour, segundo Daniel Jeffman, foi debatida entre as cervejarias participantes dessa ação. "Decidimos homenagear esse feito inédito para o mercado em uma época do ano que tem potencial para ser o grande consumo sazonal de Catharina Sour, já que ela é leve, refrescante e tem o apelo do uso das frutas", afirma.

Vinícius Cordeiro completa que o movimento chegou aos criadores do estilo, que não só participam com as suas marcas mas vão compartilhar conhecimento com os demais participantes. 


Sobre o Movimento Toda Cerveja

 Criado em agosto de 2021 por cervejarias independentes brasileiras, o Movimento Toda Cerveja tem como objetivo realizar ações colaborativas entre marcas de todo o país para a disseminação da cultura cervejeira. A iniciativa foi de Daniel Jeffmann (da Fat Bull Beer), Janderson Martini (da Old Captain) e Vinícius Cordeiro (das marcas Veterana e Ruradélica). A primeira ação realizada pelo Movimento Toda Cerveja foi o Bitter Day, em setembro de 2021.

Fonte: Melz Assessoria