Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 21 de março de 2019

Brewpub da cervejaria Croma já está funcionando na Vila Madalena

São 15 torneiras de chopes, com inéditos e outros já cultuados da marca! (Foto: Leonardo Galli)

O brewpub da cervejaria Croma já está funcionando na Vila Madalena, famoso bairro boêmio da capital paulista. Depois de 2 anos no mercado e diversos rótulos lançados, os sócios Rodrigo Nogueira e Hector Aguilera idealizaram um local para ampla experiência dos frequentadores e claro, para os fãs da marca! São 15 torneiras com rótulos já conhecidos e chopes inéditos apresentados em primeira mão.

“Desde que começamos a produzir, sonhávamos em ter um espaço próprio para evoluir nossas receitas e proporcionar uma experiência única para nossos clientes. Agora nossa casa é uma realidade e estamos muito felizes.”. Comentou Rodrigo Nogueira, cervejeiro e sócio da Croma.


Já de início, eles plugaram seis novos rótulos (em chope apenas), são eles: Single Fin (Pilsen), Lightmy Fire (Sour Ale), Red Strike (Sour Ale com maracujá e framboesa), Turrón (Barley Wine com coco queimado), Simple Man (Juicy IPA) e a Thunder (Double Juicy IPA), sem falar dos rótulos já conhecidos pelo público e extremamente frescos.



A nova casa da Croma também conta com um rooftop destinado para eventos, que será inaugurado em breve. Além de uma cozinha com ótimos pratos e petiscos para uma harmonização perfeita com as cervejas. A casa abrirá para almoço aos sábados e domingos e funcionará à noite nos outros dias.
Todos os chopes servidos no brewpub são produzidos no local e a cervejaria continua seu modelo de terceirização para os lançamentos no mercado. Atualmente a Croma atinge 15 estados brasileiros e pretende ampliar sua rede de distribuição em 2019.

Cervejaria Croma Brewpub
Rua Harmonia 472 - Vila Madalena 
Horário: Seg a sex 18h - 00h30 | Sáb 12h - 00h30 | Dom 12h -20h
Pet friendly: Sim

CONHEÇA A CROMA
Os cunhados Rodrigo Nogueira, morador de São Paulo e Hector Aguilera, venezuelano, se conheceram quando o paulista já fazia cerveja em casa e após um longo período de planejamento, entre testes de laboratório, estudos e viagens, decidiram que dariam juntos os primeiros passos para o lançamento comercial da Croma Beer Co. 

Com alma cigana e com produção em fábricas do interior de São Paulo, a Croma nasceu com o objetivo de oferecer cervejas vivas e não pasteurizadas.

CROMA
Instagram: cromabeer

Fonte: Beer Press

Way Sou Feia Mas Tô Na Moda - Degustação nº 1153


Novo conceito do estilo IPA, também conhecido pelos nomes de New England IPA ou Juicy IPA. Sua receita leva os lúpulos Mosaic, Amarillo e Galaxy e levedura Vermont Ale.

Cervejaria: Way
Origem: Curitiba-PR (Brasil)
ABV(%): 7,8
IBU: 40
Estilo: New England India Pale Ale
Embalagem: Lata de 473ml

Apresentou coloração amarelo, com corpo bastante turvo. Sua espuma de cor branca apresentou ótima formação com duração persistente e bom belgian lace no copo.

No aroma, o malte mal aparece e o destaque fica para o lúpulo está presente sendo cítrico, com notas de várias frutas tropicais como limão, manga, abacaxi, maracujá, além de frutas amarelas. No sabor, onde as frutas tropicais e cítricas se sobressaem, há um leve dulçor em contraponto a um amargor assertivo. 

O retrogosto é duradouro, amargo e seco. Tem corpo médio e rescência média. Possui bom drinkability. Muito boa!

Cheers!
Luiz Araújo

4Billion Planes é o novo rótulo da cervejaria Croma

A 4Billion Planes é uma Double Juicy IPA com cargas extremas de lúpulo!

A cervejaria Croma, de São Paulo, apresenta mais um rótulo da série 4Billion que acaba de chegar nos pontos de venda. A 4Billion Planes é uma Double Juicy IPA com cargas extremas de lúpulo em 4 adições.

A Croma 4Billion Planes já está disponível nos pontos de venda especializados em todo país.

CROMA 4BILLION PLANES
Novidade da série 4Billion, a Planes chega para trazer uma experiência sensorial única e inesquecível, a combinação de lúpulos secretos em um quadruple dry-hopped.

Estilo: Double Juicy IPA
ABV: 8,2%
IBU: 45
Formato: Lata (473ml) e Chope

CONHEÇA A CROMA
Os cunhados Rodrigo Nogueira, morador de São Paulo e Hector Aquilera, venezuelano, se conheceram quando o paulista já fazia cerveja em casa e após um longo período de planejamento, entre testes de laboratório, estudos e viagens, decidiram que dariam juntos os primeiros passos para o lançamento comercial da Croma Beer Co. 

Com alma cigana e com produção em fábricas do interior de São Paulo, a Croma nasceu com o objetivo de oferecer cervejas vivas e não pasteurizadas.

CROMA
Instagram: cromabeer

Fonte: Beer Press

Mestre Cervejeiro ensina o copo certo para beber vários estilos de cerveja artesanal


As cervejas artesanais, conhecidas por serem mais encorpadas, com texturas, sabores, aromas e cores mais marcantes, exigem copos apropriados para cada estilo. É ele que ajuda a preservar o famoso colarinho”, assim como outras características próprias da bebida. Eduardo Farias, da DeBron Bier, explica os copos certos para as cervejas do tipo Pilsen, Pale Ale, Weizen, IPA, Stout, Witibier e Vienna.

Cerveja Pilsen e Vienna - Também conhecida popularmente como tulipa (devido ao seu formato), o copo “Pilsner” é o mais comum entre os brasileiros, assim como a bebida que ele serve: a cerveja do tipo Pilsen. A tulipa possibilita a formação de um colarinho mais cremoso no topo e direciona o aroma para o nariz. Na dúvida, é um copo coringa, servindo todos os tipos de cerveja.

Cerveja Pale Ale - Talvez o mais versátil dos copos, a caldereta também é um coringa, apesar de ser voltado para as cervejas escuras, como a do tipo Pale Ale. Com capacidade para pouco mais que 300ml, ele também é chamado de Shaker. Muito comum encontrá-lo em choperias.

Cerveja Weizen - O copo leva o mesmo nome da cerveja: Weizen (ou Weissbier). São taças grandes e altas, para comportar toda a bebida da garrafa (500ml) e ainda deixar o espaço para a extensa espuma, como sugere a tradição do estilo. O bojo perto da boca auxilia na formação do colarinho e concentra os aromas.

Cerveja Stout - O modelo Snifter , são os mais indicados. Eles conseguem capturar os aromas e ainda permite movimentos rotativos leves do líquido. O copo, muito utilizados em conhaque, ainda permite que a pessoa dê grandes goles sem que a espuma entre em contato com o rosto de quem bebe.

Cerveja Witibier - A cerveja do estilo Witibier não pede formação de espuma. Dessa forma, os copos não precisam ter a boca tão fechada, fazendo com que o modelo Tumbler seja o ideal. São copos que não possuem hastes, são de base plana e boca com diâmetro igual ou maior que a base.

Serviço:
DeBron Bier - Endereço: Estrada da Batalha, 1832, Galpão C / Jardim Jordão – Jaboatão dos Guararapes. Telefone: 3342 4087 . Funcionamento Fábrica: Seg a sexta: 07 às 17h / Sábado 07 ás 12h

Fonte: 4Com

Kona Fire Rock Pale Ale - Degustação nº 1152


O ponto sul da Grande Ilha do Havaí é pontuado por dois vulcões ativos, Mauna Loa e Kilauea. Erupções da zona leste do Rift do Kilauea, o mais longo vulcão em erupção contínua, envia rios de lava incandescente pelas suas encostas mergulhando no Oceano Pacífico, com nuvens de vapor ondulando da costa à medida que a lava atinge a água. A ilha está se expandindo graças a essa força da natureza, e o Havaí é um dos poucos lugares no mundo onde você pode assistir a isso diante de seus olhos. Fire Rock Pale Ale é uma cerveja feita a partir de maltes torrados e uma seleção de lúpulos premium, com um estilo havaiano próprio. 

Cervejaria: Kona
Origem: EUA
ABV(%): 5,8
Estilo: American Pale Ale (APA)
Embalagem: Garrafa 355 ml

É uma cerveja de coloração âmbar e corpo nublado. Sua espuma de cor bege apresentou média formação, sendo de média dissolução, formando excelente belgian lace no copo.

No aroma, o malte surge de forma média remetendo a biscoito,  caramelo e leve tostado. O lúpulo forneceu um caráter cítrico e com notas de laranja e maracujá. Pode-se dizer que o sabor segue o aroma, tem um leve dulçor e amargor moderado.

O retrogosto é médio, amargo e seco. Corpo leve e carbonatação media. Cerveja com alto drinkability. Simples e fácil de beber!

Saúde!
Luiz Araújo

Kona Wailua Wheat - Degustação nº 1151

Kona Wailua Wheat

Imagine viajar por uma estrada sinuosa de 90 anos na costa norte de Maui, atravessando pontes de pedra de uma faixa que o levam de volta ao antigo Havaí. Esta simples "estrada" é conhecida como a Estrada para Hana, uma histórica vila de pescadores e o local de nascimento de uma rainha havaiana. A estrada para Hana é repleta de vistas para o mar e cascatas, como Wailua Falls, uma cachoeira que mergulha 95 pés em uma piscina natural embalada na rocha vulcânica circundante. Dê um mergulho na água fresca e refrescante sob a copa das palmeiras e você vai sentir a intemporalidade deste paraíso havaiano. Wailua Wheat é uma cerveja com adição de maracujá tropical produzido em cada lote.

Cervejaria: Kona
Origem: EUA
ABV(%): 5,4
Estilo: American Wheat
Embalagem: Garrafa de 355 ml

É uma cerveja de coloração dourada, com corpo nublado. Seu creme de cor branca apresentou média formação e persistência idem, sem transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete a cereal e mel de forma média. O lúpulo está presente, sem no entanto muita intensidade e é cítrico com notas de laranja, além do maracujá, cujo suco ou concentrado é adicionado na cerveja. No sabor o frutado se sobressai, com dulçor moderado e amargor discreto. 

O retrogosto é fugaz e com levíssimo amargor. Corpo de leve e rescência mediana. Cerveja com alto drinkability e refrescante. 

Saúde!
Luiz Araújo

Cervejaria Minimal aposta em criatividade e qualidade em suas cervejas

Em menos de um ano a cervejaria já lançou seis rótulos!

A cervejaria Minimal, de São Paulo, chegou nos pontos de venda em julho de 2018 e vem conquistando espaço nas lojas especializadas em todo país. Tudo começou com a produção na cervejaria Dádiva da receita vencedora do Concurso da Acerva-SP em 2015, a Bazooka, rótulo bem comentado na época e altamente aprovado pelo público.

“Nossa parceria com a Dádiva deu muito certo e foi produzida por quase 3 anos, sendo que no segundo ano fizemos a Bazooka 2. Depois quisemos alçar voo próprio e lançamos a Bazooka pela Minimal.”. Comentou Jorge do Val, sócio da Minimal.

Com a ideia de atiçar a subjetividade e a pluralidade das pessoas, cada rótulo traz uma palavra para pensar e um líquido como experiência. Já foram lançados seis rótulos: Bazooka (Double IPA), Future(Catharina Sour com cajú), Respect (German Pils), Love (India Pale Lager), Anger (Smoked Russian Imperial Stout) e a Tanjú/Verso (Catharina Sour com cajú e tangerina).

“Gostamos de produzir aquilo que gostamos de beber, dependendo do momento e da companhia. Por esse motivo nossas cervejas não seguem um padrão, sendo algumas leves outras intensas”.

CONHEÇA A MINIMAL
Fundada pelos sócios Diego Steola, Jorge do Val e Jayro Pinto Neto, a Minimal apareceu pela primeira vez com o rótulo da Bazooka Double IPA, lançado anteriormente pela cervejaria Dádiva. Desde então a vontade de entrar no mercado foi crescendo e em julho de 2018 aconteceu o lançamento dos dois primeiros rótulos: Bazooka e Future.

Com quase um ano de estrada, lançaram mais quatro rótulos: Respect, Love, Anger e a colaborativaTanjú (com a cervejaria Verso).

Fonte: Beer Press

Novos lotes frescos da cervejaria sueca Nils Oscar chegam no Brasil

Importadora Suds Insanity aposta em tendências mundiais: Pilsner e IPA!

No Brasil desde o segundo semestre de 2017, a cervejaria sueca Nils Oscar, de tradição familiar que surgiu em 1996, tem como principal objetivo produzir cervejas de alta qualidade para um público diversificado. A cervejaria ficou muito conhecida na Europa em 2015 depois de lançar rótulos exclusivos das bandas de metal Slayer e Ghost, que infelizmente nunca chegaram no Brasil.

Neste novo container que acaba de chegar no país, a importadora focou em dois rótulos que foram muito bem recebidos na primeira importação, como a Södermalms Pilsner, muito fresca e que esgotou rapidamente quando chegou no Brasil pela primeira vez e aIndia Ale (IPA). 



INDIA ALE
Imagine a mistura perfeita entre uma IPA americana e inglesa…
Com a base típica de uma English IPA, eles adicionaram lúpulos americanos para alcançar notas tropicais e cítricas em seu copo!

Estilo: IPA
ABV: 5,3%
Formato: Garrafa (330ml) e chope


SÖDERMALMS PILSNER
Uma leitura clássica de uma pilsner tcheca, limpa, seca e produzida com o clássico lúpulo Saaz. Classificada com a pilsner número 1 na Suécia pelo Ratebeer.

Estilo: Czech Pilsner
ABV: 5%
Formato: Garrafa (500ml) e chope

Completam a lista: Celebration (Barley Wine), Imperial Stout, Rokporter (Porter defumada) e a ScotchAle. Todos os rótulos chegam em container refrigerado, via importadora Suds Insanity.

SOBRE A NILS OSCAR
O objetivo da Nils Oscar é simples: produzir cervejas artesanais que possam ser degustadas pelos melhores. Nada modesto, mas segundo a família, Nils Oscar também não era! Nils Oscar era avô do fundador da cervejaria, nasceu em 1865 e sua dedicação à qualidade ainda está presente na cervejaria. A segunda geração de propriedade familiar abriu suas portas em 1996 em Estocolmo e rapidamente se tornou o padrão para cervejas artesanais suecas de qualidade.

SOBRE A SUDS INSANITY 
Importadora de Curitiba/PR, que tem como objetivo trazer grandes cervejarias de reconhecimento internacional para o Brasil. Já conta com a Nils Oscar (Suécia) e Thornbridge (Inglaterra) em seu portfólio.

NILS OSCAR
Facebook: facebook.com/nilsoscarbrewery
Instagram: nilsoscarbrewery
Twitter: NilsOscarCo 
Site: nilsoscar.se

SUDS INSANITY
Instagram: suds_insanity
Twitter: sudsinsanity

Fonte: Beer Press

quarta-feira, 20 de março de 2019

Lúpulo é o tema de dois cursos na Escola Superior de Cerveja e Malte

Única instituição de ensino superior dedicada à bebida da América Latina aborda um dos componentes essenciais da cerveja em programações à distância ou em formato concentrado. Inscrições estão abertas para os dois formatos

Ele é um ingrediente obrigatório na fabricação da cerveja no Brasil e cumpre um papel importante dentro de cada receita. O lúpulo faz parte da tríade essencial na produção da bebida, acompanhado de água e malte. Considerado um conservante natural, favorece a atividade exclusiva da levedura durante a fermentação da cerveja. Além disso, contribui tanto para o seu sabor – o característico amargor – quanto para o aroma.

E para quem quer dominar este ingrediente tão importante, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) está com inscrições abertas para dois cursos focados exclusivamente no lúpulo. As aulas, realizadas pela única instituição de ensino superior voltada para bebidas da América Latina, com sede em Blumenau (SC), são ministradas por Duan Ceola. O professor está em fase final do Mestrado, sempre com estudos focados na planta. 

A primeira opção é o curso à distância (EAD). As aulas acontecem uma vez por semana, das 19h às 22h. Os encontros são realizados de forma síncrona, ou seja, o aluno está conectado ao vivo com o professor através da internet. No conteúdo, história, terroir e cultivo são abordados, além da estrutura e composição do lúpulo, análise sensorial, produtos comercializados e cálculos de amargor e quantidade. A carga horária é de 18 horas e a duração de seis semanas. As inscrições podem ser feitas através deste link.

Já o curso no formato concentrado acontece na sede da ESCM. É presencial e acontece de forma intensiva, de 8 a 12 de julho, das 8h às 17h. Nos encontros serão abordados temas como a composição química do lúpulo, técnicas de lupulagem, análise sensorial e cálculos de amargor e rendimento. As inscrições podem ser feitas através deste link.

Sobre o professor
Os dois cursos são comandados por Duan Ceola. Cervejeiro caseiro desde 2012, ele é licenciado em Química pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Está em fase de conclusão do Mestrado em Química Analítica, também na Udesc, com projetos de pesquisa relacionados ao perfil aromático do lúpulo e acompanhamento da qualidade e robustez dos produtos nacionais. 

Sobre a Escola Superior de Cerveja e Malte
Com mais de 7 mil alunos formados em cinco anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na bebida da América Latina. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitas entidades do mundo.

São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 200 turmas já realizadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 12 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos.

Fonte: Melz Assessoria

Cerveja Praya lança nova embalagem em lata para o Verão

Witbier feita com coentro e limão siciliano, 100% clean label chega ao mercado em nova embalagem

A cerveja artesanal Praya, uma witbier feita com sementes de coentro e toque de limão siciliano, que vem conquistando apreciadores em diversas partes do Brasil, acaba de lançar uma novidade: sua nova embalagem em lata. Feita de alumínio 100% reciclável, a cerveja em latinha tem 269 ml e chega para somar seu portfólio ao lado das já conhecidas garrafas de 600 ml e da long neck 355 ml. 

"A latinha foi pensada para chegarmos onde a embalagem de garrafa não é prática, como na praia, na piscina, barco... A lata é mais resistente, 100% reciclável e ecologicamente melhor. O nosso foco é chegar em pontos que não poderiam a garrafa e apresentar os benefícios de consumir a bebida na lata. Com o foco na sustentabilidade, que é o mais importante. Sabemos que há muitos mitos sobre consumir cerveja na lata, mas fizemos inúmeros testes cegos e experimentações para desmistificar. É o mesmo produto da garrafa, porém em uma embalagem ecologicamente correta", explica Paulo de Castro, um dos sócios da marca.

A nova embalagem é perfeita para passeios como praia, piscina, barco, piquenique, entre outros. É resistente, não quebra, além de ser 100% reciclável e pode ser encontrada em supermercados, clubes, bares e restaurantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Belo Horizonte.

Atualmente, também está sendo vendida nas barracas de praia do Rio de Janeiro, do Leme a Grumari. 
Mais informações: www.cervejapraya.com e Instagram @cervejapraya 

Fonte: Hochmüller Multimídia

Breja Rio chega a sua nona edição com grande mix de cervejas e com atrações gratuitas que vão do rock ao samba

Festival desembarca na Casa da Polônia, em Laranjeiras, e conta com novidades em moda e drinks

Já tradicional na Zona Sul carioca, o festival cervejeiro Breja Rio está de casa nova. Dessa vez, o evento será realizado na Casa da Polônia, em Laranjeiras, nos dias 23 e 24 de março. Apesar do novo ambiente, uma coisa não muda: a variedade e qualidade das cervejas e comidinhas. Ao todo, serão cerca de 30 expositores, entre cervejarias, food trucks, com a participação de estabelecimentos renomados. Para quem gosta de uma boa cerveja, destaque para Jeffrey, Noi e Trópica. Para os famintos, as opções também são vastas, entre elas Pig Pepper, Rocky Burguer e a pizzaria Vezpa, que estreia nessa edição.

“O Breja Rio é um festival cada vez mais consolidado. Nosso objetivo é realmente proporcionar um evento de qualidade em um ambiente descontraído e para todos os gostos”, destaca Thiago Loureiro, um dos responsáveis pelo Breja Rio.

A novidade desse ano ficará por conta de estandes de moda que reunirão roupas e acessórios para dar ainda mais opções aos visitantes do festival. Por falar em opções, quem quiser variar e não ficar apenas na cerveja não ficará na vontade. O Breja contará uma estação com os drinks mais vendidos do bar Coordenadas e um stand da Jagermeister.

Ué... Mas o Breja não terá nada de música? Claro que sim, né... No sábado, o festival receberá o DJ da festa Coordenadas tocando o melhor do rock e um show do Grupo Califórnia 55. Já no domingo, o agito ficará com a roda de samba do Rebarbas e da festa Salve Simpatia.

Para os mais animadinhos o after-party de sábado será na festa Fofoca, com DJ Dodo, no Bar Coordenadas. O Breja oferecerá transporte gratuito para quem quiser esticar direto do festival, com vantagens na compra de ingresso para a festa. Partiu?

Festival Breja Rio – Um brinde artesanal
Local: Casa da Polônia (Rua das Laranjeiras 540 – Cosme velho)
Data: 23 e 24 de março
Horário: das 14h às 22h (sábado) e 14h às 21h (domingo)
Classificação: livre
ENTRADA GRATUITA

Fonte: Rebento Comunicação

TETTO bar lança novo projeto de Jazz ao vivo

Casa optou por inovar o conceito do "Live Jazz" com atrações especiais

TETTO Rooftop Lounge, primeiro espaço a trazer para São Paulo um conceito inspirado nas mais prestigiadas coberturas de Nova York, acaba de anunciar novidades para o projeto "Live Jaz". Todas às quartas-feiras, a partir das 21h, o local receberá a presença de convidados especiais.

Na quarta-feira (20), o TETTO bar inaugura o seu mais novo projeto e recebe o cantor e instrumentista Tony Gordon, considerado um dos maiores crooners do Brasil. Em sua primeira apresentação no local, o músico promete uma mistura de ritmos como soul, jazz, rock e blues. O novo projeto "Live Jazz" é fruto da parceria do TETTO Rooftop Lounge com Fernanda Sordi, Maria Rosa Abage e Neusa Tahan.

Em clima à meia luz, o público pode aproveitar o show enquanto experimenta a gastronomia surpreendente do TETTO bar, inspirada na culinária fusion, conceito gastronômico que mescla os sabores do ocidente e oriente. Além disso, o espaço tem a proposta de entregar os melhores drinks da cidade. São mais de 20 drinks autorais e clássicos disponíveis no menu.

Sobre o TETTO Rooftop Lounge:

TETTO Rooftop Lounge é o primeiro espaço a trazer para São Paulo um conceito inspirado nas mais prestigiadas coberturas de Nova York. Localizado no topo do WZ Hotel, no coração do Jardins, possui vista em 360 graus de um dos pontos mais altos da cidade e é dividido em dois ambientes distintos: TETTO bar e TETTO club.

TETTO Rooftop Lounge
Av. Rebouças, 955.
Tel. 3062-2851

Fonte: Index Estratégias de Comunicação

Verace é a segunda cervejaria mais premiada do Brasil em Blumenau

Com sete medalhas, a marca foi a mineira mais premiada e a segunda mais medalhada do Brasil no Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau. Foto: Rosana Cristina Pereira

A cervejaria Verace vai completar três anos em Agosto desse ano. Mas a jovem marca não para de conquistar importantes prêmios. Já havia brilhado em 2018 no Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau e em 2019 repetiu a dose, com um desempenho ainda mais relevante. Com sete medalhas conquistadas, foi a cervejaria mineira mais premiada e a segunda mais medalhada do Brasil.

O Concurso Brasileiro de Cervejas é parte do Festival Brasileiro de Cervejas de Blumenau, acontecendo anualmente em março. São mais de três mil rótulos participantes, disputando em 156 estilos diferentes, posicionando o evento como o 3º maior do mundo. Mais de 70% das cervejarias brasileiras estão presentes.

A Verace faturou ouro na categoria FruitBeer com a Verace Berry Splash. Também levou quatro medalhas de prata com a VeraceI´m Kuit, na categoria Dutch-StyleKuit; a Rapsodia, na categoria Juicy Double IndiaPale Ale; Verace Lambioca na categoria BrettBeer e, por fim, também ficou em segundo no pódio com a SmokedCoal, na categoria SmokeBeer. Ainda teve um par de bronzes: uma para a Django, na categoria American-Style Brown Ale e outra para a Coração de Leão, no estilo Extra SpecialBitter.

Sobre a importância desses prêmios para a consolidação da marca no mercado, Alessandro Fontenelle, diretor da cervejaria, celebra esse momento da Verace, que demonstra também um processo de evolução constante do nosso trabalho. "Com apenas dois anos e meio de vida, já temos história pra contar. Em 2017 faturamos nossa primeira medalha em nossa primeira participação em Blumenau já demonstrando potencial. No ano seguinte conquistamos quatro medalhas, incluindo uma no estilo pilsen que é um dos mais concorridos. Muito difícil de ganhar. E agora, em 2019, conseguimos nos posicionar efetivamente no mercado nacional", celebra Alessandro. A Verace ainda destaca a valiosa premiação recebida em um dos estilos mais concorridos do Brasil que é a Juicy Double IPA.

Outra análise importante é que o Festival Brasileiro de Cerveja reúne cada vez mais concorrentes qualificados, valorizando essa conquista. Minas Gerais também se posiciona bem nesse cenário, com relevante número de medalhas que nossos cervejeiros trouxeram para nosso estado em 2019.

Sobre as Cervejas:

Ouro - VERACE BERRY SPLASH

Descrição: fruitbeer, cerveja extremamente refrescante e saborosa. Feita com adição de três frutas: morango (strawberry), amora (blackberry) e framboesa (raspberry). Dai vem o nome: Berry Splash. Esta receita premiada no concurso de cervejeiros caseiros de Nova Lima, 2018.

Estilo: Fruit Beer
ABV: 4,4%
IBU: 11

Prata - VERACE I´M KUIT

Descrição: estilo holandês, popular nos séculos XIV e XV, mas muito raro de se encontrar nos dias atuais. A característica principal é a utilização de 45% de Malte de Aveia e 20% de Malte de trigo. Utiliza levedura Ale europeia neutra e lúpulos nobres, também europeus. Extremamente refrescante e com um sabor único.

Estilo: Dutch-StyleKuit
ABV: 6,6%
IBU: 25 

Prata - VERACE SMOKED COAL

Descrição: cerveja de perfil defumado, utilizando dois tipos diferentes tipos de maltes defumados, e também com a adição de especiarias como páprica doce, páprica picante e pimenta rosa. Muito refrescante e equilibrada, com elevado drinkability.

Estilo: Smoke Beer
ABV: 5,9%
IBU: 24

Prata - VERACE LAMBIOCA

Descrição: cerveja de fermentação mista, utilizando leveduras convencionais belgas e também leveduras selvagens (Brettanomyces). Utiliza como base malte de cevada, malte de trigo e farinha de tapioca. Fermentação com bretta feita em barril de carvalho francês, por 6 meses. Possui um perfil sensorial único, com delicadeza no aroma e paladar. Muito refrescante. Cerveja feita em colaboração da a cervejaria Cozalinda, de Florianópolis, Santa Catarina.

Estilo: BrettBeer
ABV: 5,5%
IBU: 11

Prata - VERACE RAPSODIA

Descrição: Elaborada a partir de maltes pilsen, pale e trigo, também leva em sua receita o malte de aveia, o que proporciona além da turbidez, um corpo aveludado e uma coloração entre o amarelo e dourado. A combinação entre lúpulos americanos e australianos traz para esta potente Juicy Double IPA uma experiência sensorial única.

Estilo: Juicy Double IndiaPale Ale
ABV: 8‚2%
IBU: 85

Bronze - DJANGO

Descrição: Django é uma cerveja bem ao estilo do Velho Oeste. O delicioso e equilibrado aroma de café e chocolate amargo, com um leve toque de mel, é excepcionalmente complementado pela presença marcante dos lúpulos americanos cítricos e frutados, o que lhe confere uma característica única e ousada.

Estilo: American Brown Ale:
ABV: 5‚8%
IBU:31

Bronze - Verace Coração de Leão

Descrição: cerveja Premium Ale por seu sabor rico, suave e marcante, possui coloração vermelho-escuro, com uma forte base de malte, em uma disposição de sabores em perfeita combinação. Os ricos aromas das variedades de lúpulos utilizados são perfeitamente balanceados pelos maltes especiais, proporcionando uma ótima sensação no paladar.

Estilo: Extra Special Bitter
ABV: 5‚2%
IBU:39

Sobre a Verace:

A Verace já nasceu conquistando muitas medalhas e prêmios em grandes concursos nacionais e internacionais com suas cervejas. Lançou diversos rótulos e ainda recebeu novos sócios, com a entrada do Grupo PGS. “Posso resumir que o primeiro ano da Verace foi de muito aprendizado e conhecimento sobre o mercado cervejeiro. O segundo ano definitivamente foi marcado pela consolidação da marca, pois é uma marca hoje conhecida principalmente por sua alta qualidade e já nos preparamos para o terceiro. Este, com certeza, será o ano mais importante de todos, pois queremos ampliar nosso mercado consumidor, além do conhecido nicho cervejeiro, para que todos conheçam e tenham acesso às nossas cervejas e possam encontrá-las facilmente. Este é o nosso grande desafio”, declara Marcelo Paixão, um dos novos sócios da cervejaria.

A Verace é uma cervejaria que chama atenção pelos números que apresenta, mesmo sendo tão jovem. A cervejaria iniciou sua trajetória com uma capacidade de produção de 30 mil litros por mês, em agosto de 2016. A primeira ampliação se deu em janeiro de 2017, com uma nova capacidade de produção de 40 mil litros/mês e, em outubro de 2017, foi para 55 mil litros/mês. É um crescimento importante para uma cervejaria tão nova, em um mercado em amplo crescimento. A expectativa é que, para os próximos dois anos, a produção chegue a 110 mil litros/mês, além da conquista de novos mercados consumidores.

Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Ministério da Agricultura lança plataforma online para registro de novos rótulos de cerveja

Só em 2018, mais de 6,9 produtos foram lançados. Abracerva apoia a iniciativa, que traz mais agilidade para cervejarias independentes

No ano passado, pela primeira vez, o número de registros de novas cervejas no Brasil ultrapassou os índices de sucos e vinhos. Foram 6,9 mil rótulos que receberam a autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para agilizar esse processo e facilitar os trâmites para que os itens cheguem ao mercado, o órgão lançou na última sexta-feira (15) uma ferramenta online para registro.

O anúncio foi feito numa mesa redonda realizada no Festival Brasileiro da Cerveja, que contou com a participação do presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Carlo Lapolli. Ele valorizou a iniciativa. “Estamos mostrando a força do mercado independente, que está crescendo em representatividade e apontando como estratégico no segmento de bebidas no Brasil. Essa atitude do Mapa mostra que o olhar do setor público para esse cenário está se tornando mais sensível”, comenta.

Para o coordenador geral de vinhos e bebidas do Mapa, Carlos Müller, o anúncio surtiu uma reação positiva dos empresários do setor. “Os feedbacks foram todos positivos, especialmente no que diz respeito a estarmos pensando em soluções que tragam mais dinamismo para um segmento que já é ágil pela natureza do negócio. Assim como esta, o Mapa está sempre em busca de alternativas que racionalizem e otimizem a atuação deste ministério no mercado de bebidas”, diz. A ferramenta está disponível apenas para cervejarias, no site do Sipeagro. 

De acordo com o Mapa, até dezembro de 2018 o Brasil contava com 889 cervejarias. A expectativa é que a milésima fábrica seja registrada ainda este ano.

Sobre a Abracerva
A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) foi fundada em outubro de 2013 para reunir e defender os interesses das cervejarias e da cadeia envolvida com o setor no país. Desde então, iniciou a articulação para a entrada das microcervejarias no Simples e prevê mais ações nos próximos meses.

Fonte: Melz Assessoria

Canaille completa quatro anos e celebra participando do Festival Goût de France


A gastronomia francesa está em festa! Isso porque essa semana marca o início das comemorações pelos quatro anos do Canaille, bistrô e bar de vinhos fundado por Fréderic Laplace em Pinheiros. Os clientes que visitarem o local entre os dias 19 ao 24 de março poderão se deliciar com o menu especial elaborado pela chef, Luciana Gonzalez, que apresentará gastronomia francesa em grande estilo.

E tem mais novidade por aí: a partir do dia 21, os pratos também farão parte do circuito do Festival Goût de France 2019, iniciativa do Ministério Francês da Europa e Negócios Estrangeiros que prestigia anualmente a culinária francesa ao redor do mundo. Mais de 3.500 restaurantes distribuídos em 152 países e 5 continentes participam do evento.

Para a 5ª edição - sendo a terceira com participação do Canaille -, o tema escolhido foi 'Provence', região localizada no sudeste da França. O charme dos campos de lavanda, construções medievais e feiras ao ar livre somados à culinária camponesa - que inclui o famoso ratatouille, a salada niçoise e o excelente vinho rosé - torna o destino ainda mais apaixonante e digno de apreciação.

Estruturado em Entrada, Queijos Franceses, Prato Principal e Sobremesa, o menu do Canaille traduz o conceito do bistrô de trazer à mesa uma elegância francesa acessível, com todo o aconchego e sofisticação que a gastronomia francesa oferece. Há, ainda, opções de vinhos que não fazem parte da carta regular e que aterrissam ao Canaille para a ocasião.

Para começar, um clássico revisitado: fatias cruas de atum, rouille na tostada, tapenade, coulis de pimentão com um mix de folhas e rabanete relembram a salada niçoise na entrada. O vinho sugerido para harmonização é o rosé Chateau Sainte Croix Chameur.

Como prato principal, calamares salteados no vinho branco e em ervas perfumadas de Provence explodem em sabor e levam arroz negro, tomate assado, legumes da estação e alho selvagem como acompanhamentos. A degustação pode ser potencializada pelo vinho tinto Valançay Signature Jean François Roy ou pelo branco Chatêau la Grande Métairie.

O trio de queijos da Serra das Antas também se destaca no menu especial. Os tipos St Paulin, Saint Marcelin e Comté acompanham compota de manga e especiarias. Para le grande finale: a sobremesa de tartelette de queijo fresco caseiro, mel orgânico da Serra da Bocaina e figo fresco Roti adoçam ainda mais essa experiência incrível que é degustar de pratos típicos da culinária francesa combinados à originalidade do Canaille - principalmente se vier acompanhado de uma taça de Domaine Brichot Parfum d'Automne.



O valor fechado do menu sem inclusão de vinhos é de R$ 95. Para reservas, basta entrar em contato pelo telefone (11) 3898-3102.




Fonte: Equipe eComunica

Novos hábitos no consumo de bebidas



No Dia Mundial do Consumidor, a ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas) apresenta um levantamento realizado entre seus associados sobre o consumo de bebidas alcoólicas em 2018.

Para 53% das empresas associadas, o consumo nas categorias premium e super premium das mais variadas bebidas: cervejas, cachaças, destilados e vinhos cresceu. A ABRABE observa que hoje o consumidor tem mais acesso ao conhecimento sobre diferentes produtos e formas de produção. Assim, suas opções de escolha foram ampliadas. Em resposta a este novo perfil, as empresas hoje trabalham com um portfolio diversificado que atende todas as escolhas, desde produtos mais acessíveis, produtos premium , os super premium mais sofisticados, e os artesanais, afirma Cristiane Foja, presidente executiva da ABRABE.

Outro dado apontado na sondagem é que o hábito de consumir bebidas alcoólicas em casa aumentou, em reflexo à crise econômica. Para 94% das empresas da ABRABE, esta tendência segue forte desde 2015 até os dias de hoje.

"As bebidas fazem parte do convívio social, dos festejos, dos momentos especiais de comemorações. Isso não mudou com as dificuldades econômicas, o hábito de consumo se adapta a novas formas e possibilidades, completa a executiva.

Sobre a ABRABE

Fundada em 1974, a Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE) atua pelos interesses setoriais de fabricantes e importadores de bebidas no Brasil. Única entidade a englobar as maiores empresas de todas as categorias de bebidas alcoólicas, reunindo produtores, representantes, importadores e exportadores de destilados, cachaças, cervejas e vinho. Atualmente, conta com 37 empresas associadas, que juntas representam cerca de 30% do mercado bastante diversificado de bebidas alcoólicas no Brasil e detêm as principais marcas de bebidas nacionais e mundiais. A associação atua com base em cinco propósitos estratégicos: desenvolvimento econômico do setor; sustentabilidade na cadeia de valor; relação responsável bebidas alcoólicas e sociedade; ambiente saudável de concorrência; e oportunidades de aprimoramento do mercado.

Fonte: CDN Comunicação

Agenda atualiza de Curso da Sinnatrah Cervejaria-Escola

Ainda em março, Diego Rzatki, da premiada cervejaria Cozalinda, ministra o curso sobre cervejas ácidas complexas

A Sinnatrah Cervejaria-Escola atualizou sua agenda para os próximos meses. Com a proposta de trazer convidados para ministrar novos cursos, em março a escola convidou Diego Rzatki, da premiada Cervejaria Cozalinda para a aula sobre: "Como produzir cervejas ácidas complexas". Ainda no primeiro semestre a escola promove novas turmas dos cursos "Lúpulo: técnicas de utilização e cultivo", "Água cervejeira: cálculos e ajustes" e "Off-flavors - Análise Sensorial da Cerveja".

A instituição segue também com a sua programação regular, que engloba aulas de fabricação de cerveja - do módulo iniciante ao avançado; de degustação e harmonização de cerveja além de workshops técnicos.

Confira a agenda completa no link: http://sinnatrah.com.br/agenda/.
Como produzir cervejas ácidas complexas no Brasil (NOVIDADE - 30 de março):
Nesse curso, Diego Rzatki, da premiada Cervejaria Cozalinda, de Florianópolis – SC, vai abordar sobre seus processos e produções de acidificação lentas e complexas explicando metodologias adotadas, fermentações espontâneas e mistas - conhecimento que pode ser aplicado também na produção caseira.
Interessados: http://sinnatrah.com.br/

Curso Iniciante de Fabricação de Cervejas (23-31 de março):
Mistura teoria e prática para fabricação da bebida durante um dia de aula com cervejeiros experientes, ensinando tudo o que você precisa saber para fazer sua própria cerveja em casa.
Interessados: http://sinnatrah.com.br/curso/?curso-de-cerveja-artesanal/

Degustação e Harmonização de Cervejas (24 de Abril):
Um panorama para quem busca entender mais sobre a bebida, apreciar por completo os produtos, saber comprar melhor e organizar degustações e confrarias.
Interessados: http://sinnatrah.com.br/curso/?degustacao-e-harmonizacao-de-cervejas-artesanais/

Curso Avançado de Produção de Cerveja (18 e 19 de maio):
No Curso Avançado de Produção de Cervejas Artesanais, o cervejeiro desenvolve autonomia para desenvolver suas próprias receitas de cerveja, acompanhar a brassagem e a fermentação com riqueza de detalhes e técnicas de um profissional. 
Interessados: http://sinnatrah.com.br/curso/?curso-avancado-de-producao-de-cervejas-artesanais/

Curso de Produção de Kombucha (28 de março):
Saiba como fazer esta bebida fermentada a base de chá. O curso aborda o preparo, fermentação, equipamentos, controles de acidez e açúcar, sanitização, técnicas e cuidados com a carbonatação e a mistura com frutas para saborização!
Interessados: http://sinnatrah.com.br/curso/?curso-de-producao-de-kombucha/

Lúpulo: técnicas de utilização e cultivo (06 de abril):
Um dia inteiro de conhecimento voltado para os amantes de lúpulo, com noções do cultivo até as técnicas de lupulagem na produção de cervejas.
Interessados: http://sinnatrah.com.br/curso/?cultivoeusolupulo/

Curso Off-flavors - Análise Sensorial da Cerveja (14 de abril)
O Curso Off-flavors ensina a análise sensorial e identificação de off-flavors na cerveja, apontando suas causas e como evitá-los no produto final.
Interessados: http://sinnatrah.com.br/curso/?off-flavors-na-cerveja/

Curso de Microdestilação Caseira (07 de abril):
Ensina como fazer cachaça artesanal. Também é possível fazer gim, bourbon, whisky, vodka e uma série de destilados artesanais de forma caseira. Curso em parceria com a Booze Lab com palestra teórica sobre tipos de bebidas, modo de preparo, destilação na prática de um fermentado, criação de uma bebida-base, filtração, hidratação e envase.
Interessados: http://sinnatrah.com.br/curso/?curso-de-microdestilacao-caseira/

Curso de Produção de Cervejas Ácidas (Sours) (03 e 04 de maio):
Curso de Produção de Cervejas Ácidas – Sours – ensina técnicas de acidificação rápida e lenta para a produção de cervejas como sour kettle, sour mash, além de culturas puras, fermentação espontânea. O grupo produz coletivamente dois estilos de cerveja, que serão distribuídas entre os participantes.
Interessados: http://sinnatrah.com.br/curso/?curso-como-fazer-cervejas-sour/

Fonte: ÔNIXPress

terça-feira, 19 de março de 2019

Beer Party marca chegada de chopp exclusivo, hot dog e pizza no Câmara Fria

Lançamento acontece no dia 19 de março em evento animado pela banda de rock alternativo Terno Rei e a DJ Giuliana Viscardi

No andar de cima do Original, em Moema, após três anos recebendo chopps convidados, o Câmara Fria estreia sua bebida de rótulo próprio nas torneiras. Para acompanhar a novidade etílica, o bar cria um cachorro quente especial, com ingredientes “emprestados” de dois sanduíches clássicos do cardápio da casa-irmã, e oferece a primeira Pizza CF de 2019. O lançamento acontece numa Beer Party, no dia 19 de março, a partir das 19h, animada pela Terno Rei, banda de rock alternativo nacional, que mostra suas músicas próprias, e a DJ Giuliana Viscardi.

Assinado pela Fábrica ICB, o Chopp CF - R$ 9,5 (150ml) / 13,50(250ml) / 78 (1.9l) - vai aparecer em vários estilos no tap list ao longo do ano. O primeiro a ser servido é um American Wheat, de cor amarela e aroma com notas cítricas que lembram laranja e limão siciliano. De corpo leve, cremoso, refrescante e com amargor baixo - álcool: 4,5%, IBU: 12. Sua produção será limitada a 20 barris. Num intercâmbio com a cozinha do Original, o Dog Original (R$ 25) tem no recheio a saborosa carne moída do Buraco quente e o vinagrete com repolho e mostarda do Originalíssimo, que já são sucesso entre os clientes do andar de baixo, acompanhando salsicha de carne de porco e bovina, da Berna, e provolone no pão brioche. Já a Pizza CF (R$ 23), que normalmente é escolhida a cada três meses pelo voto do público nas redes sociais da marca, dessa vez leva o recheio da coxinha do Original, além de alho, catupiry, grana padano, milho e salsinha. A redonda chega à mesa montada sobre disco em tamanho brotinho, de massa de fermentação lenta, receita vinda da Bráz.

Sobre o Câmara Fria: o Câmara Fria é um speakeasy com 10 torneiras de chopp, sempre artesanal e fresco, e uma carta com mais de 25 rótulos de cerveja. Entre os chopps está disponível toda a linha de produtos da cervejaria mineira Wäls. Para embalar a experiência e confortar os estômagos, pizzas com massa da Bráz em tamanho “brotinho” são assadas dentro do salão e chegam em quatro diferentes coberturas e do Original, sobe a Coxinha da Hora, além de tábuas especiais compostas por queijos e embutidos, acompanhados de pão assado na hora.

Sobre o ICB: fundado em 2010, o Instituto da Cerveja Brasil é a primeira escola voltada à formação de sommeliers de cerveja do país e a maior escola de educação cervejeira da América Latina com mais de 8.000 alunos formados. Atualmente, o ICB oferece cursos em 8 estados brasileiros - Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Goiânia. Especialista na capacitação de profissionais da área da cerveja, a instituição oferece workshops e cursos, profissionalizantes e de especialização. Em janeiro de 2018, o ICB inaugurou duas plantas, a Fabrica ICB – Cervejaria Escola na cidade de Indaiatuba. A fábrica será uma extensão das salas de aula do ICB, pois tem o objetivo de abrigar futuros cervejeiros, bem como comportar um laboratório de primeira linha e a planta piloto, uma Kaspar Schulz, na unidade de Moema em São Paulo. Essa planta tem como objetivo suportar os cursos da área de tecnologia do ICB.

Câmara Fria
Rua Graúna, 137, Moema. Telefone 5093-9486
Funcionamento: de terça e quarta, das 19h à 1h. Quinta a sábado, das 19h às 2h.

Fonte: Anexo Comunicação

segunda-feira, 18 de março de 2019

Cerveja Loba WheatWine fatura ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau

Cervejaria do interior de Minas já coleciona premiações importantes. Foto: Daniel Mansur

A cervejaria Loba amplia sua coleção de medalhas com mais um ouro conquistado no Concurso Brasileiro de Cervejas, o mais importante do Brasil, realizado em março em Blumenau, Santa Catarina. A cerveja Loba WheatWine ficou em primeiro no pódio em 2019 em seu respectivo estilo. Em 2018, esse rótulo já tinha faturado a prata no mesmo evento e foi eleita a melhor de seu estilo no país. Agora veio a consagração máxima. Um orgulho para a marca do interior de Minas que não para de crescer.

Cerveja de rica textura, com significativo sabor de grãos, pão e com um corpo elegante e limpo, de álcool elevado, para ser sorvida, isto é, ingerindo a cerveja lentamente, em pequenos e espaçados goles. A ênfase está, em primeiro lugar, nos sabores de pão e trigo, com interessante complexidade, devido ao malte, o lúpulo, as características frutadas da levedura e a complexidade do álcool (ABV:11%). A WheatWine já foi eleita a melhor do Brasil (medalha de prata) no concurso Brasileiro (Blumenau).

Segundo Kelvin Azevedo, mestre-cervejeiro da Loba:"os prêmios e reconhecimentos das nossas cervejas significam que estamos no caminho certo em nossas produções e projetos. Nos dá certeza também de que nossos clientes estão recebendo produtos de qualidade reconhecida por terceiros e aferidas por nós. No caso específico da nossa Wheatwine que pela terceira vez participa de um concurso e é premiada, ficamos felizes por ser tratar de estilos de nossa linha maltada", comemora.


A Cervejaria Loba está instalada em uma área de cinco mil metros quadrados, dentro de uma fazenda na cidade de Santana dos Montes. Possui hoje 19 rótulos e entre suas receitas estão as premiadas Loba WheatWine, que conquistou a medalha de prata no Concurso Brasileiro de cervejas 2018 e a Vienna Lager, que conquistou o bronze no mesmo concurso. E ainda, a Strong Scotch Ale, medalhista no Concurso Brasileiro das Cervejas de 2017 e na Copa Cervezas de América de 2016. Os mais recentes lançamentos da marca são a Session IPA Delatora, em alusão ao momento político vivido pelo país, e a QuadruppelCabulosa.

Fonte: Tratto Comunicação

Backer é a melhor cervejaria do Brasil!!!

Cervejaria mineira foi consagrada no Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau. Foto: Daniel Zimmermann

Já virou tradição. Chega o Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau e a Backer sempre fatura relevantes medalhas. Mas dessa vez foi especial. Além de faturar seis medalhas com suas cervejas, a Backer foi consagrada como a melhor cervejaria do Brasil na categoria grande porte. Desde 1998, a marca vem traçando sua trajetória no mercado nacional sempre na vanguarda com ousadia, excelência e muito, mas muito trabalho e dedicação. 

A Backer ainda faturou ouro com a Buick 49 e prata com os rótulos para a Julieta, para a Reserva Cherry. Foram ainda três bronzes: Cabral, Bernardynskie e Reserva do Proprietário 2015. Dessas, a Reserva Cherry, Buick 49 e Bernardynskie são lançamentos. A marca levou 13 novas cervejas sazonais para Santa Catarina em 2019.

A Backer sempre voltou de Blumenau com prêmios importantes, mas dessa vez a emoção foi demais. Segundo Paula Lebbos, diretora de marketing da Cervejaria Backer, ser eleita a melhor do país traz uma sensação indescritível. "Essa conquista pra nós foi diferente. Cada medalha a gente comemora bastante, mas essa foi demais. Participamos do Festival desde seu primeiros passos, quando havia apenas trinta participantes. Não ocupava meio pavilhão. Agora já são dois galpões repletos de cervejarias com muita qualidade, que a cada ano enviam amostras de seus rótulos cada vez mais qualificadas. Ser eleita a melhor cervejaria nesse contexto de evolução permanente da nossa concorrência é gratificante. Eu nem acreditei quando fomos chamados para receber o prêmio como a melhor cervejaria do país. Foi uma grande emoção que nem coube em meu coração. Vamos fazer uma programação especial para celebrar esse prêmio em 2019", comenta Paula.

Sobre como a Backer conseguiu esse êxito, Paula Lebbos diz que esse sucesso deve ser atribuído a toda equipe. "O sucesso depende de muitas pessoas. Ninguém consegue um prêmio como esse sozinho. Temos hoje uma família e todos os que estão envolvidos com a marca Backer são apaixonados pelo que fazem. É uma alegria participar dessa família. Estamos juntos a cada problema, a cada desafio, mas também nas grandes conquistas e nas premiações. Ela já planeja o futuro, agora celebrando os próximos passos. "Vem muita novidade por ai. Trouxemos treze novos rótulos para Blumenau. São cervejas sazonais que já estão disponíveis no mercado", revela Paula.

Paula Lebbos também aproveita para celebrar o momento do mercado em Minas Gerais. "Mais uma vez as cervejarias mineiras brilharam em Blumenau. Algumas marcas ganharam várias medalhas. Cervejarias menores, algumas que eu nem conhecia, faturaram prêmios relevantes. Quem ganha com isso é nosso estado. Esse setor nosso tem que ser valorizado. Além da nossa rica cultura gastronômica, cachaças, pão de queijo, queijo e cafés, o momento cervejeiro é maravilhoso", celebra. 

Sobre as premiadas:

Sobre a Reserva Cherry: Feita a partir de blend harmonioso de cervejas com perfil maltado rico e adição de cerejas frescas em barris de carvalho que continham previamente Bourbon. O resultado é uma cerveja com notas maltadas intensas, toques de baunilha, amêndoas, vinho do Porto e Jerez. As notas frutadas de cereja ficam mais evidentes no aftertaste e complementam essa cerveja de muita personalidade e 8% de teor alcoólico. Será lançada em garrafas de 600 ml. Estilo: Wood and Barrel Aged XX Beer; Coloração: Cobre com reflexos rubis; Teor alcoólico: 8%; IBU: 27; Temperatura ideal: 10 a 13ºC; Copo ideal: Snifter, Tulipa.

Já a Buick 49 é originalmente uma English Barleywine que passou por um processo de congelamento para concentração de álcool, corpo e demais características da cerveja de origem. Licorosa e com maturação de 12 meses leva no nome uma homenagem a um dos carros antigos da coleção particular da cervejaria. Extremamente maltada e com agradável calor alcoólico possui ainda notas frutadas remetendo a ameixa e uva passas. Seu teor alcoólico elevado (17%) a tornam ideal para acompanhar sobremesas e dias frios. Estilo: Strong Ale/ Experimental Beer; Coloração: Avermelhada; Teor alcoólico: 17%; IBU: 88; Temperatura ideal: 10 a 13ºC; Copo ideal: Snifter, Tulipa.

E a Bernardyńskie (Ber-nar-dinh-skii) é uma inspiração de uma extinta receita Prussiana do século XIX, da cidade de Grodzisk Wielkopolski. Seu nome vem de São Bernardo, o santo patrono dos cervejeiros. Leva malte de trigo defumado em carvalho, centeio e diferentes tipos de maltes de cevada e é fabricada com lúpulos Poloneses selecionados especialmente para essa receita. Uma ale leve, complexa e equilibrada com sutis notas defumadas, intensa acidez leve e um aroma final de frutas vermelhas advindas dos lúpulos utilizados. Estilo: Historical Beer; Coloração: Cobre; Teor alcoólico: 4.9%; IBU: 18; Temperatura ideal: 4 a 6ºC; Copo ideal: Tulipa.

Sobre a Backer

Criada em setembro de 1998, a receita do chope Backer, “made in Minas”, conquistou os clientes da antiga e renomada casa de shows de Belo Horizonte, a Três Lobos. O grande sucesso fez com que os empresários Halim e Paula Lebbos e Munir Khalil investissem em um espaço, no qual iniciaria a produção da primeira cerveja artesanal de Minas Gerais, em outubro de 2005.

No final de 2014, a Backer abriu as portas do Pátio Cervejeiro, complexo que engloba o restaurante Tempo Cervejeiro e a Maternidade Cervejeira, onde são produzidas as cervejas. O local é um capítulo à parte, tendo se tornado um importante ponto turístico de BH, por tudo que representa para a cidade e o estado. O Pátio abriu as portas também para os cursos cervejeiros, que têm sido muito procurados pelos interessados em conhecer mais sobre as cervejas.

Font4e: Primeiro Plano COmunicação