Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Norwegian Cruise Line apresenta novas experiências gastronoômicas a bordo do Norwegian Aqua


A Norwegian Cruise Line (NCL), inovadora em viagens de cruzeiro globais, revelou hoje novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua, o próximo novo navio da Companhia e o primeiro da expandida Classe Prima Plus, que zarpará em abril de 2025.

Em linha com o compromisso da Companhia de oferecer a melhor experiência de férias, o Norwegian Aqua contará com três novas ofertas a bordo, incluindo Sukhothai, o primeiro restaurante especializado em comida tailandesa da NCL; Swirl Wine Bar, um novo e sofisticado bar de vinhos; e Planterie, o primeiro restaurante dedicado da marca que oferece um menu plant-based completo; além dos favoritos dos hóspedes que retornam.

"A descoberta de novos sabores e experiências gastronômicas é uma parte memorável de qualquer férias, especialmente quando compartilhada com aqueles que mais importam para você", disse David J. Herrera, presidente da Norwegian Cruise Line. "Expandindo nosso premiado programa de alimentos e bebidas, estamos ansiosos para dar vida a novos conceitos a bordo do Norwegian Aqua, enquanto continuamos a oferecer a variedade de ofertas disponíveis e o valor que a NCL proporciona."


Novas experiências gastronômicas e de bar

Fazendo sua estreia no novo Norwegian Aqua está o Sukhothai, o primeiro restaurante especializado em comida tailandesa da companhia, apresentando um menu eclético com ofertas autênticas e tradicionais com sabores criativos e dinâmicos. Os hóspedes podem esperar um novo toque em pratos tradicionais, como Frango com Castanha de Caju Tailandês; Camarões com Sal e Pimenta; Salada de Bife Grelhado Tailandês; uma variedade de curries complementares e muito mais.

Com ambiente, imaginado pela empresa de design SMC Design, com sede em Londres, o elegante restaurante terá uma harmoniosa mistura de elementos de design tailandês tradicionais e contemporâneos. Quando os hóspedes entrarem no Sukhothai no convés 17, serão recebidos com uma atmosfera acolhedora e convidativa de bambu e luminárias de papel de arroz; um deslumbrante padrão geométrico no chão; e móveis coloridos que transportam os clientes para o país culturalmente rico da Tailândia.

No já adorado pelos hóspedes Indulge Food Hall, um novo restaurante, Planterie, oferecerá bowls plant-based e outras opções saudáveis. Localizado no convés oito, o menu do Planterie incluirá pratos como o Southwest Bowl com tempeh defumado e o Mediterranean Goddess Bowl recheado com deliciosos legumes temperados, tabule e cenouras assadas com mel. Oferecendo assentos internos e externos, o Indulge Food Hall apresentará um novo design da empresa de Nova York, Rockwell Group, com 10 estações de comida inspiradas em mercados de alimentos internacionais ao redor do mundo. Características arquitetônicas notáveis incluem assentos de madeira nobre; móveis dourados e de metal; e tons quentes e coloridos que fluem perfeitamente por todo o local.

Também estreando a bordo do Norwegian Aqua está o Swirl Wine Bar, um lounge de vinhos contemporâneo que atinge o equilíbrio perfeito entre exclusividade e acessibilidade para uma experiência única e íntima no convés seis entre o popular Whiskey Bar e o Hasuki, o restaurante de estilo hibachi.

O enclave secreto contará com um abrangente menu de vinhos a taça e uma extensa lista de safras raras e premium. Projetado pela empresa Studio DADO, sediada em Miami, a arquitetura do local é inspirada na beleza cativante e nas curvas do deslumbrante Antelope Canyon, no Arizona, com tons de cores quentes complementados por linhas horizontais em cascata e toques azuis serenos, criando um espaço perfeitamente convidativo e encantador para os hóspedes relaxarem. 

O Norwegian Aqua possui novos restaurantes, incluindo o Sukhothai, um restaurante de especialidades tailandesas apresentando pratos como o Thai Cashew Chicken e Nam Tok Neua; bem como o Planterie, um novo restaurante no Indulge Food Hall, com itens de menu como o Mediterranean Goddess Bowl.


Ambientes elevados e redesenhados

De novos designs a uma maior oferta de locais para se sentar, o novo Norwegian Aqua contará com restaurantes e lounges aprimorados anteriormente estreados na Classe Prima. Das mentes criativas do Studio DADO, um dos principais restaurantes do navio, o Commodore Room, agora apresentará um design rústico e luxuoso inspirado em seu homônimo marítimo. Rendendo homenagem à narrativa inspirada na sala do capitão, o local transportará os hóspedes para os tempos passados da sofisticação marítima com mobiliário de madeira antigo; bancos de couro; pisos que imitam as linhas de um píer; e incríveis acentos de pedra, tudo com um toque delicado e moderno. 

Metropolitan, o moderno bar de coquetéis Sail & Sustain da Norwegian, que ganhou o prêmio Vibe Vista de 2024 de "Melhor Programa de Bebidas", retornará a bordo do Norwegian Aqua e apresentará um novo design distinto dos outros navios da Classe Prima. Relocalizando-se do meio do navio para a popa do convés sete, o bar inovador agora contará com um piano de cauda e um pequeno espaço de entretenimento para os hóspedes desfrutarem de música ao vivo com seus coquetéis Sail & Sustain, vinhos biodinâmicos e licores produzidos de forma sustentável. Inspirado nas áreas art déco e modernas de meados do século da cidade de Nova York, o Studio DADO criou um enclave íntimo com tons escuros, design chamativo e plantas, oferecendo uma atmosfera descontraída para os hóspedes desfrutarem de uma bebida noturna.

O Nama Sushi and Sashimi, que estreou pela primeira vez no Norwegian Prima e no Norwegian Viva, agora apresentará um design novo e animado do Studio DADO a bordo do Norwegian Aqua. Introduzindo uma nova paleta de cores, o espaço busca inspiração no vibrante mundo da arte do Manga. Os hóspedes podem esperar uma experiência gastronômica divertida cercada por cores vibrantes de verde limão e preto.

Localizado no convés 17, o Surfside Café contará com janelas do chão ao teto, proporcionando aos hóspedes vistas panorâmicas enquanto desfrutam de uma experiência gastronômica de buffet expansiva e diversificada. Apresentando um novo design da empresa com sede em Londres, A.D. Associates, o local, que serve três refeições por dia mostrará cores quentes, tons de pôr do sol e paletas de cores atemporais.

Ao lado, oferecendo as mesmas vistas panorâmicas do Surfside Café, o restaurante de frutos do mar mediterrâneos de luxo da Classe Prima, Palomar, apresentará um design elevado com materiais naturais, como corda e assentos de madeira complementados por toques de azul e tons de roxo escuro. 

A bordo do Norwegian Aqua, o Whiskey Bar se mudará para o convés seis, perto do novo Swirl Wine Bar, enquanto o Belvedere Bar se mudará para o convés oito, no coração do átrio, onde os hóspedes poderão desfrutar de drinks e entretenimento noturno.

O Penrose Bar e o Waves Pool Bar também apresentarão novos designs, e locais como The Local Bar & Grill, o restaurante de estilo pub 24 horas da NCL, Hasuki, uma animada experiência japonesa de hibachi, e o Cagney’s, a churrascaria americana de luxo exclusiva da Norwegian, serão expandidos para acomodar ainda mais hóspedes. 


Favoritos dos Hóspedes que Retornam

Além de apresentar novas experiências gastronômicas e de bebidas e designs, os restaurantes favoritos dos hóspedes retornarão ao Norwegian Aqua, como o Hudson’s, o elevado restaurante principal que oferece 270⁰ de vistas panorâmicas; Le Bistro, o restaurante francês de alta qualidade inspirado no Palácio de Versalhes; Los Lobos, o restaurante contemporâneo e autêntico de gastronomia mexicana com assentos ao ar livre; e o Onda by Scarpetta, o restaurante italiano de luxo, que também oferece refeições ao ar livre na Ocean Boulevard.

Para uma lista completa das ofertas gastronômicas e de bebidas do Norwegian Aqua, clique aqui.

Com tantas opções culinárias para escolher, o programa Free at Sea da Norwegian Cruise Line oferece aos hóspedes mais valor com benefícios que aprimoram a experiência de férias, incluindo créditos para restaurantes de especialidades, pacote de bebidas ilimitado, créditos para excursões em terra, minutos de Wi-Fi e muito mais.

Programado para ser o 20º navio na frota da Norwegian Cruise Line, o Norwegian Aqua contará com experiências inéditas na indústria e na marca, incluindo a primeira montanha-russa híbrida e toboágua do mundo, o Aqua Slidecoaster; o Glow Court, um complexo esportivo digital com um piso LED interativo; e as primeiras Suítes Duplex de Três Quartos do Haven by Norwegian®, o complexo exclusivo da marca acessível somente com acesso premium.

A partir de abril de 2025, o Norwegian Aqua navegará em itinerários de sete dias pelo Caribe saindo de Port Canaveral, Flórida, com escalas nos destinos tropicais de Puerto Plata, República Dominicana; Tortola, Ilhas Virgens Britânicas; St. Thomas, Ilhas Virgens Americanas; e Great Stirrup Cay, a ilha particular da Norwegian nas Bahamas. Após a temporada caribenha do navio, o Norwegian Aqua oferecerá viagens de cinco e sete dias para Bermudas saindo da cidade de Nova York de agosto de 2025 a outubro de 2025 e, em seguida, navegará itinerários de cinco e sete dias no Caribe Oriental a partir de Miami, a "Capital Mundial dos Cruzeiros", de outubro de 2025 a abril de 2026.

Para mais informações sobre a frota de 19 navios premiada da empresa e itinerários em todo o mundo, ou para reservar um cruzeiro, entre em contato com um profissional de viagens, ligue para (11) 3177-3131 ou visite aqui.


Fonte: Lucia Paes de Barros

Em collab inédita, Amstel e Electrolux criam cervejeira exclusiva


A Amstel, cerveja puro malte feita com a magia da levedura holandesa e pertencente ao Grupo HEINEKEN, em parceria com a Electrolux, marca de eletrodomésticos mais vendida do Brasil, apresenta um produto que une o melhor das duas marcas: uma cervejeira que conta com design e tecnologia, a I AM Electrolux. A collab leva inovação, praticidade e autenticidade para dentro da casa de um público selecionado, por meio de uma Cervejeira Electrolux MultiDrinks (BCG96 Vertical) personalizada com o visual de Amstel. A princípio o produto não estará à venda, mas algumas unidades serão disponibilizadas para parceiros das marcas e formadores de opinião.

A ação especial busca reforçar que as duas marcas compartilham o espírito de conexão e leveza, proporcionando momentos autênticos de entretenimento e lazer entre amigos e familiares com a cerveja na temperatura ideal. Com soluções completas e sustentáveis para todos os ambientes, a Electrolux conta com um portfólio de produtos desenvolvidos com tecnologias exclusivas, que ajudam no preparo e preservação dos alimentos, evitando desperdícios, além de funções exclusivas que cuidam das suas roupas para que elas durem mais tempo e apresenta uma cervejeira feita para os apreciadores de bons encontros e proporciona uma experiência de Casa Bem Vivida.

E ninguém melhor para apoiar essa ideia do que a Amstel, marca que está trabalhando em suas campanhas o conceito de I AMSTEL – O Sabor Incomparável de Sermos Nós Mesmos. O tema da campanha reflete os pilares fundamentais da cervejaria holandesa, destacando a autenticidade e a liberdade para curtir experiências únicas ao lado de quem você ama e promovendo o sabor incomparável de ser quem você quiser ser.

A cervejeira exclusiva preserva o líquido com frescor, mantendo a temperatura perfeita sem congelar e ainda armazena outras bebidas como água, sucos e refrigerantes e apresenta um design diferenciado, estampando a logo da marca e parte de sua identidade visual.


Sobre o Grupo HEINEKEN

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora.

No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado Clash’d. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.


Sobre o Electrolux Group

O Electrolux Group é um grupo global líder de eletrodomésticos que transforma a vida para o melhor há mais de 100 anos. Nós reinventamos as experiências de sabor, cuidado e bem-estar para milhões de pessoas, sempre se empenhando para estar à frente da sustentabilidade na sociedade por meio de nossas soluções e operações. Através de nossas marcas líderes, que incluem a Electrolux, AEG e Frigidaire, vendemos produtos para cozinhas domésticas e profissionais em mais de 120 mercados, todos os anos. Em 2023, o Electrolux Group teve um faturamento de 134 bilhões de SEK e empregou 45 mil pessoas pelo mundo. No Brasil, a marca Electrolux está presente em 67% dos lares, incluindo a Continental, adquirida em 2017 para alavancar as operações do Grupo no País e apoiar o crescimento sustentável da companhia. Por meio da Continental, já conhecida e respeitada por milhões de famílias brasileiras, a estratégia é proporcionar aos consumidores uma vida descomplicada para que possam se dedicar às atividades com quem realmente importa. Para mais informações, acesse o site oficial da Electrolux.

*Marca mais vendida de acordo com painel Mensal GFK, de Jan/22 à Out/23 Incluindo: Fogões, Lavadoras, Geladeiras, Micro-ondas, Fornos, Cooktops, Cervejeiras, Adegas, Filtros de Água, Ar Condicionado, Freezer, Coifa, Depurador, Lava Louças e Secadora de Roupas


Fonte: Agência Lema

Leblon Rooftop Wine Jazz Festival 2024: Um encontro iluminado pela lua com vista panorâmica


Com uma vista de 360º da Lagoa Rodrigo de Freitas e das Praias do Leblon e Ipanema, O Leblon Rooftop, novo espaço de confraternização do Shopping Leblon, recebe a terceira edição do Wine Jazz Festival, uma produção da WineHaus. O festival que acontece de 19 a 28 de abril, em antecipação ao Dia Internacional do Jazz, dia 30 deste mês, celebra também a estreia do aplicativo do empreendimento e do novo momento do programa de relacionamento SOLAR.

Serão 9 dias, com intervalo no dia 24, de música ao vivo e experiências com mais de 60 rótulos de vinhos cuidadosamente selecionados para o evento, proveniente das mais requintadas vinícolas nacionais às maiores produtoras de vinhos da América Latina e Europa.

Os participantes poderão desfrutar ainda de deliciosas opções gastronômicas, criadas pela chef Monique Gabiatti, especialmente projetadas para harmonizar com os vinhos em exibição. Outro restaurante confirmado para o evento é a premiada ELLA PIZZARIA.


Edições anteriores: 

Após 5 anos, nasce a terceira edição e evolução do Wine Jazz Festival, agora em formato inédito e num local de perder o fôlego, o Leblon Rooftop. O Festival que foi inspirado no renomado Montreux Jazz Festival, na Suíça, oferece uma seleção eclética de artistas, incluindo Alma Thomas, Taryn Szpilman, Duoderiz & The Flamming Orchestra, e muitos outros. DJs como Fabs Mondego e Nepal irão manter o ritmo durante todo o evento.


Confira a programação completa: 


Abril

Sex܂19: Grand Opening w/ Bossa Jazz by Alma Thomas

Sáb.20: Folklore Sunset w/ Duoderiz & The Flame Orchestra + Bagunço + DJ Bernardo Campos + DJ Rafa M

Dom܂21: Clericot Sunday w/ EL Miraculoso SambaJazz + Rodrigo Sha

Seg܂22 /Véspera de Feriado: Jazzeria w/ Taryn Szpilman + DJ Leo Paes Leme

Ter܂23 /Feriado: Paella del Cielo by MONIQUE GABIATTI w/ Cisco Jazz + Tributo Amy Winehouse + Tropically + Rafa M

Qua܂24: RossoNero by ELLA : Flamengo x Bolívar

Qui܂25: WineRocks w/ OgroJazzBand + Fabs Mondego (Rocka-Rocka)

Sex܂26: Tributo Nina Simone by Alma Thomas + Nepal

Sáb.27: JazzAHEAD Sunset : Quinteto Nucelar + Gustavo MM

Dom܂28: Clericot Sunday : Samba de SantaClara + Funkadelic Ensemble


Ingressos: 

Os ingressos para o Leblon Rooftop Wine Jazz Festival já estão à venda no site www.winejazz.rio.br. Os participantes podem optar pelo Ingresso normal a partir de R$ 40 ou pelo WineHAUS Club Degustação a partir de R$ 75. Os ingressos do WineHAUS Club Degustação incluem degustação de 2 taças de vinho ou um desconto de R$ 50 na compra da primeira garrafa.


Shopping Leblon 

Endereço: Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Terraço - Leblon

Leblon Rooftop Wine Jazz Festival: das 16h às 22h

Horário de Funcionamento: 

Segunda a sábado: das 10h às 22h

Domingo: das 12h às 21h


Sobre o Shopping Leblon 

Localizado em um dos bairros mais famosos do Rio de Janeiro, o Shopping Leblon se consagrou por abrigar um mix de marcas ícones da moda. A gastronomia também é um importante pilar do shopping, com opções diversificadas, para todos os gostos, e a vista privilegiada do seu espaço gastronômico para o Corcovado e o Cristo Redentor.

As sugestões de lazer e cultura incluem um cinema, um teatro e a Livraria da Travessa, palco das mais concorridas sessões de autógrafos, além de um espaço de recreação infantil. O shopping é um entusiasta em promover a arte brasileira, trazendo sempre um novo artista plástico para expor seu trabalho no ArtWal e realiza um importante trabalho focado na sustentabilidade do empreendimento. Com um projeto arquitetônico que tem uma elegância despojada e o estilo de vida do carioca, que tanto encantam locais e turistas, o Shopping Leblon se tornou um dos mais admirados destinos de compras e lazer da cidade.


Fonte: Approach

Vinhos se destacam como principal produto físico no mercado de assinaturas


O mercado de assinaturas, também conhecido como subscription economy, tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Segundo o “Relatório Assinaturas 2024”, realizado pela Vindi e Opinion Box, 44% dos assinantes de serviços possuem alguma assinatura para produtos físicos como os vinhos (12%), que lideram como os itens mais adquiridos, seguidos por produtos para pets (11%) e livros (9%). De acordo com a Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, a busca por assinaturas de vinhos se dá por um interesse do consumidor em aprender mais sobre a cultura do vinho. 

“O Brasil ainda é o país da cerveja e ainda não tem uma cultura de vinho estabelecida”, diz Laura Barros, diretora de marketing da Wine. “O principal desafio do consumidor é escolher bons rótulos quando se depara com tantas opções de vinhos, tantas uvas distintas de tantos países diferentes e a proposta de uma assinatura resolve esse problema ao trazer a curadoria de produtos todos os meses por um preço compatível ao orçamento do consumidor”, diz Laura.

Apesar da ascensão das assinaturas físicas, conforme a pesquisa, esse modelo ainda permanece em segundo plano em relação às assinaturas de produtos digitais  – sobretudo os serviços e plataformas de streaming, assinados por 82% dos entrevistados. Neste contexto, para o crescimento do mercado de assinaturas para produtos físicos, é essencial ter foco em aprimorar a dinâmica e custos para fretes, segundo análise do relatório. 

Por essa razão, a Wine opera por meio de um modelo de desintermediação e também com foco na experiência do sócio. A empresa realiza a ponte direta entre os produtores de vinho até o consumidor final. “Nossa equipe de winehunters faz a seleção dos vinhos, fazemos a importação própria e entregamos diretamente na casa de nossos sócios”, diz a executiva. “Isso nos permite entender a cadeia completa, oferecer preços competitivos e ter ganhos de escala em nossas negociações para o vinho chegar na casa do nosso sócio por um preço mais acessível”. 


Crescimento do clube de assinaturas 

Com isso, o Clube Wine, programa de assinatura e receita recorrente da empresa, tem registrado um crescimento significativo nos últimos anos. O Clube Wine encerrou o ano de 2023 com 417 mil assinaturas ativas, conquistando 51 mil novas assinaturas em relação às 366 mil registradas no final do ano de 2022, equivalente a um crescimento de 13,9%. 

"Para nós, é um momento de celebração alcançar essa marca", diz a diretora de marketing da Wine. "Também estamos atentos ao crescimento da nossa base de sócios em mercados internacionais, como o México, onde já contamos com mais de 15 mil assinaturas ativas”. 


Estratégias para conquistar público consumidor

De acordo com a Wine, o crescimento do Clube Wine, principal unidade de negócio da empresa, mostra como o público consumidor no Brasil está aberto a aprender e explorar novos rótulos de vinho. “Os brasileiros reconhecem que não têm essa tradição arraigada, desejam aprender sobre a cultura do vinho e estão interessados em experimentar rótulos de todo o mundo. Diferentemente dos argentinos, por exemplo, que geralmente só consomem vinhos argentinos”, explica a executiva.  

Uma das principais estratégias da empresa para conquistar cada vez mais assinantes é oferecer, além de garrafas diferentes todos os meses, informações de qualidade através da Revista Wine que acompanha a Winebox que chega na casa dos consumidores com histórias sobre os rótulos do mês, receitas de pratos e sobremesas, qualidades das bebidas, assim como métodos e regiões que produzem vinhos. 

A Wine aposta ainda na produção de conteúdo distribuído por meio do podcast Wineverso e do app Wine Vinhos que possui gamificação para levar conhecimento através do entretenimento, além de completar este ecossistema com espaços diferenciados de degustação nas 17 lojas físicas que a marca possui espalhadas pelo país. “O vinho é um produto com alma, tem uma história, uma família, o tempo da terra. É um produto quase artesanal. Nosso papel é contar essas histórias envolventes para os nossos sócios”, diz Laura.


Sobre a Wine

A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 15 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Com a missão de conectar mais pessoas por meio da paixão pelo vinho e tornar o vinho um produto hiper disponível no mercado brasileiro, além do Clube Wine, a marca atua com o e-commerce www.wine.com.br, o app Wine Vinhos (disponível para download na AppStore e Google Play) e possui 17 lojas físicas no Brasil. São três unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e 12 em cidades como Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Salvador, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Além disso, a Wine está presente no México, com o clube de assinatura “Vino como quieras”. Ao lado da Cantu Grupo Wine e da Bodegas Grupo Wine, marcas que atuam com foco no B2B, a empresa compõe o Grupo Wine, que ocupa o primeiro lugar no ranking de importação e se consolidou como o grupo #1 de vinhos no Brasil.


Fonte: HERCOG

Festa especial marca um ano de Bebedouro


O Bebedouro estreou na cena gastronômica de BH dia 15 de abril de 2023 e no próximo dia 18 de abril, quinta-feira, vai abrir as portas especialmente para celebrar seus primeiros 365 dias. A casa foi criada no conceito bar de fogo, onde praticamente todo o menu passam pela parrilla da casa. Para celebrar com seus clientes, a casa vai dar um barril de chope Brahma para os primeiros clientes. Quem preferir pode escolher espumantes Like Wine como welcome drink. A festa é surpresa para os clientes. Haverá música ao vivo, e o ponto alto será uma mesa, que será apresentada no final da noite, lotada de... surpresas. Desculpe a redundância, mas não podemos contar. Sem spoiler. 

Neste primeiro ano a casa teve 120 mil pessoas atendidas, que consumiram 25 toneladas de carne e 150 mil copos de chope. Só de picanha foram 3,5 toneladas. 110mil porções saíram da cozinha e mais de 65 mil drinks foram servidos. Cinco mil garrafas de vinhos ficaram vazias ma casa, que foi palco de mais de mil aniversários, cinco casamentos e 36 despedidas de solteiro.


Sobre o Bebedouro:

A Pampulha ganhou um bar especializado em carnes e conhecido por valorizar os drinks e cervejas artesanais. Com vista panorâmica para a famosa Igrejinha da Pampulha e para a roda gigante do Parque Guanabara, a casa valoriza a represa que, desde 2016, integra o patrimônio mundial da UNESCO.

A gastronomia e a decoração são os destaques da proposta principal. Uma parrilla foi idealizada por Diogo Manfredini, proprietário da casa, utilizando vergalhões e ferragens, projetada de forma bastante criativa por ele. É nesse equipamento que praticamente todos os pratos são elaborados, seguindo a tendência atual de uma cozinha a base de fogo, o que justifica o título do local como um “bar de fogo”.

No cardápio, dentre as opções bovinas, destacam-se picanha, fraldinha com mostarda, mignon com gorgonzola, T-Bone e tomahawk com manteiga de ervas. Há ainda a opção de ostras (clássicas - gratinadas; ou com bacon), trazidas de Santa Catarina, proporcionando uma mistura exótica de carnes vermelhas e frutos do mar. Outro destaque é o pernil de cordeiro e a tulipa de frango à moda italiana. Nas grelhas, também é preparado salmão. A linguiça artesanal é servida em formato caracol, além da clássica panceta, também como aposta. O bacon é destaque, sendo preparado com açúcar mascavo, deixando-o mais crocante e realçando seu sabor.

Como entradas, são oferecidas diversas opções, tais como tostadas: torradas de salmão e de tomate, croquetes de carne, e camarão à romana (empanados com parmesão). Outras opções incluem bolinho de bacalhau e batatas rústicas, que podem ser servidas com ou sem pulled pork. Este último é o destaque de um sanduíche com muçarela e sour cream. Por fim, os sanduíches de brisket com queijo canastra e vinagrete defumado, e o cheeseburger com costela e bacon.

O local é exclusivo e diferenciado, com móveis feitos pelo próprio Diogo, que também desenhou e executou vários outros projetos em bares da cidade e do Brasil.

O destaque da decoração é o paisagismo e a criatividade. Há três fontes de água em meio a folhagens exuberantes, criando um clima muito agradável de quintal.  Um galinheiro, com velhos monitores de computador utilizados como ninhos, onde as aves se abrigam, também faz parte do ambiente. Além disso, o local contará comum cinema a céu aberto e uma caminhonete Chevrolet dos anos 70, transformada em tapping com chopeiras e barris. Um charme!Quatro lareiras estão distribuídas pela casa, instaladas no chão, oferecendo um serviço completo e versátil. Podem ser reservadas para grupos desfrutarem de vinhos e espumantes durante o inverno, enquanto se aquecem ao redor da lareira, ou serem utilizadas como uma grande champanheira no verão para manter as bebidas geladas. No total, são 400 lugares em 1.400 metros quadrados.

No bar, são oferecidos chopes artesanais de Minas Gerais, como Verace, Capa Preta e Stadt Jever, além de muitos drinks exclusivos. São seis à base de gin, incluindo o Bebedouro (xarope de grenadine, tônica, espuma de gengibre e pimenta rosa). Outros clássicos são o Kir Royale e Aperol Spritiz, além demais quatro opções à base de vodca,as tradicionais caips, e também drinks à base de Jack Daniel’s. Para os amantes de saquê, o Tóquio Mule é uma excelente opção, servido com espuma de gengibre. Há também disponíveis opções não alcoólicas, e em dias selecionados, open wine.

O Bebedouro de BH é inspirado no homônimo de Curitiba, que foi inaugurado em 1977 no Largo da Ordem – local histórico da capital do Paraná. Um dos destaques da casa eram os camarões. O estabelecimento original era localizado ao lado do teatro e frequentado por diversos artistas e famosos. Dona Angela – fundadora do local –, além de comandar a cozinha e a gestão da casa, fazia questão de ir em cada mesa e cantar uma música para alegrar os clientes. O bar funcionou até 1983 e marcou a história da cidade.


Bebedouro Bar e Fogo

https://www.instagram.com/bebedourobarefogo/

Otacílio Negrão de Lima 1835 – São Luiz


Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Bebedouro Bar & Fogo celebra um ano com almoço harmonizado feito na parrilla


Dentro das comemorações de um ano do Bebedouro Bar & Fogo, a casa vai preparar um projeto especial dia 20 de abril, um menu no almoço, com cinco tempos e pratos exclusivos. A proposta foi estudada pelo proprietário da casa, Diogo Manfredini, em viagem recente para a Argentina, e a ideia é fazer o público harmonizar os pratos com vinhos ou chopes especiais. São apenas 70 lugares.

Enquanto o pessoal for chegando, um carrinho especial terá queijos brie com uvas roxas em frigideiras, tomates cereja confitados com alho, cesta de pães com geléias e manteigas saborizadas. E isso antes de começar a jornada gastronômica. “Vamos ter um roteiro, mas com certeza quero trazer surpresas ao público, com ingredientes que podem aparecer no dia. produtos sazonais e de ocasião.

A primeira entrada será com ostras com sal grosso e limão e a segunda entrada será croquetes com maionese de alho ou dadinhos com geleia de abacaxi e pimenta biquinho. A entrada que fecha os primeiros três tempos, traz mini Sanduíche de Brisket com queijo canastra e vinagrete defumado. O prato principal será T-bone com batata rústica e legumes, um dos destaques do menu da casa, um prato charmoso e campeão de vendas. A sobremesa será banana com mousseline de chocolate e chantilly. Pra harmonizar, vinhos e chopes. Foram escolhidos espumante, vinhos branco e tinto para combinar com o menu. Quem preferir, tem chope também. Os interessados podem fazer reservas, com valor que inclui comida e bebida. Será a partir de maio dia até as 17h.


Sobre o Bebedouro:

A Pampulha ganhou um bar especializado em carnes e conhecido por valorizar os drinks e cervejas artesanais. Com vista panorâmica para a famosa Igrejinha da Pampulha e para a roda gigante do Parque Guanabara, a casa valoriza a represa que, desde 2016, integra o patrimônio mundial da UNESCO.

A gastronomia e a decoração são os destaques da proposta principal. Uma parrilla foi idealizada por Diogo Manfredini, proprietário da casa, utilizando vergalhões e ferragens, projetada de forma bastante criativa por ele. É nesse equipamento que praticamente todos os pratos são elaborados, seguindo a tendência atual de uma cozinha a base de fogo, o que justifica o título do local como um “bar de fogo”.

No cardápio, dentre as opções bovinas, destacam-se picanha, fraldinha com mostarda, mignon com gorgonzola, T-Bone e tomahawk com manteiga de ervas. Há ainda a opção de ostras (clássicas - gratinadas; ou com bacon), trazidas de Santa Catarina, proporcionando uma mistura exótica de carnes vermelhas e frutos do mar. Outro destaque é o pernil de cordeiro e a tulipa de frango à moda italiana. Nas grelhas, também é preparado salmão. A linguiça artesanal é servida em formato caracol, além da clássica panceta, também como aposta. O bacon é destaque, sendo preparado com açúcar mascavo, deixando-o mais crocante e realçando seu sabor.

Como entradas, são oferecidas diversas opções, tais como tostadas: torradas de salmão e de tomate, croquetes de carne, e camarão à romana (empanados com parmesão). Outras opções incluem bolinho de bacalhau e batatas rústicas, que podem ser servidas com ou sem pulled pork. Este último é o destaque de um sanduíche com muçarela e sour cream. Por fim, os sanduíches de brisket com queijo canastra e vinagrete defumado, e o cheeseburger com costela e bacon.

O local é exclusivo e diferenciado, com móveis feitos pelo próprio Diogo, que também desenhou e executou vários outros projetos em bares da cidade e do Brasil.

O destaque da decoração é o paisagismo e a criatividade. Há três fontes de água em meio a folhagens exuberantes, criando um clima muito agradável de quintal.  Um galinheiro, com velhos monitores de computador utilizados como ninhos, onde as aves se abrigam, também faz parte do ambiente. Além disso, o local contará comum cinema a céu aberto e uma caminhonete Chevrolet dos anos 70, transformada em tapping com chopeiras e barris. Um charme!Quatro lareiras estão distribuídas pela casa, instaladas no chão, oferecendo um serviço completo e versátil. Podem ser reservadas para grupos desfrutarem de vinhos e espumantes durante o inverno, enquanto se aquecem ao redor da lareira, ou serem utilizadas como uma grande champanheira no verão para manter as bebidas geladas. No total, são 400 lugares em 1.400 metros quadrados.

No bar, são oferecidos chopes artesanais de Minas Gerais, como Verace, Capa Preta e Stadt Jever, além de muitos drinks exclusivos. São seis à base de gin, incluindo o Bebedouro (xarope de grenadine, tônica, espuma de gengibre e pimenta rosa). Outros clássicos são o Kir Royale e Aperol Spritiz, além demais quatro opções à base de vodca,as tradicionais caips, e também drinks à base de Jack Daniel’s. Para os amantes de saquê, o Tóquio Mule é uma excelente opção, servido com espuma de gengibre. Há também disponíveis opções não alcoólicas, e em dias selecionados, open wine.

O Bebedouro de BH é inspirado no homônimo de Curitiba, que foi inaugurado em 1977 no Largo da Ordem – local histórico da capital do Paraná. Um dos destaques da casa eram os camarões. O estabelecimento original era localizado ao lado do teatro e frequentado por diversos artistas e famosos. Dona Angela – fundadora do local –, além de comandar a cozinha e a gestão da casa, fazia questão de ir em cada mesa e cantar uma música para alegrar os clientes. O bar funcionou até 1983 e marcou a história da cidade.


Bebedouro Bar e Fogo

https://www.instagram.com/bebedourobarefogo/

Otacílio Negrão de Lima 1835 – São Luiz


Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Baco Dvino é o primeiro wine bar com vinhos de baixa intervenção no Jardins


O bairro do Jardins ganhou o primeiro wine bar dedicado a vinhos artesanais e de baixa intervenção. É o Baco Dvino, de propriedade de Renan Scapim e Raphael Lucente, apaixonados pela bebida.

Instalado numa casa aconchegante, o wine bar tem carta de vinho com 56 rótulos, entre orgânicos, biodinâmicos e naturais e oferece 16 opções em taça, que variam semanalmente, com preços entre R$ 27,00 e R$ 195,00.

Para acompanhar os vinhos, um cardápio enxuto com comidinhas, como Tábua de Queijos Brasileiros (três tipos de queijos de produtores brasileiros com curadoria Queijuz, com pão de fermentação natural e mel) R$ 55,00; Anchovas do Mediterrâneo no pão e manteiga (R$ 50,00); Bruschettas  (abobrinha, berinjela, mix de cogumelos, alichela ou mista (R$40,00); Pizzas com massa de fermentação natural marguerita, funghi, zucchini e pepperoni) R$55, entre outras delícias.

Se a ideia é experimentar vários vinhos, o Baco Dvino oferece duas experiências, acompanhadas por informações sobre os produtores e vinhos servidos:

Experiência Baco: inclui 5 taças de vinho, com 50 ml cada, sendo 2 vinhos brancos, 1 vinho laranja e 2 vinhos tintos, por R$ 110,00.

Experiência Baco Premium: inclui 4 taças de vinho, com 50 ml cada, sendo 2 vinhos brancos e 2 vinhos tintos, por R$ 190,00.

Os rótulos variam, permitindo que clientes habituais desfrutem de vinhos diferentes a cada visita ao Baco Dvino.


Baco Dvino

Alameda Itu, 1306, Jardim Paulista,

WhatsApp é o (11) 93039-1306.

Horário de Funcionamento:

3⁠ª a 5⁠ª feira, das 18h às 23h; 6a feira, das 18h à meia-noite; sábado, das 16h à 1h; e domingo, das 16h às 22h.

Número de Lugares: 37 sentados e 60 em pé


Fonte: Ônix Press

Viagem Gastronômica: Programa-se para curtir o "Despertar dos Cogumelos Selvagens" no Parador


Se programar com antecedência, pode garantir vaga em um dos eventos mais cobiçados do Parador que – por causa da sazonalidade – só é feito em determinada época do ano. Em 2024, o “Despertar dos Cogumelos Selvagens” acontece de 17 a 19 de maio, e 14 a 16 de junho; será um fim de semana com uma experiência gastronômica incrível, que envolve desde a caça até a descoberta de nuances de sabores do ingredientes e refeições especiais protagonizadas por cogumelos colhidos na bucólica região dos Campos de Cima da Serra, em Cambará do Sul.

A programação do Glamping começa na sexta-feira: no fim da tarde, uma banda de jazz entretém os participantes que, na sequência, às 20h30, participam de um jantar de boas-vindas no Restaurante ALMA RS, com um menu degustação especial que valoriza a cozinha do Rio Grande do Sul, utilizando ingredientes frescos de produtores locais, criados pelo chef Rodrigo Bellora.

No dia seguinte, às 10h00, após o café da manhã, o grupo parte para a exploração na floresta de Pinus, para a caçada em busca dos grandes cogumelos Porcini escondidos no solo encoberto da mata, conduzido pelo chef e especialista Altemir Pessali. E às 12h30, será brindado com um almoço na beira da cachoeira em meio às araucárias.

O sábado à tarde está reservado para fazer uma trilha nas matas nativas com os biólogos João Travi e Jeferson Timm, contemplando campos, matas de araucárias, rios e banhados. Durante o passeio, dará para observar e fauna e a flora local e entender a biodiversidade da região, identificando os tipos e famílias dos cogumelos e o seu uso. O passeio termina na Queijaria Campo Nativo, com uma deliciosa degustação de queijos com os cogumelos coletados na caçada preparados pelo chef. O Grande Final deste dia intenso, será com um jantar especial com pratos selecionados do menu do ALMA RS, harmonizados com vinhos da Vinícola Almaúnica.

Os hóspedes terão o dia livre no domingo para poder curtir o Parador, relaxar na piscina, fazer um tratamento no spa, ou até passeios por uma das regiões mais deslumbrantes do Brasil.


Serviço

Evento: O Despertar dos Cogumelos Selvagens

Datas: de 17 a 19 de maio de 2024; ou 14 a 16 de junho de 2024.

Pacotes: a partir de R$ 2169,00 por pessoa em apto duplo, inclui 02 diárias de hospedagem em barraca luxo, com toda a programação, café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar inclusos (exceto bebidas).

Informações e Reservas: (54) 3295-7575

Email: reservas@casahoteis.com.br


Sobre o Parador

Parador é um hotel estilo glamping (junção de glamour com camping) localizado em Cambará do Sul (RS), próximo aos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral e seus belíssimos cânions. Oferece hospedagem em cabanas, suítes e casulos, com todo conforto.  Integra o Casa Hotéis, coleção de hotéis de charme do Rio Grande do Sul que oferece hospedagem de alto padrão e atendimento personalizado para os hóspedes. Fundado em 1997, o Casa Hotéis conta com quatro empreendimentos no estado: os hotéis Casa da Montanha, Petit Casa da Montanha e Wood, em Gramado, e o Parador, em Cambará do Sul.

https://www.paradorcasahoteis.com.br/

@paradorcambaradosul

@restaurantealmars


Fonte: B4Tcomm

Galbani ensina receita de berinjela a parmegiana


Galbani, principal marca de queijos italianos na Itália, acaba de chegar ao Brasil com a proposta de trazer a experiência da verdadeira culinária italiana. Por isso, preparou uma receita digna de uma verdadeira nonna, que vai deixar qualquer brasileiro com água na boca. Confira: 


Berinjela à Parmegiana 

Ingredientes: 

2 berinjelas cortadas em rodelas grossas 

3 colheres de sopa de azeite 

1 cebola picada 

2 dentes de alho picados 

2 latas de tomate pelado 

1 xícara de chá de água 

Orégano fresco a gosto 

500gr de carne moída 

Sal e pimenta do reino a gosto 

1 xícara de chá de Queijo Grana Padano Galbani ralado 

Modo de Preparo 

Lave bem, corte as berinjelas em rodelas de aproximadamente 1cm. 

Depois tempere-as com sal, pimenta do reino e 2 colheres de sopa de azeite. 

Distribua as rodelas em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 10 minutos. 

Em uma panela adicione uma colher de sopa de azeite, refogue a cebola por 2 minutos, junte o alho picado e refogue até dourar, adicione a carne moída e refogue por 10 minutos, adicione os tomates pelados cortados e a água e misture bem, deixe ferver por 15 minutos, Adicione o orégano fresco e ajuste o sal e pimenta do reino a gosto. 


Montagem e Gratinado 

Com as berinjelas já pré-assadas, utilize uma colher para dar uma leve pressionada no centro das berinjelas para formar uma `caminha`. 

Adicione o molho por cima, cubra com Queijo Grana Padano Galbani ralado 

e leve para gratina por mais 10 minutos ou até dourar. 

Tempo de Preparo: 50 minutos 

Rendimento: 6 a 8 porções 


Sobre Galbani 

Com mais de 140 anos de tradição, Galbani é a principal marca de queijos da Itália. Ao todo a marca comercializa 14 SKUs entre mussarela, parmesão, creme de ricota, manteiga e outros.  

Fundada por Egidio Galbani em Ballabio, Lecco, Galbani está presente em mais de 100 países. 

A marca italiana faz parte da multinacional Lactalis, empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier, e sua comercialização e distribuição nacional é realizada pela DPA.  


Sobre DPA 

Empresa líder no segmento de lácteos refrigerados no Brasil. Nosso portfólio inclui iogurtes, sobremesas lácteas, leite fermentado, petit suisse e requeijão. Ao longo dos anos, os nossos produtos conquistaram um espaço no coração dos brasileiros com marcas icônicas como Chamyto®, Chambinho®, Chandelle®, Nestlé®, Nestlé® Grego, Nestfit®, Molico®, Ninho® e Neston®. Nosso time é movido por um propósito claro: nutrir um futuro mais saudável. Para isso, oferecemos produtos de qualidade, nutritivos e gostosos que encantam o paladar e deleitam os sentidos dos nossos consumidores. Em 2023, passamos a fazer parte do Grupo Lactalis, empresa familiar de origem francesa criada em 1933 por André Besnier e hoje líder mundial no mercado de lácteos com presença em 88 países, mais de 250 fábricas e 85 mil colaboradores. 


Fonte: Agência Pub

Técnicos em Cervejaria: da matéria-prima à comercialização


Coordenar, supervisionar e executar atividades no ramo da produção de cervejas. Essas são algumas das atribuições dos técnicos industriais em Cervejaria, modalidade do eixo de Produção de Alimentos cujos profissionais combinam conhecimentos de áreas como química, biotecnologia, alimentos e bebidas e física no exercício profissional, que pode ocorrer em grandes empresas fabricantes de cerveja ou até mesmo na produção artesanal.

A modalidade ganhou recentemente uma resolução do CFT, a Resolução n.º 259/2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 5 de abril, estabelece atribuições, prerrogativas e campos de atuação para os profissionais. 

O presidente do CFT, Solomar Rockembach, enfatiza que o profissional da modalidade pode assumir responsabilidade por estudos, serviços e projetos, como é o caso dos laudos técnicos e vistorias em cervejarias, por meio da emissão do Termo de Responsabilidade Técnica (TRT).  


Formação

Entre os 17 cursos da modalidade atualmente cadastrados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) do Ministério da Educação (MEC) está o do Instituto Federal Catarinense (IFC) no campus Brusque, cidade localizada a 70 quilômetros da capital. 

Segundo a coordenadora, Tatiane Carvalho, o curso criado em 2019 é gratuito e certificado pelo MEC, e conta com um currículo com duração de dois anos e 1.200 horas de aula, sendo 40% de atividades práticas, incluindo visitas técnicas em cervejarias de Brusque e região, maltearias e plantação de lúpulo. Carvalho destaca ainda a excelência da formação do corpo docente, que inclui doutores em áreas como Biotecnologia, Física e Gastronomia. 

“Nossos alunos saem aptos tanto para trabalhar em pequenas e grandes cervejarias como para formar sua cervejaria”, afirma a coordenadora, que também enfatiza as crescentes oportunidades de trabalho na região. Segundo dados do Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), publicado em 2023, Santa Catarina é o estado com maior número de cervejarias por habitante em todo o Brasil.


Atribuições

Dentre as atribuições destacadas na normativa estão a coordenação e supervisão de atividades de fabricação de cerveja, a realização de análises químicas, físicas, biológicas e sensoriais, e a planejar e executar o comércio de cervejas, que destacam o caráter abrangente do exercício profissional, que vai desde a escolha e análise da matéria-prima à comercialização.

A proposta, aprovada durante a 36ª Sessão Plenária Ordinária do CFT, foi elaborada pela Comissão de Educação e Exercício Profissional (CEEP) do CFT, integrada por conselheiros federais: o coordenador Ary Maia (PA), coordenador adjunto Valdeon Bueno (GO) e o membro titular Félix Carneiro (MA), assim como os membros suplentes .Vicente Cardoso (RJ) e Francisco Almeida (RN).


Fonte: Central de Conteúdo - CFT/CRTs

Camicado ensina receita de Clericot


A Camicado, marca de casa e decoração das Lojas Renner S.A, selecionou uma saborosa receita de Clericot, perfeita para ser apreciada em qualquer ocasião. Este refrescante drink combina, de maneira equilibrada, vinho branco ou espumante com uma variedade de frutas, resultando em um sabor suave e adocicado na medida certa. Simples de preparar e ideal para compartilhar com amigos e familiares, esta bebida é garantia de agradar a todos os paladares.


Ingredientes:

1 garrafa de vinho branco ou espumante;

2 ameixas frescas;

1 kiwi;

Uvas a gosto;

Morangos a gosto;

1 maçã em cubos com casca;

2 rodelas de abacaxi;

½ laranja cortada em rodelas com a casca;

1 xícara (de chá) de club soda;

2 colheres (de sopa) de açúcar;

1 cálice de licor de laranja (opcional).

Modo de Preparo:

Antes de iniciar a receita, mantenha os ingredientes refrigerados para que fiquem bem gelados;

Pique as frutas em tamanho médio e coloque-as em uma jarra; 

Acrescente o vinho branco, o club soda e, se desejar, o licor de laranja;

Adicione açúcar na mistura e mexa muito bem; 

Finalize levando a mistura para a geladeira por, pelo menos, 30 minutos e retire logo antes de servir. 

Para desfrutar dessa delícia refrescante, selecionar itens que ajudem a deixar o momento ainda mais gostoso é essencial. Portanto, invista em copos, jarras, carrinhos de bar, mexedores e taças. Veja a lista sugerida pela Camicado: 

Jogo de acessórios para Vinho Oster Inspire - R$299,99

Taça de Vinho Home Style By Bohemia Denali- R$49,99

Copo Baixo Home Style Boro - R$29,99

Carrinho Bar Porta Taças 110 Cm Pes Metal Oslo 28964 Nero Artesano Nero- R$979,00

Taça de Água e Vinho Home Style Tulum- R$49,99

Jogo de Mexedores para Dinks Coin - R$49,99

Copo Alto Home Style New Edge - R$15,99

Jogo para Drinks Home Style Blend - R$ 259,60


Para conferir estes e outros produtos da marca, basta acessar o APP, o site da Camicado ou ir a uma das lojas físicas. Para encontrar a loja mais próxima, basta acessar o site ou solicitar atendimento via WhatsApp.


Sobre a Camicado

Com mais de 100 lojas físicas pelo Brasil e estratégia omnichannel, a rede especializada em casa e decoração oferece um mix de produtos como utensílios de cozinha, mesa, cama, banho, organização, eletroportáteis e itens licenciados. Com o objetivo de proporcionar total facilidade ao cliente, a Camicado oferece uma experiência personalizada que alia excelência no atendimento a um ambiente agradável e diferenciado. A marca é referência no mercado no serviço de listas de presentes, para noivas e noivos que procuram soluções completas para todos os ambientes da casa, com qualidade e estilo.


Fonte: RPMA Comunicação

Gastronomia brasileira se destaca mundialmente e gera mais empregos


O setor de bares e restaurantes no Brasil, continua a se destacar como uma das principais fontes de emprego no país. Os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgados pelo IBGE, demonstram que o número de empregados nesse segmento chegou a 5,52 milhões no último trimestre, o que representa um aumento significativo de 1,3% - resultando na criação de 70 mil novos postos de trabalho em relação ao trimestre anterior. Esses números evidenciam o potencial contínuo e a relevância da indústria gastronômica para a economia brasileira.

Adicionalmente, a valorização dos talentos brasileiros no ramo da culinária fortalece ainda mais a importância no contexto gastronômico mundial. Recentemente, no prestigiado evento The Worlds 50 Best Restaurants, a brasileira Janaina Torres, uma das proprietárias do restaurante A Casa do Porco, em São Paulo, foi eleita como a melhor chef mulher do mundo. Esse título, conferido por um júri composto por 1.080 especialistas independentes da indústria e restaurantes, ressalta não apenas a excelência individual de Janaina, mas também a crescente reputação da gastronomia brasileira internacionalmente.

“Esse prêmio me faz acreditar que estou no caminho certo. Que ter batido o pé, ter acreditado na minha verdade, foi realmente o que me fez chegar até aqui” relatou Janaína Torres em entrevista ao Portal O Tempo.

Enquanto talentos como Janaina continuam a elevar o padrão da gastronomia brasileira, fica cada vez mais evidente que a formação profissional e a qualificação dos interessados em ingressar nesse promissor setor são elementos indispensáveis. Nesse contexto, o Instituto Gourmet Brasil, celebrando nove anos de atuação, destaca-se como a maior rede nacional de franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área da gastronomia, desempenhando um papel fundamental na preparação de futuros chefs e empreendedores gastronômicos.

Com cursos adaptados às demandas do mercado e instrutores experientes, a instituição se destaca como uma escolha de excelência para quem busca aprimorar suas habilidades na arte da culinária. "Na gastronomia a especialização é o segredo para se destacar. No Instituto Gourmet, não só proporcionamos conhecimento técnico, como também abrimos portas para os estudantes brilharem e terem sucesso em um mercado em constante crescimento", relata Glaucio Athayde, CEO da rede.

Seja você um aspirante a chef, um empreendedor gastronômico ou simplesmente alguém apaixonado por culinária, a rede oferece uma ampla gama de cursos de curta, média e longa duração. Com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação e satisfação do aluno.

Para saber mais acesse: https://institutogourmet.com/cursos/


Sobre o Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet é a maior rede nacional de franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área de gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 140 unidades comercializadas em todo o país.


Fonte: Lucky Com

Crédito: Neuton Araújo
Dudu Massa, Ruly Vieira e Felipe Massa

Após o sucesso do Beefbar em São Paulo, o grupo liderado por Felipe Massa, Dudu Massa, Ruly Vieira, Riccardo Giraudi e Rodolfo Tamborrino está pronto para a sua próxima grande inauguração. Desta vez, trazem para a cidade a culinária chinesa autêntica do famoso restaurante Song Qi, diretamente de Mônaco. Com a abertura oficial no dia 11 de abril, esta será a primeira unidade fora do principado, marcando o início de um ambicioso projeto de expansão global, com destinos como Nova York, Londres e Dubai já em consideração para futuras localizações. Em São Paulo, o restaurante será inaugurado ao lado do Beefbar, no Jardins, prometendo tornar-se o novo ponto de destaque na cena gastronômica da cidade.

“Quando se pensa em gastronomia, o Jardins é um dos bairros que logo vem à cabeça, até porque, na minha opinião, tem alguns dos melhores restaurantes de São Paulo. Hoje em dia quando as pessoas escolhem um restaurante, elas não buscam “apenas” comida ou bebida, elas estão atrás de experiência, diversão e entretenimento, e é exatamente isso que queremos entregar com o Song Qi, uma proposta única, um conceito diferente de restaurante chinês que estamos acostumados a ver por aqui”, conta Felipe Massa.


O cardápio do Song Qi será uma fiel reprodução do original, apresentando uma ampla variedade de pratos. Para garantir a autenticidade, o chef Ad Yamashina e seus cozinheiros líderes Hector Shinohara e Ana Paula Wenzel, passaram cinco meses em Mônaco, recebendo treinamento do renomado chef chinês Chai Chu Lee.

Assim, os clientes poderão desfrutar desde dumplings, woks e chicken satay, até iguarias como o famoso pato de Pequim laqueado, uma especialidade com disponibilidade limitada devido ao longo processo de preparo, que leva aproximadamente 72 horas, surpreendendo os mais exigentes apreciadores da culinária chinesa.

No bar, a alta coquetelaria é destaque com uma carta de drinks autorais criativos e exclusivos, assinada pelo renomado bartender Ricardo Takahashi, conhecido no mundo da coquetelaria como "Japorês". Algumas das inovações na carta são os drinks “low alcohol”, uma tendência mundial, com coquetéis cheios de camadas de sabores, texturas e aromas.

O projeto arquitetônico, concebido pelo premiado escritório Humbert & Poyet de Mônaco, e executado pelas arquitetas Maria Clara Spyer e Georgia Loverdos, traz uma estética tropical para o Brasil. Um dos destaques é o piso, composto por cerca de 20 mil cacos de mármore, assentados individualmente em um processo que demandou quase 90 dias para ser concluído. Além disso, o mobiliário, desde mesas e cadeiras, até a estampa do tecido, foi criado exclusivamente para o restaurante, uma marca registrada do escritório monegasco, adicionando um toque único e distintivo à atmosfera do local.

“Desde o início, a ideia era criar um ambiente elegante que fugisse daquela coisa óbvia de restaurantes de culinária chinesa, com decoração carregada, super temática ou tons muito escuros. Queríamos algo sofisticado, porém sem ser intimidativo, buscamos um ambiente rico em detalhes, mas ao mesmo tempo acolhedor e convidativo. O Song Qi vai além de simplesmente oferecer ingredientes de alta qualidade e técnicas milenares, nós pretendemos mostrar a culinária chinesa de uma forma descontraída, onde a proposta de compartilhar permita com que as pessoas provem um pouco de tudo”, explica o sócio Ruly Vieira.

O Song Qi desembarca no Brasil prometendo se tornar o novo ponto de referência imperdível para os amantes da culinária chinesa, oferecendo uma experiência autêntica e sofisticada que transcende as fronteiras culturais. Sua chegada promete não apenas satisfazer os paladares mais exigentes, mas também enriquecer a já diversificada cena gastronômica de São Paulo com uma proposta única e memorável. Com uma equipe de chefs talentosos e uma abordagem meticulosa à autenticidade culinária, o Song Qi se destaca como um destino gastronômico essencial, onde cada prato conta uma história de tradição, sabor e inovação.


Serviço:

Song Qi

Rua Barão Capanema, 348 - Jardins

Telefone: 11 4327 6970

Funcionamento: Segunda à segunda das 12h00 às 00h30

Quinta à partir das 18h

Acessibilidade: Sim

Capacidade: 80 lugares

Pagamento: Dinheiro - Cartão Crédito/Débito

Vallet: R$ 35

Rolha: R$ 120


Fonte: Index Conectada

Grupo Vino! inaugura primeira unidade em Goiás


O Grupo Vino!, a maior franquia de Wine Bars do país, acaba de anunciar a abertura da sua primeira casa no estado de Goiás, especificamente na cidade de Goiânia em uma de suas principais avenidas.

O fundador do Grupo Vino!, Bernardo Baggio, enfatiza a importância deste momento em uma nova inauguração da franquia na região centro-oeste do país: “Estamos muito entusiasmados em finalmente trazer uma unidade para uma cidade-chave no Brasil, o que representa uma grande conquista para o Vino!. Além disso, nossos franqueados são pessoas comprometidas e apaixonadas pelo negócio, tenho certeza que sua dedicação e empenho serão fundamentais para o sucesso da unidade”, afirma.

A nova franquia adota o modelo full bar, proporcionando aos clientes uma experiência completa com cozinha de alta qualidade, bar diversificado e uma seleção exclusiva de mais de 150 rótulos de vinhos de 12 países diferentes.

"Além de sermos apaixonados por vinho e toda a atmosfera que o envolve, acreditamos muito no potencial desse mercado em Goiânia. Encontramos no Vino! o ambiente ideal, um bar de vinhos despojado e descontraído, que se adequa perfeitamente à proposta que buscávamos. Esperamos que o público goianiense se apaixone cada vez mais pelo universo enológico!", comenta o proprietário da unidade de Goiânia do Grupo Vino!, João Paulo.

Para visitar a nova unidade do Grupo Vino! não é necessário fazer uma reserva prévia, exceto para grupos com mais de quatro pessoas, que a visita precisa ser agendada com antecedência. 


Sobre o Grupo Vino!

Com o objetivo de democratizar o consumo de vinhos a um preço acessível, o Grupo Vino! inaugurou a primeira loja em 2015. A partir de 2019, passou a expandir a operação para outros estados brasileiros e hoje conta com 45 unidades de wine bars espalhadas pelo país.


Vino! Winebar – Goiânia

Endereço: Av 136, número 179, quadra 18, sala 02 e 03, setor Marista, Goiânia-GO.

Funcionamento: Abertura das 18h às 01h de segunda a sábado 


Fonte: Agência Contatto

Saboreie pratos brasileiros nos almoços de fim de semana do Miltes Bar


O Miltes Bar, novo empreendimento gastronômico curitibano, que mescla bar e sanduicheria, agora conta com uma novidade aos fins de semana: o cardápio de almoço, que oferece opções extremamente saborosas, preparadas com insumos fornecidos por produtores locais. O almoço é servido aos sábados e domingos, a partir das 12h.

Um dos pratos que compõem as opções de almoço é o Barreado, símbolo da culinária paranaense. O preparo, que consiste em carne bovina cozida até desfiar, por no mínimo oito horas em uma panela de barro, é servido acompanhado de arroz, farinha de mandioca e banana. Já a opção de almoço vegano do cardápio é a Moqueca de banana da terra, servida com arroz e farofa. Ambos os pratos custam R$ 45. Também é possível saborear os cortes de Ancho de angus ou Entranha de angus, ambos acompanhados de fritas ou salada (R$ 45 cada). 



Barreado do Miltes Bar

“Assim como todo o cardápio do Miltes, que busca valorizar a produção orgânica e local, quisemos trazer para nosso cardápio de almoço aos fins de semana dois pratos também típicos paranaenses: O Barreado, símbolo da culinária de Morretes (PR), e a Moqueca de banana da terra, tipo de banana comumente encontrada no litoral paranaense”, comenta Rafael Vetter, sócio do bar.

O Miltes conta também com um saboroso cardápio de entradas, hamburgueres e sanduíches, que oferece ainda opções veganas e vegetarianas. Destaque para os bolinhos de grão de bico com pimentão ou alho poró, diversos sabores de empanadas, e sanduíches como o Cubano, com pão artesanal, mostarda, relish de pimenta americana, pastrami suíno curado por 17 dias e defumado por 8h, queijo muçarela e presunto.

O Miltes Bar está localizado na Rua Visconde do Rio Branco (nº 174) e funciona nas terças, quartas, quintas, das 17h às 23h, nas sextas, das 17h às 00h, aos sábados, das 12 às 0h, e aos domingos, das 12h às 23h. Para mais informações sobre o bar, acesse o perfil oficial no Instagram: @miltes.cwb.


Fonte: P+G Comunicação Integrada

terça-feira, 16 de abril de 2024

Receita de Chef: Mozzarella de búfala com pesto de amêndoa defumada


Receita versátil e fácil de fazer, que vai bem com tudo, é uma ótima pedida para quem tem um dia a dia repleto de compromissos. Pensando nisso, o chef Zé Brasil (@chefzebrasil) elaborou com exclusividade para o Bom Destino, laticínio especializado em produtos de leite de búfala, um petisco com Mozzarella de Búfala, que é bem mais leve e apresenta menos colesterol em relação à produzida a partir do leite de vaca.

O prato combina com a textura das amêndoas e perfume marcante das folhas de manjericão e é perfeito para acompanhar uma cervejinha bem gelada, um refrescante vinho branco ou aquela bebida de sua preferência. A dica também é perfeita para servir como entrada. 


 Mozzarella de búfala com pesto de amêndoa defumada

Ingredientes

5 bolinhas de Mozzarella de Búfala Bom Destino tamanho cereja

Cerca de 50 g de amêndoa torrada e defumada

Azeite de avocado ou oliva

1 dente de alho cru

Folhas de manjericão

Sal a gosto

Modo de preparo

Prepare o pesto, batendo as amêndoas, as folhas de manjericão fresco, dente alho e azeite de avocado ou oliva no liquidificador. Tempere com sal a gosto

Coloque o molho pesto em um prato

Sobre o molho espalhe as bolinhas de Mozzarella de Búfala Bom Destino

Decore o prato com as folhas de manjericão.

Sirva as Mozzarellas de Búfala com pesto com torradas ou pães

Rendimento: 1 porção


Sobre Laticínios Bom Destino - Fundada em 1989, em Oliveira/MG, a empresa vem conquistando o mercado com a sua ampla linha de laticínios diferenciados, produzidos com 100% de leite de búfala, provenientes de seu próprio rebanho e de parceiros homologados. O seu portfólio inclui creme de leite, queijos frescos, queijos defumados, manteiga, cremes, requeijão e ainda produtos nas versões zero lactose. A indústria possui o Selo de Pureza, da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, da qual é membro, que assegura ao consumidor a qualidade e pureza de seus laticínios provenientes exclusivamente de leite de búfala.

Saiba mais no site.


Fonte: Lilás

Santuário do Caraça sedia o "Ancestral - Festival Cultural do Queijo e do Vinho"


Prestes a completar 250 anos de história, o Santuário do Caraça, situado na região Central de Minas Gerais, se prepara para proporcionar aos hóspedes e visitantes uma viagem à origem dos vinhos finos e do queijo artesanal no Brasil. A primeira edição do “Ancestral - Festival Cultural do Queijo e do Vinho” acontece no dia 04 de maio, sábado, com produtores de todas as regiões do Estado, com ampla variedade de produtos para degustação e boa música.

Em meio ao aconchego que só o Santuário do Caraça oferece, o festival proporcionará uma experiência única aos participantes. Será um dia em que a gastronomia, a arte e a música irão enaltecer as tradições e riquezas culturais de Minas Gerais e, principalmente, resgatar uma parte da história que é pouco difundida.  

De acordo com Pablo Azevedo, gerente geral do Santuário do Caraça, o Ancestral é um movimento cultural de valorização do queijo artesanal e do vinho fino nacional, dedicado ao resgate da origem do vinho fino brasileiro. “Quando os padres portugueses chegaram em Minas Gerais, trouxeram a expertise do plantio das parreiras de uvas e produção do vinho fino, inclusive na região da Serra do Caraça, isso antes da colonização italiana no Sul do país, onde hoje se tem a tradição da produção da bebida. Por isso, o Santuário do Caraça pode ser considerado o local onde começou a produção de vinho fino no Brasil, inclusive com uma premiação por júri internacional datada em 1920”, conta.

Além de resgatar a história do vinho fino brasileiro, o Ancestral também valoriza a produção do queijo artesanal mineiro. “Minas Gerais produzia vários tipos de queijos artesanais que se perderam com a chegada dos laticínios e a imposição de regras da vigilância sanitária aos produtores artesanais nos mesmos moldes das exigências às indústrias e o nosso intuito é resgatar os sabores e processos que eram utilizados no passado. Entre as delícias que o público poderá desfrutar, destacamos, além do vinho, o Queijo Minas Artesanal, com vários tipos de terroirs e maturação, sendo características de cada produtor e região. Produzidos com leite cru, coalho, pingo e sal, muda apenas o terroir e o processo de maturação, ou ‘cura’, o tempo de envelhecimento do queijo. É importante elucidar que a maturação, ou a ‘cura’, é o processo em que as bactérias ‘boas’ consomem as ‘ruins’, deixando o queijo saudável e adequado para o consumo.  O melhor de tudo é que harmoniza muito bem com o vinho fino”, conta Pablo Azevedo.


Sobre o Santuário do Caraça

Considerado um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais, o Santuário do Caraça recebe visitantes de diversas partes do mundo à procura de experiências em meio à natureza, gastronômicas, históricas, culturais e religiosas. Por isso, é um importante indutor econômico na região e uma das vitrines que mostram o Estado para o planeta.

O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual. Foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), a pousada com 57 apartamentos e quartos, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos.

O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos. A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, onde há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado.

Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão. Seu solo é rico em minérios, explorados nos séculos anteriores, e com grande concentração de quartzito ou rocha metamórfica. Desde 2011, passou a ser preservado contra exploração comercial. O território do Complexo do Caraça integra a Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de BH, onde começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, que abastecem aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana.


Santuário do Caraça

Local: Estrada do Caraça, Km 9 - Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara - CEP 35960-000

Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do da possibilidade de ir por trem (Estação Dois Irmãos - Barão de Cocais)

Ancestral - Festival Cultural do Queijo e do Vinho

Data: 04 de maio

Mais informações serão divulgadas em breve.

Site com opções de hospedagens: www.santuariodocaraca.com.br  

Reservas: centraldereservas@santuariodocaraca.com.br 

Instagram: @santuariodocaraca

Facebook: www.facebook.com/santuariocaraca/


Fonte: Grupo Balo

Terceira edição da Festa da Cerveja reúne mais cervejarias e nomes da música nacional


De 24 a 26 de maio, Juiz de Fora (MG) recebe a terceira edição da sua Festa da Cerveja, que atinge este ano um novo patamar. O estacionamento do Estádio Municipal Radialista Mário Heleno receberá shows de Leoni, Gabriel Elias e Rapadura, entre outros, com entrada gratuita. Durante o evento, organizado pela Unicerva, serão dezenas de cervejas de diferentes estilos, produzidas por 23 cervejarias juizforanas, inclusive itens premiados no Concurso Brasileiro de Cerveja. Então, bora cervejar!


Celebração da cerveja de Juiz de Fora

A cerveja de Juiz de Fora é um dos maiores patrimônios da nossa cidade. São mais de 150 anos de cultura cervejeira, a qual passa por uma forte retomada nos últimos anos. Hoje, a produção local é pungente e marcada por grande inovação e variedade de estilos e sabores.

Entre as diversas atrações, teremos a Cerveja da Festa, produzida especialmente para o evento com mandioca colhida por famílias da Coofeliz, cooperativa de agricultura familiar de Espera Feliz (MG). Um sabor inovador, criado e fabricado do início ao fim em Minas.

Para o público interessado na história e no processo da cerveja artesanal, a Festa da Cerveja vai contar com um tour guiado por uma fábrica que existe desde o século XIX na Igreja da Glória. Haverá ainda, no estacionamento do estádio, uma demonstração do processo de brassagem de cerveja, mostrando aos presentes como é feita a bebida que eles vão consumir.

Tem muito mais…

Oito restaurantes de Juiz de Fora estarão presentes no estacionamento do estádio, trazendo grande variedade de lanches e refeições, para todos os gostos e que combinam com todos os tipos de cerveja. E todo mundo tem vez na nossa festa: mães e pais podem contar com nosso espaço kids, com programação especial da escola de circo La na Lona. A família toda se diverte! 


Serviço: Festa da Cerveja de Juiz de Fora

Quando: 24 a 26 de maio

Onde: estacionamento do Estádio Municipal Radialista Mário Heleno

Entrada franca

https://www.instagram.com/festadacervejajf/

Mais informações: Alexandre Vaz, presidente da Unicerva (32 98808-1830)

Assessoria de Comunicação: Priscilla Chandretti (32) 99969-7769


Fonte: Primeiro Plano Comunicação